Autor Tópico: Conky iniciar junto com a sessão  (Lida 17117 vezes)

Offline kenshin6x

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 55
    • Ver perfil
Conky iniciar junto com a sessão
« Online: 08 de Julho de 2007, 23:07 »
Pessoal, recentimente instalei o Conky (programa de monitoramento do sistema), e estou gostanto bastante.
Gostaria de fazer com que ele inicia-se junto com a sessão. 

Coloquei o comando referente a este programa no aplicativo de sessao do gnome.

Mas quando a sessao é iniciada o programa "some" do desktop, eu fui olhar a lista de processos na memoria, e está la.. o conky esta rodando na memoria..

Gostaria de saber se alguem sabe como fazer com que ele inicie de forma correta.. desde ja agradeço a atençao de todos

arlei

  • Visitante
Re: Conky iniciar junto com a sessão
« Resposta #1 Online: 10 de Julho de 2007, 16:58 »
Olá kenshin6x,

não conhecia o Conky, e depois de ver este seu tópico e outro post sobre este programa resolvi instala-lo para experimentar.
Muito legal, funciona muito bem, e embora muito pratico e útil é bastante leve.
Mais fui testar para que ele inicialize junto ao Gnome e também estou com este seu mesmo problema.
Bem, estou aqui na fila também aguardando alguma dica.  ;)

T+
Arlei

Offline Eunir Augusto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 853
  • Embaixador do Projeto Fedora Brasil
    • Ver perfil
    • Comunidade PCLinuxOS Brasil
Re: Conky iniciar junto com a sessão
« Resposta #2 Online: 10 de Julho de 2007, 17:03 »
huahuahuauhhuahuahuau parece piada, mas fui testar tbm e fiquei na fila da solução rsrs
Comunidade PCLinuxOS Brasil - Assinatura modificada a pedido do grande amigo Ricardo (rjbgbo)

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: Conky iniciar junto com a sessão
« Resposta #3 Online: 10 de Julho de 2007, 17:39 »
Como já tentaram através de Sistema > Preferência > Sessões eu tentei por outros caminhos.

Coloquei a chamada do conky no arquivo ~/.bash_profile e os resultados foram os mesmos de vocês.

Coloquei a chamada conky no arquivo /etc/profile e travou na inicialização (após o boot).

Coloquei a chamada conky& no arquivo /etc/profile e os resultados  foram os mesmos de vocês.

Ou seja, to na fila atras do Eunir... huahuahua
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline joao_as

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 47
    • Ver perfil
Re: Conky iniciar junto com a sessão
« Resposta #4 Online: 10 de Julho de 2007, 18:06 »
e eu, idem :)

arlei

  • Visitante
Re: Conky iniciar junto com a sessão
« Resposta #5 Online: 10 de Julho de 2007, 18:31 »
hahahahaha,

ta ficando comprida essa fila de espera, bem não esqueçam, eu tenho a senha 0000002.  ;D

Cristiano, também já tinha tentado colocando no ~/.bashrc com e sem o operador & e não funcionou direito. Mais o estranho é que o processo esta ativo porém não aparece no desktop, mais era só abrir um terminal e lá "explodia" ele na tela como se recém tivesse sido executado.

T+
Arlei


Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: Conky iniciar junto com a sessão
« Resposta #6 Online: 10 de Julho de 2007, 19:18 »
hahahahaha,

ta ficando comprida essa fila de espera, bem não esqueçam, eu tenho a senha 0000002.  ;D

Cristiano, também já tinha tentado colocando no ~/.bashrc com e sem o operador & e não funcionou direito. Mais o estranho é que o processo esta ativo porém não aparece no desktop, mais era só abrir um terminal e lá "explodia" ele na tela como se recém tivesse sido executado.

T+
Arlei



Pois é Arlei, não to entendendo nada. Quando coloquei no arquivo /etc/profile a chamada conky (sem o caracter &) ele não travou o PC, mas ficou uma tela só com o conky, e só entrou no gnome quando matei o processo.

Pelo visto a fila vai ser grande, minha senha é 0000004 (será que precisa de tanto zero? será que a fila vai crescer tanto?).

Não admito perder para o computador, ainda mais para um comando só. Hoje a noite vou a luta contra a inicialização automática do conky.
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline joao_as

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 47
    • Ver perfil
Re: Conky iniciar junto com a sessão
« Resposta #7 Online: 10 de Julho de 2007, 22:43 »
Bom, acho que devemos colocar prá iniciar após um determinado tempo e/ou após o início completo de todos os processos do gnome (session, settings-daemon, panel, screensaver, power-manager, ...). Pois, notamos que ele chega a abrir e continua sendo executado, mas simplesmente não aparece na tela. Ainda não achei uma solução, mas é minha idéia.

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: Conky iniciar junto com a sessão
« Resposta #8 Online: 10 de Julho de 2007, 22:53 »
Bom, acho que devemos colocar prá iniciar após um determinado tempo e/ou após o início completo de todos os processos do gnome (session, settings-daemon, panel, screensaver, power-manager, ...). Pois, notamos que ele chega a abrir e continua sendo executado, mas simplesmente não aparece na tela. Ainda não achei uma solução, mas é minha idéia.

Exatamente, pretendo usar o comando batch para agendar o início da aplicação em 1 minuto após o login.
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline joao_as

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 47
    • Ver perfil
Re: Conky iniciar junto com a sessão
« Resposta #9 Online: 10 de Julho de 2007, 22:57 »
Bom, acho que devemos colocar prá iniciar após um determinado tempo e/ou após o início completo de todos os processos do gnome (session, settings-daemon, panel, screensaver, power-manager, ...). Pois, notamos que ele chega a abrir e continua sendo executado, mas simplesmente não aparece na tela. Ainda não achei uma solução, mas é minha idéia.

Exatamente, pretendo usar o comando batch para agendar o início da aplicação em 1 minuto após o login.

pensando bem, nem sempre vai dar certo, pois esporadicamente é feito um "fsck" em determinadas partições, mas já resolveria na maioria das inicializações essa solução  ;)

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: Conky iniciar junto com a sessão
« Resposta #10 Online: 10 de Julho de 2007, 23:00 »
Bom, acho que devemos colocar prá iniciar após um determinado tempo e/ou após o início completo de todos os processos do gnome (session, settings-daemon, panel, screensaver, power-manager, ...). Pois, notamos que ele chega a abrir e continua sendo executado, mas simplesmente não aparece na tela. Ainda não achei uma solução, mas é minha idéia.

Exatamente, pretendo usar o comando batch para agendar o início da aplicação em 1 minuto após o login.

pensando bem, nem sempre vai dar certo, pois esporadicamente é feito um "fsck" em determinadas partições, mas já resolveria na maioria das inicializações essa solução  ;)

Discordo. O fsck é executado durante o boot. O agendamento será realizado durante o login, ou seja, após todo o processo de boot e de um possível fsck.

Pode dar errado por milhões de razões que desconhecemos, já que não esta funcionando, e não por causa deste.
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline joao_as

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 47
    • Ver perfil
Re: Conky iniciar junto com a sessão
« Resposta #11 Online: 10 de Julho de 2007, 23:01 »
Bom, acho que devemos colocar prá iniciar após um determinado tempo e/ou após o início completo de todos os processos do gnome (session, settings-daemon, panel, screensaver, power-manager, ...). Pois, notamos que ele chega a abrir e continua sendo executado, mas simplesmente não aparece na tela. Ainda não achei uma solução, mas é minha idéia.

Exatamente, pretendo usar o comando batch para agendar o início da aplicação em 1 minuto após o login.

pensando bem, nem sempre vai dar certo, pois esporadicamente é feito um "fsck" em determinadas partições, mas já resolveria na maioria das inicializações essa solução  ;)

Discordo. O fsck é executado durante o boot. O agendamento será realizado durante o login, ou seja, após todo o processo de boot e de um possível fsck.

Pode dar errado por milhões de razões que desconhecemos, já que não esta funcionando, e não por causa deste.

vc tem razão! tomara que dê certo, vou testar aqui também  ;D

Offline kenshin6x

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 55
    • Ver perfil
Re: Conky iniciar junto com a sessão
« Resposta #12 Online: 10 de Julho de 2007, 23:08 »
se der certo, postem como fizeram ...
nao esqueçam que eu sou o nº1 da lista ehehhe

grato!

Offline joao_as

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 47
    • Ver perfil
Re: Conky iniciar junto com a sessão
« Resposta #13 Online: 11 de Julho de 2007, 00:52 »
Solução: lendo a documentação do conky (era o que deveríamos ter feito desde o começo) encontrei que ele não se dá muito bem com o gnome e kde, por isso temos que desabilitar o desktop.

Passo-a-passo: no caso do gnome, abrir o gconf-editor (alt+F2 ou de outro modo alternativo) e desabilitar em /apps/nautilus/preferences/ a opção show-desktop, depois incluir o comando conky no menu Sistema/Preferências/Sessões (no kde não sei como fazer).

Ponto negativo para esta solução: perda de algumas funcionalidades (notei que não aparece mais o menu de opções clicando com o botão direito na área de trabalho).

Obs.: Estou usando openbox como gerenciador de janelas dentro do gnome, testem desta forma para ver se dá certo com o metacity (que é o padrão).

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: Conky iniciar junto com a sessão
« Resposta #14 Online: 11 de Julho de 2007, 00:55 »
Solução: lendo a documentação do conky (era o que deveríamos ter feito desde o começo) encontrei que ele não se dá muito bem com o gnome e kde, por isso temos que desabilitar o desktop.

Passo-a-passo: no caso do gnome, abrir o gconf-editor (alt+F2 ou de outro modo alternativo) e desabilitar em /apps/nautilus/preferences/ a opção show-desktop, depois incluir o comando conky no menu Sistema/Preferências/Sessões (no kde não sei como fazer).

Ponto negativo para esta solução: perda de algumas funcionalidades (notei que não aparece mais o menu de opções clicando com o botão direito na área de trabalho).

Obs.: Estou usando openbox como gerenciador de janelas dentro do gnome, testem desta forma para ver se dá certo com o metacity (que é o padrão).

Não to animado a perder funções para ter ele habilitado. Acabei assistindo ao jogo do Brasil em vez de testar isto. Mas amanhã eu tento, não é possível que não exista uma outra forma.
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!