Autor Tópico: [Resolvido]Não estou conseguindo usar o samba para compartilhar com escrita  (Lida 4047 vezes)

Offline Scorpion-D

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5
    • Ver perfil
Boa noite a todos.

Estou encontrando uma certa dificuldade na configuração do samba no feisty dawn, para compartilhar uma pasta na rede, e já arranquei os cabelos e ainda não consegui entender o q eu estou fazendo errado, para dar acesso de escrita a um diretorio.

Os sintomas são os seguintes:

1- Rede pequena (assistencia)
2- Deve possuir caracteristicas de acesso de leitura e escrita a usuários anonimos, sem necessidade de login
3- As pastas em questão são partições fat32 que estão sendo montados no fstab com permissão uid=65534 (nobody), desta forma o usuario remoto escreve, mas o local não!?
4- Caso eu coloque acesso uid=usuario da maquina a situação se inverte, ie, o usuario local escreve mas o remoto apenas lê.

Pelo que eu entendi o usuario remoto está entrando como smbguest, mas se eu aplico as configurações no fstab para ele, ninguem escreve; nem o local, nem o remoto, também tentei configurar o usuario local para pertencer ao grupo nobody, mas não deu certo...

Eu imagino que deveria setar duas permissões no fstab, uma para o usuario local e outra para o smbguest, no entanto até onde googlei (e foi bastante), não é possível setar duas permissões pelo fstab, também tentei retirar o campo do fstab que aplica a permissão, neste caso o usuario local escreve/lê, mas o remoto nem consegue entrar nas pastas...
O que eu não consigo entender é pq o usuario local não pode escrever no grupo nobody?? Isso não faz sentido na minha opinião, visto que este grupo é ninguem, teoricamente equivaleria a um todos do XP/2003, segundo a linha de raciocionio que eu segui... Que obviamente (como pude notar) estava errada... estou perdido ??? ??? ???

Foi um problema que encontrei hoje e já está me deixando com os cabelos em pé, estou aceitando sugestões e helps ;)

Abraços a todos e desde já obrigado pela ajuda...
« Última modificação: 12 de Julho de 2007, 18:55 por Scorpion-D »

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: Não estou conseguindo usar o samba para compartilhar com escrita
« Resposta #1 Online: 09 de Julho de 2007, 23:09 »
Posta o conteúdo do arquivo smb.conf ai.

Sua rede é toda linux? É Linux/Windows?

Que pasta quer montar?

Em máquinas linux o fstab só serve para a máquina local, não fazendo diferença para a remota. Acho que o fstab tem que ficar da melhor forma possível para o usuário local, e as configurações de exportação do disco/pasta (NFS ou samba) devem ter as características para exportar a pasta de forma que você quer.
« Última modificação: 09 de Julho de 2007, 23:16 por clcampos »
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline Scorpion-D

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5
    • Ver perfil
Re: Não estou conseguindo usar o samba para compartilhar com escrita
« Resposta #2 Online: 11 de Julho de 2007, 18:54 »
A rede é basicamente servidor linux e clientes Windows em 99% das vezes.
Eu trabalho em uma assistencia e como vinhamos tendo problemas frequentemente no nosso "servidor" WinXP, em virtude de vírus e spywares, eu achei que seria boa politica trocarmos o Windows pelo Ubuntu, visto que nossa politica sempre foi, salvarmos os arquivos do cliente no servidor, limpar a maquina, e com antivirus instalado e funcionando puxar os arquivos novamente para a maquina do cliente.

Minha primeira experiencia foi com o Mandriva, e configurar o samba no mandriva foi mamão com açucar heheheh  ;)
No entanto depois de algum tempo de uso ele começou a apresentar instabilidades principalmente com o sistema de gerenciamento de energia, entrava em sleep e não voltava mais  :-\

Como eu estava usando o Ubuntu em casa há mais de tres meses sem problema, resolvi colocá-lo na assistencia, e até agora não tenho queixas, no entanto ainda estou com este problema no samba :-[

O Linux deve funcionar como um Servidor de arquivos, e nele está instalado um hd de 40Gb (15 para o linux e 25 para os backups de clientes), mais um HD de 80Gb onde colocamos os arquivos da assistencia ficando da seguinte forma:

hda1 => Swap
hda2 => Ext3 (13Gb)
hda3 => Fat32 (25Gb) montado na pasta /home/assistencia/back com o Uid=65534
hdb1 => Fat32 (80Gb) montado na pasta /home/assistencia/dados com o Uid=65534

Se eu montar com o uid=nome do usuario consigo escrever arquivos localmente tanto na pasta back quanto na dados, no entanto via rede não, e se eu montar com o Uid=65534, a situação se inverte, na rede eu consigo escrever blz, mas a maquina local soh lê  ???

Se eu tirar o uid, a maquina local fica tranquila, no entanto na rede as pastas nem aparecem...

Bom segue logo abaixo meu samba.conf

Código: [Selecionar]
[global]
   workgroup = GRUPO
   server string = %h server (Samba, Ubuntu)
   dns proxy = no
   log file = /var/log/samba/log.%m
   max log size = 1000
   syslog = 0
   panic action = /usr/share/samba/panic-action %d
   security = share
   encrypt passwords = true
   passdb backend = tdbsam
   obey pam restrictions = yes
   invalid users = root
   passwd program = /usr/bin/passwd %u
   passwd chat = *Enter\snew\sUNIX\spassword:* %n\n *Retype\snew\sUNIX\spassword:* %n\n *password\supdated\ssuccessfully* .
   socket options = TCP_NODELAY
   wins support = no
[printers]
   comment = All Printers
   browseable = no
   path = /var/spool/samba
   printable = yes
   public = no
   writable = no
   create mode = 0700

[print$]
   comment = Printer Drivers
   path = /var/lib/samba/printers
   browseable = yes
   read only = yes
   guest ok = no

[assistencia]
path = /home/ilha/assistencia
comment = dados da assistencia
read only = no
available = yes
writable = yes
guest ok = yes
public = yes
printable = no
share modes = yes
locking = no
browsable = yes

Anexo também meu fstab
Código: [Selecionar]
# /etc/fstab: static file system information.
#
# <file system> <mount point>   <type>  <options>       <dump>  <pass>
proc            /proc           proc    defaults        0       0
# /dev/hda2
UUID=8a451247-87ec-4f23-b77f-1f031ef70504 /             ext3    defaults,errors=remount-ro 0       1
/dev/sda3       /home/ilha/assistencia/back vfat    auto,user,utf8,umask=022,uid=65534    0       1
/dev/sdb1       /home/ilha/assistencia/dados vfat    auto,user,utf8,umask=022,uid=65534       0       1
# /dev/hda1
UUID=e71bd74e-b6f0-44f0-af06-8face97d4dc1 none            swap    sw              0       0
/dev/hdc        /media/cdrom0   udf,iso9660 user,noauto     0       0
/dev/fd0        /media/floppy0  auto    rw,user,noauto  0       0

Já tentei dar permissões de root para o usuario local, colocá-lo no grupo nobody (65534), no entanto ainda não consegui resolver o problema.

Agradeço desde já qualquer ajuda fornecida...

Abraços a todos.

Offline Scorpion-D

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5
    • Ver perfil
Re: [Resolvido]Não estou conseguindo usar o samba para compartilhar com escrita
« Resposta #3 Online: 12 de Julho de 2007, 19:07 »
Aew!!!  ;D ;D ;D

Agradeço a todos que leram meu tópico, felismente hoje consegui resolver o problema...

Seguindo a linha de raciocinio que eu já havia iniciado (permissões para o disco) e o que me comentou o clcampos (deixar o disco da melhor maneira para o usuario local) consegui resolver o problema hoje.

Coloquei o uid para usuario local no fstab e dentro do samba.conf apenas acrescentei mais uma linha que fez com que o usuario anonimo da rede entrasse com os mesmos privilégios do usuario local

guest account = nome de usuario local

E.... Tá-dá!

Problema resolvido...

Mais uma vez obrigado a todos....

Passa a regua e fecha a conta ;)

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: [Resolvido]Não estou conseguindo usar o samba para compartilhar com escrita
« Resposta #4 Online: 12 de Julho de 2007, 23:56 »
Que bom que resolveu seu problema Scorpion-D, e ainda teve a hombridade de deixar a solução para os próximos usuários que tiverem o mesmo problema.

Parabéns pela solução e parabéns pela atitude!
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline Scorpion-D

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5
    • Ver perfil
Re: [Resolvido]Não estou conseguindo usar o samba para compartilhar com escrita
« Resposta #5 Online: 13 de Julho de 2007, 00:12 »
obrigado pelos elogios campos... No meu ponto de vista era o minimo que eu poderia fazer, visto que esta comunidade já muito me ajudou... hehehhe

Mesmo sem postar com frequencia o forum do Ubuntu já deu resposta para várias de minhas perguntas... e afinal de contas compartilhar é a idéia maxima do linux não é verdade? Pois compartilhemos as experiencias heheheh

Grande abraço a todos

Offline pinduvoz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.494
    • Ver perfil
Re: [Resolvido]Não estou conseguindo usar o samba para compartilhar com escrita
« Resposta #6 Online: 13 de Julho de 2007, 01:18 »
Scorpion-D:

Quer dizer que nas opções gerais [global] do samba.conf eu faço isto:

guest account = "meu user do Ubuntu"

e então posso logar sem autenticação (como "share", jeito que eu uso) e escrever?

Estou perguntando porque eu também não consigo escrever nas pastas que compartilhei no Ubuntu (só consigo ler e imprimir na impressora instalada nele, sendo que imprimir foi dureza conseguir).

Agradecendo,

P.
:: Linux Registered User nº 439378 ::

Offline Scorpion-D

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5
    • Ver perfil
Re: [Resolvido]Não estou conseguindo usar o samba para compartilhar com escrita
« Resposta #7 Online: 13 de Julho de 2007, 11:52 »
Exatamente pinduvoz... no meu caso resolveu apenas acrescentando a linha:

guest account = usuario local

Na guia de configurações globais... Restartei o samba (/etc/init.d/./samba restart) e saiu funcionando que foi uma beleza...

[]'s

Offline pinduvoz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.494
    • Ver perfil
Re: [Resolvido]Não estou conseguindo usar o samba para compartilhar com escrita
« Resposta #8 Online: 15 de Julho de 2007, 03:00 »
Scorpion-D:

Funcionou perfeitamente.

Meu /etc/smb.conf ficou assim:

Código: [Selecionar]
[global]
####### Authentication #######
   security = share
   guest account = pinduvoz # a minha conta de usuário
   invalid users = root

Agora escrevo sem problemas e determino os compartilhamentos em modo gráfico pelo Gnome.

Valeu pela solução!

Abraço.
:: Linux Registered User nº 439378 ::