Autor Tópico: Exibicao de recursos do sistema no desktop  (Lida 11151 vezes)

Offline cavera37

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 107
    • Ver perfil
Re: Exibicao de recursos do sistema no desktop
« Resposta #15 Online: 11 de Setembro de 2007, 19:59 »
mesmo problemas q os amigos ai de cima nao via pro lugar q eu mando  :'(

Offline RaphaelSantos

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 89
    • Ver perfil
Re: Exibicao de recursos do sistema no desktop
« Resposta #16 Online: 11 de Setembro de 2007, 22:57 »
joao_as
instalei o conky... fui no terminal e digitei apenas conky e ele mostrou na tela algumas informações, porem vem minha duvida...na sua screen tem muito mas opções, voce poderia passar uma lista de parametros ou dizer onde configuro pra mostrar mais opções???
e como move ele de lugar? ele ficou no canto inferior esquerdo :(


Copia o arquivo .conkyrc que ele passou que fica igual. 

Só não estou conseguindo colocar na dirieta. No arquivo tá assim:

Código: [Selecionar]
# Text alignment, other possible values are commented
#alignment top_left
alignment top_right
#alignment bottom_left
#alignment bottom_right

top_right deveria ser topo à direita, mas ele insiste em ficar na esquerda.  Com isso ele está cobrindo os ícones da área de trabalho.
Alguém sabe pq?
leandro, eu copio isso que o joao_as falou e salvo com o nome .conkyrc??? e dp coloco isso onde?

Offline Nossile

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 807
  • Loading...
    • Ver perfil
Re: Exibicao de recursos do sistema no desktop
« Resposta #17 Online: 12 de Setembro de 2007, 00:25 »
Muito bom!


Pra quem não está encontrando o arquivo de configuração ro de o comando:

Código: [Selecionar]
$ zcat /usr/share/doc/conky/examples/conkyrc.sample.gz > ~/.conkyrc
Depois procure em sua home, vai estar lá oculto.


Quanto a posição do Conky no desk, ele parece ficar restrito a uma "tabela", a opção "alignment top_left"  diz respeito à posição dentro desta tabela. Para alterar a posição horizontal do Conky altere o valor "gap_x", estou usando 865, uso resolução de tela de  1024/768.


Só estou com um probleminha, não encontro o pacote sensors pra instalar...alguem conseguiu?
« Última modificação: 12 de Setembro de 2007, 01:20 por Nossile »
sudo aptitude remove terno-e-gravata && sudo aptitude install bermuda chinelo -y

Offline leandromdelima

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 272
  • My fate to live and die in the shadows.
    • Ver perfil
Re: Exibicao de recursos do sistema no desktop
« Resposta #18 Online: 12 de Setembro de 2007, 09:49 »
Consegui resolver a questão do posicionamento:

Código: [Selecionar]
# Minimum size of text area
#minimum_size = 1000 5
minimum_size 100 5

Mudando o valor do primeiro número vc consegue mover ele para a direita ou para a esquerda.  O segundo não sei o que faz  :P  Porém, mesmo mudando ele de lugar os ícones da área de trabalho ficam encobertos.  Se passar o mouse por cima dá para ver eles, só que somem de novo a cada refresh.
Quando eu avançar, avancem comigo.  Se eu parar, me empurrem para frente.  Se eu der meia volta, matem-me.

Offline leandromdelima

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 272
  • My fate to live and die in the shadows.
    • Ver perfil
Re: Exibicao de recursos do sistema no desktop
« Resposta #19 Online: 12 de Setembro de 2007, 09:52 »
joao_as
instalei o conky... fui no terminal e digitei apenas conky e ele mostrou na tela algumas informações, porem vem minha duvida...na sua screen tem muito mas opções, voce poderia passar uma lista de parametros ou dizer onde configuro pra mostrar mais opções???
e como move ele de lugar? ele ficou no canto inferior esquerdo :(


Copia o arquivo .conkyrc que ele passou que fica igual. 

Só não estou conseguindo colocar na dirieta. No arquivo tá assim:

Código: [Selecionar]
# Text alignment, other possible values are commented
#alignment top_left
alignment top_right
#alignment bottom_left
#alignment bottom_right

top_right deveria ser topo à direita, mas ele insiste em ficar na esquerda.  Com isso ele está cobrindo os ícones da área de trabalho.
Alguém sabe pq?
leandro, eu copio isso que o joao_as falou e salvo com o nome .conkyrc??? e dp coloco isso onde?

Raphael, o que eu fiz foi simplesmente criar um arquivo .conkyrc no meu home e colar o que o joão passou e ficou igualzinho a foto dele.
Quando eu avançar, avancem comigo.  Se eu parar, me empurrem para frente.  Se eu der meia volta, matem-me.

Offline joao_as

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 47
    • Ver perfil
Re: Exibicao de recursos do sistema no desktop
« Resposta #20 Online: 12 de Setembro de 2007, 17:09 »
Obrigado. Estou brincando com o arquivo aqui e vendo as alterações que da para fazer.

kra no seu conky.. ele fica piscando?
será q tem como mudar isso?

T+

Solução: lendo a documentação do conky (era o que deveríamos ter feito desde o começo) encontrei que ele não se dá muito bem com o gnome e kde, por isso temos que desabilitar o desktop.

Passo-a-passo: no caso do gnome, abrir o gconf-editor (alt+F2 ou de outro modo alternativo) e desabilitar em /apps/nautilus/preferences/ a opção show-desktop, depois incluir o comando conky no menu Sistema/Preferências/Sessões (no kde não sei como fazer).

Ponto negativo para esta solução: perda de algumas funcionalidades (notei que não aparece mais o menu de opções clicando com o botão direito na área de trabalho e nem mesmo os ícones da área de trabalho).

Obs.: Estou usando openbox como gerenciador de janelas dentro do gnome, testem desta forma para ver se dá certo com o metacity (que é o padrão).


Quanto a outras opções (parâmetros), só no site do projeto mesmo http://conky.sourceforge.net/. Mas está tudo em inglês  :(

Offline Roberto Ramos

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 82
    • Ver perfil
    • http://www.trincadeas.com.br
Re: Exibicao de recursos do sistema no desktop
« Resposta #21 Online: 12 de Setembro de 2007, 17:44 »
Bom aqui consegui fazer tudo que queria com ele, o único problema é dos icones desaparecerem, mais isso pra mim é o de menos, n tenho costume de utilizar a área de trabalho para listar atalhos nem no windows, então minha área de trabalho fica lisa mesmo e agora com o conky tem informações que vão ser de grande valia para mim, achei ele até mais legal que o Desklets...acho que é pq sou da época dos PC386 e até PC com tela verde,laranja(n lembro o nome que se dá a esse tipo de monitor)...hehehe... ;)

Offline leandromdelima

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 272
  • My fate to live and die in the shadows.
    • Ver perfil
Re: Exibicao de recursos do sistema no desktop
« Resposta #22 Online: 12 de Setembro de 2007, 18:02 »
Eu também gosto do desktop limpinho, sem aplicativos nem nada, mas eu uso ele como pasta temporária.  Baixa um troço daqui, salva uma imagem ali e fica tudo no desk até eu colocar em outro lugar.  Ou eu fico sem o conky ou sem área de trabalho  :(

...acho que é pq sou da época dos PC386 e até PC com tela verde,laranja(n lembro o nome que se dá a esse tipo de monitor)...hehehe... ;)

O nome desse tipo de monitor é monocromático ;)
Quando eu avançar, avancem comigo.  Se eu parar, me empurrem para frente.  Se eu der meia volta, matem-me.

Offline Nossile

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 807
  • Loading...
    • Ver perfil
Re: Exibicao de recursos do sistema no desktop
« Resposta #23 Online: 12 de Setembro de 2007, 22:55 »
Monitor de fósforo verde  ;D
sudo aptitude remove terno-e-gravata && sudo aptitude install bermuda chinelo -y

Offline leandromdelima

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 272
  • My fate to live and die in the shadows.
    • Ver perfil
Re: Exibicao de recursos do sistema no desktop
« Resposta #24 Online: 14 de Setembro de 2007, 11:16 »
Ae pessoal, consegui fazer o conky rodar legal junto com o desk do gnome!!! :D

Aqui nesse fórum (em inglês) tem umas demonstrações dele:
http://ubuntuforums.org/showpost.php?p=3197911&postcount=505

O que eu fiz foi adicionar isso aqui no meu .conkyrc:

Código: [Selecionar]
# Create own window instead of using desktop (required in nautilus)
#own_window no 
own_window yes
own_window_type override
own_window_transparent 1
own_window_hints undecorated,below,sticky,skip_taskbar,skip_pager

Mudei a opção own_window para que ele passasse a ser uma janela do gnome, e as opções de baixo são para tirar todo o comportamento de janelas do gnome.  Assim ele é uma janela, mas sem o comportamente de uma janela e o que é melhor: não está mais cobrindo meus ícones no desktop!


http://farm2.static.flickr.com/1290/1380050023_40a0a6dc62_o.png

O papel de parede foi uma cortesia do RodrigoFSS.

Só que ainda não consegui o sensors para medir a temperatura do processador.
Quando eu avançar, avancem comigo.  Se eu parar, me empurrem para frente.  Se eu der meia volta, matem-me.

Offline Roberto Ramos

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 82
    • Ver perfil
    • http://www.trincadeas.com.br
Re: Exibicao de recursos do sistema no desktop
« Resposta #25 Online: 14 de Setembro de 2007, 11:55 »
Isso nossile, monitor de fosforo...ahauhahua... ;)

Boa Leandromdelima...a noite vou dar uma olhada nisso pra ver se rola aki também... ;)

Offline leandromdelima

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 272
  • My fate to live and die in the shadows.
    • Ver perfil
Re: Exibicao de recursos do sistema no desktop
« Resposta #26 Online: 14 de Setembro de 2007, 12:11 »
Falando em monitor de fósforo verde (tinha uns laranja também, né?)  eu me lembrei daquele programinha do DOS, o explosive.  Ele protegia a tela de imagens estáticas e assim evitava a queima do fósforo que manchava o monitor.

Quem lembra? :P
Quando eu avançar, avancem comigo.  Se eu parar, me empurrem para frente.  Se eu der meia volta, matem-me.