Olá a todos,
Bom, vou direto ao assunto. Eu fui instalar algumas atualizações no ubuntu pelo gerenciador de atualização e me deparei com a seguinte mensagem:
A índex de software está quebrado
Não é possível instalar ou remover qualquer programa. Por favor use o Gerenciador de Pacotes "Synaptic" ou execute "sudo apt-get install -f" em um terminal para resolver esse problema primeiro.
Bem, então segui o q a mensagem me sugeriu, dei o comando apt-get -f install, aí apareceu outro erro:
$sudo apt-get -f install
Lendo Lista de Pacotes... Pronto
Construindo Árvore de Dependências
Lendo informação de estado... Pronto
Corrigindo dependências... Pronto
Os seguintes pacotes foram instalados automaticamente e não são mais necessários:
beryl-settings-bindings libberylsettings0 beryl-plugins-data
libberyldecoration0 libpowersave10
Use 'apt-get autoremove' para removê-los.
Os pacotes extra a seguir serão instalados:
gdesklets-data libvorbis0a
Pacotes recomendados :
hddtemp xmms python-xmms libwww-search-perl python-soappy python-imaging
python-feedparser
Os NOVOS pacotes a seguir serão instalados:
gdesklets-data
Os pacotes a seguir serão atualizados :
libvorbis0a
1 pacotes atualizados, 1 pacotes novos instalados, 0 a serem removidos e 0 não atualizados.
1 pacotes não totalmente instalados ou removidos.
É preciso fazer o download de 0B/4507kB de arquivos.
Depois de desempacotamento, 13,4MB adicionais de espaço em disco serão usados. Quer continuar [S/n] ? s
dpkg: erro de interpretação, no arquivo `/var/lib/dpkg/status', próximo à linha 22328 pacote `libvorbis0a':
campo `Depends', nome de pacote inválido `libc': caracter' não permitido (apenas letras, dígitos e caracteres `-+._')
E: Sub-process /usr/bin/dpkg returned an error code (2)
Aí tento então atualizar pelo synapitc o pacote libvorbis0a, mas ñ tive sucesso.
Ñ sei como resolver isso, alguém poderia me dá uma luz?
Isso começou hj, e notei q foi depois q tentei instalar o gdesklets pelo automatix.Tentei, mas ñ deu certo, a janela do automatix fechou inesperadamente.
E por falar nesse lance de fechar janelas inesperadamente, eu preciso mesmo de alguns esclarecimentos sobre isso, pois sou usuário iniciante no linux e acabei de adquirir um notebook
HP PAVILLION DV6058CL turion 64x2(algumas coisas têm sido bem complicado pra configurar). Mas depois coloco um novo tópico com esse assunto pra esclarecimentos.
Aguardo respostas