Autor Tópico: acer aspire 5100 e atualização de kernel = som ruim  (Lida 3771 vezes)

Offline sassa_mutema2002

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 35
    • Ver perfil
acer aspire 5100 e atualização de kernel = som ruim
« Online: 11 de Julho de 2007, 21:57 »
Oi,
Consegui comprar um Acer Aspire 5100 que vinha com um tal de Limpus, o qual foi devidamente detonado. Instalei várias distros para testes. Primeiro tentei com o Feisty 64, mas tive vários problemas (skype, flash, etc). Tentei também o Debian Etch 64 e 32, o PCLOS (muito bom, mas faltam alguns programas que preciso) e acabei usando o Feisty normal. Antes de fazer qualquer atualização, fiz uns testes e tudo funcionava perfeitamente. Inclusive a placa gráfica (ati) foi corretamente instalada com a ajuda do Restricted driver manager.
O problema ocorreu quando fiz as atualizações: o som só funcionava em um dos alto-falantes.
Vi em vários lugares (google e foruns) que muitos usuários do Ubuntu estão tendo este tipo de problema. Vi também algumas soluções que funcionaram para algumas pessoas, mas que não serviram para o meu caso.
Para que o meu som funcione corretamente, tenho que usar o kernel original do Feisty (2.6.20-15-generic #2 SMP).
Alguém possui um note desses e conseguiu fazer tudo funcionar corretamente? Como resolveu o problema do som?
Um abraço,
Sassa.

Offline martinho_junior

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 156
    • Ver perfil
Re: acer aspire 5100 e atualização de kernel = som ruim
« Resposta #1 Online: 13 de Julho de 2007, 14:16 »
Eu estou com o mesmo problema no meu laptop (um Acer 3100). Cosegui resolve-lo da seguinte maneira:

- abra o controle de volume com um duplo-clique no ícone que fica ao lado do relógio;
- ao abrir o controle de colume, desvincule as duas caixas de som (existe um ícone em forma de corrente logo abaixo de cada item).
- diminua o volume da caixa até o mínimo e depois aumente novamente.

Dessa forma funiciona aqui.

Abraços e boa sorte
Junior

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: acer aspire 5100 e atualização de kernel = som ruim
« Resposta #2 Online: 13 de Julho de 2007, 14:41 »
O meu também: Acer TravelMate 4222 WLMi
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline Akuhn

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 384
  • Ubuntu 9.04
    • Ver perfil
    • Blog do FAX
Re: acer aspire 5100 e atualização de kernel = som ruim
« Resposta #3 Online: 01 de Setembro de 2007, 00:31 »
Também tive uns problemas desses, percebi que o alsa não estava funcionando corretamente, não lembro o erro que vi no syslog, mas eu resolvi o problema colocando a linha abaixo no final do arquivo /etc/modprobe.d/alsa-base:

Citar
options snd-hda-intel probe_mask=3 position_fix=3

Depois tive que reiniciar o micro e mudar nas propriedades de som para o mixer usar o alsa ao invés do OSS como estava.

Espero que ajude a resolver o problema com o som, eu ainda estou na luta pra configurar a webcam, o leitor sd e o bluetooth. Som, rede, wireless, video 3d, já está tudo redondinho.

[ ]'s.
Aldefax Gilvan Kuhn

Linux User 410689