Autor Tópico: Alto consumo de ram no Ubuntu 9.04  (Lida 5193 vezes)

Offline victorwpbastos

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 42
    • Ver perfil
    • Vitara Soft
Alto consumo de ram no Ubuntu 9.04
« Online: 06 de Julho de 2009, 15:02 »
Amigos do fórum,

Tenho um notebook dell vostro 1310, core 2 duo 1.8, 3gb ram, video intel, 150gb hd. Pois bem, instalei o Ubuntu jaunty nele e sempre que dou boot o note inicia usando 300mb de ram...mesmo sem abrir nenhum programa ele sempre fica usando essa quantia de ram. Isso é normal? Como faço para diminuir esse consumo absurdo?

Abraços,

Victor Bastos
Apenas mais um aprendiz...

Offline Riccardo Petrillo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 240
    • Ver perfil
Re: Alto consumo de ram no Ubuntu 9.04
« Resposta #1 Online: 06 de Julho de 2009, 15:21 »
Acho que isso é normal... dificilmente o computador vai utilizar uma quantidade exata de RAM para uma mesma situação. Acredito que o consumo de RAM depende do funcionamento do hardware como de todo o sistema.
Notebook Samsung core i5, 8gb Ram, Nvidia 2 gb, windows 10.

Offline slkslk

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 344
    • Ver perfil
Re: Alto consumo de ram no Ubuntu 9.04
« Resposta #2 Online: 07 de Julho de 2009, 04:29 »
Talvez com uma distro com um ambiente gráfico mais simples consiga reduzir o consumo de RAM. O ubuntu não é dos linuxes mais leves, embora me pareca que 300 Mb nos dias que correm não é nada de especial. Ainda me lembro de ter gasto uma pequena fortuna por 2 Mb de RAM expandida, mas já lá vai esse tempo!!  ;)

Cumps
“Carpe diem, quam minimum credula postero.”
(Aproveite o dia, acredite o mínimo possível no amanhã), Horácio, Odes I,11,8

Offline bred81

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 971
  • HAN?!
    • Ver perfil
Re: Alto consumo de ram no Ubuntu 9.04
« Resposta #3 Online: 07 de Julho de 2009, 07:53 »
Não diria que 300mb é muita coisa, mas, realmente, comparando com o Intrepid (8.10), o Jaunty gasta mais memória.
Percebi pois uso o conky, e direto no Jaunty, ele ativava o swap, como voltei pro Intrepid, o swap ta ali, paradinho, enquanto a memória mal passa de 20%, num total de 2gb (eu tenho MUITA coisa que consome memória)...
O que o Mario foi fazer no pscicólogo?
- Ele estava passando por uma fase difícil...

Offline Hqxriven

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.456
    • Ver perfil
Re: Alto consumo de ram no Ubuntu 9.04
« Resposta #4 Online: 07 de Julho de 2009, 08:38 »
Isso é normal pq o kernel do jaunty está com um patch que altera o gerenciamento da memória e ele está desatualizado.

Estamos falando do compcache que não tem suporte ao xvmalloc...

Mas...

É possível melhorar um pouco com comandos no /etc/sysctl.conf...

vm.dirty_ratio = 5
vm.dirty_background_ratio = 15
vm.vfs_cache_pressure = 120

E aí depois vc dá um sysctl -p e dá um boot...

Fui
Sem distro Linux fixa - Kernel Omnislash
Meu objetivo nesse fórum é ajudar. Sou um mero humano mas desejo sempre aprender e melhorar em tudo o que faço em minha vida. Então, por favor, quando eu postar me notifique depois

Offline Tura

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 21
    • Ver perfil
Re: Alto consumo de ram no Ubuntu 9.04
« Resposta #5 Online: 07 de Julho de 2009, 11:25 »
Amigos do fórum,

Tenho um notebook dell vostro 1310, core 2 duo 1.8, 3gb ram, video intel, 150gb hd. Pois bem, instalei o Ubuntu jaunty nele e sempre que dou boot o note inicia usando 300mb de ram...mesmo sem abrir nenhum programa ele sempre fica usando essa quantia de ram. Isso é normal? Como faço para diminuir esse consumo absurdo?

Abraços,

Victor Bastos

Victor,

Eu já passei pelos mesmos questionamentos...
Desculpe-me perguntar o sistema está lento ou com algum sinal de sobrecarga ou você esta preocupado só com o número
Pergunto isto porque o gerenciamento de memoria do linux funciona muito diferente de outros sistema

[]s
Tura

Offline victorwpbastos

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 42
    • Ver perfil
    • Vitara Soft
Re: Alto consumo de ram no Ubuntu 9.04
« Resposta #6 Online: 08 de Julho de 2009, 19:12 »
Eu vou testar as dicas que os amigos passaram e posto os resultados aqui.

Att,

Victor Bastos
Apenas mais um aprendiz...

Offline ubu4ever

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 695
    • Ver perfil
Re: Alto consumo de ram no Ubuntu 9.04
« Resposta #7 Online: 11 de Julho de 2009, 22:35 »
Amigos do fórum,

Tenho um notebook dell vostro 1310, core 2 duo 1.8, 3gb ram, video intel, 150gb hd. Pois bem, instalei o Ubuntu jaunty nele e sempre que dou boot o note inicia usando 300mb de ram...mesmo sem abrir nenhum programa ele sempre fica usando essa quantia de ram. Isso é normal? Como faço para diminuir esse consumo absurdo?

Abraços,

Victor Bastos

Seu consumo está normal. Afinal de contas o SO também precisa de memória pra funcionar e 300 mb é muito pouco comparado aos SO concorrentes!

Offline asghan

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.221
    • Ver perfil
Re: Alto consumo de ram no Ubuntu 9.04
« Resposta #8 Online: 12 de Julho de 2009, 12:15 »
Bom, vc pode desativar alguns serviços na inicialização do sistema, mas digo q no meu pc q tem 1G de ram e é Desktop, inicia com um consumo de 285MB, ou seja, no seu caso acho q tá dentro da média
   Ubuntu 12.04 - Unity 64bits

Offline victorwpbastos

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 42
    • Ver perfil
    • Vitara Soft
Re: Alto consumo de ram no Ubuntu 9.04
« Resposta #9 Online: 15 de Julho de 2009, 15:14 »
Eu entendo que 300 mb seja até uma quantia aceitável para o funcionamento do sistema mas quando eu abro o Gerenciador de Processos não encontro nenhum serviço que esteja usando tal quantidade de ram.
Se eu abro o Firefox e o Nautilus juntos o consumo já sobe para mais de 500 mb e isso com certeza não é normal.

Abraços,

Victor Bastos
Apenas mais um aprendiz...

Offline ubu4ever

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 695
    • Ver perfil
Re: Alto consumo de ram no Ubuntu 9.04
« Resposta #10 Online: 15 de Julho de 2009, 15:52 »
Eu entendo que 300 mb seja até uma quantia aceitável para o funcionamento do sistema mas quando eu abro o Gerenciador de Processos não encontro nenhum serviço que esteja usando tal quantidade de ram.
Se eu abro o Firefox e o Nautilus juntos o consumo já sobe para mais de 500 mb e isso com certeza não é normal.

Abraços,

Victor Bastos

Você não vê no Monitor do Sistema qual serviço está usando esta quantidade de memória, pois na verdade trata-se de um somatório que inclui todos os processos. Vá no menu Ver>>Todos os processos e some as quantias e você verá que é normal sim. Quanto ao Firefox ele consome muita memória mesmo, principalmente quando assiste a vídeos ou ouve músicasl. Ou em páginas com conteúdo em Flash (páginas mais pesadas). Quanto ao Nautilus depende. Ex.: se você tem uma pasta com muitos vídeos, pastas, ou fotos ele cria miniaturas para todas elas e isso consome memória também.

Offline slkslk

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 344
    • Ver perfil
Re: Alto consumo de ram no Ubuntu 9.04
« Resposta #11 Online: 16 de Julho de 2009, 06:19 »
Pode também experimentar o xfce4 gestor de tarefas, instale via synaptic ou adicionar/remover. É uma espécie de task manager do windows que permite monitorizar serviço a serviço, pará-los etc. Pode ser que até tenha algo a funcionar e que não saiba e que lhe esteja a "sugar" a memória. Com o firefox ligado enquanto estou a escrever este texto e o thunderbird também o meu 9.04 está a consumir 267 Mb no total (firefox 65 Mb, thunderbird 41 Mb, Compiz 38 Mb, sendo estes os maiores). Espero que lhe sirva de termo comparativo, se bem que cada máquina é diferente e tem configurações diferentes...
“Carpe diem, quam minimum credula postero.”
(Aproveite o dia, acredite o mínimo possível no amanhã), Horácio, Odes I,11,8

Offline bred81

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 971
  • HAN?!
    • Ver perfil
Re: Alto consumo de ram no Ubuntu 9.04
« Resposta #12 Online: 19 de Julho de 2009, 14:37 »
Olha, em computadores menos potentes, eu sempre coloco o Ubuntu server OU debian + fluxbox OU openbox + thunar (um substituto muito bom do nautilus)...
O que o Mario foi fazer no pscicólogo?
- Ele estava passando por uma fase difícil...