Olha o Thunder Cats, ops... quer dizer, o Thunder Bird em alta na discussão do Open Source
Hehehe
Eu, pra testar, estou usando no serviço há algum tempo o Evolution, e vou ser sincero: gosto muito do Thunder, mas o Evolution é muuuuuito, mas muito bom mesmo. É, digamos, aquele zagueiro que não deixa seu time levar gol
No Windows eu usava o Thunder, mas desde que vim pro Ubuntu passei a usar o Evolution e também acho ele muito bom. Repleto de funções úteis ele realmente dá conta do recado. Gosto muito da agenda, dos filtros de mensagem, da integração com o Spamassassin, e da forma como ele maneja servidores smtp, pra mandar email por uma conta diferente é só alterar no compositor de mensagem. Se bem que um Thunder devidamente "extensionado" também é uma ótima pedida!
Eu também prefiro o Evolution. Ainda bem que o pessoal da Canonical foi esperto o bastante para colocar ele ao invés do Thunderbird.
Sendo o cliente de email padrão do Gnome, acho que o Evolution no Ubuntu foi a escolha natural. Sei que o Firefox tomou o lugar do
Epiphany e que o OpenOffice.org tomou o lugar do
GNOME Office (AbiWord e cia.), mas daí creio ter sido por questões de funcionalidade.
Editado:
Vale lembrar que tanto o Thunderbird quanto o SeaMonkey foram renomeados à exemplo do Firefox:
Icedove para o Thundebird e
IceApe para o SeaMonkey (confiram algo sobre isso
aqui).