Autor Tópico: Preciso reparticionar para dar mais espaço para o Windows, só 600 mb livres  (Lida 10900 vezes)

Offline jeovane

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 33
    • Ver perfil
Caros colegas,

Instalei a versão 7.04. Tudo funcionando beleza. Só que no particionamento o XP ficou com apenas 600 m livres.

Tenho um sata 160 gb, assim dividido:

Partição 1: XP 20 GB
Partição 2: Dados 40 GB
Partição 3: swap 500 mb
Partição 4: Ubuntu 83 gb

Quero passar pelo menos 40 gb da partição do ubuntu para a partição dados.

Tentei direto pelo editor de partições do Gnome. Aparece um cadeado na frente das partições e eu não consigo fazer nada. Pesquisei e descobri que preciso fazer isso pelo live-cd.

Fui lá, dei o boot pelo cd. Entrei no particionador. Determinei o novo tamanho da partição do ubuntu. Mandei aplicar. Aí dá um erro dizendo que eu não posso executar a ação. Entrei em detalhes e o erro parece que ocorre quando ele está verificando o disco.

Já tentei pelo partition magic 7, mas ele sinaliza como se toda a partição estivesse ocupada.

A questão é a seguinte: o que eu preciso fazer para diminuir a partição do ubuntu e aumentar a partição do xp?

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: Preciso reparticionar para dar mais espaço para o Windows, só 600 mb livres
« Resposta #1 Online: 14 de Julho de 2007, 17:53 »
Com meus poucos conhecimentos se seu disco estiver particionado assim não tem como passar parte da partição 4 para a partição 2 não.
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline DigoUnited

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 106
  • Vila Velha/ES
    • Ver perfil
Re: Preciso reparticionar para dar mais espaço para o Windows, só 600 mb livres
« Resposta #2 Online: 14 de Julho de 2007, 18:03 »
se alguem descobrir tbm quero!

OFF TOPIC:

Meu pai tem um notebook com hd de 40 que esta sendo usado em totalidade no windows xp, mostrei alguns efeitos do ubuntu pra ele e ele está maravilhado, quer o ubuntu, mas nao quer perder nada do windows... tem como diminuir a partição do windows pra sobrar alguma coisa pra eu instalar o ubuntu???
Rodrigo Oliveira™
Fedora 10 - Ubuntu 8.10 - OSX HackintosH 10.5

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: Preciso reparticionar para dar mais espaço para o Windows, só 600 mb livres
« Resposta #3 Online: 14 de Julho de 2007, 18:05 »
se alguem descobrir tbm quero!

OFF TOPIC:

Meu pai tem um notebook com hd de 40 que esta sendo usado em totalidade no windows xp, mostrei alguns efeitos do ubuntu pra ele e ele está maravilhado, quer o ubuntu, mas nao quer perder nada do windows... tem como diminuir a partição do windows pra sobrar alguma coisa pra eu instalar o ubuntu???

Durante a instalação do Ubuntu você particiona o HD deixando o quanto desejar para cada um dos sistemas, basta usar a opção de particionamento manual.

Primeiro edite a partição do windows diminuindo seu tamanho, com o que sobrar crie primeiro a partição do Ubuntu (não esqueça que o ponto de montagem é o /) e no final deixe a partição swap.

obs.: Antes de partir para a instalação desfragmente o HD no windows.
« Última modificação: 14 de Julho de 2007, 18:08 por clcampos »
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline DigoUnited

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 106
  • Vila Velha/ES
    • Ver perfil
Re: Preciso reparticionar para dar mais espaço para o Windows, só 600 mb livres
« Resposta #4 Online: 14 de Julho de 2007, 18:07 »
e não perderá nada não???
Rodrigo Oliveira™
Fedora 10 - Ubuntu 8.10 - OSX HackintosH 10.5

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: Preciso reparticionar para dar mais espaço para o Windows, só 600 mb livres
« Resposta #5 Online: 14 de Julho de 2007, 18:09 »
e não perderá nada não???

Nunca perdi nada fazendo isto. Mas como na informática nada é impossível um backup antes sempre ajuda.

obs.: Volto a falar que desfragmentar o disco antes de entrar com o LiveCD (pelo windows) ajuda.
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline DigoUnited

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 106
  • Vila Velha/ES
    • Ver perfil
Re: Preciso reparticionar para dar mais espaço para o Windows, só 600 mb livres
« Resposta #6 Online: 14 de Julho de 2007, 18:11 »
BLz, muito obrigado..

Rodrigo Oliveira™
Fedora 10 - Ubuntu 8.10 - OSX HackintosH 10.5

Offline jeovane

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 33
    • Ver perfil
Re: Preciso reparticionar para dar mais espaço para o Windows, só 600 mb livres
« Resposta #7 Online: 14 de Julho de 2007, 18:16 »
Mas será que eu não posso nem criar uma partição ntfs dividindo o ubuntu em um tamanho menor?

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: Preciso reparticionar para dar mais espaço para o Windows, só 600 mb livres
« Resposta #8 Online: 14 de Julho de 2007, 18:41 »
Mas será que eu não posso nem criar uma partição ntfs dividindo o ubuntu em um tamanho menor?

Ai é tranquilo, use o gparted e diminua a partição do Ubuntu, no windows você formata ela.
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline DigoUnited

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 106
  • Vila Velha/ES
    • Ver perfil
Re: Preciso reparticionar para dar mais espaço para o Windows, só 600 mb livres
« Resposta #9 Online: 14 de Julho de 2007, 19:09 »
COnsigo usar o gparted instalando-o no meu kubuntu??? ou terei que por o live cd?
Rodrigo Oliveira™
Fedora 10 - Ubuntu 8.10 - OSX HackintosH 10.5

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: Preciso reparticionar para dar mais espaço para o Windows, só 600 mb livres
« Resposta #10 Online: 14 de Julho de 2007, 19:20 »
Desculpa, kubuntu.... use o disponível, eu indiquei o gparted pq uso ele no ubuntu, mas deve fazer pelo LiveCD porque a partição não pode estar montada.
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline jeovane

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 33
    • Ver perfil
Re: Preciso reparticionar para dar mais espaço para o Windows, só 600 mb livres
« Resposta #11 Online: 14 de Julho de 2007, 19:58 »
Cristiano,

Me esclarece: dou o boot pelo live-cd.

Entro no gparted, seleciono a particião onde o ubuntu está instalado, mando redimensionar, coloco o tamanho que eu quero, mando aplicar.

Acredito que seja isto. No entanto o programa diz que eu não posso criar mais uma partição primária, que eu devo criar uma extendida ???.

Tem alguma coisa que eu devo fazer antes? Desfragmentar??? Ou qualquer outra coisa do gênero?

Offline RC2006

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 820
  • Ubuntu 10.10
    • Ver perfil
Re: Preciso reparticionar para dar mais espaço para o Windows, só 600 mb livres
« Resposta #12 Online: 14 de Julho de 2007, 21:24 »
se alguem descobrir tbm quero!

OFF TOPIC:

Meu pai tem um notebook com hd de 40 que esta sendo usado em totalidade no windows xp, mostrei alguns efeitos do ubuntu pra ele e ele está maravilhado, quer o ubuntu, mas nao quer perder nada do windows... tem como diminuir a partição do windows pra sobrar alguma coisa pra eu instalar o ubuntu???
Tem. Se o HD não estiver muito cheio.
Antes passe o desfragmentador do Windows com a finalidade de levar todos os arquivos para o começo do HD.
Depois com um particionador separe uns 6 gb (ext3) e uns 512 mb (swap) no fim do HD.
Para não correr grandes riscos é necessário que o HD dele esteja com uns 10 GBs ou mais livres.
HP All-in-one 4GB HD760 - windows7 home premium - Netbook Asus 1005PEB - Windows 7 - Ubuntu 11.04
Macbook branco 13.3" 2gb 160HD - Mac OS X 10.6 - Tablet Asus Eee Pad Transformer com dock - Android 3.2

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: Preciso reparticionar para dar mais espaço para o Windows, só 600 mb livres
« Resposta #13 Online: 14 de Julho de 2007, 23:12 »
Cristiano,

Me esclarece: dou o boot pelo live-cd.

Entro no gparted, seleciono a particião onde o ubuntu está instalado, mando redimensionar, coloco o tamanho que eu quero, mando aplicar.

Acredito que seja isto. No entanto o programa diz que eu não posso criar mais uma partição primária, que eu devo criar uma extendida ???.

Tem alguma coisa que eu devo fazer antes? Desfragmentar??? Ou qualquer outra coisa do gênero?

Jeovane desfragmentar via windows era necessário ao DigoUnited porque ele quer instalar o Ubuntu numa máquina que tem apenas o windows, no seu caso não vejo necessidade.

Então entre no Ubuntu via LiveCD (para que a partição disponível ao linux não esteja montada), instale o gparted (acho que ele não vem por padrão - e estou indicando ele porque acho bem mais simples de usar) e diminua a partição do Ubuntu para o valor que você deseja, só não diminua além do espaço livre.

Após isto volta ao windows, ache esta partição solta no final do HD e formate ela para você. Usando o ntfs-3g você pode continuar usando ela no ubuntu.

Se não tiver ele instalado faça esta instalação pelo automatix, instalando a opção Automatix read/write NTFS and FAT32 Mounter que esta em Miscellaneous.
« Última modificação: 14 de Julho de 2007, 23:16 por clcampos »
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline RickMura

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 226
  • ping -f localhost
    • Ver perfil
Re: Preciso reparticionar para dar mais espaço para o Windows, só 600 mb livres
« Resposta #14 Online: 15 de Julho de 2007, 00:56 »
Cara eu uso um programa aki, entra no google e procura BootIT.

Faça um backup do seus dados antes, eu nunca perdi nada mas vai saber né.

Entre no seu windows faça o download do programa para floppy (tem um pra cd mas nem vale a pena)
Desconpacte, vai encontrar um programa que irá criar um diquete com boot, crie o disquete.
De o boot pelo flopp, ele vai perguntar se vc quer instalar o bootng (ou bootit) clique em cancelar.
Vai aparecer uma tela, nela clique em Utils->backup (ou algo do tipo), marque a opção HD0 e caso tenha mais de 1 hd marque os outros também, de OK.
Abra a janelinha do disquete pra que ele fique somente como leitura (só por desencargo de conciência) insira o disquete denovo.
Clique em Partition Work.
Na nova tela selecione o disco que vc deseja reduzir de tamanho.
Clique em Resize (do lado direito da tela)
Diminua até ficar com o tamanho que você quer.
Clique em continue "ESPERE TERMINAR TODO O PROCESSO, NÃO PARE O PROCESSO NO MEIO"

Agora vc tem xxGb livres, mas ainda não redimencionou sua partiçao Windows.

Note que o espaço livre deve estar exatamente abaixo da sua partição Windows, veja dois exemplos:

****EXEMPLO 1
PARTICAO 1 40GB NTFS
PARTICAO 2 80GB LINUX
PARTICAO 3 512MB LINUX-SWAP
FREE SPACE 40 GB
No exemplo 1 você não vai conseguir redimencionar sua partição Windows, ainda assim poderá criar uma nova partição, mas a idéia é aumentar a partição Windows, então vamos ao exemplo 2. Se suas parições estiverem parecidas com esta, tenha calma vamos chegar lá.

****EXEMPLO 2
PARTICAO 1 40GB NTFS
FREE SPACE 40GB
PARTICAO 2 80GB LINUX
PARTICAO 3 512MB LINUX-SWAP
Haha, perfeito ta tudo certo, pule o passo WINRESIZE, CASO CONTRÁRIO VA PARA O PASSO SLIDEPARTITION

WINRESIZE
Selecione sua partição Windows, clique em Resize.
Aumente o valor até chegar no tamanho que vc quer.
Cliquem em continue "ESPERE TERMINAR TODO O PROCESSO, NÃO PARE O PROCESSO NO MEIO"
Quando terminar clique em Close, remova o disque e seja feliz.

SLIDEPARTITION
Selecione o espaço livre.
Clique em Slide
Uma tela irá aparecer, nela vc terá um After e um Begin, bem aqui vc deve definir de forma que o espaço livre fique em baixo da partição que vc deseja aumentar, mude os valores colocando td o espaço livre no After ou no Begin.
Feito isto vai para o passo de WINRESIZE.

Se der errado...
Lembra do backup do disquete ? Pois é, basta restaurá-lo, para isto:
Clique em Utils->Restore e pronto.

Eu escrevi isto de cabeça talves os termos não sejam exatamente como descrito, mas são semelhantes, não tem como errar.

Tenha um backup dos seus arquivos, se vc fizer tudo direito não vai ter problemas, se não seguir direitinho oque escrevi, vai perder tudo, tenha cuidado.
« Última modificação: 15 de Julho de 2007, 01:00 por RickMura »