Autor Tópico: Impressões...  (Lida 4263 vezes)

Offline Ludo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 8
    • Ver perfil
Impressões...
« Online: 01 de Agosto de 2007, 12:30 »
Olá a todos!
Venho aqui comentar minhas primeiras impressões sobre o Ubuntu OS.
Comecei no "mundo Linux" há mais ou menos 7 anos...minha primeira distro foi o "Conectiva 5".
Sempre fui fã da filosofia e estrutura do Linux, mas nunca fui paciente para me aprofundar, na verdade, meu perfil seria de "curioso preguiçoso". Há tempos eu vinha tentando me adaptar ao Linux. Passei alguns anos tentando, passando de Distro em Distro...RedHat, SlackWare, Kurumin, Debian, Conectiva, Mandrake, SuSE, etc. Porém eu nunca me acostumei...Sempre havia algo pra atrapalhar minha vida. Quando uma distro era rápida, era "dificil" instalar programas e a configuração. Quando uma distro era amigavel, era também pesada, a ponto de ser irritante. Por esses motivos, acabei desistindo de Linux e apenas guardava meu respeito ao sistema, mas queria distancia dele no meu PC.
Passei a usar o XP, e continuo com ele até hoje. Nunca 100% satisfeito, pois gasto uma BOA porcentagem de recurso do meu sistema só para alimentar antivirus e outras coisas para manter o Windows "usável".
Cheguei a ponto de comprar um Apple, que ainda possuo, mas após ele estragar 2 vezes em 3 meses e o suporte da Apple do Brasil ser uma verdadeira porcaria, acabei encostando o Mac na gaveta e tenho ele só de "estimação".
O sistema até que não é de todo ruim, mas eu achei um pouco pesado e não estava com $aco mais para fazer upgrades.

Eis que lançam o Windows Vista...Eu na esperança de te rum sistema rápido e confiável, fui o primeiro da fila e comprei o bichano. Instalei, achei bonito e...PESADO...Pronto...depois de gastar R$700,00 no bendito (não tão bem-dito assim), me vi obrigado a fazer um upgrade na máquina: Foi placa mãe, foi memória, processador e HD...um investimento razoável. Cheguei com as peças em casa, empolgado pra ver meu Vista "voar baixo"...quando para minha surpresa: O Vista continua pesado, a ponto de dar nojo e desespero ao usar para tarefas simples, como por exemplo, abrir o Windows Explorer. Agora imagine como o sistema ficou depois de instalado o Antivirus + meus programas? Pois é amigos...de volta ao "bom e velho" XP!

Tenho um PC sobrando aqui em casa, e por curiosidade resolvi instalar o Ubuntu, já espeando a mesma lenga-lenga de antes...tive uma surpresa agradavel.
Eu nunca usei um sistema tão rápido, estável e amigavel quanto o Ubuntu...eu acho que finalmente conseguiram unir oque eu esperava do Linux há alguns anos atrás...Rapidez + Interface amigável.
Um sistema que fica cada vez mais rápido com o passar do tempo de uso, consome recurso MÍNIMO da maquina, estável e com um suporte excelente, tenho dito que se eu conseguir migrar meus softwares para o Ubuntu, não vejo necessidade de usar o XP mais...não falta mais quase nada ao Linux...Parabéns aos desenvolvedores do Ubuntu, conseguiram tornar um decepcinado em um amante novamente.

Offline coyoterj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 349
  • #Xenial Xerus
    • Ver perfil
    • Pier de Ipanema - A referência em Ipanema/RJ
Re: Impressões...
« Resposta #1 Online: 01 de Agosto de 2007, 14:32 »
...tenho dito que se eu conseguir migrar meus softwares para o Ubuntu, não vejo necessidade de usar o XP mais...não falta mais quase nada ao Linux...Parabéns aos desenvolvedores do Ubuntu, conseguiram tornar um decepcinado em um amante novamente.


Olá Ludo,
Finalmente consegui abandonar de vez o winxp, e compartilho com vc um programa que me ajudou muito: VirtualBox. Antes eu tinha que ter o win na máquina por causa principalmente de 3 coisas que não conseguia rodar no linux:
1- Impressora canon i-250 usb;
2- Uol Phone;
3- Photoshop (que uso eventualmente, quando não consigo fazer algo com o gimp)

Era um processo chato, pois toda vez que precisava imprimir algo ou tinha que reiniciar a máquina no win ou enviar pela rede para o outro micro com win e imprimir através dele.
Já tinha feito de tudo, seguido vários tutoriais até constatar que essa impressora não funciona no linux.
Com o VirtualBox não tenho mais problemas, ele instala normalmente o win (ou qualquer outro so que queira testar) e funciona perfeitamente. Até as atualizações de segurança são feitas...  ;D
Então fica aqui minha dica, já que citou a questão de migrar seus softwares.

Abraços e muita sorte para nós!
Dell Inspiron 5447 Intel Core i5-4210U CPU @ 1.70GHz × 4 | HD sata 1 também | 4 Gb ram
Pier de Ipanema | Facebook Pier de Ipanema
[IMG]http://www.pierdeipanema.com.br/sites/default/files/outras/ubuntu-user

Offline rjbgbo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.889
  • Xubuntu 18.04LTS
    • Ver perfil
    • Twitter
Re: Impressões...
« Resposta #2 Online: 01 de Agosto de 2007, 14:45 »
Parabéns Ludo pelo depoimento, e bem vindo ao Linux Ubuntu.
Linux User #440843 | Ubuntu User #11469

Offline AquaMan

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 138
  • <Ubunteiro desde jul/07> Hardy Haron
    • Ver perfil
Re: Impressões...
« Resposta #3 Online: 01 de Agosto de 2007, 15:30 »
Ludo,
não tenho o histórico de uso do Linux que você tem, mas passei por uma situação parecida com a que você passou recentemente. Te digo que hoje o Ubuntu é boot único na minha máquina (tirei o Vista com pouco tempo de uso), pela proposta (OpenSource) e pela leveza. Confesso que a comunidade aqui foi fator determinante também. Encontro ajuda, mesmo até sem postar mensagem de dúvida. Basta pesquisar.

Algumas coisas ainda me fazem ficar preso ao XP, as quais pretendo em pouco tempo migrar, acho que é basicamente uma questão de estudo e conhecimento. Por isso faço como coyoterj: VirtualBox com XP dentro. Tranquilo.

Aquele abraço!

(AMD Athlon 64 3.5Ghz/1Gb RAM/80Gb+250Gb/Geforce FX 6200 128Mb/Palm T5)

Offline Ludo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 8
    • Ver perfil
Re: Impressões...
« Resposta #4 Online: 01 de Agosto de 2007, 15:35 »
Olá!
Obrigado a todos pelas respostas, vou testar esse software agora mesmo então, depois eu posto oque achei. Abraço a todos.

Offline alexmatos

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 792
  • Arch Linux / Ubuntu 7.04
    • Ver perfil
Re: Impressões...
« Resposta #5 Online: 01 de Agosto de 2007, 15:43 »
Devo dizer que você gastou um bom dinheiro nessa história toda, né? Mas não se preocupe, amigo! Isso é coisa do passado!

Offline Ludo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 8
    • Ver perfil
Re: Impressões...
« Resposta #6 Online: 01 de Agosto de 2007, 16:21 »
Pois é, passado  8)