Autor Tópico: Configurei o Beryl e deu tela preta no restart!  (Lida 41844 vezes)

Offline k7br

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 770
  • Ubuntu 9.04
    • Ver perfil
Re: Configurei o Beryl e deu tela preta no restart!
« Resposta #60 Online: 18 de Julho de 2007, 06:44 »
Salve!

Também sou suspeito para dar dicas sobre instalação de driver ATI rsrs , mas ...
Para saber se está com aceleração 3D (no Terminal)↓
Código: [Selecionar]
glxinfo | grep renderingSe aparecer alguma coisa assim: direct rendering: Yes  Ok

Agora alguns detalhes:
O driver proprietário(fglrx) não roda (só) o Beryl .
Para rodar no driver proprietário (fglrx) terá que fazer um esquema cabuloso ,que seria XGL+Beryl(seria criado outra sessão,se não me engano).

Para rodar só o Beryl, você precisa instalar o driver Open (ATI ou Radeon)

Agora você escolhe :
Driver Proprietário (fglrx)     = desempenho
Driver Open (ATI ou Radeon)= Beryl

Infelizmente é o que eu sei

Boa sorte!

Offline Marcopolo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 705
  • Ubuntu forever, ever!!
    • Ver perfil
Re: Configurei o Beryl e deu tela preta no restart!
« Resposta #61 Online: 18 de Julho de 2007, 10:03 »
Bom dia!

Muito obrigado aos amigos K7Br e VB5 pelo empenho em me ajudar. É sempre bom construímos caminhos fáceis e abertos onde já houve muitas pedras. Aprendemos sempre com as dificuldades e adversidades> Vcs dois, assim como o Tota e tantos outros me dão o alento para prosseguir à frente! Gosto de desafios, por isso migrei para esse SO, pois já domino com certa facilidade o do tio Bill(xp). Sempre há de surgir um novo amigo a cada momento, para  que juntos, possamos ir matando os problemas, literalmente! Estou até com intenção de comprar uma VGA GForce 7800, por ai, pois gosto muito de 3D!

Infelizmente no meu caso não deu bingo, pois o resultado no terminal foi esse abaixo:

evandro@evandro-desktop:~$ glxinfo | grep rendering
Xlib:  extension "XFree86-DRI" missing on display ":0.0".
direct rendering: No
evandro@evandro-desktop:~$

Um grande abraço a todos.

Marcopolo.
Desktop, Intel Core i7, 64 bits, Win10 e Ubuntu 20.04 LTS, SSD 240 GB, 8 GB. s. Vaio 15S 8GB -SSD 240 GB,Ubuntu 20.04, LTS, Mint Cinnamon. Mini PC Blitz Woif com Ubuntu 22.04 LTS e Mint 20.1

Offline VB5

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.564
  • Liga dos Dinos
    • Ver perfil
Re: Configurei o Beryl e deu tela preta no restart!
« Resposta #62 Online: 18 de Julho de 2007, 20:35 »
Marcopolo,

é, parece que os drivers de aceleração gráfica realmente estão faltando. Se não for possível conseguí-los, a troca de placa é uma opção. Tive um problema bem semelhante com uma "Riva TNT2" ( genérica...), e aimplesmente trocando por uma GeForce 440 MX a coisa se resolveu - pude instalar os drivers pelo Automatix ( ainda no Edgy). Atualmente, o Ubuntu já se dá bem melhor com as placas NVidia, então é de considerar. Boa sorte!

VB5
Ubuntu 10.04 - Semprom 2600+/Asus K8N/1.5 GB RAM DDR 400/GeForce 6200/HDs: 80MB + 320 GB

Offline Marcopolo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 705
  • Ubuntu forever, ever!!
    • Ver perfil
Re: Configurei o Beryl e deu tela preta no restart!
« Resposta #63 Online: 18 de Julho de 2007, 20:47 »
VB5


Eu realmente não estou certificado que ela não atua em 3D, pois qdo comprei a Mobo me acerquei disso, não para o beryl, claro, pois usava o windows xp. Se só for problema de driver de aceleração gráfica, faltando, será que não posso encontrar em outro lugar(inter)
Para completar a zica, não estou conseguindo operar com a tecla "Interrogação-barra" do teclado, pois já troquei 3 unidades!
Tbm, não estou conseguindo habilitar o microfone, coisa muito comum lá no xp!
Pergunto: Pq o Linux tem essas dificuldades(inter.)

Abs,

marcopolo.

Editando:


VBS, estou com o Compiz instalado, pelo menos vi lá no Synaptic alguns itens habilitados! Como é que uso essa parada(interog.)
« Última modificação: 18 de Julho de 2007, 20:50 por Marcopolo »
Desktop, Intel Core i7, 64 bits, Win10 e Ubuntu 20.04 LTS, SSD 240 GB, 8 GB. s. Vaio 15S 8GB -SSD 240 GB,Ubuntu 20.04, LTS, Mint Cinnamon. Mini PC Blitz Woif com Ubuntu 22.04 LTS e Mint 20.1

Offline VB5

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.564
  • Liga dos Dinos
    • Ver perfil
Re: Configurei o Beryl e deu tela preta no restart!
« Resposta #64 Online: 18 de Julho de 2007, 21:10 »
Quanto à placa de vídeo, o normal é que o fabricante disponibilize apenas drivers para Windows.., ::) Seria preciso encontrar os drivers para Linux. Vale uma busca no site da ATI, no Google (por "driver ATI Radeon Linux"), ou aqui na comunidade. VAle também mandar um e-mail para o representante da ATI  aqui, ou até para a matriz, reclamando...  ;)

Quanto ao teclado, se você já testou 3 e o problema continua, é configuração: verifique em Sistema> Preferências > Teclado se está com o tipo correto ( US, ABNT, ABNT2...).

Microfone: idem, > Som. Ou também em Aplicações > Som e Vídeo > Gravador de Som. Normalmente (como no XP), ele está desabilitado na lista de fontes de sinal.

Beryl / Compiz: é outra que eu passo...  ;D Realmente nunca me interessei por efeitos de tela (desabilitava tudo no Windows), pois nõa tenho tanta máquina assim, e prefiro ficar com o desempenho. MAs com certeza o pessoal aí sabe e vai postar...

( ),

VB5


« Última modificação: 18 de Julho de 2007, 21:14 por VB5 »
Ubuntu 10.04 - Semprom 2600+/Asus K8N/1.5 GB RAM DDR 400/GeForce 6200/HDs: 80MB + 320 GB

Offline Marcopolo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 705
  • Ubuntu forever, ever!!
    • Ver perfil
Re: Configurei o Beryl e deu tela preta no restart!
« Resposta #65 Online: 18 de Julho de 2007, 21:21 »
Sobre o Driver da ATI eu nõa posso reclamar(acho) pq ela simplesmente está embutida na placa mãe, ou seja, vga onboard e não uma VGA espetada no slot pci xpress como tem aqui na minha. Por isso, não há como reclamar, mas vou dar mais uma pesquizada para ver o que encontro.
Sobre a tecla, o teclado está configurado como Brasilian ABNT2 e sempre dá esse aviso abaixo:


Erro ao ativar a configuração do XKB.
Isso pode acontecer em diversas circunstâncias:
- um bug na biblioteca libxklavier
- um bug no servidor X (utilitários xkbcomp e xmodmap)
- servidor X com uma implementação incompatível da libxkbfile

Dados da versão do servidor X:
The X.Org Foundation
70200000

Se você relatar essa situação como um bug, por favor inclua:
- O resultado de xprop -root | grep XKB
- O resultado de gconftool-2 -R /desktop/gnome/peripherals/keyboard/kbd


Sobre o MIC, mesma coisa, já habilitei tudo relativo a esse equipamento em "Controle de Volumes"
 
Arriégua, mano!!!
Desktop, Intel Core i7, 64 bits, Win10 e Ubuntu 20.04 LTS, SSD 240 GB, 8 GB. s. Vaio 15S 8GB -SSD 240 GB,Ubuntu 20.04, LTS, Mint Cinnamon. Mini PC Blitz Woif com Ubuntu 22.04 LTS e Mint 20.1

Offline VB5

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.564
  • Liga dos Dinos
    • Ver perfil
Re: Configurei o Beryl e deu tela preta no restart!
« Resposta #66 Online: 18 de Julho de 2007, 22:02 »
Olhe, onboard ou não, é ATI e você pagou por ela ao comprar a placa-mãe, entõa acho que cabe reclamar se o fabricante nõa oferece o driver...  ;)

Sobre o teclado, se ele é realmente ABNT2, e está configurado assim no Sistema > Preferências, então há realmente algo errado na configuração do X; é questão de procurar... A propósito, isso parou de funcionar de repente ou foi logo depois de alguma modificação no sistema?

Sobre o microfone, o mesmo... pode até ser um mesmo problema afetando ambas as coisas, embira eu duvide. Vou fazer uns testes com o meu aqui logo que puder para ver o que dá.

VB5




Ubuntu 10.04 - Semprom 2600+/Asus K8N/1.5 GB RAM DDR 400/GeForce 6200/HDs: 80MB + 320 GB

Offline Marcopolo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 705
  • Ubuntu forever, ever!!
    • Ver perfil
Re: Configurei o Beryl e deu tela preta no restart!
« Resposta #67 Online: 18 de Julho de 2007, 22:19 »
O teclado ficou assim despois daqueles problemas com o beryl e tive que alterar o Xorg, mas não sei como reverter isso>
O mic, já está desde a instalação do Feisty
Desktop, Intel Core i7, 64 bits, Win10 e Ubuntu 20.04 LTS, SSD 240 GB, 8 GB. s. Vaio 15S 8GB -SSD 240 GB,Ubuntu 20.04, LTS, Mint Cinnamon. Mini PC Blitz Woif com Ubuntu 22.04 LTS e Mint 20.1

Offline VB5

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.564
  • Liga dos Dinos
    • Ver perfil
Re: Configurei o Beryl e deu tela preta no restart!
« Resposta #68 Online: 18 de Julho de 2007, 22:53 »
Bem, acho que o jeito é rodar de novo aquele comando para reconfigurar o Xorg e agora acertar nele o teclado... quase certo que vai resolver direto.

O microfone, vemos em seguida...

VB5
Ubuntu 10.04 - Semprom 2600+/Asus K8N/1.5 GB RAM DDR 400/GeForce 6200/HDs: 80MB + 320 GB

Offline Marcopolo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 705
  • Ubuntu forever, ever!!
    • Ver perfil
Re: Configurei o Beryl e deu tela preta no restart!
« Resposta #69 Online: 19 de Julho de 2007, 00:07 »
Grande amigo, eu estava procurando na ATI o novo driver, mas é muito complicado e desisti.
Sobre essa nova dica sua, farei amanhã e te passo depois o resultado, ok!

Abs, e muito obrigado.
Desktop, Intel Core i7, 64 bits, Win10 e Ubuntu 20.04 LTS, SSD 240 GB, 8 GB. s. Vaio 15S 8GB -SSD 240 GB,Ubuntu 20.04, LTS, Mint Cinnamon. Mini PC Blitz Woif com Ubuntu 22.04 LTS e Mint 20.1

Offline Marcopolo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 705
  • Ubuntu forever, ever!!
    • Ver perfil
Re: Configurei o Beryl e deu tela preta no restart!
« Resposta #70 Online: 19 de Julho de 2007, 22:10 »
VB5, como notei que vc não está online, deixo aqui a pergunta de como posso acertar o teclado pelo xorg.
Tenho receio de ficar rodando direto dando enter e não resolvendo nada!
Depois disso volto a postar .

Marcopolo.
Desktop, Intel Core i7, 64 bits, Win10 e Ubuntu 20.04 LTS, SSD 240 GB, 8 GB. s. Vaio 15S 8GB -SSD 240 GB,Ubuntu 20.04, LTS, Mint Cinnamon. Mini PC Blitz Woif com Ubuntu 22.04 LTS e Mint 20.1

Offline VB5

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.564
  • Liga dos Dinos
    • Ver perfil
Re: Configurei o Beryl e deu tela preta no restart!
« Resposta #71 Online: 19 de Julho de 2007, 22:39 »
Marcopolo,

desculpe mas só agora consegui acesso: por algum estranho motivo o fórum ( que mudou de novo de host...  ::) ) não queria me dar login de jeito nenhum... 

OK, o megócio é vocÊ ir passo a passo naquela tela que o k7br citou lá na pág. 2:

Citar
Você pode escolher com a seta ↑ ↓
http://img329.imageshack.us/img329/2410/capturadatelak7brk7brasis7.th.png

Depois startx ou Ctrl+Alt+Back Space (reiniciar)

e procurar a entrada refernte ao teclado. Com as setas, você escolhe o tipo certo, depois reinicia o X e deve dar tudo certo...

( ),

VB5



Ubuntu 10.04 - Semprom 2600+/Asus K8N/1.5 GB RAM DDR 400/GeForce 6200/HDs: 80MB + 320 GB

Offline Marcopolo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 705
  • Ubuntu forever, ever!!
    • Ver perfil
Re: Configurei o Beryl e deu tela preta no restart!
« Resposta #72 Online: 19 de Julho de 2007, 23:24 »
Grande amigo, nada a se desculpar, pois a net é assim mesmo.
Qto ao meu "calvário", agora mesmo estava vendo alguns post na busca e vou tentar inclementar, mas só amanhã!

Depois te relato o acontecido.

Até amanhã, se Deus assim o desejar!

Uma boa noite e muito obrigado.

Abs,

Marcopolo
Desktop, Intel Core i7, 64 bits, Win10 e Ubuntu 20.04 LTS, SSD 240 GB, 8 GB. s. Vaio 15S 8GB -SSD 240 GB,Ubuntu 20.04, LTS, Mint Cinnamon. Mini PC Blitz Woif com Ubuntu 22.04 LTS e Mint 20.1

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Configurei o Beryl e deu tela preta no restart!
« Resposta #73 Online: 20 de Julho de 2007, 21:51 »
Amigos do Forum,

Não fugi da raia não, é que pintou mais trabalho por aqui....

Estou acompanhando o tópico.

Abraços

Offline Marcopolo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 705
  • Ubuntu forever, ever!!
    • Ver perfil
Re: Configurei o Beryl e deu tela preta no restart!
« Resposta #74 Online: 20 de Julho de 2007, 22:20 »
Tota, eu realmente estou nadando em lago de jacaré! Se fico o bicho pega e se vou o bicho come!
Já desinstalei o Beryl, tentei instalar um driver da ATI atualizado pelo Synaptic, não deu certo, fui pelo Envy tbm  não e já estou querendo jogar a toalha, literalmente!
Já li uma pá de tutoriais daqui do fórum, mas nenhum deu certo. Fui lá na ATI e o escambauw a quatro!
Já mexi no dpkg-reconfigure xserver-xorg tbm uma porrada de vezes e nada.

Mas vamos tocando à frente!
O teclado já resolvi, só falta o microfone e ativar o 3D.

Abs

Marcopolo.
Desktop, Intel Core i7, 64 bits, Win10 e Ubuntu 20.04 LTS, SSD 240 GB, 8 GB. s. Vaio 15S 8GB -SSD 240 GB,Ubuntu 20.04, LTS, Mint Cinnamon. Mini PC Blitz Woif com Ubuntu 22.04 LTS e Mint 20.1