Autor Tópico: Instalar vmware-server no ubuntu  (Lida 7600 vezes)

Offline Ricas13

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 17
    • Ver perfil
Instalar vmware-server no ubuntu
« Online: 15 de Julho de 2007, 18:21 »
Oi comunidade.

Estou a tentar instalar o vmware-server ha mais que tempo para poder emular o windows no linux e ter ambos a funiconar a o mesmo tempo, so que o problema é que nao consigo instala-lo.

eu vo contar as maneiras como tentei e todas por ordem cronologica:
1º baixei o arquivo tar.gz na pagina do vmware.
2º quando tentei instalar no fim da intalaçao toda, antes de eu poder escrever o serial dava-me varios erros que faziam com que nao desse pa instalar.

desinstalei-o.

3º fui ao gerenciador dos pacotes debi, escrevi vmware-server, instalei-o e quando o tentava abrir, aparecia na barra de ferramentas a barra do vmware-server console so que depois este fexava-se e eu nem sequer o chegava a ver.

desistalei-o

4º fui ao adicionar e remover programas e ai encontrei o vmware-server so que kando clicava para o instalar este dizia-me que havia programas em conflito e para ir ao gerenciador de pacotes debi para resolver o problema.

Agora pergunto: o k se passa?

cumps

arlei

  • Visitante
Re: Instalar vmware-server no ubuntu
« Resposta #1 Online: 15 de Julho de 2007, 21:36 »
Olá Ricas13, seja bem vindo amigo.

Olha, não tenho certeza disso, mais muito provavelmente pode estar havendo algum conflito entre a versão que vc instalou manualmente pelo arquivo tar.gz e a versão disponível nos repositórios do Feisty.
Portanto quem sabe tente fazer o seguinte:
Primeiramente desinstale a versão instalada pelo APT ("gerenciador dos pacotes debi") e depois desinstale a versão que baixou do site, para isso junto ao pacote compactado deve haver um arquivo tipo README ou algo parecido com instruções tanto de instalação como desinstalação.
Depois de tudo desinstalado, instale então normalmente a versão dos repositórios com o apt-get ou synaptic.

T+
Arlei

Offline BetinhoDJ

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 129
  • Ubuntu 7.04 / Arch Linux
    • Ver perfil
Re: Instalar vmware-server no ubuntu
« Resposta #2 Online: 15 de Julho de 2007, 22:16 »
Lembrando que no Ubuntu Feisty existe um patch que precisa ser rodado após a instalação e antes de rodar o configurador do vmware... de uma pesquisada no Google que você encontrará informações completas de como realizar a instalação da versão mais atual do vmware no Feisty e de como aplicar o patch.

Vivendo e Aprendendo!!

Offline Lex Luthor

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 628
    • Ver perfil
Re: Instalar vmware-server no ubuntu
« Resposta #3 Online: 15 de Julho de 2007, 23:46 »
Experimenta também o Virtualbox, tem pacote pronto na internet, e ele é FREE. Esotu usando e gostei muito !!! Faz tudo !
Analista de Redes- Segurança da Informação
Bacharel em Ciências da Computação - UnB
Ubuntu Forever - Compiz Fusion -

Offline Polaco

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 525
    • Ver perfil
Re: Instalar vmware-server no ubuntu
« Resposta #4 Online: 16 de Julho de 2007, 08:39 »
Instale pelo Automatix2 que não tem erro, até onde eu sei é a maneira mais rápida e fácil, mas não esqueça de remover tudo o que você instalou manualmente, digitando no terminal.

Código: [Selecionar]
sudo vmware-uninstall.pl
Ubuntu 10.04 x64 @ Dell Optiplex 740

Offline Ricas13

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 17
    • Ver perfil
Re: Instalar vmware-server no ubuntu
« Resposta #5 Online: 17 de Julho de 2007, 06:19 »
Instale pelo Automatix2 que não tem erro, até onde eu sei é a maneira mais rápida e fácil, mas não esqueça de remover tudo o que você instalou manualmente, digitando no terminal.

Código: [Selecionar]
sudo vmware-uninstall.pl

Sim, tipo, entre todas as instalaçoes que nao funcionaram eu desistalei-as antes de tentar outra hipotese.

o que eu queria fazer era o seguinte:

http://news.softpedia.com/news/Windows-Linux-Symbiosis-Not-a-Dream-Anymore-59314.shtml

porque nao ha nada como o office 2007 da microsoft e a rapidez e leveza do linux.

so que ao tentar instalar o vmware espalhei-me logo...

Nao haverá um program similar?
ou se eu desinstalar o ubuntu e voltar a instalar, e instalar o vmware server pelo adicionar e remover programas, o programa funcionara? eu agora nao to ao pe do pc, so kando chegar a casa.

cumprimento e obrigado pela ajuda

arlei

  • Visitante
Re: Instalar vmware-server no ubuntu
« Resposta #6 Online: 17 de Julho de 2007, 09:29 »
Olá Ricas13,

se a sua necessidade é de apenas rodar o M$-Office talvez possa usar o Wine, que permite a execução de programas Windows diretamente no ambiente Linux sem necessidade de criação de maquinas virtuais como no caso do vmware.
Não sei a quanto anda a compatibilidade do Wine com esta versão do Office que vc precisa, mais da uma olhada no site oficial que vc encontrará resposta para isso, além do que da uma procurada aqui mesmo para maiores detalhes.

Caso realmente sua necessidade seja pela configuração de uma maquina virtual Windows tente a dica do membro Lex Luthor,e instale o VirtualBox, que é mais simples e leve que o vmware e pode ser instalado pelo Automatix.

T+
Arlei

Offline Ricas13

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 17
    • Ver perfil
Re: Instalar vmware-server no ubuntu
« Resposta #7 Online: 18 de Julho de 2007, 11:03 »
Ok, eu neste momento ando muito ocupado com a universidade, mas assim que estiver disponivel eu vo experimentar emular o microsoft office 2007. se nao der vou experimentar utilizar o virtualbox em lugar do vmware-server...

Mas informem-me de umas coisas que ainda tenho em duvida quanto ao wine e ao vmware-server:
1º- Se emular o office com o wine ele consome muita memoria do pc?
2º- segundo a decriçao da simbiose do windows com o linux, é necessário ter o windows desinstalado antes de configurar o vmware no linux? é que no procedimento diz depois da instalaçao do vmware inserir o cd do windows xp e instala-lo, so que eu tenho dual boot e nao me convem formatar o disco pa voltar a instalar o windows pk tenho cenas importantes no pc.
3º- Esta simbiose implica aumento do consumo do ram?

dps digo resultados...

cumps
« Última modificação: 18 de Julho de 2007, 11:23 por Ricas13 »

Offline Polaco

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 525
    • Ver perfil
Re: Instalar vmware-server no ubuntu
« Resposta #8 Online: 19 de Julho de 2007, 13:22 »
Ok, eu neste momento ando muito ocupado com a universidade, mas assim que estiver disponivel eu vo experimentar emular o microsoft office 2007. se nao der vou experimentar utilizar o virtualbox em lugar do vmware-server...

Mas informem-me de umas coisas que ainda tenho em duvida quanto ao wine e ao vmware-server:
1º- Se emular o office com o wine ele consome muita memoria do pc?
2º- segundo a decriçao da simbiose do windows com o linux, é necessário ter o windows desinstalado antes de configurar o vmware no linux? é que no procedimento diz depois da instalaçao do vmware inserir o cd do windows xp e instala-lo, so que eu tenho dual boot e nao me convem formatar o disco pa voltar a instalar o windows pk tenho cenas importantes no pc.
3º- Esta simbiose implica aumento do consumo do ram?

dps digo resultados...

cumps

Olá Ricas, não conheço direito esta parte de "simbiose", porém tenho alguma experiência com virtualização e posso te ajudar em outros detalhes.

1º- Se emular o office com o wine ele consome muita memoria do pc?

Um pouco a mais, nada muito significativo.

segundo a decriçao da simbiose do windows com o linux, é necessário ter o windows desinstalado antes de configurar o vmware no linux? é que no procedimento diz depois da instalaçao do vmware inserir o cd do windows xp e instala-lo, so que eu tenho dual boot e nao me convem formatar o disco pa voltar a instalar o windows pk tenho cenas importantes no pc.

Não é necessário ter o Windows desinstalado para instalar um Windows (ou qualquer outro sistema operacional) virtualizado, entretanto, após a instalação do VMware (ou Virtualbox) você será obrigado a instalar um sistema operacional no ambiente virtual. Mas não se preocupe, não há necessidade de formatar nada, a formatação ocorrerá dentro da máquina virtual criada pelo VMware (ou Virtualbox) que criará um arquivo dentro do seu HD físico, que funcionará como HD virtual para o programa virtualizador.

3º- Esta simbiose implica aumento do consumo do ram?

Sim, e violentamente! digo denovo, não conheço a solução chamada "Simbiose", mas se ela envolve virtualização, o consumo de memória é alto para se obter um desempenho aceitável.

Pense bem, se você possui o Ubuntu instalado com 512 MB de memória, você estará virtualizando um Windows XP que consome no mínimo 256 MB para um desempenho aceitável, ou seja, o consumo de memória salta para 756 MB de memória.

A quantidade de memória RAM para a máquina hóspede é facilmente alterada pela GUI do programa virtualizador, portanto estes valores são bem flexíveis e podem diminuir, porém o desempenho será sacrificado.
Ubuntu 10.04 x64 @ Dell Optiplex 740

Offline avelino_brun

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2
    • Ver perfil
Instalar Ubuntu
« Resposta #9 Online: 19 de Julho de 2007, 14:10 »
Pessoal, sou novo aqui. Preciso fazer instalação de servidor UBUNTU, sou de Caxias do Sul e posso ir até o local indicado para realizar esta tarrefa. Se algum colega puder me auxiliar, pode fazer o preço hora para tanto. Obrigado

Offline alexcunha

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 210
    • Ver perfil
    • http://AlexandreCunha.com
Re: Instalar vmware-server no ubuntu
« Resposta #10 Online: 04 de Outubro de 2007, 21:10 »
O vmware-server encontra-se disponível no repositório:

deb http://archive.canonical.com/ubuntu feisty-commercial main