Autor Tópico: [Resolvido] Usar o microfone no Ubuntu 6.06 LTS  (Lida 4680 vezes)

Offline Maurício Mendes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 47
  • :: Liga dos Dinos ::
    • Ver perfil
[Resolvido] Usar o microfone no Ubuntu 6.06 LTS
« Online: 15 de Julho de 2007, 19:21 »
Boa noite pessoal,
Há pouco tempo consegui resolver um problema de som aqui no forum, graças ao Mythus que teve uma paciência de enorme comigo, acontece que tento gravar com o Sound Recorder, abro o mesmo aciono gravar falo frases de teste  e tento ouvir e não tem som , bom fui no terminal e digitei o comando alsamixer e fiz o seguinte:
- Em microfone tirei do mudo e coloquei em 87% da captação.
- Em Capture coloquei em 80% da captação.
Tento gravar e novamente sem som, o que estou fazendo (não fazendo) de errado?
O que estou deixando de fazer?
A configuração do micro é a seguinte:
Dual boot win XP / Ubuntu 6.06 LTS
Pentiun IV, HD Samsung 80GB, Placa Offboard ASUS P5VDC-X, Placa NVIDIA GeFORÇE FX 5200 256 MB, memória RAM 512 DDR, Gravadora DVD/CD LG,
Monitor LCD 15" Samsung
« Última modificação: 17 de Janeiro de 2009, 18:02 por Maurício Mendes »

Ubuntu 12.04  Processador Pentiun IV, Dois HD'S Samsung 80GB e 500GB, Placa Mãe Gigabyte G31M-ES2C, memória RAM 3 GB, Gravadora DVD-R LG

Offline hugleo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 49
    • Ver perfil
Re: Usar o microfone no Ubuntu 6.06 LTS
« Resposta #1 Online: 15 de Julho de 2007, 19:52 »
Instala o programa audacity.

Depois abra ele. Irá aparecer o botão vermelho, verde, etc. Logo abaixo aparece um pequeno ícone de som e microfone, aumente o volume do microfone por ele e faça uma gravação.
Se não funcionar, na hora do boot sellecione o kernel que loga como root e digite startx, depois abra o audacity e faça os mesmos passos e veja se funciona.

;-)

Offline Mythus

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 264
  • Liga dos Dinos
    • Ver perfil
    • http://www.protopage.com/skopein
Re: Usar o microfone no Ubuntu 6.06 LTS
« Resposta #2 Online: 15 de Julho de 2007, 23:26 »
Oi Maurício!

Você consegue ouvir você falando mas não consegue gravar? é isso?

Se você não conseguir nem sequer ouvir o som do microfone é bom pelo menos ligar o retorno. Talvez no ambiente gráfico seja mais intuitivo:

Dê dois cliques no alto-falante e habilite o microfone na aba de playback e nas chaves, se não estiver aparecendo esses controles, clique em editar > preferências, e habilite esses controles (e todos os demais que você queira). Em Opções, certifique-se que o microfone está escolhido corretamente e no modo independente.

Boa sorte!
Abraços,
_________________
Não é programador, não é hacker. Formado em Direito pela UFPb. Usuário de Linux em tempo integral: Linux User Number: 174012.

Offline Maurício Mendes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 47
  • :: Liga dos Dinos ::
    • Ver perfil
Re: Usar o microfone no Ubuntu 6.06 LTS
« Resposta #3 Online: 16 de Julho de 2007, 01:39 »
Oi Maurício!

Você consegue ouvir você falando mas não consegue gravar? é isso?

Se você não conseguir nem sequer ouvir o som do microfone é bom pelo menos ligar o retorno. Talvez no ambiente gráfico seja mais intuitivo:

Dê dois cliques no alto-falante e habilite o microfone na aba de playback e nas chaves, se não estiver aparecendo esses controles, clique em editar > preferências, e habilite esses controles (e todos os demais que você queira). Em Opções, certifique-se que o microfone está escolhido corretamente e no modo independente.

Boa sorte!

Não Mestre, eu não ouço nada, o microfone está habilitado mas como é esse modo independente? Me desculpe mestre. Também instalei o Audacity e quando tento gravar algo só o silêncio e depois coloco para reproduzir e fica aquele zumbido de novo, aí tenho que reconfigurar pelo alsamixer para sumir o ruído, e a propósito já desinstalei.

Ubuntu 12.04  Processador Pentiun IV, Dois HD'S Samsung 80GB e 500GB, Placa Mãe Gigabyte G31M-ES2C, memória RAM 3 GB, Gravadora DVD-R LG

Offline Mythus

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 264
  • Liga dos Dinos
    • Ver perfil
    • http://www.protopage.com/skopein
Re: Usar o microfone no Ubuntu 6.06 LTS
« Resposta #4 Online: 16 de Julho de 2007, 09:23 »
O Controle do Alsa no ambiente gráfico é feito pelo gnome de forma a "poupar" o usuário com detalhes menores, assim, nem tudo aparece lá, mas se você for em Editar > Preferências vai abrir uma janela e basta batilitar os itens que ele aparecerão junto com os demais controles. Os nomes podem variar porque são lidos diretamente do chipset da sua placa.

Aqui são:
Surround Jack Mode (deve ser colocado como "independent" e não como "shared")
Mic Select (no meu caso o 1)
Microphone Capture (marcado)
Mic Boost (+20 dB) (marcado se precisar)
[Reproduzir] Microfone: (habilitado com controle de volume suficientemente alto - comece com 100%, depois você abaixa o volume se estiver distorcendo)

Se você habilitar todos os itens ele ficará quase tão completo quando o alsamixer (são são tem controle numérico), mas como o seu problema é de chaves (alguma deve estar desabilitada) vai servi-lo perfeitamente.
Abraços,
_________________
Não é programador, não é hacker. Formado em Direito pela UFPb. Usuário de Linux em tempo integral: Linux User Number: 174012.

Offline Maurício Mendes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 47
  • :: Liga dos Dinos ::
    • Ver perfil
Re: Usar o microfone no Ubuntu 6.06 LTS
« Resposta #5 Online: 16 de Julho de 2007, 23:57 »
O Controle do Alsa no ambiente gráfico é feito pelo gnome de forma a "poupar" o usuário com detalhes menores, assim, nem tudo aparece lá, mas se você for em Editar > Preferências vai abrir uma janela e basta batilitar os itens que ele aparecerão junto com os demais controles. Os nomes podem variar porque são lidos diretamente do chipset da sua placa.

Aqui são:
Surround Jack Mode (deve ser colocado como "independent" e não como "shared")
Mic Select (no meu caso o 1)
Microphone Capture (marcado)
Mic Boost (+20 dB) (marcado se precisar)
[Reproduzir] Microfone: (habilitado com controle de volume suficientemente alto - comece com 100%, depois você abaixa o volume se estiver distorcendo)

Se você habilitar todos os itens ele ficará quase tão completo quando o alsamixer (são são tem controle numérico), mas como o seu problema é de chaves (alguma deve estar desabilitada) vai servi-lo perfeitamente.

Boa noite Mythus,

Lá em aplicações>som & vídeo > possui dois aplicativos o Alsamixegui e o GNOME ALSA Mixer, qual deles eu uso? Desculpe a infantilidade, mas novato é assim mesmo? (ou não?) ;D  :o. Porque no Alsamixegui não achei os comandos que me postaste, e nem no GNOME ALSA Mixer, é outro aplicativo que não estou encontrando em Aplicações?

Ubuntu 12.04  Processador Pentiun IV, Dois HD'S Samsung 80GB e 500GB, Placa Mãe Gigabyte G31M-ES2C, memória RAM 3 GB, Gravadora DVD-R LG

Offline Maurício Mendes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 47
  • :: Liga dos Dinos ::
    • Ver perfil
Re: Usar o microfone no Ubuntu 6.06 LTS
« Resposta #6 Online: 17 de Julho de 2007, 00:04 »
Ah propósito, quando me postaste falando do controle do alsa, fui no Synaptic e procurei por todos os pacotes Alsa e instalei-os todos. Depois fui em PCM no Alsamixergui e coloquei o canal que estava mudo e o som continuou funcionando perfeitamente. Só falta agora fazer o microfone funcionar, já verifiquei o plugue e está conectado no seu respectivo lugar. Qual é o comando Alsa mesmo? ;D

Ubuntu 12.04  Processador Pentiun IV, Dois HD'S Samsung 80GB e 500GB, Placa Mãe Gigabyte G31M-ES2C, memória RAM 3 GB, Gravadora DVD-R LG

Offline Mythus

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 264
  • Liga dos Dinos
    • Ver perfil
    • http://www.protopage.com/skopein
Re: Usar o microfone no Ubuntu 6.06 LTS
« Resposta #7 Online: 17 de Julho de 2007, 01:30 »
gnome-volume-control é o programinha. ou você clica duas vezes no alto-falante, ou executa-o no terminal.
Abraços,
_________________
Não é programador, não é hacker. Formado em Direito pela UFPb. Usuário de Linux em tempo integral: Linux User Number: 174012.

Offline andre.rodrigues

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 109
    • Ver perfil
Re: Usar o microfone no Ubuntu 6.06 LTS
« Resposta #8 Online: 18 de Julho de 2007, 22:34 »
meu microfone também nao funcionava
só que depois de mto sufoco eu consegui arrumar aqui no meu pc:
http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,21279.0.html

bom, aparentemente só aqui resolveu
mas andei notando que isso acontece nas placas ASUS
Ubuntu 7.10 - the Gutsy Gibbon
[ ASUS A8V-X | Atlhon64 3700+ | 1gb DDR 400mhz | Radeon 9600XT | Samsung 80gb | Maxtor 30gb ]


Offline Maurício Mendes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 47
  • :: Liga dos Dinos ::
    • Ver perfil
Re: [Resolvido] Usar o microfone no Ubuntu 6.06 LTS
« Resposta #9 Online: 21 de Julho de 2007, 23:39 »
Boa noite andre.rodrigues,

Segui suas dicas e consegui resolver o problema, muito obrigado, e mestre Mythus, mais uma vez valeu men!! Como sempre voce é mesmo um nobre, gastando sua paciência com este ignorante. Muito obrigado e andre.rodrigues mais uma vez valeu!!

Ubuntu 12.04  Processador Pentiun IV, Dois HD'S Samsung 80GB e 500GB, Placa Mãe Gigabyte G31M-ES2C, memória RAM 3 GB, Gravadora DVD-R LG

Offline andre.rodrigues

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 109
    • Ver perfil
Re: Usar o microfone no Ubuntu 6.06 LTS
« Resposta #10 Online: 22 de Julho de 2007, 11:16 »
de nada :)
Ubuntu 7.10 - the Gutsy Gibbon
[ ASUS A8V-X | Atlhon64 3700+ | 1gb DDR 400mhz | Radeon 9600XT | Samsung 80gb | Maxtor 30gb ]


Offline Marcopolo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 705
  • Ubuntu forever, ever!!
    • Ver perfil
Re: Usar o microfone no Ubuntu 6.06 LTS
« Resposta #11 Online: 26 de Julho de 2007, 22:15 »
options snd-hda-intel position_fix=1 model=3stack
Citar

Aonde está escrito Intel se relaciona à placa intel?
O  chipset de áudio de minha placa (ASUS P5RD1-VM) é ULi M5461.

Será que tenho que colocar isso no lugar de intel?

Abs,

Marcopolo.
Desktop, Intel Core i7, 64 bits, Win10 e Ubuntu 20.04 LTS, SSD 240 GB, 8 GB. s. Vaio 15S 8GB -SSD 240 GB,Ubuntu 20.04, LTS, Mint Cinnamon. Mini PC Blitz Woif com Ubuntu 22.04 LTS e Mint 20.1