Autor Tópico: Ubuntu - ainda não é dessa vez  (Lida 5078 vezes)

Offline AquaMan

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 138
  • <Ubunteiro desde jul/07> Hardy Haron
    • Ver perfil
Ubuntu - ainda não é dessa vez
« Online: 17 de Julho de 2007, 09:01 »
Instalei o Ubuntu 7.04 (64bits) há mais de um mês, fiz minha listinha de coisas-que-precisam-funcionar para ir ticando e, quando completa, mudar do Windows para este sistema operacional de vez. Mas... O fato é que algumas coisas ainda não funcionam, e outras são tão instáveis que nem sei o que pode ocasionar a longo prazo, como por exemplo, ter a certeza de que tal aplicativo não funcione, ou sei lá o quê!

Explico melhor, e para isso segue a lista de instabilidades. A maioria dos itens são coisas bobas, mas que chateiam, pois dão a tal impressão de instabilidade:

1 - Não ofereceu a resolução máxima do meu monitor de cara. Tive que editar o arquivo de configuração para colocar lá a configuração (e só ela!! não pode ter 2 opções, senão cai para a que não quero) que eu gosto de usar. A título de comparação, quando rodei o Fedora 7 do LiveCD ele não só reconheceu minha placa de vídeo E o monitor (no Ubuntu ainda está monitor genérico...) como também já ofereceu a tela em 1440x900! Não, mas não devo recomeçar minha curva de aprendizado com o Fedora 7. Sou teimoso  >:( e fico no Ubuntu aprendendo o que tenho que aprender do Linux...

2 - O alternador de área de trabalho, que fica no painel, só funciona se eu colocar minhas 4 áreas de trabalho em 1 linha só. Se eu colocar em 2 linhas, ao trocar para outra área, simplesmente o painel some. E não aparece mais. Ctrl-Alt-Bkspace nele, e pronto! Mais eu sou teimoso  >:( , sempre volto para 2 linhas, 4 áreas....

3 - Pedir para que o Ubuntu inicie com a minha sessão o Screenlets e o Compiz (que não é fusion) é ter uma fé inabalável! Simplesmente não funciona a inicialização de aplicativos. Entro na tela de programas iniciados na sessão, insiro os registros que desejo, e... nada. Já salvei a sessão e acontenceu coisa estranha: desde esse dia, no boot, os ícones da internet e do bluetooth não aparecem mais de cara, dá aí uns 2 minutos e eles aparecem (antes de eu ser metido a besta e salvar a sessão, eles apareciam logo). Mas eu sou teimoso  >:( , acabo clicando na mão dura esses aplicativos...

4 - Instalei o Beagle no painel, e para minha surpresa, o beagle-helper, que pelo nome me inspira ser apenas o ajudante do Beagle (?!) em 2 minutos de uso do Ubuntu simplesmente começa a comer vorazmente meu tempo de CPU, chegando aos indecentes 90%. Chamo o monitor do sistema e peço para finalizar a tarefa. Não funciona. Peço para parar a tarefa. Funciona. Com a tarefa parada, peço para matar. Não mata, e ainda por cima - ousado! - volta à vida e continua a usar 90% de CPU! Mas eu sou teimoso >:( , e deixo o Beagle entrar no meu boot todo santo dia...

6 - Mais teimoso que eu são os check boxes do Screenlets e do Compiz. Não adianta marcar para iniciar na tray (Compiz) ou fazer com que o relógio fique à direita na tela (Screenlets) que os danados - que ousadia! - fazem o que querem. O Compiz só entra se eu chamar educadamente, e o relógio só fica na direita se eu, depois de também chamar educadamente o Screenlets para executar, der um baita puxão do canto esquerdo pra onde eu quero. Mas eu sou teimoso >:( , e não tem check box que vai me derrubar...

7 - Fazer sincronismo da Palm é uma loteria. Tem dia que não faz, e tem dia que também não faz. Hoje, não sei por que cargas d'água, resolveu sincronizar. Nem precisa dizer que volto para o Windows só para tirar esse backup. Claro, e esse é um ponto da minha check list que considero o mais importante. Mas eu sou teimoso >:( , todo dia eu tento sincronizar...

8 - Fazer a rede caseira funcionar aqui foi além dos tutoriais que achei no fórum. Precisou um amigo quase-geek (que mora no Canadá, e nem usa o Ubuntu) me ajudar a fazer o micro 2 (WinXP) usar a internet do micro 1 (Ubuntu). E no final das contas, acabei inovando sobre o tutorial que achei aqui e funcionou de forma diferente. Ainda bem que sou teimoso!  ;)

9 - Outros motivos são mais curva de apredizado mesmo. Trocar o Publisher pelo Scribus é questão de tempo, adaptação e resignação (sei que não possui todas as funções do primeir). Fora os outros softwares. Mas sou teimoso :P , eu chego lá...

No mais, adoro usar o Ubuntu! Sempre dou boot por ele. Lembra, eu sou teimoso.

Apesar de já ter escrito 2 msgs de dúvidas neste fórum, e não ter tido resposta, deixo aqui meu depoimento-dúvida para leitura de quem se interessar.

Sei da existência novos usuários onde o Ubuntu roda de primeira, e sem esforço, mas não foi o meu caso. Será que é por que eu instalei a versão de 64bits? Pode ser... minha teimosia não chegou a tanto, mas qualquer domingo chuvoso desses, tiro a versão 64bits e instalo a de 32 pra ver se algumas coisas fazem o que tem que fazer.

Estou apostando todas as minhas fichas na 7.10! Que venha outubro !!! :)

Abraço a todos!

(AMD Athlon 64 3.5Ghz/1Gb RAM/80Gb+250Gb/Geforce FX 6200 128Mb/Palm T5)

Offline maudy

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 481
  • Darth Tux
    • Ver perfil
    • Dicas para iniciantes no Ubuntu
Re: Ubuntu - ainda não é dessa vez
« Resposta #1 Online: 17 de Julho de 2007, 09:27 »
Duas coisas:
1 - você é teimoso.
2 - o Ubuntu puro, funciona muito bem, mas pelo o que vi, a maioria de suas decepções foi por conta do Compiz. Ele está em constante desenvolvimento e comigo mesmo dá uns bugs a ponto de travar o sistema (!!!).

Com certeza, a versão 7.10 será mais madura e trará surpresas. Então faça como eu: viva com os dois sistemas (ubuntu e windows). Um dia o Ubuntu será aquilo que queremos dele, afinal o Windows existe a mais de 20 anos e o Ubuntu a 3. :-)  Vamos dar tempo.
:-D

Offline AquaMan

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 138
  • <Ubunteiro desde jul/07> Hardy Haron
    • Ver perfil
Re: Ubuntu - ainda não é dessa vez
« Resposta #2 Online: 17 de Julho de 2007, 15:25 »
Olá, maudy!

Sim, entendo que o Compiz ainda esteja instável, mas nem tudo parece ser problema derivado dele. Veja bem:

- programas selecionados e inseridos para iniciar na sessão não iniciam
- sincronismo da Palm é intermitente (mais não faz do que faz)
- Beagle-helper tomando 90% da CPU

Pode-se classificar isto como ainda bugs a serem tratados pelo Ubuntu?

À propósito, uma dúvida, quando relatamos aqui no fórum um problema sobre o funcionamento do Ubuntu, de alguma forma isso é levado ao pessoal que trabalha direto no desenvolvimento/manutenção do sistema?

Valeu pela resposta,
Abraço!

(AMD Athlon 64 3.5Ghz/1Gb RAM/80Gb+250Gb/Geforce FX 6200 128Mb/Palm T5)

Offline agente100gelo

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.369
  • @Ceará
    • Ver perfil
Re: Ubuntu - ainda não é dessa vez
« Resposta #3 Online: 17 de Julho de 2007, 15:32 »
latamos aqui no fórum um problema sobre o funcionamento do Ubuntu, de alguma forma isso é levado ao pessoal que trabalha direto no desenvolvimento/manutenção do sistema?

Não. É preciso acessar o Launchpad e enviar em inglês o problema.

Sobre o beagle, eu estou a utilizar o Google Desktop e é muito interessante. Experimente.
Advogado e analista de sistema cearense.
Twitter: @glaydson

Offline AquaMan

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 138
  • <Ubunteiro desde jul/07> Hardy Haron
    • Ver perfil
Re: Ubuntu - ainda não é dessa vez
« Resposta #4 Online: 17 de Julho de 2007, 15:41 »
agente100gelo,

eu li no Planeta sobre o Google Desktop, mas ele não roda na plataforma 64bits, e como instalei o Ubuntu 64, por isso acabei não instalalando o GDesktop.

Estou seriamente pensando em trocar o 64 pelo 32. Entendo que ainda não é hora de usar o 64bits plenamente.

Abraços!

(AMD Athlon 64 3.5Ghz/1Gb RAM/80Gb+250Gb/Geforce FX 6200 128Mb/Palm T5)

Offline agente100gelo

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.369
  • @Ceará
    • Ver perfil
Re: Ubuntu - ainda não é dessa vez
« Resposta #5 Online: 17 de Julho de 2007, 15:47 »
Para evitar alguns problemas é melhor usar a versão 32 mesmo.
Advogado e analista de sistema cearense.
Twitter: @glaydson

Offline maudy

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 481
  • Darth Tux
    • Ver perfil
    • Dicas para iniciantes no Ubuntu
Re: Ubuntu - ainda não é dessa vez
« Resposta #6 Online: 17 de Julho de 2007, 16:15 »
Semana passada instalei o Compiz Fusion.

Depois de ficar pasmo com os efeitos por alguns minutos, mostrei para minha esposa (fã incondicional do MSN e as tralhas derivadas desse aplicativo do demônio).

Ela adorou o visual (deve ser isto que faz as pessoas quererem o Vista) parecido com o Vista - backgrounds pretos nas barras - e os efeitos do Compiz Fusion a ponto de me perguntar "Esse Pidgin manda os winks do MSN também? Se mandar, eu mudo pro Linux".

É pessoal, foi por pouco, mas a minha batalha continua...

Vamos ao 7.10!
Abs

Offline AquaMan

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 138
  • <Ubunteiro desde jul/07> Hardy Haron
    • Ver perfil
Re: Ubuntu - ainda não é dessa vez
« Resposta #7 Online: 17 de Julho de 2007, 17:12 »
São as vitrines do Ubuntu! Claro, tem que ter, tem que ser mostrado!

Esse tipo de propaganda (efeitos visuais, etc.) são importantes, tanto quanto um servidor Linux atender a um ótimo gerenciamento de redes. Só que são públicos diferentes. Quanto mais versátil e bug-free for um SO, melhor. Penso que as boas distros Linux se incluem nesse caso (ainda sou novato no ambiente, posso estar falando besteira). E o Ubuntu é um exemplo real em andamento.

Lá em casa meu filho ficou p* porque "a rede com o Ubuntu" não funcionava de jeito nenhum. E o jogo que ele mais gosta de jogar no micro dele exige a internet conectada. Rapaz, uma luta. Eu, do meu lado, ficava chateado de ter que voltar pro Windows pra ele ter a rede e jogar, e aí eu não conseguia estudar o ambiente Ubuntu.

Mas, graças a uma acessoria de um amigo (que nem é linuxer), consegui fazer funcionar a rede. E mais: rede lá em casa agora só com o Ubuntu, porque as modificações não funcionam quando o Windows é o SO da vez no micro da internet.
 ;)

Abs!

(AMD Athlon 64 3.5Ghz/1Gb RAM/80Gb+250Gb/Geforce FX 6200 128Mb/Palm T5)

Offline zoroastro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 614
  • Membro de Honra
    • Ver perfil
Re: Ubuntu - ainda não é dessa vez
« Resposta #8 Online: 17 de Julho de 2007, 17:57 »
Para evitar alguns problemas é melhor usar a versão 32 mesmo.

eu ja li, aqui mesmo no fórum, SE nao me engano, que a versão 64 bits apresenta alguns problemas, AquaMan. eu, como o agente100gelo, recomendo o de 32 bits

Offline AquaMan

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 138
  • <Ubunteiro desde jul/07> Hardy Haron
    • Ver perfil
Re: Ubuntu - ainda não é dessa vez
« Resposta #9 Online: 17 de Julho de 2007, 18:22 »
Sim, a 32bits deve resolver alguns problemas. Só não levo muita fé no sincronismo do Palm, pois já li em outros lugares (inclusive em fóruns lá de fora) que existem alguns problemas com essa tarefa ainda no ambiente Linux (bem que a PalmOne podia criar um HotSync for Linux!  :D ).

O Automatix no 64bits, por sua vez, já ajudou bastante, no que diz respeito à possibilidade de ter o Flash no Swiftfox (que é o browser que estou usando). Aliás, dica lida aqui no fórum.

Neste final de semana vou ver se consigo fazer a transição (transição = reinstalar do zero) para 32bits. Depois de configurar tudo e deixar como tem que ser, eu posto aqui os resultados. Afinal de contas, o ganho percebido na performance (dizem, já li por aí) parece que não é tããããão grande assim.

Mas se não for, aonde, como e quando, ora bolas, pode-se notar uma sensível diferença entre executar um software 32bits numa máquina 64bits, e executar um sftw 64bits na mesma máquina? Mas isso é para um outro fórum, acredito eu...

Abs!

(AMD Athlon 64 3.5Ghz/1Gb RAM/80Gb+250Gb/Geforce FX 6200 128Mb/Palm T5)

Offline WhiteX

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4
    • Ver perfil
Re: Ubuntu - ainda não é dessa vez
« Resposta #10 Online: 17 de Julho de 2007, 18:54 »
sem sequestrar a thread, olha só, nada que eu faço, salva, se eu trocar o papel de parede, reboota sem, se eu mudar a resolução da tela, volta mais baixa, to fazendo algo errado?

Offline zoroastro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 614
  • Membro de Honra
    • Ver perfil
Re: Ubuntu - ainda não é dessa vez
« Resposta #11 Online: 17 de Julho de 2007, 19:26 »
é isso aí AquaMan! :D

que erros estranho WhiteX, o que vc andou instalando algo?

Offline VB5

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.564
  • Liga dos Dinos
    • Ver perfil
Re: Ubuntu - ainda não é dessa vez
« Resposta #12 Online: 17 de Julho de 2007, 21:54 »
WhiteX,

Creio que seria melhor você abrir um tópico próprio, para não misturar os assuntos.
Para que a gente possa compreender melhor, por favor poste sua configuração e qual a versão do Ubuntu que está usando ( como instalou, etc.).

VB5
Ubuntu 10.04 - Semprom 2600+/Asus K8N/1.5 GB RAM DDR 400/GeForce 6200/HDs: 80MB + 320 GB

Offline WhiteX

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4
    • Ver perfil
Re: Ubuntu - ainda não é dessa vez
« Resposta #13 Online: 18 de Julho de 2007, 00:26 »
Ta +- resolvido, o lance era o driver da imundicie da minha Unichrome IGP, agora o X roda normal mas to sem 3d e o os videos tao sem stretch, mas depois eu vejo, obrigado.

Offline samuelbh

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 582
    • Ver perfil
Re: Ubuntu - ainda não é dessa vez
« Resposta #14 Online: 18 de Julho de 2007, 11:45 »
Eu consegui fazer sincronismo do PALM numa boa. O problema é lembrar onde eu achei o tutorial...rsrs
Assinatura removida pela Equipe do Fórum