Autor Tópico: Deixando o GIMP parecido com o Adobe Photoshop  (Lida 26142 vezes)

Offline Versuri

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 912
  • Linux#436528 ● Ubuntu#9933 MacBook Pro SL 10.6.7
    • Ver perfil
Re: Deixando o GIMP parecido com o Adobe Photoshop
« Resposta #15 Online: 28 de Julho de 2007, 21:19 »
Mythus,
Coloquei os comandos que vc disse:

Citar
versuri@ubuntu:~$ whereis gimsphop
gimsphop:

Mas e ai??? Ainda não roda.

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: Deixando o GIMP parecido com o Adobe Photoshop
« Resposta #16 Online: 28 de Julho de 2007, 22:10 »
Abri o arquivo .deb do primeiro post através do Compactador de Arquivos e o arquivo que ele baixa na pasta /usr/bin são os arquivos gimp e gimp-2.2 (tem uns outros que não interessam no momento), então quando chamamos o gimp pelo menu é o novo que é executado, só não vi nenhuma diferença.

Será que algo tem que ser ativado?
« Última modificação: 28 de Julho de 2007, 22:12 por clcampos »
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline r4n63l

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14
    • Ver perfil
Re: Deixando o GIMP parecido com o Adobe Photoshop
« Resposta #17 Online: 28 de Julho de 2007, 22:52 »
Como falei lá em cima , não trabalho com o Gimp ou o Photoshop, mas sei que o esquem ados menus muda, como o Mythus disse dá uma pesquisada no site:

http://plasticbugs.com


valeu pela dica...
"... e que as pessoas devem ter a liberdade para customizar e alterar seus softwares quaisquer que sejam suas necessidades".

[ ]'s

kErNeL_sCrIpT

  • Visitante
Re: Deixando o GIMP parecido com o Adobe Photoshop
« Resposta #18 Online: 29 de Julho de 2007, 15:06 »
        Galera, desculpa a ignorância, mas o que é um fork? ???

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: Deixando o GIMP parecido com o Adobe Photoshop
« Resposta #19 Online: 29 de Julho de 2007, 15:13 »
        Galera, desculpa a ignorância, mas o que é um fork? ???

Leia a definição da wikipedia para Fork.
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline Eunir Augusto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 853
  • Embaixador do Projeto Fedora Brasil
    • Ver perfil
    • Comunidade PCLinuxOS Brasil
Re: Deixando o GIMP parecido com o Adobe Photoshop
« Resposta #20 Online: 29 de Julho de 2007, 15:45 »
nobres colegas... eu já usei esse fork para o janelas, uma vez, para testar, antes de formatar o pc e migráaaaaaa-lo para o ubuntu  ;D

mas eu particularmente utilizo o Photoshop há algum tempo, e passei muita raiva com o Gimp pra tratar imagens... mas pensei: "vamos lá, garotão, vamos desossar esse editor"! e hoje, graças a Deus, acho mais prático trabalhar com o Gimp do q com o Photoshop, mas eu "arregacei as mangas e fui a fundo nele"

o maior problema que tive foi a falta de atalhos, que eu estava tao acostumado

mas hj, tranquilo, foi um tempinho, pois nao uso editor de imagens com frequencia, mas o Gimp é melhor de se trabalhar do que o Photoshop, depois que se entra no ritmo dele, que não é instantaneo, como o o e o FF, por exemplo

[ ]s a vcs
Comunidade PCLinuxOS Brasil - Assinatura modificada a pedido do grande amigo Ricardo (rjbgbo)

Offline Mythus

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 264
  • Liga dos Dinos
    • Ver perfil
    • http://www.protopage.com/skopein
Re: Deixando o GIMP parecido com o Adobe Photoshop
« Resposta #21 Online: 29 de Julho de 2007, 23:58 »
Abri o arquivo .deb do primeiro post através do Compactador de Arquivos e o arquivo que ele baixa na pasta /usr/bin são os arquivos gimp e gimp-2.2 (tem uns outros que não interessam no momento), então quando chamamos o gimp pelo menu é o novo que é executado, só não vi nenhuma diferença.

Será que algo tem que ser ativado?

clcampos, dá uma olhada na página http://plasticbugs.com/?page_id=294 que você vai ver:

Adobe PhotoShopGimpShop
GimpGimpShop
Perceba aqui que Tools é uma janela tal qual o é no Gimp normal. A diferença básica está nos menus e em algumas "cosmetic changes".

Não sei onde eu li, mas tinha um jeito de fazer com que os usuários do Gimp compilado para sistemas win32 podiam modificar uma dll e fazer com que todas as janelas do Gimp abrissem dentro de uma outra maior. Não sei qual seria a utilidade disso, mas fica a informação para quem quiser pesquisar no Gooogle. Quem souber inglês, uma solução para usando xnest: http://xubuntu.wordpress.com/2006/09/05/howto-run-gimp-in-one-window/

Uma outra coisa é o fato de ele sobrescrever os binários do gimp. Eu acho isso de lascar. Mas acho que dá pra contornar, criando uma cópia com outro nome. Não sei dos demais arquivos que sobrescreve, a depender do que sejam, mesmo com cópias talvez haja conflito. É testar e ver.
Abraços,
_________________
Não é programador, não é hacker. Formado em Direito pela UFPb. Usuário de Linux em tempo integral: Linux User Number: 174012.

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: Deixando o GIMP parecido com o Adobe Photoshop
« Resposta #22 Online: 30 de Julho de 2007, 00:20 »
Valeu Mythus, eu nunca fui de usar o Photoshop. Sempre preferi usar o Corel Draw e o Corel Photo Paint, talvez por ser mais fácil.

Então eu perguntei se teria que ativar algo porque depois de instalar o pacote indicado aqui não notei diferença do gimp que já estava instalado. Pelo visto eu tenho mesmo que estudar mais e aprender sobre o gimp.
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline Mythus

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 264
  • Liga dos Dinos
    • Ver perfil
    • http://www.protopage.com/skopein
Re: Deixando o GIMP parecido com o Adobe Photoshop
« Resposta #23 Online: 30 de Julho de 2007, 11:28 »
clcampos, para você que nunca usou o Photoshop, acho que esse GimpShop não fede nem cheira, porque o que ele faz é  aproximar o Gimp do PS.

O Corel Draw sempre foi um programa que me fez muita falta no Linux, durante muito tempo. Justo agora que eu não preciso dele mais, fizeram o Inkscape que é um programa com grandes perspectivas.

Já o Photopaint é muitíssimo fácil de usar e passar para o Gimp pode ser meio complicado para quem nunca trabalhou tanto com camadas e filtros tão intensivamente. Mas você vai ver que as coisas mais corriqueiras (corrigir cor, brilho, contraste, saturação, cortar imagem) que você fazia no Corel Photopaint são também muito fáceis de fazer no Gimp.


PS: Se seu avatar não tivesse uma borboleta vítima ou vitimada, não seria você. Ficou muito bom!
Abraços,
_________________
Não é programador, não é hacker. Formado em Direito pela UFPb. Usuário de Linux em tempo integral: Linux User Number: 174012.

kErNeL_sCrIpT

  • Visitante
Re: Deixando o GIMP parecido com o Adobe Photoshop
« Resposta #24 Online: 30 de Julho de 2007, 16:10 »
        Obrigado mais uma vez clcampos. Sobre o Inkscape, gostaria de ressalta-lo, pois é o melhor editor vetorial que eu já mexi. Pra vocês terem uma idéia (acho que a maioria de vocês já sabe disso) é possível mudar 100% da parte gráfica do Ubuntu só com esse programa, e pra quem sabe programar isso fica ainda mais complexo, e dá pra fazer pacotes com ícones, temas e etc. Tudo com um acabamento muito profissional. Ele parece simples, mas tem dezenas de funcionalidades "escondidas" que podem ser utilizadas em conjunto com as comuns e rotineiras pra fazer verdadeiras obras de arte.

Offline Slip_A2

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 15
    • Ver perfil
Re: Deixando o GIMP parecido com o Adobe Photoshop
« Resposta #25 Online: 30 de Julho de 2007, 23:46 »
O que eu não gosto muito no inkscape é o número excessivo de algarismos para os valores.

Digamos, você quer fazer um quadrado de 400 x 400 px, você precisa colocar 400,000, na hora de posicionar então, meu Deus. Se você apertar a seta para a X direção em vez dele movimentar assim: 400 para 401 px ele movimenta 400,000 para 400,002, isso me irrita profundamente.

Offline Eunir Augusto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 853
  • Embaixador do Projeto Fedora Brasil
    • Ver perfil
    • Comunidade PCLinuxOS Brasil
Re: Deixando o GIMP parecido com o Adobe Photoshop
« Resposta #26 Online: 30 de Julho de 2007, 23:52 »
uma pergunta: se o inkscape é o open do corel, digamos, pq ele nao abre os arquivos *.cdr, da mesma forma que o o abre os *.doc e *.xls, por exemplo?

nunca usei... instalei pq queria abrir uns arquivos do corel aqui, mas deu incompatibilidade, daí desinstalei

vlw, gente, pela atenção. [ ]s
Comunidade PCLinuxOS Brasil - Assinatura modificada a pedido do grande amigo Ricardo (rjbgbo)

Offline Mythus

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 264
  • Liga dos Dinos
    • Ver perfil
    • http://www.protopage.com/skopein
Re: Deixando o GIMP parecido com o Adobe Photoshop
« Resposta #27 Online: 31 de Julho de 2007, 00:52 »
eunir, existe um pacote chamado sK1 (http://sk1.sourceforge.net) que importa arquivos cdr, mas, de fato, o Inkscape não lê nem importa arquivos cdr (ainda). Mas nada impede de você salvar seus arquivos no corel em ps ou eps ou svg, etc.
Abraços,
_________________
Não é programador, não é hacker. Formado em Direito pela UFPb. Usuário de Linux em tempo integral: Linux User Number: 174012.

Offline Eunir Augusto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 853
  • Embaixador do Projeto Fedora Brasil
    • Ver perfil
    • Comunidade PCLinuxOS Brasil
Re: Deixando o GIMP parecido com o Adobe Photoshop
« Resposta #28 Online: 31 de Julho de 2007, 00:56 »
Mas nada impede de você salvar seus arquivos no corel em ps ou eps ou svg, etc.

tao simples... como nao pensei nisso antes?  :D vlw, Mestre Mythus [ ]s
Comunidade PCLinuxOS Brasil - Assinatura modificada a pedido do grande amigo Ricardo (rjbgbo)

kErNeL_sCrIpT

  • Visitante
Re: Deixando o GIMP parecido com o Adobe Photoshop
« Resposta #29 Online: 31 de Julho de 2007, 15:45 »
        Eunir Augusto, eu não uso o Corel, ele sempre me irritou, pois não conseguia fazer um traço tão presiso e artístico quanto a ferramenta Caligráfica do Inkscape, então não sabia se seus formatos nativos eram compatíveis com o Inkscape, mas como o Mythus disse, é só salvar em PS, EPS ou SVG que tá tudo certo =). Só mais uma dica: Eu uso muito o formato SVG, além de ser visualizado normalmente em visualizadores do Ubuntu, ele grava todas as informações de camadas, cores, degradês, etc. Além de você poder manipular diretamente qualquer arquivo que esteja nesse formato no Ubuntu, daí na arte final, é só exportar como SVG mesmo ou PNG,JPG,etc.
« Última modificação: 31 de Julho de 2007, 15:54 por kErNeL_sCrIpT »