Autor Tópico: Duvida de instalação do Grub quando temos 2 windows XP na mesma PARTIÇÃO  (Lida 2343 vezes)

Offline ForayeR

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4
    • Ver perfil
Bem, o título é auto-explicativo!

Eu tenho dois Windows XP instalado na mesma partição, sim partição não HD hehehe, parece loucura, mas teve um motivo. Então, quando eu instalei o Ubuntu ele já veio com o grub dando referencia apenas a ultima instalação do windows, eu queria que ele também 'enxergasse' a segunda instalação do windows que se encontra na mesma partição, é possível? agradeço desde já!

Offline Neynder

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 135
  • Sempre dependemos de algo ou alguem para crescer
    • Ver perfil
Re: Duvida de instalação do Grub quando temos 2 windows XP na mesma PARTIÇÃO
« Resposta #1 Online: 17 de Julho de 2007, 15:09 »
Kara dois sistemas operacionais na mesma partição? Como assim? É possível? Você não está se referindo há dois Sistemas operacionais no mesmo HD?

Explique por favor como conseguiu fazer essa configuração no seu PC para que poça-mos lhe ajudar, porque assim tá difícil!

Offline ForayeR

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4
    • Ver perfil
Re: Duvida de instalação do Grub quando temos 2 windows XP na mesma PARTIÇÃO
« Resposta #2 Online: 17 de Julho de 2007, 15:17 »
Nossa, aqui as coisas andam rapido!

Vou tentar explicar! Sim na mesma partição! E não, eu não uso as duas, apenas uma!

Vou explicar como ocorreu, um belo dia deu um problema no boot do meu windows. Eu como um bom leigo, fui fuçar em tudo e pensei numa solução para recuperar meu windows sem formatar o HD, fui reinstalar o windows, porém acabei escolhendo a opção de instala-lo em outra pasta (WIN no lugar da famosa Windows) e deu que ele foi pre-instalando, ai na parte de reiniciar o computador para realmente começar a instalação, o computador deu boot e apareceu o meu antigo boot do windows que eu usava antigamente(junto com a que leva ao fim da instalação), então deixei a instalação de lado e fiquei usando o windows antigo, mas toda vez que eu ligava tinha a opção de 2 windows(ambos na mesma partição), um leva para terminar a instalação do windows e o outro leva ao meu desktop normal.

Deu para entender? É um tanto confuso hehehe...

Offline ForayeR

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4
    • Ver perfil
Re: Duvida de instalação do Grub quando temos 2 windows XP na mesma PARTIÇÃO
« Resposta #3 Online: 17 de Julho de 2007, 15:20 »
Enquanto escrevia aqui! pensei numa solução, fui no arquivo boot.ini do windows, acho que se eu reconfigura-lo eu dou um jeito no problema.

[boot loader]

timeout=1

default=multi(0)disk(0)rdisk(0)partition(1)\WIN

[operating systems]

multi(0)disk(0)rdisk(0)partition(1)\WIN="Microsoft Windows XP Professional" /noexecute=optin /fastdetect

multi(0)disk(0)rdisk(0)partition(1)\WINDOWS="Microsoft Windows XP Professional" /fastdetect /NoExecute=OptIn

Offline VB5

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.564
  • Liga dos Dinos
    • Ver perfil
Re: Duvida de instalação do Grub quando temos 2 windows XP na mesma PARTIÇÃO
« Resposta #4 Online: 18 de Julho de 2007, 00:07 »
Enquanto escrevia aqui! pensei numa solução, fui no arquivo boot.ini do windows, acho que se eu reconfigura-lo eu dou um jeito no problema.

Acho muito difícil... o Boot.ini é do Windows, e nem reconhece o Linux; mais que isso, vocÊ já está com uma instalação problemática. Minha sugestão é que você não deixe a coisa piorar: faça backup do que for necessário, zere esse disco ( isto é, reparticione), instale o XP se quiser  e então instale o Ubuntu via Live CD no espaço restante. Se você usar FAT32 na formatação ( apesar de haver opiniões em contrário) será mais fácil que o Ubuntu possa ler e escrever na sua particão Windows.

VB5
Ubuntu 10.04 - Semprom 2600+/Asus K8N/1.5 GB RAM DDR 400/GeForce 6200/HDs: 80MB + 320 GB

Offline Neynder

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 135
  • Sempre dependemos de algo ou alguem para crescer
    • Ver perfil
Re: Duvida de instalação do Grub quando temos 2 windows XP na mesma PARTIÇÃO
« Resposta #5 Online: 19 de Julho de 2007, 21:41 »
Agora entendi meu velho! Olha o grub ele consegue fazer as configurações apenas de partições do hd, exemplo: hda1, hda2 (ou sda1...), como você tem um Windows e meio em sua máquina sinto em lhe dizer que não existe a possibilidade (ao menos que você seja daqueles kras sodas pra burro!hheehehe).
Mas, sem brincadeiras, o Grub faz configuração do boot a partir de partições válidas e como vc possui uma instalação problemática é melhor seguir os conselhos de nosso amigo acima!

Abraços e bem vindo!