Autor Tópico: Vítima da Tela Verde?  (Lida 19653 vezes)

Offline Eunir Augusto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 853
  • Embaixador do Projeto Fedora Brasil
    • Ver perfil
    • Comunidade PCLinuxOS Brasil
Vítima da Tela Verde?
« Online: 20 de Julho de 2007, 09:37 »
Bom dia, nobres colegas.

Conforme alguns amigos aqui sabem, troquei de pc. Estou utilizando uma placa mae ASUS P2-99, dois pentes de memoria Dimm (1 de 128 e outro de 256), HD samsung de 20 Gb e placa de video off board Trident Blade 3D, com processador Pentium III 500 Mhz. (Éeeee lento, mas melhorou, comparado com o anterior, neh? rsrs falta de $$$ é um problema)

Mas duas coisas ocorrem, muito estranhas:

1- Tela verde, travada (muito estranho, fica verde claro, e trava tudo, tendo que reiniciar o pc)

2- O meu querido Beryl (e o Compiz tbm) ficam com a tela toda branca, movimentando só o mouse.

Tudo bem, ficar sem o Beryl não é o problema... o problema é o pc travar de hora em hora  :-\

Já tentei Automatix, e nada. Tentei verificar no Gerenciador de Drivers Restritos, e nada tbm (detalhe: já atualizei tudo aqui)

Eu desabilitei aquele verificador de virus da Bios default, e a tela verde agora demora o dobro do tempo para acontecer. Antes demorava 20 minutos. Agora, após meia hora ou uma hora eis que surge uma tela verde sinistra, travada  :-\

E meu primo me perguntando: Cara, pq vc nao fica de vez no Arch? Esse Ubuntuindows aí tá travando... E eu respondo: pq sou Ubuntista, ora! E Ubuntuindows é a $#@#...  ;) Detalhe: no Arch tá rodando lisinho (muito estranho, neh?)

Alguem aqui já sofreu com isso? Ou sou a primeira vítima da tela verde?

Muito obrigado, gente, pela força. [ ]s
« Última modificação: 20 de Julho de 2007, 09:41 por Eunir Augusto »
Comunidade PCLinuxOS Brasil - Assinatura modificada a pedido do grande amigo Ricardo (rjbgbo)

Offline samuelbh

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 582
    • Ver perfil
Re: Vítima da Tela Verde?
« Resposta #1 Online: 20 de Julho de 2007, 10:17 »
Nam inha modesta opinião, o problema está no Hardware. Acho que sua placa de vídeo tá bixada.
Assinatura removida pela Equipe do Fórum

Offline Eunir Augusto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 853
  • Embaixador do Projeto Fedora Brasil
    • Ver perfil
    • Comunidade PCLinuxOS Brasil
Re: Vítima da Tela Verde?
« Resposta #2 Online: 20 de Julho de 2007, 10:27 »
Nam inha modesta opinião, o problema está no Hardware. Acho que sua placa de vídeo tá bixada.

tadinha, SamuelBH. Fala assim dela não  ;D Eu vi essa placa rodar Janelas XP durante 3 anos, sem um minimo problema. Acredito ser alguma coisa na Bios, mas não tenho ideia do que seja. Isso pq tenho certeza que na epoca que essa placa P2-99 foi desenvolvida, o Janelas nao havia lançado a versão XP, e a arquitetura da placa foi desenvolvida para até o Janelas NT (antes do 2000 - para Fat32 e primordios do Ntfs). Pensa comigo: "Pentium, Intel, Janelas no auge do namoro", entendeu? rsrs No XP nunca deu pau. Peguei esse pc de procedência, e sempre fui eu quem dava manutenção e fazia os upgrades nele  ;) De qquer forma, SamuelBH, obrigado pela ajuda  ;)

Tomara que outra vitima da tela verde no Ubuntu, que tenha resolvido o problema, apareça por aqui  ;)

Obrigado. [ ]s
Comunidade PCLinuxOS Brasil - Assinatura modificada a pedido do grande amigo Ricardo (rjbgbo)

Offline samuelbh

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 582
    • Ver perfil
Re: Vítima da Tela Verde?
« Resposta #3 Online: 20 de Julho de 2007, 10:33 »
Nam inha modesta opinião, o problema está no Hardware. Acho que sua placa de vídeo tá bixada.

tadinha, SamuelBH. Fala assim dela não  ;D Eu vi essa placa rodar Janelas XP durante 3 anos, sem um minimo problema. Acredito ser alguma coisa na Bios, mas não tenho ideia do que seja. Isso pq tenho certeza que na epoca que essa placa P2-99 foi desenvolvida, o Janelas nao havia lançado a versão XP, e a arquitetura da placa foi desenvolvida para até o Janelas NT (antes do 2000 - para Fat32 e primordios do Ntfs). Pensa comigo: "Pentium, Intel, Janelas no auge do namoro", entendeu? rsrs No XP nunca deu pau. Peguei esse pc de procedência, e sempre fui eu quem dava manutenção e fazia os upgrades nele  ;) De qquer forma, SamuelBH, obrigado pela ajuda  ;)

Tomara que outra vitima da tela verde no Ubuntu, que tenha resolvido o problema, apareça por aqui  ;)

Obrigado. [ ]s

Ja tentou o velho procedimento de passar a borracha nos contatos da placa? E colocar um cooler nela? Pelo que entendi ela dá problema quando a aceleração 3D é ativada.
Assinatura removida pela Equipe do Fórum

Offline Eunir Augusto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 853
  • Embaixador do Projeto Fedora Brasil
    • Ver perfil
    • Comunidade PCLinuxOS Brasil
Re: Vítima da Tela Verde?
« Resposta #4 Online: 20 de Julho de 2007, 11:09 »
Pelo que entendi ela dá problema quando a aceleração 3D é ativada.

Já tentei passar a borracha sim, SamuelBH, mas não mudou nadinha  :-\ O problema da aceleração 3D é a tela branca com apenas o mouse funcionando  :-\ Agora, a tela verde, por exemplo, estou desde as 7 da manhã e agora, às 11:15, aconteceu duas vezes apenas, simplesmente do nada  :-\ Estranho, neh?

Obrigado pela tua atenção. [ ]s
Comunidade PCLinuxOS Brasil - Assinatura modificada a pedido do grande amigo Ricardo (rjbgbo)

alexcosta67

  • Visitante
Re: Vítima da Tela Verde?
« Resposta #5 Online: 20 de Julho de 2007, 12:34 »
Eu tenho uma placa igual a sua com um P3 800mhz.

Deu um problema; levei numa assistencia técnica boa, e ela voltou a funcionar, porém demora um tempão para inicializar.

Depois funfa legal.

Comprei uma intel 650 BX e ainda não tive tempo de trocar.

Abraços e boa sorte!!

Offline Eunir Augusto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 853
  • Embaixador do Projeto Fedora Brasil
    • Ver perfil
    • Comunidade PCLinuxOS Brasil
Re: Vítima da Tela Verde?
« Resposta #6 Online: 20 de Julho de 2007, 12:59 »

levei numa assistencia técnica boa, e ela voltou a funcionar, porém demora um tempão para inicializar.

Abraços e boa sorte!!

vlw Alex Costa! queria saber o que a assistencia tecnica fez, tem como vc descobrir, ou já tem tempo que vc mandou arrumar e os tecnicos nao devem saber mais? rsrs pq o tecnico da minha sou eu  8)

eu limpei os contatos dela com uma borracha, conforme o SamuelBH sugeriu (eu havia feito antes com as memorias ram), e limpei o encaixe dela na placa-mae com um pincel seco, só pra garantir a retirada da poeira  ;)

mas a tela verde te perseguia tbm?  ??? e a branca no compiz e no beryl?

obrigado, Alex Costa. [ ]s
Comunidade PCLinuxOS Brasil - Assinatura modificada a pedido do grande amigo Ricardo (rjbgbo)

alexcosta67

  • Visitante
Re: Vítima da Tela Verde?
« Resposta #7 Online: 20 de Julho de 2007, 13:13 »

vlw Alex Costa! queria saber o que a assistencia tecnica fez, tem como vc descobrir, ou já tem tempo que vc mandou arrumar e os tecnicos nao devem saber mais? rsrs pq o tecnico da minha sou eu  8)

O técnico disse-me que apenas refez algumas soldas soltas, mas não me especificou


mas a tela verde te perseguia tbm?  ??? e a branca no compiz e no beryl?

não tive esses problemas, mas não instalei nem o compiz nem beryl, minha placa de vídeo não tem aceleração



[ ]s.

Offline glaubergoncalves

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 511
  • Ubuntu User # 10537
    • Ver perfil
Re: Vítima da Tela Verde?
« Resposta #8 Online: 20 de Julho de 2007, 13:36 »
   Eu estou com um problema não muito diferente com minha GeForce, ela está bem instável... de repente a tela começa a piscar, fica "mal sintonizada" (quem tenta assistir TV por satélite no momento em que uma nuvem grossa de chuva passa por cima pode imaginar do que estou falando), inclusive com alguns "elementos verdes" na tela, trava a máquina... já passei borracha e limpei os contatos, nada... pior que a garantia venceu mês passado... :-\

   Já tentei assistência técnica, mas num dos lugares que fui eles disseram que do jeito que a placa tá se comportando certamente é um problema de GPU entregando os pontos, e não há o que fazer... mas ainda pretendo procurar uma segunda opinião.

   No meu caso, acontece também o mesmo problema no Fedora 7 que testei aqui... e também na tela de boot do computador, então tenho certeza que não é algo particular do Ubuntu. Eunir, apesar de tu ter dito que só tá acontecendo no Ubuntu, admito que pra mim isso tem muita cara de problema de hard...

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: Vítima da Tela Verde?
« Resposta #9 Online: 20 de Julho de 2007, 13:42 »
Bom, se é para falar de problemas no PC vamos lá... hehehhe

O PC da minha esposa (descrito abaixo) tem instalado o Feisty e com o uso (e de forma intermitente) trava do nada, funcionando apenas o mouse, desde que ela não tente clicar em nada. Não sei se em outro sistema funciona ou se trava porque ela só usa o Ubuntu e não quer mais nada instalado nela. Para voltar a usar o PC só mesmo apelando para a tecla reset.

  • Athlon XP 64 3000+
  • ASUS K8V-se Delux
  • Radeon 9600 Pro
  • 2 Gb RAM (1 x 1 Gb e 2 x 512 Mb)
  • HD's SATA e HD's IDE
  • Gravador DVD
  • COMBO
  • Placa de Som (não me lembro)
  • 2a. Placa de Rede Encore

--EDIT--

Talvez isto seja uma informação importante. O PC com tanta coisa e a fonte é uma feiosa que veio junto com a máquina, com 400W eu acho.
« Última modificação: 20 de Julho de 2007, 13:44 por clcampos »
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline glaubergoncalves

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 511
  • Ubuntu User # 10537
    • Ver perfil
Re: Vítima da Tela Verde?
« Resposta #10 Online: 20 de Julho de 2007, 13:43 »
   Sugestões que eu posso te dar pra testar a saúde de alguns elementos do teu hardware é testar os teus pentes de memória pra ver a quantas eles andam, e excluir a possibilidade de ser um problema relacionado à eles: na tela do Grub, seleciona o memtester e deixa ele rodando um tempo. Outra é o comando glxgears no terminal, já dentro do Ubuntu em modo gráfico. Não sei se é um comando exclusivo do driver da nvidia, mas ele é interessante porque te dá a taxa de FPS que tua placa processa, é mais um item que pode te ajudar a detectar alguma anomalia, caso esta taxa de FPS esteja muito abaixo do que seria o normal.

Offline glaubergoncalves

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 511
  • Ubuntu User # 10537
    • Ver perfil
Re: Vítima da Tela Verde?
« Resposta #11 Online: 20 de Julho de 2007, 13:56 »
Talvez isto seja uma informação importante. O PC com tanta coisa e a fonte é uma feiosa que veio junto com a máquina, com 400W eu acho.

   clcampos, levantaste uma interessantíssima... eu também tenho uma fonte de 400W, e meu hardware é o da assinatura, mais detalhes aqui. Eunir, como andas de fonte nesse teu novo pc?

Offline Eunir Augusto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 853
  • Embaixador do Projeto Fedora Brasil
    • Ver perfil
    • Comunidade PCLinuxOS Brasil
Re: Vítima da Tela Verde?
« Resposta #12 Online: 20 de Julho de 2007, 14:08 »
Outra é o comando glxgears no terminal, já dentro do Ubuntu em modo gráfico. Não sei se é um comando exclusivo do driver da nvidia, mas ele é interessante porque te dá a taxa de FPS que tua placa processa, é mais um item que pode te ajudar a detectar alguma anomalia, caso esta taxa de FPS esteja muito abaixo do que seria o normal.

Não é exclusivo da Nvidia não. olha aqui os resultados dele no meu pc:

Citar

eunir@eunir-desktop:~$ glxgears
368 frames in 5.8 seconds = 63.372 FPS
340 frames in 5.8 seconds = 58.956 FPS
339 frames in 5.9 seconds = 57.658 FPS
339 frames in 6.0 seconds = 56.819 FPS
X connection to :0.0 broken (explicit kill or server shutdown).
eunir@eunir-desktop:~$


Mas não sei o que é essa taxa, portanto, essas informações foram grego pra mim  ;)

O PC com tanta coisa e a fonte é uma feiosa que veio junto com a máquina, com 400W eu acho.
clcampos, levantaste uma interessantíssima... eu também tenho uma fonte de 400W, e meu hardware é o da assinatura, mais detalhes aqui. Eunir, como andas de fonte nesse teu novo pc?

meu novo pc é o velho pc de minha mae, e a fonte dele é a mesma há uns 4 anos, de 400W tbm  :-\

pior que a garantia venceu mês passado... :-\

(...)Eunir, apesar de tu ter dito que só tá acontecendo no Ubuntu, admito que pra mim isso tem muita cara de problema de hard...

O que eu não entendo é que deixei o Dual Boot com o XP, enquanto retiro todos os dados de minha mãe e de minha irmã do pc, e no XP não dá problema nenhum, inclusive jogo Fifa e Unreal nele, Operation Flash Point tbm, e Delta Force, e nada de problemas. Muito estranho, ne?

Glauber, que pena que tua garantia expirou. Gente, muito obrigado pela atenção de vcs

Estou das 12:35 até agora, 14:15, sem a tela verde aparecer... Tomara que não apareça mais  :-\

Abraços a todos. t++
Comunidade PCLinuxOS Brasil - Assinatura modificada a pedido do grande amigo Ricardo (rjbgbo)

Offline glaubergoncalves

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 511
  • Ubuntu User # 10537
    • Ver perfil
Re: Vítima da Tela Verde?
« Resposta #13 Online: 20 de Julho de 2007, 14:34 »
Não é exclusivo da Nvidia não. olha aqui os resultados dele no meu pc:
Citar
eunir@eunir-desktop:~$ glxgears
368 frames in 5.8 seconds = 63.372 FPS
340 frames in 5.8 seconds = 58.956 FPS
339 frames in 5.9 seconds = 57.658 FPS
339 frames in 6.0 seconds = 56.819 FPS
   Pelo menos comparando à minha placa parece baixo, aqui fica entre 1500.000 e 3000.000 FPS. Quando começa a dar problema baixa de 500.000... mas daí realmente, vai depender das potencialidades e recursos da placa... fiz o teste nesse exato momento e o resultado tá estranhamente alto:
Citar
40937 frames in 5.0 seconds = 8187.329 FPS
57637 frames in 5.0 seconds = 11525.973 FPS
57685 frames in 5.0 seconds = 11536.859 FPS
57179 frames in 5.0 seconds = 11435.711 FPS
56966 frames in 5.0 seconds = 11392.935 FPS
   Não sei se tô entendendo errado a moral desse teste, ou se os programas abertos influenciam no resultado mesmo que minimizados... mas no momento está tudo normal aqui, o problema ainda não deu as caras hoje...

Offline ppfb

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 337
    • Ver perfil
Re: Vítima da Tela Verde?
« Resposta #14 Online: 20 de Julho de 2007, 14:40 »
Já tentou atualizar a bios?

aqui já cheguei a trocar a placa de video achando q fosse ela, mas atualizei a bios e funcionou.

Abraços