Autor Tópico: Vítima da Tela Verde?  (Lida 19652 vezes)

Offline RickMura

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 226
  • ping -f localhost
    • Ver perfil
Re: Vítima da Tela Verde?
« Resposta #15 Online: 20 de Julho de 2007, 14:45 »
Estou das 12:35 até agora, 14:15, sem a tela verde aparecer... Tomara que não apareça mais  :-\
Abraços a todos. t++

Faça um teste bem simples, remova a tampa do pc e coloque um ventilador na frente.
Se parar o problema ja sabe o que pode estar ocorrendo. (Processador, MB ou Video, ponha um cooler)

Se não resolver, remova um dos pentes de memória, depois remova o outro, teste com os dois pentes, pode ser um problema de barramento ou alguma incompatibilidade ubuntu+128mb+256Mb sacou ?

Se não resolver, tente trocar a fonte por uma melhorzinha, evite as genéricas mas se nao tiver como, use pelo menos 420w.

Se não resolver, coloque outra placa de video q vc tenha e veja, se o problema não persistir, ja sabe que tem alguma incompatibilidade Placa de vídeo+ubuntu, neste caso ainda pode tentar atualizar os drivers de video.

Se não funcionar como ultima opção, faça um update de bios como disse nosso amigo ppfb.

Pela descrição que vc passou, 80% de ser temperatura, problemas de travamento de tempos em tempos é bem típico.

Offline Eunir Augusto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 853
  • Embaixador do Projeto Fedora Brasil
    • Ver perfil
    • Comunidade PCLinuxOS Brasil
Re: Vítima da Tela Verde?
« Resposta #16 Online: 20 de Julho de 2007, 15:04 »

(...)ja sabe que tem alguma incompatibilidade Placa de vídeo+ubuntu, neste caso ainda pode tentar atualizar os drivers de video.


Opa, Rick, brigadão. Mas nunca atualizei drivers no Ubuntu... nem sei como faço isso  ;)

Vou tentar as outras dicas que tu disseste, ok? Obrigado

[ ]s
Comunidade PCLinuxOS Brasil - Assinatura modificada a pedido do grande amigo Ricardo (rjbgbo)

Offline glaubergoncalves

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 511
  • Ubuntu User # 10537
    • Ver perfil
Re: Vítima da Tela Verde?
« Resposta #17 Online: 20 de Julho de 2007, 15:14 »
   No meu caso:

Faça um teste bem simples, remova a tampa do pc e coloque um ventilador na frente.
Se parar o problema ja sabe o que pode estar ocorrendo. (Processador, MB ou Video, ponha um cooler)
   Não sei se é um problema de superaquecimento, moro no RS e o inverno aqui tá sendo frio, o problema acontece com temperatura ambiente não muito mais alta que 5°C (na rua, claro), sendo que nos tórridos 40°C que rolavam aqui no verão nunca tive problema, até porque programei na BIOS pra desligar o PC quando o processador atinge a temperatura de 65°C, e quanto a placa de vídeo o cooler tá funcionando direitinho... ;D

Se não resolver, remova um dos pentes de memória, depois remova o outro, teste com os dois pentes, pode ser um problema de barramento ou alguma incompatibilidade ubuntu+128mb+256Mb sacou ?
   Já testei as memórias com o memtester, estão perfeitas!

Se não resolver, tente trocar a fonte por uma melhorzinha, evite as genéricas mas se nao tiver como, use pelo menos 420w.
   Isso é algo que comecei a cogitar, só estou meio sem $tempo$ no momento...

Se não resolver, coloque outra placa de video q vc tenha e veja, se o problema não persistir, ja sabe que tem alguma incompatibilidade Placa de vídeo+ubuntu, neste caso ainda pode tentar atualizar os drivers de video.
   Já fiz isso também, voltei pra minha onboard da SiS. O problema sessou. Realmente acho que no meu caso é a GeForce.

Se não funcionar como ultima opção, faça um update de bios como disse nosso amigo ppfb.
   Nessa aí eu levo um medo danado de perder minha placa mãe!

   Eunir, tô com a sensação de ter "roubado" teu tópico... :-[ Admito que teu problema chamou minha atenção porque passo por algo parecido, daí comecei a metralhar aqui hehe. ;D Pelo menos espero que meu processo de alguma forma ajude no teu também, isso é uma das coisas boas de se compartilhar conhecimentos e experiências aqui no fórum! ;)

Offline Eunir Augusto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 853
  • Embaixador do Projeto Fedora Brasil
    • Ver perfil
    • Comunidade PCLinuxOS Brasil
Re: Vítima da Tela Verde?
« Resposta #18 Online: 21 de Julho de 2007, 11:37 »
Se não funcionar como ultima opção, faça um update de bios como disse nosso amigo ppfb.
   Nessa aí eu levo um medo danado de perder minha placa mãe!

   Eunir, tô com a sensação de ter "roubado" teu tópico... :-[ Admito que teu problema chamou minha atenção porque passo por algo parecido, daí comecei a metralhar aqui hehe. ;D Pelo menos espero que meu processo de alguma forma ajude no teu também, isso é uma das coisas boas de se compartilhar conhecimentos e experiências aqui no fórum! ;)

tudo bem, tudo bem, glauber. sem problemas ;)

segui as dicas dos nossos amigos e obtive um resultado diferenciado: a tela verde mudou! éee agora é marrom, e demora mais tempo  ;)

quanto a atualizar a bios, tbm tenho um medo danado de inviabilizar minha placa-mae  :-[

amigos, muito obrigado pela ajuda de todos vcs

[ ]s
Comunidade PCLinuxOS Brasil - Assinatura modificada a pedido do grande amigo Ricardo (rjbgbo)

Offline Eunir Augusto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 853
  • Embaixador do Projeto Fedora Brasil
    • Ver perfil
    • Comunidade PCLinuxOS Brasil
Re: Vítima da Tela Verde?
« Resposta #19 Online: 22 de Julho de 2007, 20:55 »
passei o dia todo sem a "tela marrom". no entanto tentei acessar o site que estava acessando anteontem e apareceu a "tela rosa". por ser um site de torrent, tem alguma coisa a ver?

obrigado, amigos. [ ]s
Comunidade PCLinuxOS Brasil - Assinatura modificada a pedido do grande amigo Ricardo (rjbgbo)

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Vítima da Tela Verde?
« Resposta #20 Online: 22 de Julho de 2007, 23:51 »
Olá Eunir ( 2 Dinos no avatar? Vai me passar heim ?)

Já tive um problema semelhante com uma trident ( não Cyber Blade ) que tinha solda fria nos contatos das memórias e o problema se fazia intermitente. No caso não resolvi a solda fria, mas verifiquei que a placa encaixava no Slot e tinha uma distância um pouco maior que o normal para colocar o parafuso de fixação no gabinete. Resultado, ela torcia um pouco e pimba. esquentava um pouquinho e tela verde. Sem o parafuso tudo normal.

Verifique este detalhe. Pode servir. ( mas não deixe ela solta com o cabo do video conectado. Entorte a placa metálica até ajustar no gabinete )

O fato dela funcionar no Windows e no Linux não, pode se prender ao fato que em algumas trident ( depende do fabricante da placa ) eles dão uma marombada no driver e na realidade a placa não usa as memórias em sua totalidade. ( Já tive a curiosidade de escarafunchar ( linguagem dino ) o driver usando um descompilador em minha passageira fase de hacker e cracker  :) ( saudades....mas dá muito trabalho ). Os chinas pegam o driver padrão do windows e dão uma modificada apenas ( É, existem placas Trident falsas ). Voce "pensa" que está usando tudo da placa e na realidade não está. No linux, como a turma faz por prazer e com certeza honestidade, sua placa está sendo "puxada" ao máximo, e daí o problema aparecer.

Se quiser ter certeza dê um xorg.conf e mude para vesa. Se o problema acabar.......( faça back up do xorg antes, só pra lembrar...eu sou velho)

Verifique também a conexão da saída da placa de video com a entrada do cabo do monitor ( pegue uma ponta de caneta Bic e dê uma entortada nos contatos com muuuito cuidado e muuito pouco ), pois telas multicoloridas podem sugerir contatos falhos no RGB ( geralmente cabo / conexão ) 

Ah, e como já falado, rode o memtest só pra garantir....


[],s
« Última modificação: 23 de Julho de 2007, 00:06 por Tota »

Offline Eunir Augusto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 853
  • Embaixador do Projeto Fedora Brasil
    • Ver perfil
    • Comunidade PCLinuxOS Brasil
Re: Vítima da Tela Verde?
« Resposta #21 Online: 22 de Julho de 2007, 23:58 »
Mestre Tota!!! Está faltando um dino aí no teu avatar... vc é o percursor, e foi até considerado um átomo de carbono, lembra? hehe Eu não mes esqueço nao rs

Tirei o parafuso e deixei ela bem fixa no gabinete. Deixei a tampa do gabinete fora tbm. Amanhã posto o q q deu.

Tem como eu desinstalar o driver da placa de video que o Ubuntu determinou por default? Se tem, me diz onde fazer o download do driver de video atualizado?

Muito obrigado, Mestre Tota! [ ]s
Comunidade PCLinuxOS Brasil - Assinatura modificada a pedido do grande amigo Ricardo (rjbgbo)

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Vítima da Tela Verde?
« Resposta #22 Online: 23 de Julho de 2007, 00:20 »
Driver para Trident? Aí ferrou cara....

http://www.tridentmicro.com/about.asp

A Trident parou de fazer chips de placas de video para PC  e se concentra agora em hdtv.

Nessa eu não sei como ajudar não.  :(

Como tudo no Linux tem o e-mail de quem fez, quem sabe uma mensagem pro cara que fez o driver trident.....

P.S. Tou fazendo um gif de Dino mas ainda tá feio.....http://img490.imageshack.us/img490/6724/dinotj9.gif

[],s

Offline glaubergoncalves

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 511
  • Ubuntu User # 10537
    • Ver perfil
Re: Vítima da Tela Verde?
« Resposta #23 Online: 23 de Julho de 2007, 00:46 »
Já tive um problema semelhante com uma trident ( não Cyber Blade ) que tinha solda fria nos contatos das memórias e o problema se fazia intermitente. No caso não resolvi a solda fria, mas verifiquei que a placa encaixava no Slot e tinha uma distância um pouco maior que o normal para colocar o parafuso de fixação no gabinete. Resultado, ela torcia um pouco e pimba. esquentava um pouquinho e tela verde. Sem o parafuso tudo normal.

Verifique também a conexão da saída da placa de video com a entrada do cabo do monitor ( pegue uma ponta de caneta Bic e dê uma entortada nos contatos com muuuito cuidado e muuito pouco ), pois telas multicoloridas podem sugerir contatos falhos no RGB ( geralmente cabo / conexão )
   São dicas animadoras, vou ver se testo por aqui também, especialmente a dos contatos... parece que minha placa deu os doces, ontem estava impraticável trabalhar com ela, acabei tirando e voltei pra minha SiS onboard :-\... Uma curiosidade no meu caso é que os problemas parecem independer da placa estar quente, pelo contrário, na maioria das vezes o problema começa logo que ligo a máquina...

passei o dia todo sem a "tela marrom". no entanto tentei acessar o site que estava acessando anteontem e apareceu a "tela rosa". por ser um site de torrent, tem alguma coisa a ver?
   Olha... acho que não hehe ;D Muito 1984 isso... Que fazias num site de torrents, seu dinossauro subversivo?! O Grande Irmão observa teus passos... Mas, felizmente, podemos contar com uma Resistência Alternativa, pacífica, inteligente e livre! ;)

Offline Eunir Augusto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 853
  • Embaixador do Projeto Fedora Brasil
    • Ver perfil
    • Comunidade PCLinuxOS Brasil
Re: Vítima da Tela Verde?
« Resposta #24 Online: 23 de Julho de 2007, 09:05 »
Que fazias num site de torrents, seu dinossauro subversivo?! O Grande Irmão observa teus passos... Mas, felizmente, podemos contar com uma Resistência Alternativa, pacífica, inteligente e livre! ;)

Nao nao, grande glauber. Não era eu (é a desculpa de sempre, neh?  ;D) Meu primo que estava aqui em casa me perguntou: Eunir, seu pc é Linux, neh? Dai eu respondi: Claro, óbvio, que pergunta sem cabimento!  ;) Daí ele pediu pra acessar uns sites que "pegam virus" e eu disse que podia, que aqui comigo virus nao tem vez  8)

Qdo ele entrou no site www.torrentspy.com deu a tela travada... e eu pensei: opaaaa, como assim?

Daí eu tbm tentei entrar no www.maujor.com e pasmem: estes 2 sites geram a tela travada. Se eu ficar o dia todo sem acessar estes 2 sites, nada acontece, engraçado

Alguém pode me mandar os codigos fonte destes dois index.html pra eu analisar, e tentar descobrir que que ocorre? Meu email é eunir@correios.net.br

Desde já agradeço

Driver para Trident? Aí ferrou cara....

http://www.tridentmicro.com/about.asp

A Trident parou de fazer chips de placas de video para PC  e se concentra agora em hdtv.

Nessa eu não sei como ajudar não.  :(

Como tudo no Linux tem o e-mail de quem fez, quem sabe uma mensagem pro cara que fez o driver trident.....

P.S. Tou fazendo um gif de Dino mas ainda tá feio.....http://img490.imageshack.us/img490/6724/dinotj9.gif

[],s

Poxa, Tota, se vc não sabe me ajudar... de acordo com o jargão popular: "quem poderá me defender?"  :'(

Existem gifs de dino prontos... vai no Grande Oráculo, fazendo das palavras eruditas do amigo glauber as minhas  ;) Não esquece que, de acordo com as regras do forum, o avatar não pode exceder a 15 KB. O Administrador FaBMak (cujo nome está no rodapé desta pagina, olha la) "puxou minha orelha" ontem  :o dai outro dino semelhante ao que eu usava, de 15 KB tinha um menorzinho, e na pressa foi ele msmo  ;)

[ ]s a vcs
Comunidade PCLinuxOS Brasil - Assinatura modificada a pedido do grande amigo Ricardo (rjbgbo)

Offline glaubergoncalves

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 511
  • Ubuntu User # 10537
    • Ver perfil
Re: Vítima da Tela Verde?
« Resposta #25 Online: 23 de Julho de 2007, 11:08 »
Nao nao, grande glauber. Não era eu (é a desculpa de sempre, neh?  ;D)
   Aham, claro... ::) Vamos ver o que o pessoal lá do DOI-CODI vai achar dessa tua versão dos fatos... 8)

Qdo ele entrou no site www.torrentspy.com deu a tela travada... e eu pensei: opaaaa, como assim?
   Já acessei esse site aqui algumas vezes e nunca tive problemas. Opa... ouço sirenes... :o

   O protocolo BitTorrent é, na minha modesta opinião, uma das formas mais interessantes de se compartilhar arquivos, conhecimento e cultura dentro da internet. Parte do princípio que cada possuidor de um arquivo é também doador, não há servidor central, o compartilhamento se dá diretamente entre as pessoas que estão baixando/upando o mesmo, quanto mais gente estiver compartilhando melhor a conexão fica. Também não há filas de espera como na rede EDonkey (que apesar disso, é outro protocolo que gosto muito). Até o momento, baixei todas as versões do Ubuntu através do BitTorrent, e quando o download termina procuro deixá-lo disponível por um tempo, pelo menos enquanto ainda tem gente upando de mim. :)
« Última modificação: 23 de Julho de 2007, 12:00 por glaubergoncalves »

Offline Eunir Augusto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 853
  • Embaixador do Projeto Fedora Brasil
    • Ver perfil
    • Comunidade PCLinuxOS Brasil
Re: Vítima da Tela Verde?
« Resposta #26 Online: 23 de Julho de 2007, 11:56 »

   Já acessei esse site aqui algumas vezes e nunca tive problemas. Opa... ouço sirenes... :o


hahahahhahahhahahhaha


Até o momento, baixei todas as versões do Ubuntu através do BitTorrent, e quando o download termina procuro deixá-lo disponível por um tempo, pelo menos enquanto ainda tem gente upando de mim. :)


Louvável atitude. Pena que poucos pensam assim.

[ ]s
Comunidade PCLinuxOS Brasil - Assinatura modificada a pedido do grande amigo Ricardo (rjbgbo)

Offline glaubergoncalves

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 511
  • Ubuntu User # 10537
    • Ver perfil
Re: Vítima da Tela Verde?
« Resposta #27 Online: 23 de Julho de 2007, 17:26 »
Se não resolver, tente trocar a fonte por uma melhorzinha, evite as genéricas mas se nao tiver como, use pelo menos 420w.
   Seguinte: com base neste artigo do Clube do Hardware, calculei a potência real de minha fonte Coletek 400ATX, cuja potencia "de pico" descrita é de 400W, como o nome sugere. Mas fazendo o cálculo proposto no artigo, cheguei a conclusão de que a potência real da minha fonte é de 348,5W. Pra falar a verdade ela é até mais potente do que eu esperava... pessoas, vocês acham que essa fonte não é apropriada pra segurar o hardware aí da minha assinatura e que essa pode ter sido a causa do mal funcionamento da minha placa de vídeo?

   []'s

Editado:

   Fazendo o teste de potência recomendada para uma fonte neste site (fonte: Abacate Doce), a potência mínima recomendada para meu hardware foi de 308W. Então, partindo daí, teoricamente ainda estou dentro dos limites de potência. Fica apenas a questão da qualidade da minha fonte em entregar esses 348,5W reais...
« Última modificação: 23 de Julho de 2007, 17:50 por glaubergoncalves »