Autor Tópico: Softwares no ubuntu 64 bits  (Lida 3417 vezes)

Offline AsA

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 80
    • Ver perfil
Softwares no ubuntu 64 bits
« Online: 13 de Julho de 2007, 16:25 »
pessoal, tô querendo trocar o micro por um com tecnologia de 64 bits. Lembro que vi em algum lugar que vários programas do linux não funcionam na arquitetura de 64 bits. Alguém tem algum comentário a fazer sobre isto? Pois, não quero comprar um note para depois ter problema  :P

Valeu,

AsA

Offline agente100gelo

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.369
  • @Ceará
    • Ver perfil
Re: Softwares no ubuntu 64 bits
« Resposta #1 Online: 13 de Julho de 2007, 16:27 »
As únicas coisas que não consegui rodar: Skype (tem solução) e Google Desktop.

Existem outras que dão mais trabalho: Flash e Java no Firefox por exemplo, mas tá rodando belezinha.

Até o Compiz Fusion já tem pro AMD 64 ;)

Advogado e analista de sistema cearense.
Twitter: @glaydson

Offline Lex Luthor

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 628
    • Ver perfil
Re: Softwares no ubuntu 64 bits
« Resposta #2 Online: 13 de Julho de 2007, 16:31 »
Asa,

   Seguinte, acabei de comprar um computador novo, e resolvi instalar o ubuntu 64bits que tinha acabado de receber. Tudo funcionou muuuuito bem, só que:

     1) Flash Player: tem que ter um macete para instalar. Não instala pelo pacote. Mesmo assim não ficou perfeito.
     2) Skype: Não instala pelo pacote;
     3) Google Earh: Não instala pelo pacote
     4) Picasa: Não instala pelo pacote
     5) gDesklets com bug...
     6) ...

   Olha, o 64bits tem uma biblioteca de compatibilidade com 32 bits, então os programas de 32 bits vão rodar nele, mas lá em casa eu não queria ficar "queimando as pestanas" para instalar isso ou aquilo, e ainda ficar procurando atualização, etc... queria tranquilidade, então instalei o 32 bits mesmo... o instalador de pacotes DEB se recusa instalar se o pacote não for de 64bits, dá erro mesmo.
   Agora se você não se importa em ficar fazendo tudo na mão, pode instalar que ele é bom, rápido e estável.
   Eu vou esperar um amadurecimento maior para poder instalar no meu computador.

Um abraço.
Analista de Redes- Segurança da Informação
Bacharel em Ciências da Computação - UnB
Ubuntu Forever - Compiz Fusion -

Offline AsA

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 80
    • Ver perfil
Re: Softwares no ubuntu 64 bits
« Resposta #3 Online: 13 de Julho de 2007, 16:44 »
mas, aí eu pergunto: poço instalar a versão de 32 bits em notebook com processador com 64 bits? Se puder, tranquilo para mim!

AsA

Offline Lex Luthor

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 628
    • Ver perfil
Re: Softwares no ubuntu 64 bits
« Resposta #4 Online: 13 de Julho de 2007, 16:49 »
Tranquilo...
Analista de Redes- Segurança da Informação
Bacharel em Ciências da Computação - UnB
Ubuntu Forever - Compiz Fusion -

Offline ctavares

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 241
  • Linux
    • Ver perfil
Re: Softwares no ubuntu 64 bits
« Resposta #5 Online: 13 de Julho de 2007, 17:02 »
mas, aí eu pergunto: poço instalar a versão de 32 bits em notebook com processador com 64 bits? Se puder, tranquilo para mim!

AsA

Podem sim, meu Acer é 64 e eu rodo Ubuntu de 32 bits a mais de dois anos, assim como vc tambem pode rodar o Windows para 32 bits no seu computador...
Abraço,
Carlos Tavares
Blog: http://ti-online.blogspot.com/ MSN: ctavaresjr@hotmail.com

Offline crixtiano

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 339
    • Ver perfil
Re: Softwares no ubuntu 64 bits
« Resposta #6 Online: 15 de Julho de 2007, 02:13 »
tenho um acer 64 bits, rodando ubuntu feisty 64, sem problemas...

Offline Intruder_A6

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 232
  • Kubuntu 14.04
    • Ver perfil
Re: Softwares no ubuntu 64 bits
« Resposta #7 Online: 22 de Julho de 2007, 09:32 »
As únicas coisas que não consegui rodar: Skype (tem solução) e Google Desktop.

Existem outras que dão mais trabalho: Flash e Java no Firefox por exemplo, mas tá rodando belezinha.

Até o Compiz Fusion já tem pro AMD 64 ;)



Eu tenho o Kubuntu 64bits instalado no VMware ( para testar compatibilidade em 64bits ), eu consegui instalar o Flash da Macromedia ( 32bits ) no Firefox 64bits, atualmente está funcionando redondo. Mas não consegui de jeito nenhum fazer funcionar o Java da SUN em 64bits, e não teve Google que desse jeito ( o que eu encontrei de tutorial que não deu certo não é brincadeira ). Ainda estou tentando fazer fazer funcionar o Java da SUN no Firefox 64bits, se alguém souber como, seria muito grato.

Offline AquaMan

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 138
  • <Ubunteiro desde jul/07> Hardy Haron
    • Ver perfil
Re: Softwares no ubuntu 64 bits
« Resposta #8 Online: 22 de Julho de 2007, 09:42 »
Eu estou com o Ubuntu 7.04 na minha máquina de 64bits e logo vou passar para o de 32bits. Existem algumas instabilidades, além das já citadas, como por exemplo:

- programas que peço para ficar na tray, no boot seguinte não estão
- programas que marco na propriedade da sessão para iniciar com o próximo boot, não iniciam
- widgets do Screenlets que marco para ficarem em uma posição na tela, no próximo boot, não estão

Bem, não sei ao certo se isto é problema de instabilidade do 64bits, mas não vejo o pessoal reclamar disso na versão 32bits. Já procurei internet a fora como resolver isso, e não achei. Portanto, vou seguir a cartilha: 32bits até que a versão 64bits esteja mais estável.

Mas veja bem: o Ubuntu em si está rodando redondo. Os problemas que citei podem não ser necessariamente do Ubuntu, e sim dos aplicativos citados. Sei lá!

Aquele abraço!

(AMD Athlon 64 3.5Ghz/1Gb RAM/80Gb+250Gb/Geforce FX 6200 128Mb/Palm T5)

boi

  • Visitante
Re: Softwares no ubuntu 64 bits
« Resposta #9 Online: 22 de Julho de 2007, 09:57 »
Eu uso o Ubuntu de 64 bits sem problemas. Programas de 32 bits rodam no Linux64, desde que as bibliotecas de 32 bits também sejam instaladas. Por exemplo, eu rodo aqui os navegadores de 32 bits com flash e java também de 32 bits. Só que é bom avisar que dá um pouco de trabalho.