Autor Tópico: [Resolvido]Indecisão entre placas de video!  (Lida 4076 vezes)

Offline Arthur Cruz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 112
    • Ver perfil
[Resolvido]Indecisão entre placas de video!
« Online: 21 de Julho de 2007, 16:19 »
Comprei uma placa de video Geforce 5500, mas pelo msm preço posso adquirir (ainda posso trocar na loja) uma Geforce 6200.
Ambas tem 128 bit e 256 RAM. Que placa valeria mais a pena comprar?

Quero usar a placa para rodar os efeitos do compiz-fusion e alguns jogos OpenGl. também gostaria de saber se o fato da GeForce 6200 ser compativel com OpenGL 2.0 influencia na decisão.

ah, e aproveitando o tópico... existe alguma desvantagem em instalar o driver nvidia pelo Gerenciador de Drivers Restritos?
obrigado!
« Última modificação: 23 de Julho de 2007, 17:10 por Arthur Cruz »

Offline pinduvoz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.494
    • Ver perfil
Re: Indecisão entre placas de video!
« Resposta #1 Online: 21 de Julho de 2007, 16:31 »
Quanto à segunda parte da pergunta, a única desvantagem é que o atalho para o nvidia-settings não vai para o seu menu. Para usar, vai precisar chamar por "nvidia-settings" pelo terminal ou pelo dialogo de execução (Alt + F2).
:: Linux Registered User nº 439378 ::

Offline Arthur Cruz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 112
    • Ver perfil
Re: Indecisão entre placas de video!
« Resposta #2 Online: 21 de Julho de 2007, 16:51 »
hmmm, obrigado!

e que forma de instalar esse driver é mais recomendada, sem ter que compilar e tal?
exemplificando, envy e automatix... ;D

boi

  • Visitante
Re: Indecisão entre placas de video!
« Resposta #3 Online: 21 de Julho de 2007, 20:09 »
A melhor é a 6200, mas é muito difícil achar de 128bits. Tem que ver bem antes de comprar. Já essa 5500, é praticamente a mesma coisa que a 5200.

Offline RickMura

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 226
  • ping -f localhost
    • Ver perfil
Re: Indecisão entre placas de video!
« Resposta #4 Online: 21 de Julho de 2007, 21:15 »
Comprei uma placa de video Geforce 5500, mas pelo msm preço posso adquirir (ainda posso trocar na loja) uma Geforce 6200.
Ambas tem 128 bit e 256 RAM. Que placa valeria mais a pena comprar?

Quero usar a placa para rodar os efeitos do compiz-fusion e alguns jogos OpenGl. também gostaria de saber se o fato da GeForce 6200 ser compativel com OpenGL 2.0 influencia na decisão.

ah, e aproveitando o tópico... existe alguma desvantagem em instalar o driver nvidia pelo Gerenciador de Drivers Restritos?
obrigado!

Pega o serial number dessa 6200, ve se realmente é 128bits, se for 64 bits a 5500 é melhor, verifica também qual o barramento da gpu e da memória, qto mais alto melhor (e mais quente :)).
Veja também a quantidade de pipes ativos de cada uma, se pesquise por foruns de hardware sobre a possibilidade de ativar os pipes sobrando, importante também verificar a marca das placas, alguns fabricantes "capam" o clock da placa para aquecer menos, e poderem usar memórias de qualidade inferior, se vale uma dica www.clubedohardware.com.br

Offline Arthur Cruz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 112
    • Ver perfil
Re: Indecisão entre placas de video!
« Resposta #5 Online: 22 de Julho de 2007, 00:59 »
obrigado pelas informações!
é dificil msm encontrar uma 6200 de 128 bits! .. e as q eu encontrei, duvido da veracidade! :P

mas como eu vejo o serial duma placa?
e se eu conseguir achá-lo.. oq fazer com ele? haha


desculpe a falta de conhecimento!  ;D
« Última modificação: 22 de Julho de 2007, 01:05 por Arthur Cruz »

Offline RickMura

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 226
  • ping -f localhost
    • Ver perfil
Re: Indecisão entre placas de video!
« Resposta #6 Online: 22 de Julho de 2007, 04:07 »
O vendedor tem a obrigação de fornecer para você, mas se o cara for pílantra ele vai falar que não tem, aí você pega o máximo de dados possíveis da placa (se conseguir pegar a placa na mão melhor ainda), entra no site do fabricante e acha o modelo lá, se vale como dica, tem muita gente que critica o mercado livre, mas lá tem um monte de vendedor honesto que vão te dar todos os dados que você precisa, além de sair mais barato.

Lembrando que o frabricante não é a NVidia, pode ser a Zogis, a GCube, Asus, etc, ele apenas usam o chipset NVidia, mas diferem E MUITO quanto a mémoria, clock, componentes (tipo capacitores) e até mesmo no suporte.

Evite as genéricas tipo Gcube, a Zogis é uma boa pedida, mas é difícil de achar.

boi

  • Visitante
Re: Indecisão entre placas de video!
« Resposta #7 Online: 22 de Julho de 2007, 09:49 »
Geralmente dá para ver se é 64 ou 128 bits pelo tamanho da placa. As de 64 bits tem normalmente a metade dos chips de memória. Placas de 128 bits são mais largas, são aquelas que tem quase a largura do gabinete. Já as de 64 bits geralmente tem metade do tamanho. Também existem placas de 64 bits com o mesmo tamanho das de 128, em casos em que é usado o mesmo PCB para as duas versões, mas nessas você pode observar que tem chips de memória faltando, normalmente os chips são soldados só na parte de cima, e na parte de baixo fica só o espaço dos chips sem nada.
É bom também dar uma lida nesse tópico do ForumPCs, que mostra como identificar se uma placa é de 64 ou 128 bits pelos chips de memória:

http://www.forumpcs.com.br/viewtopic.php?t=39213

Offline Arthur Cruz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 112
    • Ver perfil
Re: Indecisão entre placas de video!
« Resposta #8 Online: 23 de Julho de 2007, 16:37 »
obrigado a todos!
as informações que obtive aqui foram mto uteis!

optei pela geforce 5500 msm, já que é 128 bits (contra 64 bits da geforce 6200), e não vi vantagem em relação ao opengl, que nessa placa se não me engano é versão 1.5 e na 6200 é 2.0.

mas agora tenho outro problema! =(
é relacionado ao hardware (minha fonte), portanto nada com linux, poderia postar a duvida aqui? se sim, abro novo tópico? hahaha


bom, será que alguem poderia me ajudar?
minha fonte genérica não aguenta a placa 3D ¬¬ hahah
ai estava pensando se vale a pena comprar uma genérica melhorzinha (não sei qtos Watts reais) por 100R$, ou uma da Thermaltake (380 W reais) de 190 R$!
esses 90R$ de diferença, realmente fazem MUITA diferença pra mim!

algumas infos: nao tenho hd sata, nem pci-express...


agradecido mais uma vez!

boi

  • Visitante
Re: Indecisão entre placas de video!
« Resposta #9 Online: 23 de Julho de 2007, 17:02 »
Uma Seventeam de 350W reais também é boa, e deve servir no seu caso. Custa 127 reais nessa loja virtual:

http://www.waz.com.br/fonte_nobreak_estab/seventeam_st350bkv_atx20.php?codprod=86685

É uma das fontes de marca mais baratas, mas eu tenho uma dessas há muitos anos, já passou por vários upgrades, dois curto-circuitos, e está inteirinha. Já essas genéricas, além de serem bem vagabundas, geralmente não chegam nem a 300W reais, não importa que venha marcado 450, 500 ou mais.

Offline Arthur Cruz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 112
    • Ver perfil
Re: Indecisão entre placas de video!
« Resposta #10 Online: 23 de Julho de 2007, 17:09 »
pois eh!
minha fonte genérica marca 450W!
e ela jah tem uns 5 anos tadinha, fez um bom trabalho!

e pesquisei sobre essa Seventeam!
reparei que ela não é tão melhor que as genéricas, mas se suportar minha placa 3D jah fico contente!
vou procurar nas lojas por aqui ;D

o/