Autor Tópico: (Resolvido) Depois de "pau" com pps, meu Ubuntu só funciona em modo de segurança  (Lida 6313 vezes)

Offline vinicius_aleao

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.275
    • Ver perfil
Já li aqui no fórum pelo menos um caso em que a pessoa só iniciava bem no modo de segurança, mas o que ocasionou o problema com a pessoa foi algo diferente do que ocorreu comigo, e por isso decidi postar um novo tópico.

Eu estava vendo meus emails no Thunderbird e abri um pps. Só que a apresentação "deu pau", e nem reza braba fazia o sistema reagir (aliás, eu já havia percebido que o BrOffice.org tem dificuldades para ler pps, fica lento e de vez em quando trava). Dei Ctrl+Alt+Backspace pra fechar a sessão, o que deu certo após alguns instantes.

O problema é que, a partir desse "pau", quando eu logo, o sistema não carrega por completo, e os problemas abaixo ocorrem (nem sempre todos, às vezes uns, às vezes outros). A lista a seguir está disposta por ordem de freqüência:

1 - Quando o sistema está carregando, tudo fecha repentinamente, caindo novamente na tela de login;
2 - Quando o sistema carrega, nenhum dos painéis aparece, e surge na tela a seguinte mensagem: "Já detectei um painel em execução, e vou sair agora". Se você der "ok" nessa caixa de diálogo, o carregamento é abortado e volta-se para a tela de login;
3 - Aparece uma caixa de diálogo com uma mensagem do tipo "a sua sessão durou menos de dez segundos...". Quando você clica em "detalhes" (para exibir os detalhes do erro ocorrido), aparece o seguinte texto:

/etc/gdm/PreSession/Default: Registering your session with wtmp and utmp
/etc/gdm/PreSession/Default: running: /usr/X11R6/bin/sessreg -a -w /var/log/wtmp -u /var/run/utmp -x "/var/lib/gdm/:0.Xservers" -h "" -l ":0" "vinicius"
/etc/gdm/Xsession: Beginning session setup...
SESSION_MANAGER=local/vinicius-desktop:/tmp/.ICE-unix/9775
Aviso do gerenciador de janelas: "" localizado no banco de dados de configurações não é um valor válido para a tecla de atalho "toggle_shaded"
Initializing gnome-mount extension
Iniciando gdesklets-daemon...

Conectando ao servidor [###          ]
Conectando ao servidor [ ###         ]
Conectando ao servidor [  ###        ]
Conectando ao servidor [   ###       ]
Conectando ao servidor [    ###      ]
Conectando ao servidor [     ###     ]
Conectando ao servidor [      ###    ]
Conectando ao servidor [       ###   ]
Conectando ao servidor [        ###  ]
Conectando ao servidor [         ### ]
Conectando ao servidor [          ###]
Conectando ao servidor [         ### ]
Conectando ao servidor [        ###  ]

4 - O desktop não é carregado, nem papel de parede, nem mídias montadas (hds, cds, etc.).

Além dos problemas acima descritos, quando logo normalmente (e o primeiro erro não ocorre), o sistema sempre volta a abrir tudo o que estava aberto quando o "pau" ocorreu: o BrOffice.org, o Nautilus e o Compactador de Arquivos, que eram os aplicativos com os quais eu trabalhava no momento.

Para tentar solucionar o problema, insisti no login normal até que o sistema iniciasse. O Nautilus abriu normalmente (porque estava aberto quando deu "pau", como falei antes), mas os painéis não abriram, apesar de ter aparecido a mensagem "Detectei um painel em execução...". Mantive aberta essa mensagem para o sistema não reiniciar. Sem painel, usei o Nautilus para abrir o monitor do sistema (/usr/bin/gnome-sytem-monitor), e verifiquei que realmente o painel estava em execução, apesar de não aparecer. Finalizei o mesmo e depois o recarreguei usando o próprio Nautilus (/usr/bin/gnome-panel). Ele reapareceu e tudo voltou a funcionar como antes. Dei logoff, imaginando que logando novamente tudo voltaria ao normal. Mas qual não foi a minha decepção ao perceber que os mesmos problemas voltaram a ocorrer.

Ultimamente estou usando o modo de segurança, que só dá os erros acima descritos na primeira vez depois de ter tentado login normal. Depois, fica quase tudo ok. Quase tudo porque eu percebi que, com o modo de segurança, o firefox voltou a ficar em inglês, e tenho a impressão de que ele também desativou alguns plugins de vídeo, o que tem me gerado problemas com a internet.

Creio que a solução para o meu problema esteja na possibilidade de "zerar" os scripts de inicialização do modo normal -- falo isso como leigo, apenas porque eu sei que o modo de segurança desativa esses scripts --, mas eu não sei como fazer isso. Se alguém souber me dizer o que eu devo editar para que tudo volte ao normal, eu vou agradecer enormemente.

Aguardo respostas, agradecendo de antemão.
« Última modificação: 23 de Julho de 2007, 14:50 por vinicius_aleao »

Offline agente100gelo

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.369
  • @Ceará
    • Ver perfil
Re: Depois de "pau" com pps, meu Ubuntu só funciona em modo de segurança
« Resposta #1 Online: 23 de Julho de 2007, 09:35 »
Solução 1:
Remova o arquivo .recently-used
Código: [Selecionar]
rm ~/.recently-used
Solução 2:
Volte para os dados padrões removendo as pastas de configurações:
Código: [Selecionar]
mkdir ~/backup
mv ~/.g* ~/backup
Advogado e analista de sistema cearense.
Twitter: @glaydson

Offline vinicius_aleao

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.275
    • Ver perfil
Re: Depois de "pau" com pps, meu Ubuntu só funciona em modo de segurança
« Resposta #2 Online: 23 de Julho de 2007, 14:46 »
Solução 1:
Remova o arquivo .recently-used
Código: [Selecionar]
rm ~/.recently-used
Solução 2:
Volte para os dados padrões removendo as pastas de configurações:
Código: [Selecionar]
mkdir ~/backup
mv ~/.g* ~/backup

A solução 2 deu certo, Agente! Muitíssimo obrigado, tô te devendo essa. Um abraço!