Autor Tópico: Tutorial | vivo zap™ e vivo Flash™ no Ubuntu passo-a-passo  (Lida 129581 vezes)

kErNeL_sCrIpT

  • Visitante
Tutorial | vivo zap™ e vivo Flash™ no Ubuntu passo-a-passo
« Online: 23 de Julho de 2007, 02:26 »
Não me responsabilizo por perdas ou danos causados devido ao uso ou mal uso deste tutorial que criei, use por sua conta e risco.


Os colegas dosv01 e anjospaulo criaram tutoriais para fazer a conexão pelo Network Manager, tentem esses tutoriais primeiro, se não der certo, tentem o meu tutorial do wvdial, se não der certo, tentem meus outros tutoriais, todos estão postados abaixo - com exeção do tutorial do wvdial - inclusive tutoriais extras para outros tipos de conexão, reconexão, dicas e truques.



ATENÇÃO
Para aqueles que possuem um Modem com cabo extensor USB, recomendo utilizar este cabo sempre que possível, tanto no Ubuntu quanto em qualquer outro Sistema Operacional, para evitar danificar a interface USB do Modem, que é bem frágil. Isso é uma medida de prevenção e segurança que passei a adotar depois que tive de mandar o meu modem para assistência técnica por que essa interface foi danificada acidentalmente em uma inserção normal e rotineira do Modem no computador. Os técnicos da Lixicom™ me recomendaram a sempre utilizar o cabo extensor para evitar mais futuros danos a interface USB do Modem. Além disso, o cabo extensor é muito mais barato do que um Modem novo, então fica ai a minha dica, melhor prevenir do que remediar.



O Tutorial para conectar com o programa wvdial está aqui. Devido ao limite de 20000 caracteres deste desta primeira mensagem do tópico e para adequar o mesmo a regra que diz respeito ao tamanho limite em KBytes para cada mensagem que é de 15 KBytes.



Depois de cerca de oito meses de luta, finalmente consegui conectar o meu vivo Zap™ com o programa wvdial, tudo graças a ajuda desta comunidade :)

Muito obrigado a todos que me ajudaram/ajudam e contribuiram/contribuem para deixar este mega tutorial mais rico a cada dia que passa :)



Como proceder:

Forma mais fácil de se fazer a conexão


Tutoriais criados por dosv01 e anjospaulo, não por mim


dosv01

http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,22895.msg206607.html#msg206607



anjospaulo

http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,22895.msg180092.html#msg180092



Outras formas de efetuar a conexão

Bom galera, eu finalmente consegui achar um modo sem dor de cabeça para fazer funcionar os modens/placas vivo zap no Linux Mint e Ubuntu. Eu consegui achar todas a dependências necessárias para instalar o KPPP no Ubuntu com GNOME. O Linux Mint com GNOME já vem com todas as dependências satisfeitas, só é necessário o pacote principal. O KPPP é um discador excelente que usa o PPP para se conectar a provedores de Internet no KDE, mas funciona perfeitamente no GNOME.

Meu objetivo aqui era fazer funcionar o vivo Zap no Linux Mint e Ubuntu com ambiente GNOME, e finalmente consegui! Eu fiz um pacote com o KPPP e todas as suas dependências para o Ubuntu e fiz upload para o meu Host (HD Virtual) então qualquer um pode baixar =8^D

Eu tinha feito um tutorial antes ensinando isso de uma forma muito difícil e trabalhosa usando o KDE e o GNOME, mas acabei achando essa forma mais fácil agora, e com a ajuda do meu amigo Esfinge. Se eu encontrar um modo ainda mais fácil eu posto aqui. Ou se alguém descobrir um modo mais fácil também, por favor, poste aqui.

Eu testei tudo isso no Linux Mint 4.0 Daryna, Ubuntu 7.04 Feisty Fawn e Ubuntu Gutsy Gibbon 7.10, Ubuntu Hardy Heron 8.04, todos de arquitetura i386. E para o Feisty baixem só o arquivo KPPP.tar.gz, já para o Gutsy baixem o arquivo KPPP.tar.gz e também o kppp_libs_extras_gutsy.tar.gz

Para o Ubuntu Hardy Heron 8.04, baixem o arquivo kppp-hardy-heron-i386.tar.gz

Conforme postado pelo colega dosv01, este tutorial também funciona com o vivo Flash™.

Também disponibilizei os pacotes KPPP no Linux Mint e Scripts KPPP - Scripts para o carregamento do módulo, o carregamento do módulo no boot e reconexão do modem.

Todos os pacotes KPPP listados abaixo já estão com todas as dependências inclusas no arquivo compactado para rodar nas respectivas versões do Ubuntu.

Link para o pacote KPPP para o Hardy Heron
KPPP Hardy Heron 8.04

Link para o meu Host
kernel_script

Linka para KPPP no Linux Mint
KPPP no Linux Mint

Linka para Scripts KPPP*
Scripts KPPP

*Para deixar os Scripts como executáveis, faça o seguinte:

Clique com o botão direito do mouse sobre o Script, vá até a aba Permisões, e marque a caixinha Permitir execução do aquivo como programa.

Ou

Abra o Terminal/Konsole e digite:
Código: [Selecionar]
sudo chmod +x /home/seu_nome_de_usuario/nome_da_pasta_onde_esta_o_script/nome_do_script


Quando vocês acabarem de baixar, descompactem, entrem na pasta, vai haver mais três pastas:

KPPP

KPPP - libs extras

KPPP - libs principais.

Obs.: No Linux Mint não é necessário baixar as dependências. O Mint já vem com todas satisfeitas :^D
Então só baixem o pacote principal, o KPPP
Podem ir direto para o passo 3

1 - instalem o conteúdo da pasta KPPP - libs extras, se tentarem instalar um arquivo e dizer que precisa de outras dependências não se preocupem, é só procurar nessa pasta mesmo, ta tudo aí, eu testei tudo. Isso pode acontecer nas outras pastas, é só procurar nas pastas mesmo, as dependências estão todas lá.

Se você usa o Ubuntu Gutsy Gibbon, coloque o conteúdo da pasta kppp_libs_extras_gutsy dentro da pasta KPPP - libs extras e faça o mesmo procedimento descrito acima. Depois de terem instalado tudo certinho, irá aparecer atualizações para todas essas libs descritas acima e abaixo passarem do Feisty para Gutsy.

2 - Instalem o conteúdo da pasta KPPP - libs principais.

3 - Finalmente, instalem o KPPP que está na pasta KPPP.

Agora é só seguir as instruções de configuração do meu tutorial anterior abaixo e sejam felizes!


Carregando o módulo do Modem no kernel e configurando o KPPP para fazer a conexão
 

Carregando o Módulo

ATENÇÂO: Troquem o ID de vendor e product pelo ID da placa de vocês, que podem ser diferentes, mas mantenham o 0x. Para ver isso, abram o terminal e digitem:

Código: [Selecionar]
sudo lsusb
 - Abra o Terminal e digite:

Código: [Selecionar]
modprobe usbserial vendor=0xeab product=0xc893
(mude o vendor e product conforme a sua placa)

 - Ainda no terminal digite:

Código: [Selecionar]
echo "usbserial vendor=0xeab product=0xc893" >> /etc/modules
(mude o vendor e product conforme a sua placa)



Configurando o KPPP para fazer a conexão

 - Vá em: Aplicações > Internet > KPPP

 - Talvez apareça uma mensagem de erro, mas não se preocupem, é só continuar, não dá nenhum problema.

 - Irá aparecer uma janela de configuração de discagem para a Internet: o KPPP (KDE point-to-point protocol)

 - vá em Configurar - Contas - Nova - E em: Nome da conexão, coloque: vivo

 - Em Número de telefone coloque: #777

 - Agora vá (na mesma janela) em Costumizar argumentos pppd

 - Em argumento, coloque: noccp e clique em adicionar, clique em OK

 - Clique em OK novamente, vá em Modems

 - Clique em Nova, e em Dispositivo, Nome do Modem, coloque o nome do seu modem (no meu caso é o yiso)

 - Em Dispositivo, selecione /dev/ttyusb0

 - Em Veleocidade de conexão, coloque a que condiz com a sua região de vivo Zap, já que em alguns lugares a vivo não tem o 3G (conexão a 2Mb/s), no meu coso coloquei 115200. Clique em OK. Clique em OK novamente.

 - Em conectar a, selecione vivo

 - Em ID de Login: coloque o código de DDD da sua região sem o zero (11, de São Paulo por exemplo) seguido do número do seu Modem vivo (Ex.: 00000000), seguido também do endereço da vivo: @vivozap.com.br. Exemplo final: 1100000000@vivozap.com.br

 - Em senha coloque: vivo
 
 - Agora é só clicar em conectar e pronto!! Surfe na internet a vontade!

 - Se preferir, crie um atalho para o painel.



Reconectanto após cair a conexão

Uma das coisas mais chatas no vivo zap™ é que quando cai a conexão, você tem que retirar o Modem/Plca da porta USB/PCI, pluga-lo novamente e descarregar e recarregar o módulo dele novamente e ainda reiniciar o kppp. Pra amenizar isso, eu descobri que dá pra fazer um script pra automatizar o processo de rediscagem. Criei uma forma de deixar a utilização desse script bem intuitivo e prático utilizando o Ambiente Gráfico do GNOME. Mas se não quiser,  é só seguir os primeiros passos abaixo, dar permisão ao script e quando cair a conexão, desplugue e replugue o Modem/Placa  e execute o script :)

 - Crie um arquivo de texto vazio e insira o seguinte:

#!/bin/sh
modprobe -r usbserial
modprobe usbserial vendor=0xeab product=0xc893
kppp
exit 0

Troque o vendor e product conforme modelo do seu Modem/Placa.
Salve e feche o arquivo.
Renomei-o como reconectar_modem(ou placa)_vivo (ou um nome de sua preferência)

 - Agora abra o terminal e digite:

Código: [Selecionar]
sudo nautilus
Isso abrirá o Nautilus com privilégios de superusuário (root) portanto tome muito cuidado.

 - Agora vá para a pasta /usr/bin e copie o o script para lá.
 - Feche o nautilus aberto como root, feche o terminal.
 - Abra o terminal novamente, agora digite:

Código: [Selecionar]
sudo chmod +x /usr/bin/reconectar_modem_vivoOu o nome que você deu ao script

 - Feche o terminal
 - Clique com o botão direito do Mouse em Aplicações, escolha Editar Menus, vá em Ferramentas do Sistema (ou outro local que você julgue mais apropriado), clique em + Novo item e preencha da seguinte forma:

Tipo: Aplicação
Nome: Reconectar Modem(ou placa) vivo
Comando: reconectar_modem_vivo (ou o nome que você colocou)
Ícone: /usr/share/icons/Tango/32x32/devices/gnome-dev-wavelan.png (ou escolha um de sua preferência)
 - Pronto, só fechar tudo.
 - De agora em diante, quando cair a conexão, é só desplugar e replugar o Modem/Placa e ir em Aplicações > Ferramentas do sistema > Reconectar Modem/Placa vivo e pronto, vai descarregar e recarregar o módulo e ainda abrir o KPPP :)



VivoZap do Moto Q™ no Ubuntu
Criado por vampire_thunder

Este tutorial foi criado por vampire_thunder não por mim, e pode ser encontrado em:

http://mudandoparaolinux.blogspot.com/2007/11/vivozap-do-moto-q-no-ubuntu.html


"Minha mais nova aquisição na área de tecnologia é um Smartphone Motorola Moto Q. Tirando o fato dele vir com o Windows Mobile 5 e a bateria não durar praticamente um dia, o mesmo tem me proporcionado alguns momentos de entreterimento, principalmente pois junto com ele assinei o VivoZap para que eu pudesse estar conectado aonde eu estivesse, em qualquer hora do dia. E uma das maiores vantagens desse plano é que eu posso usar o aparelho como um modem para navegar pelo PC através da sua conexão, e enquanto ele está conectado ao PC, ao mesmo tempo está carregando. Isso significa que numa viagem, por exemplo, de posse de um Notebook, até que a bateria do mesmo acabe você estará conectado, e depois de acabar ainda tem o celular carregado para usar.

Bem, terminada a apresentação da minha empolgação, vamos ao procedimento de como conectar através do Ubuntu. Testei no 7.04 e no 7.10 (o 7.10 possui um bug no discador mas conecta mesmo assim)."

No aparelho, ative o "link de modem", que fica em Iniciar\Acessórios\Link de modem. Após isso, conecte o aparelho no PC através do cabo USB. O Ubuntu automaticamente criará o módulo

Instale o gnome-ppp. No terminal digite "sudo apt-get install gnome-ppp", ou baixe-o em outro PC ou no Windows, caso não possua ainda Internet no Ubuntu: http://packages.ubuntu.com/feisty/net/gnome-ppp

No campo "Nome de Usuário", digite o DDD de sua cidade e o número do seu celular, seguido de @vivozap.com.br. Em "Senha" digite "vivo" (sem aspas) e no Número de telefone, digite #777. Depois clique em Configuração.

Na guia Modem, digite /dev/ttyACM0 em "Dispositivo". Depois clique na guia Opções.

Marque todas as opções menos as "verificar".

Feche, clique em conectar e curta a Internet banda larga da Vivo, que dependendo do sinal pode chegar a 2 MB.

Se não gostar do gnome-ppp ou ficar irritado com o bug do Gutsy, abra o Synaptic e instale o kppp. Como prefiro o gnome-ppp, abordei aqui somente a maneira de configurá-lo. Segue um link de como configurar o kppp:
http://mult.isx.com.br/2006/11/16/vivo-zap-no-linux/

É isso aí, galera, e viva o linux!"



Agradecimentos especiais:

Mythus, por ter me ajudado com o Splash e o GDM! Valeu cara!

Esfinge, por te me ajudado a entender melhor como funciona os módulos de Modems no kernel do Linux e me ajudar a encontrar formas mais fáceis de configurar o vivo zap.

vampire_thunder por deixar eu publicar o tutorial que ele criou - no seu Blog e no vivaolinux - no meu Blog.

dosv01 - Pelo tutorial do Network Manager.

anjospaulo - Pelo tutorial do Network Manager.

tfmoraes - Por ter me ajudado com o wvdial.



Fontes:

Viva o Linux - www.vivaolinux.com.br

Notícias Linux - www.noticiaslinux.com.br ou pelo link direto do Rodrigo Cavalcante - http://mult.isx.com.br/2006/11/16/vivo-zap-no-linux/

Mythus - Membro deste fórum

Esfinge - Membro deste fórum

dosv01 - Membro deste fórum

vampire_thunder - Membro deste fórum

anjospaulo - Membro deste fórum

tfmoraes - Membro deste fórum


Luxicom - A Luxicom (fabricante dos Modems para vivo Zap) não dá suporte oficial ao Linux, mas disponibiliza um tutorial para instalação de seus Modems nele. - www.luxicom.com.br

Carlos E. Morimoto do Guia do Hardware - http://www.guiadohardware.net/tutoriais/acesso-movel/pagina3.html


Referências
vivaolinux - VivoZap do Moto Q no Ubuntu -  http://www.vivaolinux.com.br/artigos/verArtigo.php?codigo=7478
« Última modificação: 24 de Junho de 2008, 18:45 por kErNeL_sCrIpT »

Offline RickMura

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 226
  • ping -f localhost
    • Ver perfil
Re: VIVO ZAP no Ubuntu
« Resposta #1 Online: 23 de Julho de 2007, 04:38 »
Eu não uso não, mas um tutorial seria bem legal, se tiver um tempinho a comunidade agradece.

Offline rjbgbo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.889
  • Xubuntu 18.04LTS
    • Ver perfil
    • Twitter
Re: VIVO ZAP no Ubuntu
« Resposta #2 Online: 23 de Julho de 2007, 08:33 »
Penso igual, compartilhe amigo.
Linux User #440843 | Ubuntu User #11469

Offline RC2006

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 820
  • Ubuntu 10.10
    • Ver perfil
Re: VIVO ZAP no Ubuntu
« Resposta #3 Online: 23 de Julho de 2007, 08:34 »
Caro amigo, seja bem-vindo
Voce deve fazer o tutorial editando a primeira mensagem e fornecendo as dicas para a comunidade.
Este espaço é reservado para dicas e truques.
HP All-in-one 4GB HD760 - windows7 home premium - Netbook Asus 1005PEB - Windows 7 - Ubuntu 11.04
Macbook branco 13.3" 2gb 160HD - Mac OS X 10.6 - Tablet Asus Eee Pad Transformer com dock - Android 3.2

kErNeL_sCrIpT

  • Visitante
Re: VIVO ZAP no Ubuntu
« Resposta #4 Online: 23 de Julho de 2007, 13:21 »
        Obrigado galera! Sou novo aqui, como faço para postar um tutorial no site? Não tenho Homepage, estava pensando em escrever aquí mesmo, mas acho que não tem espaço.

Offline RickMura

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 226
  • ping -f localhost
    • Ver perfil
Re: VIVO ZAP no Ubuntu
« Resposta #5 Online: 23 de Julho de 2007, 13:50 »
Manda vê, põe aqui mesmo.

kErNeL_sCrIpT

  • Visitante
Re: VIVO ZAP no Ubuntu
« Resposta #6 Online: 23 de Julho de 2007, 14:34 »
Beleza galera, ( obrigado pelas dicas RC2006!) assim que possível posto o tutorial aqui. :-)



Edit:

Bom galera, ta aí meu tutorial na primeira mensagem que fiz!!!!
« Última modificação: 09 de Dezembro de 2007, 02:13 por kErNeL_sCrIpT »

Offline Mythus

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 264
  • Liga dos Dinos
    • Ver perfil
    • http://www.protopage.com/skopein
Re: VIVO ZAP no Ubuntu
« Resposta #7 Online: 24 de Julho de 2007, 22:28 »
- Agradecimento especial: Mythus, por ter me ajudado com o Splash e o GDM! Valeu cara!

 - Fontes: Viva o Linux - www.vivaolinux.com.br
           Notícias Linux - www.noticiaslinux.com.br ou pelo link direto do Rodrigo Cavalcante - mult.isx.com.br/2006/11/16/vivo-zap-no-linux/
           Mythus - Membro do Fórum Ubuntu BR

Obrigado pela referência. :)
Abraços,
_________________
Não é programador, não é hacker. Formado em Direito pela UFPb. Usuário de Linux em tempo integral: Linux User Number: 174012.

Offline vampire_thunder

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 735
    • Ver perfil
Re: VIVO ZAP no Ubuntu
« Resposta #8 Online: 21 de Agosto de 2007, 22:59 »
Belo tutorial! ;)

Estava mesmo procurando algo assim, pois pelo manual linux, eu teria que digitar um comando toda vez que iniciava o sistema, e com essa dica não precisei mais. No KDE está perfeito, mas no Gnome, toda vez que faço o login aparece essa mensagem:



Como faço para que isso não apareça mais?

kErNeL_sCrIpT

  • Visitante
Re: VIVO ZAP no Ubuntu
« Resposta #9 Online: 21 de Agosto de 2007, 23:21 »
vampire_thunder, tenta o seguinte:

- Abra o terminal.
- Entre como usuário root (você tem que ter a senha de usuário comum e a de usuário root).
- Digite: modprobe usbserial vendor=0xeab product=0xc893
- Aperte enter.
- Agora digite: echo "usbserial vendor=0xeab product=0xc893" >> /etc/modules
- Aperte enter
- Saia do terminal e reinicie a máquina
- Tente conectar normalmente.
- no GNOME continue usando o KPPP normalmente

Cara, difícil saber assim, mas tenta aí e depois me fala, mas acho que é problema de permissão, você tem as duas contas? Normal e root? 

Offline vampire_thunder

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 735
    • Ver perfil
Re: VIVO ZAP no Ubuntu
« Resposta #10 Online: 22 de Agosto de 2007, 22:12 »
Obrigado pela dica, amigo!
Na verdade eu já tinha feito tudo isso, como está no tutorial do início da página, mas o problema estava sendo ocasionado por outro fator (erro meu). Eu havia colocado um script para iniciar no "Seções", e era esse script que pedia a senha, por causa do comando "gksu insmod". É que, seguindo o manual linux do modem, toda vez que iniciava eu precisava digitar o comando, daí tentei dessa forma.

De qualquer forma, valeu. Agora está 100%.

kErNeL_sCrIpT

  • Visitante
Re: VIVO ZAP no Ubuntu
« Resposta #11 Online: 22 de Agosto de 2007, 22:24 »
Que bom vampire_thunder! Que bom que o meu Tuto serviu pra alguma coisa hehehehehe.

Conecte e seja feliz!

Abraço. Té mais. 

Offline MDantas

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 7
    • Ver perfil
Re: VIVO ZAP no Ubuntu
« Resposta #12 Online: 07 de Setembro de 2007, 15:36 »
Amigos, ainda estou tendo dificuldades para conexão com o modem U892 da Yiso. Não consigo fazer ele conectar de jeito nenhum. Não consigo fazer o mesmo conectar nem com o GNOME PPP e nem com o KPPP.

Alguém sabe de alguma dica, ou o caminho das pedras para fazer ele conectar?

O GNOME PPP até o enconta como modem USB, ms na hora de conectar. Ele apresenta conectado e fica apenas 2 fecha. :(

Agradeço quem puder ajudar.

Grato!

kErNeL_sCrIpT

  • Visitante
Re: VIVO ZAP no Ubuntu
« Resposta #13 Online: 07 de Setembro de 2007, 17:34 »
MDantas


Você fez o meu Tuto?

- O que acontece?

- Você selecionou o caminho so Modem corretamente?

- Você inseriu o noccp?

Explique melhor por favor para que possamos ajudar.

Fiz esse Tuto justamente por que o PPP não funcioona comigo.

Offline MDantas

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 7
    • Ver perfil
Re: VIVO ZAP no Ubuntu
« Resposta #14 Online: 10 de Setembro de 2007, 14:22 »
Então Kernel, eu consegui conectar. Fiz outro teste agora .. mas tem altos paus ... estou usando o Gnome-PPP. Mas cai a todo instante. Fica conectado 1, 2 minutos e logo cai a conexão.

O ruim é que toda vez que preciso conectar, verifiquei que tenho que remover o vivozap e plugá-lo novamente. Está funcionando normal o seu?

Grato!
« Última modificação: 10 de Setembro de 2007, 14:25 por MDantas »