Autor Tópico: Ajudem-me: Teclado em espanhol  (Lida 11300 vezes)

Offline laurofrutal

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 16
    • Ver perfil
Ajudem-me: Teclado em espanhol
« Online: 10 de Dezembro de 2005, 15:54 »
O teclado do meu note (HP pavilion zt3000) é em espanhol, estou usando a configuraç~ao (latam, latim americam), todas as teclas funcionam beleza, apenas o til insiste em aparecer antes da hora. Assim que eu aperto as teclas alt gr + ~ ele já se apresenta, ou seja, n~ao aguarda a vogal a ou o por exemplo. Como posso mudar isso? Achei um tutorial explicando como fazer para um Acer, mas n~ao consegui fazer funcionar na minha máquina:

" Configuração de teclado espanhol em notebooks Acer Travelmate 420 (e outros) com Debian GNU/Linux

Versão: 1.0

Por: Paulino Michelazzo (paulino@michelazzo.com.br)

Auxiliado por: Anahuac de Paula Gil (anahuac@anahuac.biz)





1) Mude o mapa de teclado em /etc/x11/keymap para espanhol

2) Abrir o arquivo de teclado em espanhol no diretório /usr/share/keymaps/i386/qwerty e trocar a primeira ocorrência de asciitilde por dead_tilde (tecla 4)

3) Abrir o arquivo de teclado em espanhol no diretório /etc/X11/xkb/symbols/ e trocar a primeira ocorrência de asciitilde por dead_tilde (tecla 4)

4) Limpar os diretórios .g* do home do usuário (importante!)
#n~ao entendi, mas apaguei vários arquivos .g na minha pasta home
5) Executar o aplicativo gnome-keyboard-layout " #n~ao entendi

Estou apanhando faz uma semana e ainda n~ao consegui..

Se alguém souber como resolver este problema, por favor me ajudem!
Liberdade, Igualdade, Fraternidade.

Offline laurofrutal

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 16
    • Ver perfil
Solução!!!
« Resposta #1 Online: 19 de Dezembro de 2005, 14:39 »
Já achei a solução!!! Através deste mesmo pequeno tutorial que consegui na internet:

"Configuração de teclado espanhol em notebooks Acer Travelmate 420 (e outros) com Debian GNU/Linux

Versão: 1.0

Por: Paulino Michelazzo (paulino@michelazzo.com.br)

Auxiliado por: Anahuac de Paula Gil (anahuac@anahuac.biz)





1) Mude o mapa de teclado em /etc/x11/keymap para espanhol

2) Abrir o arquivo de teclado em espanhol no diretório /usr/share/keymaps/i386/qwerty e trocar a primeira ocorrência de asciitilde por dead_tilde (tecla 4)

3) Abrir o arquivo de teclado em espanhol no diretório /etc/X11/xkb/symbols/ e trocar a primeira ocorrência de asciitilde por dead_tilde (tecla 4)

4) Limpar os diretórios .g* do home do usuário (importante!)

5) Executar o aplicativo gnome-keyboard-layout"

Agradeço ao(s) autor(es) pela dica.

Embora meu teclado deva ser um pouco diferente desse Acer, o tutorial serviu como ponto de patida para que eu resolvesse meu problema, pois eu não tinha nem idéia de como resolvê-lo. Espero que este pequeno texto possa ajudar a outras pessoas da mesma  forma que me ajudou!

« Última modificação: 06 de Agosto de 2006, 18:44 por laurofrutal »
Liberdade, Igualdade, Fraternidade.