Autor Tópico: amule e emule juntos  (Lida 6221 vezes)

Offline aken9879

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 26
    • Ver perfil
amule e emule juntos
« Online: 23 de Julho de 2007, 15:04 »
Saudações

Li neste forum  esta dica:

http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,2428.0.html

Pergunto:

1) Isso não poderia funcionar se o e-mule estivesse instalado em uma partição FAT32 diferente do Windows (D:/emule no windows, por exemplo), apenas mudando os diretórios da dica? Eu preferiria assim, pois já deixei partições FAT32 especialmente para poderem ser usadas pelos dois SOs.

2) Em caso negativo, poderia funcionar caso o e-mule estivesse na mesma partição do Windows, mas esta fosse NTFS, usando a atualização do ubuntu que permite escrever em ntfs (li a respeito também aqui no forum, mas não lembro os detalhes)? No meu caso o Windows já estava instalado numa partição NTFS e eu não quis mudar isso.

3) Não existiria uma forma de as mulas compartilharem também os mesmos arquivos preferences.dat, cryptkey.dat e clients.met?

Agradeço antecipadamente

Offline aken9879

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 26
    • Ver perfil
Re: amule e emule juntos
« Resposta #1 Online: 25 de Julho de 2007, 00:56 »
Bem, já que ninguém responde acho que o único jeito é experimentar...

Offline rjbgbo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.889
  • Xubuntu 18.04LTS
    • Ver perfil
    • Twitter
Re: amule e emule juntos
« Resposta #2 Online: 25 de Julho de 2007, 19:51 »
aken9879, ainda sou obrigado a usar o dual boot Windows e Linux Ubuntu então, posso te responder, é fácil

Abra o Amule e em Preferências e em Diretórios ajuste p/ a pasta onde fica os arquivos do Emule.

Nas Preferências do Emule também tem algo como importar, só que nesse caso vc tem que lembrar que o Windows ñ reconhece a partição Linux, ou vc usa tipo uma partição de Dados (FAT32 ou NTFS) ou uso um plugin que faz o Windows reconhecer o Linux, dei uma achada nesse http://www.vivaolinux.com.br/artigos/verArtigo.php?codigo=3935&pagina=3

Mas recomendo ser melhor adotar uma partição de Dados
Linux User #440843 | Ubuntu User #11469

Offline PRSC

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 668
    • Ver perfil
Re: amule e emule juntos
« Resposta #3 Online: 26 de Julho de 2007, 04:07 »
Aproveitando que estão falando de partições também.

Tenho uma duvida.

Quero fazer uma partição pra guardar ambos arquivos, linux e windows, e essa partição o que seria, fat32 ou fat16.

Justamente queria fazer isso pra puxar algumas musica e videos para esta partição do windows, e no linux com algum p2p, colocar aquela partição pra compartilhar.

Eu consigo pegar tudo do windows pelo linux mas vice versa não, qual seria a partição, quero uma de multiplo uso

Abraço.
Placa Gigabyte 970A-ud3p..16 GB Corsair Vegeance..FX8300..nVidia GTx750Ti.Gabinete Cougar Challenger
Linux user #511

Offline Mythus

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 264
  • Liga dos Dinos
    • Ver perfil
    • http://www.protopage.com/skopein
Re: amule e emule juntos
« Resposta #4 Online: 26 de Julho de 2007, 10:29 »
Bem, já que ninguém responde acho que o único jeito é experimentar...

Calma, filho. Você tem que dar tempo para o povo responder.

Devido a um problema de permissões, não é interessante que o "home" do amule seja uma partição NTFS, é bom que seja uma ext3 do seu diretorio pessoal (~/.aMule/), mas tanto o amule quanto o emule podem acrescentar outros diretórios para compartilhar arquivos, nesse caso você apontaria para o diretório na partição do windows.

Na outra ponta, já existe para windows um programa que permite que você monte sua partição ext3 (http://www.fs-driver.org), assim, você pode compartilhar, igualmente o diretório.

Só não use uma partição só porque os ~/.?Mule/Temp/part* são relativamente diferentes e isso pode causar alguma corrupção nos arquivos.
Abraços,
_________________
Não é programador, não é hacker. Formado em Direito pela UFPb. Usuário de Linux em tempo integral: Linux User Number: 174012.

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: amule e emule juntos
« Resposta #5 Online: 26 de Julho de 2007, 10:42 »
Aproveitando que estão falando de partições também.

Tenho uma duvida.

Quero fazer uma partição pra guardar ambos arquivos, linux e windows, e essa partição o que seria, fat32 ou fat16.

Justamente queria fazer isso pra puxar algumas musica e videos para esta partição do windows, e no linux com algum p2p, colocar aquela partição pra compartilhar.

Eu consigo pegar tudo do windows pelo linux mas vice versa não, qual seria a partição, quero uma de multiplo uso

Abraço.


Acredito que FAT32. A FAT16 tem limitações de tamanho, que para videos e músicas hoje em dia a torna meio inviável.

Offline Nossile

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 807
  • Loading...
    • Ver perfil
Re: amule e emule juntos
« Resposta #6 Online: 26 de Julho de 2007, 14:44 »
lendo algumas mensagens aqui acho que fiz besteira  :o

Estou usando dual-boot, quando não estou em casa o PC fica rodando com o janelas (ainda não convenci a família a dar chance pro Linux e o PC " da casa" está estragado).

Estou com uma partição pro Vista, uma de dados compartilhados (ambas NTFS) uma pro Ubuntu (EXT3)+SWAP.

Configurei tanto o eMule no Vista quanto o aMule no Ubuntu para usarem as pastas incoming e temp criadas na partição de dados compartilhados.

Será que corrompe???

Ah, abilitei a leitura e a escrita em partições NTFS pelo Automatix.
sudo aptitude remove terno-e-gravata && sudo aptitude install bermuda chinelo -y

Offline Mythus

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 264
  • Liga dos Dinos
    • Ver perfil
    • http://www.protopage.com/skopein
Re: amule e emule juntos
« Resposta #7 Online: 26 de Julho de 2007, 15:37 »
Estou com uma partição pro Vista, uma de dados compartilhados (ambas NTFS) uma pro Ubuntu (EXT3)+SWAP.

Configurei tanto o eMule no Vista quanto o aMule no Ubuntu para usarem as pastas incoming e temp criadas na partição de dados compartilhados.

Será que corrompe???

Ah, abilitei a leitura e a escrita em partições NTFS pelo Automatix.

O Automatix deu suporte à escrita nas partições com NTFS permitindo apagar e copiar arquivos ao usuário comum?
Se sim: O aMule vai funcionar. Não existe problema em aMule e e-mule compartilharem o mesmo Incoming, mas é possível que os arquivos de temp possam ser corrompidos.
Se não: O aMule não vai funcionar. Conseqüentemente não existe possibilidade de corromper os arquivos do temp.

Por "corrupção" entenda que o programa tentará ler o arquivo e copiar as partes que faltam, mas durante a checagem é possível que ele descarte as partes que não estão de acordo com o esperado.
aMule:
001.part = arquivo incompleto baixado inclusive podento conter partes incompletas preenchidas por zeros
001.part.met = Informações sobre o arquivo, das partes baixadas, incompletas, checadas, assinaturas das partes ainda não baixadas, etc.
001.part.met.bak = backup do 001.part.met

O e-mule também tem a mesma estrutura de arquivos em temp, contudo não há como garantir que o formato do part.met do aMule e do e-mule sejam compatíveis durante o uso. Essa incompatibilidade ocorre inclusive entre programas do próprio windows como shareaza e e-mule (http://wiki.shareaza.com/static/BrOptions.eDonkey). Se o part.met não for compatível, ou não funciona o programa ou ele descarta as partes que entender que não estão corretas.
Abraços,
_________________
Não é programador, não é hacker. Formado em Direito pela UFPb. Usuário de Linux em tempo integral: Linux User Number: 174012.

Offline Nossile

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 807
  • Loading...
    • Ver perfil
Re: amule e emule juntos
« Resposta #8 Online: 26 de Julho de 2007, 15:57 »
Sim, o Automatix deu permissão de leitura e escrita pro usuário comum.

Já continuei o download tanto pelo emule quanto amule, e apesar de uma mensagem de erro já advertida no tópico, continuou numa boa.

Só espero não ter nenhuma surpresa quando terminar o arquivo de 3.6 GB que to baixando à 5 kB  :-[


Valeu pela informação Mythus.
sudo aptitude remove terno-e-gravata && sudo aptitude install bermuda chinelo -y

Offline rjbgbo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.889
  • Xubuntu 18.04LTS
    • Ver perfil
    • Twitter
Re: amule e emule juntos
« Resposta #9 Online: 26 de Julho de 2007, 18:49 »
Citar
Devido a um problema de permissões, não é interessante que o "home" do amule seja uma partição NTFS, é bom que seja uma ext3 do seu diretorio pessoal (~/.aMule/), mas tanto o amule quanto o emule podem acrescentar outros diretórios para compartilhar arquivos, nesse caso você apontaria para o diretório na partição do windows.

Mythus, deixo minha partição de Dados como NTFS e lá boto até os arquivos do amule e do deluge (torrent), parcias, s/ problema; mas arquivos baixados do Gwget exigem ficar no /home

Agora qto ao FAT 32, andei tendo muitos problemas c/ o FAT32 então optei pelo NTFS. fazer o que pois ainda preciso manter o tar Windows >:(
Linux User #440843 | Ubuntu User #11469

Offline Mythus

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 264
  • Liga dos Dinos
    • Ver perfil
    • http://www.protopage.com/skopein
Re: amule e emule juntos
« Resposta #10 Online: 26 de Julho de 2007, 19:02 »
Citar
Devido a um problema de permissões, não é interessante que o "home" do amule seja uma partição NTFS, é bom que seja uma ext3 do seu diretorio pessoal (~/.aMule/), mas tanto o amule quanto o emule podem acrescentar outros diretórios para compartilhar arquivos, nesse caso você apontaria para o diretório na partição do windows.

Mythus, deixo minha partição de Dados como NTFS e lá boto até os arquivos do amule e do deluge (torrent), parcias, s/ problema; mas arquivos baixados do Gwget exigem ficar no /home

Agora qto ao FAT 32, andei tendo muitos problemas c/ o FAT32 então optei pelo NTFS. fazer o que pois ainda preciso manter o tar Windows >:(

O Nossile disse que o e-mule dele e o aMule que ele tem instalado tem arquivos part.met compatíveis entre si, seria bom que ele postasse as versões que ele tem desses programas e você pode fazer o mesmo.

Quanto a optar por NTFS, não tem mesmo problema. O FUSE (ntfs-3g) já está bastante maduro.

O Gwget eu realmente não conheço. Eu uso a versão do terminal wget. Nasta ir no diretório que você quer baixar o arquivo (por exemplo: cd /media/hdXX/Meus\ Downloads/Arquivos) e digitar wget -c http://url/completa/do/arquivo.ext O wget é um programa bastante completo. É possível baixar sites inteiros com ele.
Abraços,
_________________
Não é programador, não é hacker. Formado em Direito pela UFPb. Usuário de Linux em tempo integral: Linux User Number: 174012.

Offline PRSC

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 668
    • Ver perfil
Re: amule e emule juntos
« Resposta #11 Online: 26 de Julho de 2007, 23:57 »
Valeu Tota.

Vou  tratar de particiona em FAT32, pra poder usar em ambos.

Abraço.
Placa Gigabyte 970A-ud3p..16 GB Corsair Vegeance..FX8300..nVidia GTx750Ti.Gabinete Cougar Challenger
Linux user #511

Offline Nossile

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 807
  • Loading...
    • Ver perfil
Re: amule e emule juntos
« Resposta #12 Online: 27 de Julho de 2007, 01:28 »
Estou usando o emule plus e o amule, são as últimas versões (até a data deste post) de ambos os programas.
sudo aptitude remove terno-e-gravata && sudo aptitude install bermuda chinelo -y

Offline aken9879

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 26
    • Ver perfil
Re: amule e emule juntos
« Resposta #13 Online: 27 de Julho de 2007, 22:24 »
Bem, no meu caso, os diretórios estão numa partição FAT32 separada da do windows (que é ntfs), então acredito que não tem complicação. Quanto a corromper, fiquei razoavelmente tranquilo porque ninguém naquele tópico antigo (cujo link comecei este tópico) comentou nada sobre arquivos estarem efetivamente corrompidos... Acho estranho isso que vc falou Mythos, de serem incompatíveis, pouis supostamente são o mesmo programa, só que para plataformas diferentes...

Só hoje instalei o amule, o emule é última versão (0.48a, se não me engano). Assim que terminar o primeiro download (e são grandes), vai dar pra saber se corrompe ou não...

Bem, queria saber também como aproveitar meu usuário emule, ou seja, copiar os arquivos clients.met e cryptkey.dat do emule para o amule, não estou encontrando o diretório do amule no ubuntu...

Outra coisa!!! Meu Ubuntu tá travando!!! Ora, se o ruindows não trava, meu PC tá 100%, como pode??? Será que a estabilidade do linux é um mito???

Valeu

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: amule e emule juntos
« Resposta #14 Online: 27 de Julho de 2007, 22:53 »
Off topic...  ::)

Citar
Outra coisa!!! Meu Ubuntu tá travando!!! Ora, se o ruindows não trava, meu PC tá 100%, como pode??? Será que a estabilidade do linux é um mito???

Não, Linux não trava. Beryl, placa de video mal configurada, Arquivo de swap pequeno demais, bibliotecas alfa e beta, sim todos estes travam. Mas isto não é Linux.

Linux é o kernel e só. O que se coloca nele é que trava. Como tudo na vida, tem que ser feito devagar, pondo e tirando, devagar.

Eu criei uma planilha num pendrive. Tudo que é feito no meu SO é documentado. Se eu precisar desfazer eu sei até a data em que eu instalei tal pacote. Posso recuperar meu Ubuntu do zero, sem back up. É só imprimir a planilha....

Abraços a todos