Autor Tópico: Kernel 2.6.23 terá userspace API estável e Xen  (Lida 2028 vezes)

arlei

  • Visitante
Kernel 2.6.23 terá userspace API estável e Xen
« Online: 24 de Julho de 2007, 10:36 »
Linus Torvalds incluiu patches que implementam uma API para desenvolvimento de drivers em espaço de usuário à árvore principal do kernel. A API estável para drivers já havia sido anunciada um ano atrás por Greg Kroah-Hartman. Agora os últimos patches foram enviados e a API foi incluída na árvore de Torvalds.

A idéia da API é tornar mais fácil a vida de desenvolvedores de drivers: "Esta interface permite escrever a maioria do driver em espaço de usuário, com um pedaço muito pequeno de fato no kernel. Utiliza um dispositivo char e sysfs para interagir com o processo em espaço de usuário para processar interrupções e controlar acessos à memória".

Além disso, o Xen também foi incluído à árvore principal.

Fonte:
http://www.osnews.com/story.php/18304/Linux-Kernel-2.6.23-To-Have-Stable-Userspace-Driver-API
http://www.osnews.com/story.php/18301/Xen-Merged-Into-Linux-Kernel

T+
Arlei

Offline celsofaf

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 254
  • Ubuntu 12.10
    • Ver perfil
Re: Kernel 2.6.23 terá userspace API estável e Xen
« Resposta #1 Online: 24 de Julho de 2007, 10:47 »
Espero que isso de fato ajude a impulsionar ou motivar os fabricantes a escreverem drivers para linux. :) Se for isso mesmo, poderemos dizer que o linux 2.6.23 é um divisor de águas, sem medo de errar.
Rio de Janeiro, RJ, Brasil

Offline ROG_CIOT

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 6
    • Ver perfil
XEn
« Resposta #2 Online: 10 de MAR?O de 2009, 14:58 »
Cara preciso de uma ajuda depois que instalei o xen no ubuntu 8.04! quando dou boot pelo kernel xen não consigo navegar! Ele faz o roteamento até o modem e depois de lá não passa a diante! Se puder me ajudar, agradeço!

Offline livio

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 37
    • Ver perfil
    • Discutindo Informática e Tecnologia
Re: Kernel 2.6.23 terá userspace API estável e Xen
« Resposta #3 Online: 10 de MAR?O de 2009, 20:44 »
Algo assim facilitaria muito o desenvolvimento de drivers para linux, que é uma área que precisa melhorar muito.

Retirar os drivers do Kernel tornará mais simples o processo de remover os vários drivers não utilizados, evitando que o kernel fique bloated.

Só espero que se torne mais fácil para fabricantes de hardware poderem fornecer drivers para Ubuntu

Offline Felix

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 3.068
    • Ver perfil
    • Alexsandro Felix
Re: Kernel 2.6.23 terá userspace API estável e Xen
« Resposta #4 Online: 10 de MAR?O de 2009, 21:15 »
Cara preciso de uma ajuda depois que instalei o xen no ubuntu 8.04! quando dou boot pelo kernel xen não consigo navegar! Ele faz o roteamento até o modem e depois de lá não passa a diante! Se puder me ajudar, agradeço!

Acho que você não terá resposta muito válida neste tópico que você 'ressuscitou', pois ele data de 24/07/2007, ou seja, na época a noticia devia ser referente ao Ubuntu 7.10 que foi lançado em Outubro de 2007!

Eu não uso o 8.04, estou com a 8.10 que está com o kernel  2.6.27-11. Daqui há alguns 'dias' será lançado o 9.04.... sugiro então que faça uma busca pelas versões mais atuais...