Autor Tópico: Dúvida sobre um possível trial boot ou pc virtual [Resolvido]  (Lida 3287 vezes)

Offline rjbgbo

• Usuário Ubuntu
  • *
  • Xubuntu 18.04LTS
    • Ver perfil
    • Twitter
Dúvida sobre um possível trial boot ou pc virtual [Resolvido]
« Online: 25 de Julho de 2007, 21:24 »
Boa noite, apesar de estar procurando e achando alguns bons materiais na Internet sobre trial boot, gostaria dá opinião abalizada de vcs.

Tenho um HD Samsung de 160GB - 40GB Windows XP, 20 GB Linux Ubuntu, 1GB SWAP, 10GB /home e o restante como Dados, aprox. 89GB - que uso em média de até 20%, pois sou muito cuidadoso e sempre estou fazendo backup.

O fato é que ando pesquisando também outras distros, e gostaria de fazer um teste c/ a PCLinuxOS, que me chamou a atenção, mas já vou logo dizendo ñ abandono o Ubuntu, mas isso depois post em outro tópico o porque dessa minha afirmativa.

Bom então é bom fazer isso, ou comprar um outro HD, mas só nas minhas férias em set. poderei fazê-lo ou ainda optar por um pc virtual?

Em caso positivo de um trial boot, iria me dar dor de cabeça o instalador do grub do PCLinuxOS no grub do Ubuntu?

Desde já agradeço
« Última modificação: 28 de Julho de 2007, 20:14 por rjbgbo »
Linux User #440843 | Ubuntu User #11469

Offline Taylon

• Usuário Ubuntu
  • *
  • Linux faz mal pra VISTA!
    • Ver perfil
Re: Dúvida sobre um possível trial boot ou pc virtual
« Resposta #1 Online: 25 de Julho de 2007, 21:37 »
nao entendi direito kra, mas se for mesmo o que eu entendi eu acho o seguinte:

Você nao precisaria comprar um outro HD so pra isso, nao teria dor de cabeça nenhuma em usar um trial boot nao, é bem simples...

a maquina virtual também é uma excelente ferramenta para testar distros, se vc tiver uma maquina boa é uma excelente opção

fica ao seu criterio usar a maquina virtual ou o trial boot, os 2 sao boas opções, mas sei la, se a intenção for so conhecer mesmo o PCLinuxOS talvez a maquina virtual fosse melhor...

Offline gabriel0085

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #2 Online: 25 de Julho de 2007, 22:31 »
O problema em testar uma distro pela máquina virtual é que dá não pra medir a diferença de desempenho, pois  a máquina virtual consome mais recursos.

No caso do PCLinuxOS, que você pretende testar, uma das grandes vantagens dessa distro é a alta performance em relação a outras distros populares. E numa máquina virtual voc?e não poderia desfrutar dessa vantagem.   

Offline rjbgbo

• Usuário Ubuntu
  • *
  • Xubuntu 18.04LTS
    • Ver perfil
    • Twitter
« Resposta #3 Online: 26 de Julho de 2007, 19:13 »
Muito obrigado pessoal pela atenção, são informações de muita valia p/ a analise do que vou fazer.

Ma uma pergunta baseada no que me foi aconselhado: Poderia usar uma mesma partição /home por duas distribuições de Linux diferentes?

Offline celsofaf

• Usuário Ubuntu
  • *
  • Ubuntu 12.10
    • Ver perfil
« Resposta #4 Online: 26 de Julho de 2007, 19:24 »
Ma uma pergunta baseada no que me foi aconselhado: Poderia usar uma mesma partição /home por duas distribuições de Linux diferentes?

Não é recomendável. Você vai misturar muitas configurações e isso, em alguns casos, pode até gerar incompatibilidade. Sempre deixo minha /home junta na partição principal das minhas distros.

Aliás, pelo que vi do que você escreveu, 10GB para a /home não é muito, não? Mesmo 20GB para o Ubuntu é abissalmente muito, a menos que você esteja usando seu computador como repositório. :D Você poderia, com isso tudo, aproveitar bem melhor seu HD para sua partição de dados, e mesmo livrar espaço para confortavelmente instalar o PCLOS e o que mais quiser testar.
Rio de Janeiro, RJ, Brasil

Offline rjbgbo

• Usuário Ubuntu
  • *
  • Xubuntu 18.04LTS
    • Ver perfil
    • Twitter
« Resposta #5 Online: 26 de Julho de 2007, 20:30 »
Valeu celsofaf, será que uma partição de 15GB p/ cada Linux, no caso é claro Ubuntu e mais um estaria de bom tamanho?

Offline celsofaf

• Usuário Ubuntu
  • *
  • Ubuntu 12.10
    • Ver perfil
« Resposta #6 Online: 27 de Julho de 2007, 00:18 »
Valeu celsofaf, será que uma partição de 15GB p/ cada Linux, no caso é claro Ubuntu e mais um estaria de bom tamanho?

Muito provavelmente, sim. Mas, claro, só posso falar por mim: não sou fanático por jogos (os jogos cheios de "frescuradas" - note as aspas! - costumam ocupar MUITO espaço) e não mantenho instalados aqui programas igualmente espaçosos. Minha partição do Arch (minha distro principal) tem 10GB, sendo que até agora estou usando quase 5GB - só 3GB realmente são relativos a programas, o resto são, principalmente, pacotes baixados que já foram instalados, e que portanto poderiam ser deletados sem prejuízo. Minha partição do Ubuntu Feisty não está muito diferente disso.

Offline rjbgbo

• Usuário Ubuntu
  • *
  • Xubuntu 18.04LTS
    • Ver perfil
    • Twitter
« Resposta #7 Online: 27 de Julho de 2007, 10:46 »
celsofaf, já eu ñ tenho paciência p/ jogos eletrônicos e nem das 'frescuradas' no computador.

Inclusive vi uma resposta a screenshot de meu desktop: http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,22981.0.html

No caso, o uso do pc é pessoal e p/ o desktop publishing, que também estou procurando experimentar as reais possibilidades ainda no Linux (Scribus, Gimp, Inkscape, etc...)

Meu sistema de arquivo tá assim, p/ Linux:
/ ext3 = 3,4Gb ocupado de 20GB de partição - 18% ocupado
/home = aprox. 500mb de 10GB de partição - 4% ocupado

No caso da /home do Ubuntu, que quero manter em separado da partição do sistema, estou pensando em 5GB, diante das suas orientações. No caso de outra distro, vou deixar a /home dentro do SO, igual a vc descreveu que faz.

E como disse, no começo do tópico, jogo tudo p/ a partição Dados, que também mantenho bem livre, devidos a constantes backups que faço, por questão de segurança c/ manutenção de arquivos importantes e p/ manter 'limpa' a área também.

Suas obs tão sendo muito boas, a qualquer hora vou tirar um tempo p/ mexer nisso, e usando a ferramenta de partição do Linux Ubuntu  ;) o Gparted, já estou providenciando a instalação, p/ dar uma estudada.

Offline samuelbh

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #8 Online: 27 de Julho de 2007, 11:51 »
Caro rjbgbo,
Para você ter uma idéia das possibilidades de usar vários Linux ao mesmo tempo, olhe como está meu PC atualmente, com valores arredondados (sempre mudando).

HD 1:
1ª partição - 5 GB - BIG Linux 4.0 Beta 1 (vai virar Beta 2 este fim-de-semana)
2ª partição - 5 GB - Ubuntu 7.04
3ª partição - 15 GB - Filmes baixados da internet
4ª partição - 20 GB - Jogos do Windows (ninguem é perfeito)
5º partição - 30 GB - Arquivos diversos, downloads

HD 2
1ª partição - 10 GB - Windows 2000 (o menos pior de todos os Windows - Usado para jogar e pelo pessoal daqui de casa)
2ª partição - 5 GB - PCLinuxOS 2007
3ª partição - 5 GB - Elive 1.0 Gem
4ª partição - 500 MB - Linux Swap (usada por todas as distros)

O GRUB usado agora é o do Ubuntu, mas devo mudar pelo do BIG Linux quando instalar a versão Beta 2.
Assinatura removida pela Equipe do Fórum

Offline rjbgbo

• Usuário Ubuntu
  • *
  • Xubuntu 18.04LTS
    • Ver perfil
    • Twitter
« Resposta #9 Online: 27 de Julho de 2007, 12:01 »
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Windows 2000 (o menos pior de todos os Windows....)

samuelbh, sabe que eu também acho isso  :D :D :D :D :D
Só mantenho o raio do fresco Windows XP por causa dele se comunicar mais facil/ c/ máquinas fotográficas digitais, caso que preciso p/ o meu trabalho em desktop publishing - no XP ñ preciso instalar drives.

Obrigado pela suas dicas também.

Offline celsofaf

• Usuário Ubuntu
  • *
  • Ubuntu 12.10
    • Ver perfil
« Resposta #10 Online: 27 de Julho de 2007, 12:40 »
Meu sistema de arquivo tá assim, p/ Linux:
/ ext3 = 3,4Gb ocupado de 20GB de partição - 18% ocupado
/home = aprox. 500mb de 10GB de partição - 4% ocupado

No caso da /home do Ubuntu, que quero manter em separado da partição do sistema, estou pensando em 5GB, diante das suas orientações. No caso de outra distro, vou deixar a /home dentro do SO, igual a vc descreveu que faz.

A utilidade da /home é manter nela suas opções de configuração e personalização. É para isso que ela serve. Se não me engano, o cache do Firefox (ou outro navegador) também costuma ficar por lá. Só vejo benefício em manter a /home separada se você tiver receio de perder suas configurações pessoais numa eventual zica de sua partição principal - e, sim, isso pode ser justificável. :) Suponho que 5GB seja espaço para dar e vender. Sim, pode deixar em 5GB. Também serve como espaço extra emergencial para dados. :D

E como disse, no começo do tópico, jogo tudo p/ a partição Dados, que também mantenho bem livre, devidos a constantes backups que faço, por questão de segurança c/ manutenção de arquivos importantes e p/ manter 'limpa' a área também.

Claro. Eu também faço cópias de segurança constantemente; já me salvou diversas vezes. :) Aliás, uma partição de dados separada é sempre o ideal. Você usa ntfs para ela, certo? Agora que o ntfs-3g está oficialmente estável, é uma boa pedida. Pessoalmente, vou de ext3 mesmo na minha de dados.

Suas obs tão sendo muito boas, a qualquer hora vou tirar um tempo p/ mexer nisso, e usando a ferramenta de partição do Linux Ubuntu  ;) o Gparted, já estou providenciando a instalação, p/ dar uma estudada.

Bom estudo! Qualquer coisa, estamos aí.