Autor Tópico: Internet no Ubuntu 7.04  (Lida 3478 vezes)

Offline TCan

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 10
    • Ver perfil
Internet no Ubuntu 7.04
« Online: 26 de Julho de 2007, 09:42 »
Olá pessoal.
Sou um novo utilizador do mundo Linux. Instalei no meu computador o Ubuntu 7.04, em dual-boot com o Windows Xp, uma vez que pretendo manter os dois.

Tenho uma rede doméstica com dois computadores, ligados por wireless, através de um router. O meu, com Windows e Ubuntu, compartilha a Internet com outro, com apenas Windows. Uma vez que tenho tudo configurado no Windows, o segundo computador tem sempre Internet. O primeiro também tem sempre Internet no Windows mas ,por mais que tente e pesquise, não consigo arranjar maneira de pôr Internet no ubuntu.

A Internet é ligada ao meu pc primário através de um cabo de rede que vem do router. O outro pc só com Windows, recebe através de wireless, do router.

Já tentei tudo o que me veio à cabeça. Alguém, por favor, pode ajudar este novo utilizador de ubuntu a ter Internet? Sou um perfeito amador neste mundo. Sem ela, o Ubuntu  não “trabalha”.  :'(

arlei

  • Visitante
Re: Internet no Ubuntu 7.04
« Resposta #1 Online: 26 de Julho de 2007, 10:17 »
Olá amigo, seja bem vindo ao fórum e ao mundo linux.

Bem, vc deve passar maiores detalhes sobre esta sua rede. Ou seja, este seu roteador esta com DHCP habilitado, ou seja, ele passa os IP's para maquinas ou vc usa IP fixo nas mesmas.

Se usar DHCP basta configurar o Ubuntu para pegar o IP deste seu gateway (router) e ele já ira estar conectado a rede, caso contrário deve configurar manualmente a rede no mesmo informando o IP, gateway, DNS e por ai vai, assim como no windows.

Se nada disso funcionar pode ser que sua placa de rede não esteja sendo reconhecida ou devidamente instalada pelo Ubuntu. Neste caso terá que passar detalhes da mesma para ver se alguém poderá ajuda-lo.

T+
Arlei

Offline TCan

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 10
    • Ver perfil
Re: Internet no Ubuntu 7.04
« Resposta #2 Online: 26 de Julho de 2007, 11:42 »
Muito obrigado pela resposta e pelas boas vindas.

Eu configurei nos dois computadores com Windows um Ip fixo, nas propriedades TCP/IP.

Quanto a configurar manualmente, é para configurar o eth0 ou eth1? Ainda não percebi bem qual destes dois é.

A minha placa de rede é a da motherboard, Intel(R) PRO/1000 CT Network Connection.

 ;D

arlei

  • Visitante
Re: Internet no Ubuntu 7.04
« Resposta #3 Online: 26 de Julho de 2007, 12:07 »
Bem,

isso depende de qual de suas interfaces esta ligada ao router? Esta é que vc deverá configurar de acordo com sua rede.

Outro detalhe, se vc tem um roteador porque usar um micro para compartilhar a internet? Usa o próprio router, ou seja, liga ambos micros diretamente ao roteador? Apesar de achar estranho isso, visto vc mesmo ter informado que seu outro micro acessar via wireless!?!?!?

Confesso não estar conseguindo entender bem esta sua rede.

T+
Arlei

Offline TCan

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 10
    • Ver perfil
Re: Internet no Ubuntu 7.04
« Resposta #4 Online: 26 de Julho de 2007, 12:44 »
Talvez me tenha explicado mal, se for o caso, peço desculpa. :)

Tenho dois computadores. Um está ligado directamente ao router, porque estão na mesma divisão da casa. Numa outra sala, tenho outro computador, apenas com Windows, a receber a Internet por wireless, vindo do router.

Quanto a ligar o segundo computador directamente ao router, é algo que não é possível, uma vez que estão bastante separados e seria preciso muito cabo e trabalho. :D

arlei

  • Visitante
Re: Internet no Ubuntu 7.04
« Resposta #5 Online: 26 de Julho de 2007, 12:55 »
TCan,

agora vejo que lhe entendi bem, por isso acho mais estranho ainda.

Certo, vc acessa com a maquina windows no outro cômodo via wireless, então esta usando diretamente o router. Assim sendo, continua minha dúvida.

... O meu, com Windows e Ubuntu, compartilha a Internet com outro ...

Lembra disso que vc afirmou no tópico inicial!?!?!?!?
Foi isso que não entendi.

Nota: Se vc acessa direto via router wireless na outra maquina, para que 2 placas de rede no micro com Ubuntu.

T+
Arlei

Offline TCan

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 10
    • Ver perfil
Re: Internet no Ubuntu 7.04
« Resposta #6 Online: 26 de Julho de 2007, 13:47 »
Vou tentar ser o mais explícito possível:

Tenho dois computadores. Um, que utilizo, com windows e Ubuntu, ligado directamente ao router.

O outro, apenas com windows, recebe por wireless.

Compartilham a mesma ligação à Internet, por intermédio de um router.

Penso que está bem perceptível, desta vez. Sempre expliquei a minha ligação assim e acho que toda a gente percebeu.  ;)

ps: agora fui eu que não percebi o que você quis dizer com "para que 2 placas de rede no micro com Ubuntu"   ???

arlei

  • Visitante
Re: Internet no Ubuntu 7.04
« Resposta #7 Online: 26 de Julho de 2007, 13:55 »

Offline TCan

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 10
    • Ver perfil
Re: Internet no Ubuntu 7.04
« Resposta #8 Online: 28 de Julho de 2007, 07:48 »
Como sei qual dessas está configurada com o router? Não aparece essa informação no painel de rede ???

Offline kblo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 13
    • Ver perfil
Re: Internet no Ubuntu 7.04
« Resposta #9 Online: 28 de Julho de 2007, 08:10 »
Caros colegas,
Estou pensando em mudar minha conexão de ADSL para AJATO, alguem ssabe me informar se irei ger dificuldades para configurar o Ubuntu.
Uso também um access point para minha rede sem fio.
Um abraço a todos.

Offline RC2006

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 820
  • Ubuntu 10.10
    • Ver perfil
Re: Internet no Ubuntu 7.04
« Resposta #10 Online: 28 de Julho de 2007, 08:53 »
Caros colegas,
Estou pensando em mudar minha conexão de ADSL para AJATO, alguem ssabe me informar se irei ger dificuldades para configurar o Ubuntu.
Uso também um access point para minha rede sem fio.
Um abraço a todos.
As conexôes a Cabo como Ajato e Virtua são reconhecidas pelo Ubuntu.
Provavelmente, não encontrará nenhum problema para fazer a conexão e usar o access point.
« Última modificação: 28 de Julho de 2007, 09:01 por RC2006 »
HP All-in-one 4GB HD760 - windows7 home premium - Netbook Asus 1005PEB - Windows 7 - Ubuntu 11.04
Macbook branco 13.3" 2gb 160HD - Mac OS X 10.6 - Tablet Asus Eee Pad Transformer com dock - Android 3.2

Offline TCan

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 10
    • Ver perfil
Re: Internet no Ubuntu 7.04
« Resposta #11 Online: 02 de Agosto de 2007, 08:35 »
Alguém me pode ajudar? Ainda não consegui resolver o problema e estou seriamente a pensar em desistir. :(