Autor Tópico: Uso da CPU no Ubuntu 7.04  (Lida 4178 vezes)

Offline thiagocf

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3
    • Ver perfil
Uso da CPU no Ubuntu 7.04
« Online: 26 de Julho de 2007, 15:37 »
Sou um usuário iniciante no ubuntu, e estou enfretando problemas, estou aqui com dual boot e tenho o ubuntu e o xp na maquina, vou migrando aos poucos, estou conhecendo agora o 'mundo' dos open-source ....

1 - Ao iniciar o Ubuntu, mal abro o firefox com 2 abas e minha maquina fica lerdissima, inultilizavel  ??? .... vendo pelo 'monitor de sistemas' me deparo com uma situação que diz que minha cpu está sendo usada em 98%, acho estranho até porque o firefox não é um soft tão pesado, e usando o mesmo programa no xp ele não ocasiona o mesmo uso da cpu como ocorre no ubuntu, aqui o link de uma screen do meu problema  http://img465.imageshack.us/my.php?image=firefoxtr2.png
1*PS -  Tem como salvar a screen em jpg ? ou outro formato mais leve ? Pois o formato padrão png e bem mais pesado .... :'(

2 - (Ultima duvida) - Baxei o automatrix, mas estou com a dificuldade de instala-lo, quando tento usar o comando 'apt-get install automatrix' , ele diz nao foi possivel abrir o arquivo de trava /var/lib/dpkg/lock - open ( 13 permissão negada )
E: Unable to lock the administration directory ( /var/lib/dpkg/ ), are you root ?
link da screen do problema 2 http://img108.imageshack.us/img108/4402/tentandoinstalarii2.png

Espero consegir migrar e me adaptar ao linux xD ... conto a ajuda de vocês
** Ja li a parte de iniciantes mas nao achei topico para sanar minha duvida
*** Fico grato desde ja !!!  ;)

Offline Cofor

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 50
    • Ver perfil
Re: Uso da CPU no Ubuntu 7.04
« Resposta #1 Online: 26 de Julho de 2007, 15:44 »
O primeiro problema que você relata é muito estranho... pelas pastas no seu desktop eu fico imaginando se você instalou o plugin do flash da maneira tradicional ou por algum tutorial aleatório por ae.
Uma pergunta, você nota que o firefox começa a comer processador quando está usando alguma animação em flash? (youtube por exemplo)


O comando correto para a instalação dos programas tem que ter o "sudo":

Código: [Selecionar]
sudo apt-get install automatix2

Quer uma solução fácil? Quando for instalar qualquer programa novo no ubuntu ( inclusive o flash player ) dá uma olhada no "Aplicações -> Adicionar e Remover Programas "
Dentro dele... na parte superior direita com o texto "Exibir : " escolha "Todos os aplicativos disponíveis"
 ;)

Offline samuelbh

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 582
    • Ver perfil
Re: Uso da CPU no Ubuntu 7.04
« Resposta #2 Online: 26 de Julho de 2007, 15:50 »
Será que o problema não é teu Hardware? Posta a configuração do seu PC aqui.
Assinatura removida pela Equipe do Fórum

Offline thiagocf

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3
    • Ver perfil
Re: Uso da CPU no Ubuntu 7.04
« Resposta #3 Online: 26 de Julho de 2007, 17:41 »
*
Não, porque antes mesmo de ultilizar qualquer animação o sistema ja fica lerdo .... eu pensei que fosse memoria, mas nao :/ ... mostra o cpu carregado ... o que seria normal se o programa que estou ultilizando nao fosse o 'firefox' ...... e eu nao ativei os 'efeitos da area de trabalho' ....

 **
P4 1.6 ghz
512 MB PC 2700
HD 80g
GF4 MX4000




Offline Esfinge

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 283
  • Debian 4.0 Lenny
    • Ver perfil
Re: Uso da CPU no Ubuntu 7.04
« Resposta #4 Online: 26 de Julho de 2007, 21:23 »
Acredito que não seja hardware mesmo pois meu sistema é um pouco menos robusto que o seu e não tenho problema algum.

Então tenta resolver o problema do firefox com o Swiftfox
que nada mais é do que o firefox com otimizações para seu processador, no seu caso o p4

quanto a salvar screen em jpg... basta aperta print screen, quando aparecer pra salvar basta mudar o final do formato do arquivo de .png para .jpg (mas png tem mais qualidade)

otra coisa que pode estar prendendo a performance do seu pc é o driver de placa de video.. vc ta usando o driver proprietario ou o generico?

pesquisa aqui no forum como instalar o driver proprietario se for o caso.. vai dar um UP
Espero que isso ajude
 ;)

Offline Cofor

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 50
    • Ver perfil
Re: Uso da CPU no Ubuntu 7.04
« Resposta #5 Online: 26 de Julho de 2007, 22:21 »
Outros programas comem CPU desse jeito ou é só o FF ?

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: Uso da CPU no Ubuntu 7.04
« Resposta #6 Online: 26 de Julho de 2007, 22:34 »
Sou um usuário iniciante no ubuntu, e estou enfretando problemas, estou aqui com dual boot e tenho o ubuntu e o xp na maquina, vou migrando aos poucos, estou conhecendo agora o 'mundo' dos open-source ....

1 - Ao iniciar o Ubuntu, mal abro o firefox com 2 abas e minha maquina fica lerdissima, inultilizavel  ??? .... vendo pelo 'monitor de sistemas' me deparo com uma situação que diz que minha cpu está sendo usada em 98%, acho estranho até porque o firefox não é um soft tão pesado, e usando o mesmo programa no xp ele não ocasiona o mesmo uso da cpu como ocorre no ubuntu, aqui o link de uma screen do meu problema  http://img465.imageshack.us/my.php?image=firefoxtr2.png
1*PS -  Tem como salvar a screen em jpg ? ou outro formato mais leve ? Pois o formato padrão png e bem mais pesado .... :'(

Confira qual processo esta comendo o processador. Aqui em casa era Beagle que vinha comendo quase 100% de CPU, no início achei que ele vinha indexando o HD para futuras buscas, mas mesmo depois de um bom tempo ele ainda continuou assim, ai cancelei seu inicio automático. Para verificar qual processo você pode:

  • Na tela que vê o uso do processador verificar na lista de processos na aba Processos
  • Pelo terminal digite
Código: [Selecionar]
$ top
Citar
2 - (Ultima duvida) - Baxei o automatrix, mas estou com a dificuldade de instala-lo, quando tento usar o comando 'apt-get install automatrix' , ele diz nao foi possivel abrir o arquivo de trava /var/lib/dpkg/lock - open ( 13 permissão negada )
E: Unable to lock the administration directory ( /var/lib/dpkg/ ), are you root ?
link da screen do problema 2 http://img108.imageshack.us/img108/4402/tentandoinstalarii2.png


Para instalar o automatix eu uso isto aqui, porque como seus repositórios passam a constar do /etc/apt/sources.list você acaba recebendo atualizações automáticas dele.

Verifique que a instalação do link acima do automatix é para a versão 7.04, e para as demais é:


« Última modificação: 26 de Julho de 2007, 22:36 por clcampos »
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline thiagocf

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3
    • Ver perfil
Re: Uso da CPU no Ubuntu 7.04
« Resposta #7 Online: 28 de Julho de 2007, 09:27 »
Tentei fazer inumeras coisas e continuou do mesmo jeito, so pra ter uma noção quando vou abrir uma pasta ou o terminal demoral 10  a 12 segundos carregado ... :'(
Insuportavel, vou continuar na luta, procurando uma possível causa para deixar o sistema nessa situação, enquanto isso vou tentando adaptar a ultilizar o 'terminal', para um usuário que estava em uma outra plataforma nunca vi tanta linha de comando  :o ...
Agradeço a todos pela ajuda e atenção :D , se futuramente eu conseguir sanar o problema venho reportar no tópico.

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: Uso da CPU no Ubuntu 7.04
« Resposta #8 Online: 28 de Julho de 2007, 11:26 »
No final não disse qual processo vem "comendo" sua CPU. Para isto basta olhar (no ambiente gráfico) na opção Sistema > Administração > Monitor do Sistema, na aba Processos.

Clique na coluna CPU para ver os processos na ordem de uso da CPU.
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!