Autor Tópico: PCLinuxOS X UBUNTU. Temos que seguir esse exemplo. Seriamos perfeitos!!!  (Lida 164874 vezes)

Offline Eunir Augusto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 853
  • Embaixador do Projeto Fedora Brasil
    • Ver perfil
    • Comunidade PCLinuxOS Brasil
Re: PCLinuxOS X UBUNTU. Temos que seguir esse exemplo. Seriamos perfeitos!!!
« Resposta #255 Online: 14 de Dezembro de 2007, 08:17 »
Assim que vc fizer Eunir, posta os resultados e a sua impressão para gente!!!

Obrigado

Hqx

com certeza semana que vem o farei  :D posto sim  ;)

Mas também é verdade que é bastante bugada e tem um gerenciador de pacotes péssimo (apesar do amplo repositório).

bugada?  ??? só se for no teu hardware, pq no meu é uma das mais lisas que já testei, sendo que testei e usei dezenas de distros (pode ser centena  ;))

Então digo: Bom mesmo é Mandriva... se tem exemplo a ser seguido é o do Mandriva.

rapaz, quem viveu com o começo da coisa, entre a francesa Mandrake e a brasileira Conectiva, e passou todas as raivas e ficou órfão tbm, no momento em que mais precisava, nunca diz isso que tu ta dizendo  :P

é bom ver o Mandriva 2008 one funcionando bem, eu msmo testei a versão com Gnome e ficou muito lapidada, mas devido a todas as problematicas anteriores fica dificil dar apoio pra ela. Quem testou por agora acha tudo lindo, mas e quem não teve suporte qdo precisou, alguem passou por isso tbm, alem de mim e do clcampos?

[ ]s
Comunidade PCLinuxOS Brasil - Assinatura modificada a pedido do grande amigo Ricardo (rjbgbo)

Offline sylvester

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 545
    • Ver perfil
Re: PCLinuxOS X UBUNTU. Temos que seguir esse exemplo. Seriamos perfeitos!!!
« Resposta #256 Online: 14 de Dezembro de 2007, 08:31 »
Eu também passei por maus momentos com o mandriva, mas esta 2008 está muito boa e só não a instalei de vez porque estou muito contente com o fedora - foi a unica distribuição que em 7 meses nunca me deu qualquer problema.
Quanto ao pclinuxos testei e passei os meus maus bocados também -depois de fazer a actualização fiquei em modo texto ainda hoje não sei porque e nunca consegui instalar os drivers ati.

http://opensourceformac.blogspot.com/                                      http://easyubuntulinux.blogspot.com/

Offline Eunir Augusto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 853
  • Embaixador do Projeto Fedora Brasil
    • Ver perfil
    • Comunidade PCLinuxOS Brasil
Re: PCLinuxOS X UBUNTU. Temos que seguir esse exemplo. Seriamos perfeitos!!!
« Resposta #257 Online: 14 de Dezembro de 2007, 08:38 »
Eu também passei por maus momentos com o mandriva, mas esta 2008 está muito boa e só não a instalei de vez porque estou muito contente com o fedora - foi a unica distribuição que em 7 meses nunca me deu qualquer problema.
Quanto ao pclinuxos testei e passei os meus maus bocados também -depois de fazer a actualização fiquei em modo texto ainda hoje não sei porque e nunca consegui instalar os drivers ati.

eu tbm sou aficcionado pelo fedora (adoro do yum), mas qdo está perto de lançar a proxima versão, nao sei pq ele fica bugado, sempre foi assim e não há perspectiva de mudança, nesse quesito (aconteceu com o 5, o 6 e o 7, no outro espero isso tbm)

com relação ao mandriva, vc nunca sabe qdo ele vai te deixar na mao, e eles já provaram que na hora do "vamos ver" o suporte desaparece, simplesmente. vc fica a ver navios. tipo, vou dar um exemplo tosco: se juntasse com o slack e virasse o Mandrivaslack, eles simplesmente tirariam o suporte e a gente que se vire  >:( já fizeram isso uma vez

o pclinuxos é uma distro comunitária, portanto as vezes o pessoal está acomodado e esquece de ajudar o projeto, é por aí. outro exemplo: tira o rapaz lá, o bruno do big linux e não sabemos o que ocorre com a distro mais. o morimoto caiu por terra com seu kuruma e sei la o rumo que a coisa anda.

ah: e a Novella do Suse continua...  ;)
Comunidade PCLinuxOS Brasil - Assinatura modificada a pedido do grande amigo Ricardo (rjbgbo)

Offline samuelbh

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 582
    • Ver perfil
Re: PCLinuxOS X UBUNTU. Temos que seguir esse exemplo. Seriamos perfeitos!!!
« Resposta #258 Online: 14 de Dezembro de 2007, 09:12 »
Realmente sem o Bruno o BIG Linux não anda. Mas ainda bem que ele ainda não tem planos de sair (pelo menos por enquanto). Eu particularmente quero contribuir para que a comunidade cresça e a distro deixe de ser a distro de um homem só.

Por falar nisso, seria bom aqueles que gostam de PCLinuxOS, criarmos uma comunidade brasileira para ele também. Quem sabe melhoramos o suporte a PT-BR?

Sobre a remasterização do PCLinuxOS, eu usei a ferramenta quando remasterizei o SAM Linux (que é baseado nesse outro, a ferramenta é a mesma). Achei muito fácil, o problema é que o novo Live CD não tinha o ícone do instalador na área de trabalho. Acho que para isso, seria bom criar um novo usuário já com o ícone lá, e criar o Live CD usando esse novo usuário. Realmente funciona.
« Última modificação: 14 de Dezembro de 2007, 09:14 por samuelbh »
Assinatura removida pela Equipe do Fórum

Offline Eunir Augusto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 853
  • Embaixador do Projeto Fedora Brasil
    • Ver perfil
    • Comunidade PCLinuxOS Brasil
Re: PCLinuxOS X UBUNTU. Temos que seguir esse exemplo. Seriamos perfeitos!!!
« Resposta #259 Online: 14 de Dezembro de 2007, 09:19 »
Por falar nisso, seria bom aqueles que gostam de PCLinuxOS, criarmos uma comunidade brasileira para ele também. Quem sabe melhoramos o suporte a PT-BR?

vc anima?  ;)

Sobre a remasterização do PCLinuxOS, eu usei a ferramenta quando remasterizei o SAM Linux (que é baseado nesse outro, a ferramenta é a mesma). Achei muito fácil, o problema é que o novo Live CD não tinha o ícone do instalador na área de trabalho. Acho que para isso, seria bom criar um novo usuário já com o ícone lá, e criar o Live CD usando esse novo usuário. Realmente funciona.

já sei com quem tirar duvidas a respeito hehehe

[ ]s conterrâneo
Comunidade PCLinuxOS Brasil - Assinatura modificada a pedido do grande amigo Ricardo (rjbgbo)

Offline samuelbh

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 582
    • Ver perfil
Re: PCLinuxOS X UBUNTU. Temos que seguir esse exemplo. Seriamos perfeitos!!!
« Resposta #260 Online: 14 de Dezembro de 2007, 09:23 »
Por falar nisso, seria bom aqueles que gostam de PCLinuxOS, criarmos uma comunidade brasileira para ele também. Quem sabe melhoramos o suporte a PT-BR?

vc anima?  ;)

Sobre a remasterização do PCLinuxOS, eu usei a ferramenta quando remasterizei o SAM Linux (que é baseado nesse outro, a ferramenta é a mesma). Achei muito fácil, o problema é que o novo Live CD não tinha o ícone do instalador na área de trabalho. Acho que para isso, seria bom criar um novo usuário já com o ícone lá, e criar o Live CD usando esse novo usuário. Realmente funciona.

já sei com quem tirar duvidas a respeito hehehe

[ ]s conterrâneo

Eunir, eu animo sim. Deixar o PCLinuxOS em PT-BR é muito fácil, basta pedirmos aos desenvolvedores. E quem sabe futuramente tam´bém podemos conseguir um repositório no Brasil.

Sobre o remasterizador, se quiser tirar dúvidas, estou à disposição. Mas creio que você não terá dificuldades (aliás, to com o CD do SAM Linux em português. Pena que ficou sem o instalador na area de trabalho).
Assinatura removida pela Equipe do Fórum

Offline Eunir Augusto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 853
  • Embaixador do Projeto Fedora Brasil
    • Ver perfil
    • Comunidade PCLinuxOS Brasil
Re: PCLinuxOS X UBUNTU. Temos que seguir esse exemplo. Seriamos perfeitos!!!
« Resposta #261 Online: 14 de Dezembro de 2007, 09:31 »

Eunir, eu animo sim. Deixar o PCLinuxOS em PT-BR é muito fácil, basta pedirmos aos desenvolvedores. E quem sabe futuramente tam´bém podemos conseguir um repositório no Brasil.

Sobre o remasterizador, se quiser tirar dúvidas, estou à disposição. Mas creio que você não terá dificuldades (aliás, to com o CD do SAM Linux em português. Pena que ficou sem o instalador na area de trabalho).

cara, vlw pela boa vontade. obrigado msmo
ah, detalhe: por onde falar com os desenvolvedores? por qual link em especifico?
será que eles incluiriam o suporte a pt-BR para 2008?

[ ]s
Comunidade PCLinuxOS Brasil - Assinatura modificada a pedido do grande amigo Ricardo (rjbgbo)

Offline Supermouse

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 76
    • Ver perfil
Re: PCLinuxOS X UBUNTU. Temos que seguir esse exemplo. Seriamos perfeitos!!!
« Resposta #262 Online: 14 de Dezembro de 2007, 20:58 »
caras, cheguei atrasado, mas vou alimentar os trolls...

na verdade, pelo que eu bem entendi, o objetivo do tópico não era iniciar uma guerra Ubuntu x PCLinuxOS, mas sim, mostrar o que o PCLinuxOS tem de bom, e ver se dá para implementar isso também.

e, convenhamos que, pelo menos antigamente (no final de 2006), o PCLinuxOS era uma opção muitissississimo superior au Ubuntu. Eu tentei instalar o Ubuntu na casa de um amigo meu, e, apesar de todas as minhas tentativas, e as mil maracutaias para fazer os codecs multimidia funcionarem (com a ajuda dos tópicos do Galactus), o cara não se adaptou (reparem: na época, eu nem ao menos COGITEI botar o Edgy pra ele, instalei o Dapper). Em compensação, ele se deu muito bem com o PCLinuxOS (na época em sua versão 0.93)

os codecs proprietários, drivers para placas de vídeo 3d e o centro de controle, unidos a um ambiente rápido e leve, tornavam a PCLinuxOS a melhor escolha mesmo.

e eu não vejo nada de errado em exaltar essas facilidades de outras distros. o Ubuntu não é perfeito, e, como no mundo do software livre não existem coisas como "Direitos Autorais" ou "Propriedade Intelectual", pode muito bem copiar essas funcionalidades e se tornar ainda melhor.

quantos anos o Ubuntu ficou sem suporte a codecs proprietários? e não adianta dizer que "tinha sim, era só dar um apt-get isso isso e aquilo" que isso aí não vale. Não estamos mais em 93, as coisas agora tem que ser o mais automatizadas possivel. Somos entusiastas, então não nos importamos de baixar trocentos mil pacotes, corrigir isso e aquilo manualmente no terminal ou fazer pequenos tweaks. Mas existem pessoas que só querem ligar o computador e usar. E isso era uma coisa que o PCLinuxOS fazia, e o Ubuntu não.

repararam que eu falei isso tudo no passado? Pois é, se vocês não repararam, o Ubuntu melhorou um monte, no suporte a codecs, drivers proprietários e até mesmo nas ferramentas de configuração gráfica. e tudo isso já tinha no PCLinuxOS. só que aominvés dos desenvolvedores do Ubuntu ficarem no seu canto emburrados dizendo que o PCLinuxOS era feio e mal, e que essas facilidades eram coisa de preguiçosos, eles se coçaram e fizeram funcionalidades parecidas.

lembrem-se: o Slackware é a distro KISS. os desenvolvedores e usuários do Slackware podem dizer que ferramentas gráficas de configuração são coisa de gente preguiçosa e frutinha. Desenvolvedores, usuários e apoiadores de uma distro dita "para seres humanos" não só não podem falar mal de ferramentas gráficas, como devem apoia-las também.

no fim, o PCLinuxOS era um pouco mais avançado que as outras distros para desktop, mas a maior força de uma distro é a sua comunidade. Eu já falei isso antes, mas não custa repetir: o melhor "feature" do Ubuntu é a comunidade. É só chutar uma pedra que saem trocentos blogs, fotologs, foruns, homepages, wikis e outras coisas sobre Ubuntu, com dicas, novidades, modificações, o que você quiser.

o suporte a pt-BR (ou pt-PT também), que os defensores do Ubuntu (ou devo dizer, opositores do PCLinuxOS) tanto se orgulhavam, e não cansaram de enxovalhar o PCLinuxOS por não ter nativamente, vocês acham que vieram de onde? Se não fosse a equipe de tradução voluntária, isso aí não existiria. o PCLinuxOS infelizmente não possui essa mesma comunidade, existe só aquele pessoal que só usa, mas não contribui. se o PCLinuxOS em seu início tivesse conseguido puxar tanta gente assim pra sua comunidade, possivelmente o Ubuntu não estaria fazendo tanto sucesso, o pessoal que tá aqui agora falando mal da distro estaria usando ela agora, defensores do Gnome estariam usando KDE (e eu me incluo nisso) e posivelmente essa discussão estaria invertida. Estariamos falando sobre como uma distro chamada Ubuntu é bem interessante, mas não passa de uma outra debian like, e não dá pra usar porque não vem em português, além de usar aquele gnome devorador de recursos...



e, apesar do que eu falei, não sou usuário PCLinuxOS. Como eu falei em outro tópico, eu sempre testo pilhas de distros (meus tubos de CDs aqui chegam a dar medo) e ambientes gráficos diferentes, mas sempre volto pro Ubuntu e pro Gnome. só que eu consigo enxergar um pouco além da instalação simples e dos CDs entregues em casa, e vejo que existem outras distribuições muito boas, e que o Ubuntu tem muito o que melhorar.


(reparem que esse post pode estar contradizendo totalmente um outro post meu nesse mesmo tópico. isso é compreensivel, já que entre um post e outro já se passaram um ano e duas versões do Ubuntu. é a mesma coisa que você ler a opinião de um usuário Windows na época do ME e na época do XP SP2...)
Lembrando que essa é apenas a minha opinião, e se você discordar, você está errado.

Offline nq6

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 35
    • Ver perfil
    • Linux ubuntu & Afins
Re: PCLinuxOS X UBUNTU. Temos que seguir esse exemplo. Seriamos perfeitos!!!
« Resposta #263 Online: 14 de Dezembro de 2007, 21:53 »
Supermouse eu concordo com você, devemos ter a ciência que tudo é uma questão de escolha. Não é apenas o Software que deve ser livre, mais também as nossas escolhas.

Acho que esse post deve ser acompanhado mais de perto pelos moderadores. Não é bom que essa discussão piore, comentário após comentário. Não fica nem bem para nossa comunidade, que é conhecida pela hospitalidade e boa vontade no meio GNU/Linux.

O Ubuntu não tem as mesmas facilidades que o PCLinuxOS tem, pois se a Canonical as implementassem infringira as regras, e seria punida. Pois é ilegal a utilização de coodecs proprietários que o PCLinuxOS conserva na sua versão defult.

Acredito que as deficiências do Ubuntu serão supridas semestre a semestre, e isso não é motivo de duvida para nenhum de nos. Basta ver o que está sendo programado para a próxima versão.

Eu quero que essa discussão seja travada daqui a 5 anos, e vamos ver quem é a febre, quem é a sensação momentânea, quem caiu no esquecimento, que cresceu ou quem retraiu. As analises não podem e nem devem ser imediatas.

Pois bem, devemos ter um pouco mais de paciência e buscar no entendimento comum as respostas.

Ok.
http://nq6.blogspot.com/
Linux ubuntu & Afins - Um blog com muitas dicas, perfeito para quem está começando.

Piras

  • Visitante
Re: PCLinuxOS X UBUNTU. Temos que seguir esse exemplo. Seriamos perfeitos!!!
« Resposta #264 Online: 14 de Dezembro de 2007, 22:35 »
Citar
O Ubuntu não tem as mesmas facilidades que o PCLinuxOS tem, pois se a Canonical as implementassem infringira as regras, e seria punida. Pois é ilegal a utilização de coodecs proprietários que o PCLinuxOS conserva na sua versão defult.

É ilegal nos Estados Unidos e pouquíssimos outros países, não no Canadá onde está a maior parte da equipe de desenvolvimento do PCLinuxOS, nem no Brasil onde várias outras distros têm essa mesma características.

A recusa do Ubuntu, Fedora e outras em adicionar software proprietário deve-se a sua adesão aos princípios do software livre. Por outro lado, várias distros comerciais se recusam a oferecer tais softwares proprietários sem obter licenças pela sua aspiração em ingressar no mercado americano.
« Última modificação: 14 de Dezembro de 2007, 22:37 por Piras »

Offline Supermouse

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 76
    • Ver perfil
Re: PCLinuxOS X UBUNTU. Temos que seguir esse exemplo. Seriamos perfeitos!!!
« Resposta #265 Online: 14 de Dezembro de 2007, 22:54 »
mas mesmo assim existem alternativas.

e o gerenciador de codecs do ubuntu é uma excelente alternativa a isso. muito melhor que digitar um apt-get um monte de coisa no terminal (e correr o risco de não funcionar).
Lembrando que essa é apenas a minha opinião, e se você discordar, você está errado.

Offline nq6

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 35
    • Ver perfil
    • Linux ubuntu & Afins
Re: PCLinuxOS X UBUNTU. Temos que seguir esse exemplo. Seriamos perfeitos!!!
« Resposta #266 Online: 14 de Dezembro de 2007, 23:50 »
O EUA são os maiores consumidores, tem o maior mercado e que quer ser grande tem que seguir as suas regras. Não existe lógica em se abandonar o país mais importante estrategicamente para poder tocar MP3, WMA, WMV, etc...  Sendo ilegal nesse mercado gigantesco que detêm ¼ do pib mundial.

Então é isso, sem os EUA não dá.
http://nq6.blogspot.com/
Linux ubuntu & Afins - Um blog com muitas dicas, perfeito para quem está começando.

Piras

  • Visitante
Re: PCLinuxOS X UBUNTU. Temos que seguir esse exemplo. Seriamos perfeitos!!!
« Resposta #267 Online: 16 de Dezembro de 2007, 19:24 »
O EUA são os maiores consumidores, tem o maior mercado e que quer ser grande tem que seguir as suas regras. Não existe lógica em se abandonar o país mais importante estrategicamente para poder tocar MP3, WMA, WMV, etc...  Sendo ilegal nesse mercado gigantesco que detêm ¼ do pib mundial.

Então é isso, sem os EUA não dá.

Se o software livre se resignar a seguir as regras vigentes nos Estados Unidos é possível que ele venha a desaparecer, tamanha é a influência do software proprietário sobre o governo e o Legislativo daquele país. Por outro lado, nem toda distro quer ser "grande", no sentido do qual você fala. A diversidade do mundo Linux admite projetos que podem se acomodar perfeitamente no 3/4 "restante" do PIB mundial. Portanto, para mim, a opção PCLinuxOS de oferecer suporte multimídia completo, compartilhada por várias outras distros de porte, é perfeitamente viável. Aliás, alguns dos mercados que mais crescem hoje dia, como as chamadas economias emergentes, os governos nem sequer sonham em ajustar suas normas às americanas.

Offline Daniel Neves

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 116
  • hardy :)
    • Ver perfil
    • last.fm
Re: PCLinuxOS X UBUNTU. Temos que seguir esse exemplo. Seriamos perfeitos!!!
« Resposta #268 Online: 17 de Dezembro de 2007, 22:39 »
mmm,vou baixar ;D


UBUNTU baixou no meu conceito dps do Gutsy :(

Offline nq6

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 35
    • Ver perfil
    • Linux ubuntu & Afins
Re: PCLinuxOS X UBUNTU. Temos que seguir esse exemplo. Seriamos perfeitos!!!
« Resposta #269 Online: 18 de Dezembro de 2007, 00:37 »
Piras, seu ponto de vista é interessante, e eu até gostaria que na prática as coisas funcionassem assim, mais na realidade isso não acontece. O que eu posso dizer é que dependemos verdadeiramente dos Estados Unidos.
http://nq6.blogspot.com/
Linux ubuntu & Afins - Um blog com muitas dicas, perfeito para quem está começando.