Autor Tópico: Pergunta filosófica: somos elitistas sem querer?  (Lida 27743 vezes)

Offline gabriel0085

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 577
    • Ver perfil
Re: Pergunta filosófica: somos elitistas sem querer?
« Resposta #60 Online: 05 de Agosto de 2007, 13:42 »
Citar
[coisa que já levou três pessoas a se suicidarem nesses 2 últimos anos aqui no setor de humanas da UFPR, se atirando pela janela dos andares do prédio]

Pelo visto isso é realmente uma questão a ser mais cuidadosamente estudada nas centros de ciências humanas das universidades.
Aqui na UFPE (Universidade Federal de Pernambuco), mais especificamente no CFCH (centro de filosofica e ciências humanas) que é um prédio de 15 andares onde se encontram os cursos de filosofia, sociologia, ciências sociais, antropologia... nos últimos 5 anos se suicidaram 3 pessoas.   
« Última modificação: 05 de Agosto de 2007, 13:48 por gabriel0085 »

Offline gabriel0085

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 577
    • Ver perfil
Re: Pergunta filosófica: somos elitistas sem querer?
« Resposta #61 Online: 05 de Agosto de 2007, 15:08 »

Pra quem tinha dúvidas quanto ao conceito da palavra elite.

Citar
Elite

[Do fr. élite.]
S. f.
 1.    O que há de melhor em uma sociedade ou num grupo; nata, flor, fina flor, escol. [Cf. flor (5).] 
 2.    Sociol. Minoria prestigiada e dominante no grupo, constituída de indivíduos mais aptos e/ou mais poderosos.
 

Fonte: Dicionário Aurélio.

Offline allanrock

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 37
    • Ver perfil
    • Meu Flickr
Re: Pergunta filosófica: somos elitistas sem querer?
« Resposta #62 Online: 05 de Agosto de 2007, 20:16 »
Citar
[coisa que já levou três pessoas a se suicidarem nesses 2 últimos anos aqui no setor de humanas da UFPR, se atirando pela janela dos andares do prédio]

Pelo visto isso é realmente uma questão a ser mais cuidadosamente estudada nas centros de ciências humanas das universidades.
Aqui na UFPE (Universidade Federal de Pernambuco), mais especificamente no CFCH (centro de filosofica e ciências humanas) que é um prédio de 15 andares onde se encontram os cursos de filosofia, sociologia, ciências sociais, antropologia... nos últimos 5 anos se suicidaram 3 pessoas.   

Agora realmente fiquei preocupado..... :o

Offline IgorM0L

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 487
  • Lokos está morto. Vamos ressucitá-lo?
    • Ver perfil
    • Yrado.net
Re: Pergunta filosófica: somos elitistas sem querer?
« Resposta #63 Online: 06 de Agosto de 2007, 14:28 »
Se formos pegar o sentido denotativo, somos elitistas, e não é sem querer.
A palavra eletista foi muito deturpada durante anos, principalmente entre os períodos de Guerra Fria, as elites neocolonialistas, muito criticadas na famosa Conferência de Bandung (assim que escreve mesmo?), e com isso se transformou em sinônimo de onfensas como o cinismo; ele foi criado pelos discípulos de Sócrates, um modo de alcançar a felicidade.

Nós, Linux User's buscamos a qualidade do software, algo dentro do íntimo do ser humano, uma característica de cada usuário Linux.
Normalmente somos vistos por nerds anti-sociais, hehehe. Algo que mudou bastante, o movimento open-source tal como o Ubuntu apenas tem a dizer que o que importa é a cooperação entre os usuários, e a palavra ubuntu diz-nos que sou o que sou pelo que todos nos somos.
Somos elitistas em querer buscar o que é melhor, em usar o que julgamos e tentamos torna-se melhor, ao em véz de fechar as portas da mente e pensar: ah... como esta bom como está, e então se mergulhar em um mar de ignorancia enterna...

Mas não somos elitistas em termos conotativos econômicos, afinal, quem aqui deve e/ou teve de pagar caro para usar algum Linux?

OBS: Só não me venham falar de RedHat! hahaha

Offline twelvetribes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 135
  • Jah Rasta I-tes
    • Ver perfil
    • Pagina pessoal
Re: Pergunta filosófica: somos elitistas sem querer?
« Resposta #64 Online: 09 de Agosto de 2007, 18:06 »
Considerando a importância da questão e o nível intelectual do debate, vou me delongar um pouco mais. Isso depois de ter saído do Hospital Psiquiátrico hoje. Lá dentro pude ver que a Rede Globo está tentando mudar o mundo eliminando a exploração criminosa da imagem sensual das pessoas bem como a satirização dos indivíduos, do seus programas. Me pergunto se mesmo assim eu conseguiria ver aqueles programas de má qualidade que eles levam ao ar. Na escola, no ensino fundamental eu tinha que dividir minha atenção com as fórmulas complicadíssimas da química orgânica com os boatos sobre a minha homossexualidade nunca provada.  Fiquei surpreso depois de uma constatação em que percebi que todas as piadas sobre homossexualidade que eram criminosamente feitas pelos meus queridos colegas eram copiadas de programas da Rede Globo. A prostituta de Satã isntrui os espíritos para se maltratarem mutuamente [considerando que o maior atentado à honra de um homem é aquele que fala da sua virilidade e capacidade de trabalhar e se integrar socialmente num convívio harmônico com os seus irmãos de criação do Mais Alto Senhor Arquiteto Supremo do Universo.

Offline twelvetribes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 135
  • Jah Rasta I-tes
    • Ver perfil
    • Pagina pessoal
Re: Pergunta filosófica: somos elitistas sem querer?
« Resposta #65 Online: 09 de Agosto de 2007, 18:21 »
A Filosofia não complica nada. Quem diz isso é porque não entende o nosso exercício de emissão de juízos e produção de raciocínios [ratio] lógicos. Preconceito. Leibiniz é um metafísico, ele mexe com a metafísica. A física você entende. A metafísica você intelige, o que é diferente. Como você pode dizer que a razão é uma ciência conhecida sem ter duas ou mais pessoas que conheçam esse a priori e possam compartilhar com você? Não tenham medo, a Filosofia compreende também a teologia que fala sobre os seres e a espiritualidade. O nosso problema atual é com a espiritualidade. Todo mundo está querendo "aparecer" e esquece que a amizade é o maior dos valores a ser cultivado. No consultório onde estive senti vontade de espancar um programador de empresa de fundo de quintal que disse a mim que "odiava orkut". Perguntei a ele se ele tinha orkut, pensando em agir com boa intenção, fazer ele ver que não está sozinho e acabei sendo insultado. O orkut é uma ferramenta na qual as pessoas que não foram agraciadas com o dom da inteligência [pretenso] conseguem se encontrar e se consolar das críticas que esses babacas, pseudo-intelectuais fazem a eles na sua atividade de alimentação do ego.

Offline twelvetribes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 135
  • Jah Rasta I-tes
    • Ver perfil
    • Pagina pessoal
Re: Pergunta filosófica: somos elitistas sem querer?
« Resposta #66 Online: 09 de Agosto de 2007, 18:26 »
Não estou dizendo que existem babacas/otários aqui no fórum que gastam seu tempo em desmerecer as preferências e orientações culturais dos outros. Eu por exemplo tenho muitos discos raros de reggae roots que consegui por aí. Passo o som pra quem se interessar. O grande problema é que você tem de se expor pra esses cretinos [não sejamos crianças, eles existem e sobrevivem da famosa "resposta pra burro", "resposta pra pergunta cretina"]. Num mundo de adultos, é difícil aceitar que isso exista. Ninguém é obrigado a saber nada. Bem como ninguém é obrigado a aceitar um grosseiro como prestador de serviços.

Offline pinduvoz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.494
    • Ver perfil
Re: Pergunta filosófica: somos elitistas sem querer?
« Resposta #67 Online: 09 de Agosto de 2007, 19:24 »
Este tópico tá "mucho loko" :o :o :o.
:: Linux Registered User nº 439378 ::

Offline twelvetribes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 135
  • Jah Rasta I-tes
    • Ver perfil
    • Pagina pessoal
Re: Pergunta filosófica: somos elitistas sem querer?
« Resposta #68 Online: 09 de Agosto de 2007, 21:02 »
Citar
Elite

[Do fr. élite.]
S. f.
 1.    O que há de melhor em uma sociedade ou num grupo; nata, flor, fina flor, escol. [Cf. flor (5).]
 2.    Sociol. Minoria prestigiada e dominante no grupo, constituída de indivíduos mais aptos e/ou mais poderosos.
 

Fonte: Dicionário Aurélio.

Foi o que eu pensei.

Offline twelvetribes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 135
  • Jah Rasta I-tes
    • Ver perfil
    • Pagina pessoal
Re: Pergunta filosófica: somos elitistas sem querer?
« Resposta #69 Online: 09 de Agosto de 2007, 21:06 »
Não acho que vocês são elitistas. Acho que vocês são crianças brincando com armas de fogo. Ou não. Se um chama o outro de fracassado [ou qualquer outro adjetivo depreciativo] isso é assédio moral. Está na lei. A inteligência não é sinônimo de insensibilidade. Inteligência significa inteligir. Ter a noção de algo mesmo que por intuição. Adivinhar algo antes mesmo desse algo se tornar conhecimento positivo. É um a priori da consciência.

Mas falem mais sobre o Kedit, ou postem link aí. Que eu estou com preguiça de procurar.

Offline Eunir Augusto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 853
  • Embaixador do Projeto Fedora Brasil
    • Ver perfil
    • Comunidade PCLinuxOS Brasil
Re: Pergunta filosófica: somos elitistas sem querer?
« Resposta #70 Online: 09 de Agosto de 2007, 21:26 »

Mas falem mais sobre o Kedit, ou postem link aí. Que eu estou com preguiça de procurar.


Opa, para tudo  :o twelvetribes, eu sou o primeiro a nao querer contribuir contigo, por causa de uma frase dessas

Eu particularmente não entendi, nem parei pra interpretar tudo o que vc escreveu, pois acho muito profundo e subjetivo para a minha limitada compreensão.

Cara, isso aqui é um forum de usuarios de software livre, onde todos ajudam e colaboram, e a palavra preguiça não condiz com o espirito dos cadastrados. Postem aí que estou com preguiça? Bicho, vou te ser bem claro, com uma linguagem popular msmo: Frases como essa fazem com que ngm queira te ajudar, entendeu? Mais claro e direto que isso não consigo me expressar

E com relação à sua preguiça, vou te dar minha ultima ajuda (e veja bem, eu fui o unico que nao te criticou e ainda respondeu sua duvida, la em cima)

Kedit é "Bloco de Notas" do Kde, que é outro ambiente gráfico, diferente do Gnome que vc provavelmente está utilizando no Ubuntu. É o ambiente gráfico padrão do Kubuntu e varias outras distros (do Opensuse ao Kurumin). Procure no Google e no Wikipedia, caso não encontre aqui no forum. Se nao achar, há milhões de blogs pra te ajudar, aí em cima tem a aba "Planeta", com indicações para blogs

Boa sorte, e reveja aí uns comportamentos, caso queira colaboração

Eu não tenho rodeios, e procuro ser educado, mas vc está precisando entender o forum no qual vc está participando, para que possamos te ajudar e tbm para que as pessoas nao te critiquem

Abraços e boa sorte
Comunidade PCLinuxOS Brasil - Assinatura modificada a pedido do grande amigo Ricardo (rjbgbo)

Offline Versuri

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 912
  • Linux#436528 ● Ubuntu#9933 MacBook Pro SL 10.6.7
    • Ver perfil
Re: Pergunta filosófica: somos elitistas sem querer?
« Resposta #71 Online: 09 de Agosto de 2007, 21:32 »
Grande Eunir, falou pouco mas disse tudo.
Me parece que o Mr. twelvetribes está no fórum para mostrar ou demonstrar que é muito superior aos outros aqui, isso eu já escrevi aqui mesmo neste tópico.
Vou repetir o poema novamente:

"Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina"
Cora Coralina


Offline gabriel0085

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 577
    • Ver perfil
Re: Pergunta filosófica: somos elitistas sem querer?
« Resposta #72 Online: 09 de Agosto de 2007, 23:07 »
twelvetribes,


kEdit?
e o Kate?
e ainda o Kwrite?

gedit? mousepad? notepad++? emacs? vi? vim? nano? pico?


São todos editores de texto.

Offline gabriel0085

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 577
    • Ver perfil
Re: Pergunta filosófica: somos elitistas sem querer?
« Resposta #73 Online: 09 de Agosto de 2007, 23:28 »
twelvetribes,

Você bem sabe que todo o conhecimento do mundo só faz sentido no outro. Enquanto prática pode até fazer sentido em sua utilidade, mesmo na individualidade. Mas enquanto conhecimento acumulado, sem referenciais ele simplesmente não existe.

Eu particularmente não entendo essa sua necessidade de falar pra si. Há uma forte contradição filosófica aí.

Eu fiz uma brincadeira com a definição do aurélio, uma provocação pra ver se alguém compraria. Fiquei admirado em perceber que você foi o único que comprou. Na verdade o igormol comprou também.

O conceito de elite é diferente do conceito de elitismo.

Citar
Elite

[Do fr. élite.]
S. f.
 1.    O que há de melhor em uma sociedade ou num grupo; nata, flor, fina flor, escol. [Cf. flor (5).] 
 2.    Sociol. Minoria prestigiada e dominante no grupo, constituída de indivíduos mais aptos e/ou mais poderosos. 

Citar
Elitismo
[De elite + -ismo.]
S. m.
 1.    Sistema que favorece as elites [ v. elite (2) ] , com prejuízo da maioria.
 2.    Ideal ou concepção de vida fundada em tal sistema. 


O primeiro representa um conceito subjetivo que não pode ser dessituado da cultura, momento histórico e interesses de classes e grupos.

Já o segundo se encaixa em qualquer contexto, desde que um desses grupos de alguma maneira tente se sobrepor aos demais, com algum proveito, seja ele material ou mesmo no campo das vaidades pessoais.

------------------------------

Respondendo à pergunta do tópico:

Sim, em geral usuários linux são elitistas, no sentido pejorativo da palavra.
Desde aqueles mais xiitas que desdenham até mesmo de outro usuário linux, apenas por ser novato; àqueles que se referem a usuários windows como inferiores por qualquer motivo; àqueles que se exibem aos amigos com meia dúzia de comandos terminal por pura vaidade pessoal...

Se você acha um idiota alguém que se acha superior ao outro por ter mais dinheiro, como você chamaria alguém que se acha superior apenas por ter mais conhecimento? 
« Última modificação: 09 de Agosto de 2007, 23:52 por gabriel0085 »

Offline gabriel0085

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 577
    • Ver perfil
Re: Pergunta filosófica: somos elitistas sem querer?
« Resposta #74 Online: 09 de Agosto de 2007, 23:36 »
Reli meu post, e achei que pode ter soado um pouco agressivo ou pretensioso.
Desculpem, não era isso que eu queria passar.  :-[

Achei o tópico interessante, e quem o abriu está de parabéns.

Acho também que essa discussão pode continuar num clima de cordialidade, em que todos ganhem um pouco com a opinião dos demais.

Pronto. Agora podem descer o sarrafo nas coisas que eu falei.  :P

"Comunidade" . O cara que inventou isso é soda mesmo.  :D