Autor Tópico: kwrite não abre pelo terminal(resolvido)  (Lida 9685 vezes)

Offline amaro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 61
    • Ver perfil
kwrite não abre pelo terminal(resolvido)
« Online: 31 de Julho de 2007, 10:43 »
A duvida é a seguinte. Quanto tento editar algum arquivo via terminal com kwrite, como em "sudo kwrite /etc/fstab" retorna uma mensagem dizendo que o servidor x não pode abrir. Porem quando executo de outra maneira ele abre normal. A mesma coisa se dá co kate. Alguem tem alguma dica pra relsolver esse problema?
« Última modificação: 05 de Setembro de 2007, 21:49 por amaro »

Offline sidney richards

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 60
    • Ver perfil
Re: kwrite não abre pelo terminal
« Resposta #1 Online: 31 de Julho de 2007, 21:00 »
porque vc não tenta o nano?
ex: "sudo nano /etc/fstab"
« Última modificação: 31 de Julho de 2007, 21:02 por sidney richards »

arlei

  • Visitante
Re: kwrite não abre pelo terminal
« Resposta #2 Online: 31 de Julho de 2007, 21:09 »
Olá amaro,

olha amigo, não uso KDE, mais me parece bastante estranho esta sua questão, então vou lhe fazer uma pergunta:

Vc realmente esta tentando executar o kwrite a partir do terminal, ou seja, de dentro de seu ambiente gráfico ou esta tentando fazer isso a partir de uma seção shell aberta com Ctrl+Alt+F1...F6?

Note a diferença, o terminal é uma seção shell aberta em uma janela dentro do ambiente gráfico, no seu caso KDE, enquanto um shell aberto da outra forma é uma seção em modo texto, ou seja sem os recursos gráficos e assim sendo sem a possibilidade de usufruir de nenhum aplicativo que deste recurso necessite, como o kwrite.

T+
Arlei

Offline amaro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 61
    • Ver perfil
Re: kwrite não abre pelo terminal
« Resposta #3 Online: 01 de Agosto de 2007, 09:11 »
Rapaz! Sinceramente eu não tenho certeza. Uso aquele terminal que fica no menu/sistema. No kurumin e no suse funcionava. Mas pesquisando no forum do debian aprendi a digitar kdesu kwrite aí funcionou. Mas ainda não entendi o porque não funciona digitando só o kwrite.

Offline amaro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 61
    • Ver perfil
Re: kwrite não abre pelo terminal
« Resposta #4 Online: 01 de Agosto de 2007, 09:19 »
Aproveitando a oportunidade, senti falta no kubuntu da opção menu/sistema/kde/gerenciar arquivos como root. (Pelo menos não encontrei ainda essa opção.) Tem como adicionar essa opção?

Offline usifoto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 320
    • Ver perfil
Re: kwrite não abre pelo terminal
« Resposta #5 Online: 01 de Agosto de 2007, 11:30 »
Aproveitando a oportunidade, senti falta no kubuntu da opção menu/sistema/kde/gerenciar arquivos como root. (Pelo menos não encontrei ainda essa opção.) Tem como adicionar essa opção?

Eu adicionei uma entrada no menu que chama o Konqueror com o comando kdesu konqueror. Aí é só abrir, digitar a senha e usa-lo como gerenciador de arquivos com os privilégios de superusuário.

Quanto ao Kwrite e Kate, eu tenho esse mesmo problema desde a primeira versão do Kubuntu e nunca entendi o que se passa.  >:(

Offline amaro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 61
    • Ver perfil
Re: kwrite não abre pelo terminal
« Resposta #6 Online: 01 de Agosto de 2007, 11:51 »
Aproveitando a oportunidade, senti falta no kubuntu da opção menu/sistema/kde/gerenciar arquivos como root. (Pelo menos não encontrei ainda essa opção.) Tem como adicionar essa opção?

Eu adicionei uma entrada no menu que chama o Konqueror com o comando kdesu konqueror. Aí é só abrir, digitar a senha e usa-lo como gerenciador de arquivos com os privilégios de superusuário.

Quanto ao Kwrite e Kate, eu tenho esse mesmo problema desde a primeira versão do Kubuntu e nunca entendi o que se passa.  >:(

Otima sugestão. Obrigado pela dica. Quando estiver em casa vou testar.
« Última modificação: 01 de Agosto de 2007, 11:54 por amaro »

alarcon

  • Visitante
Re: kwrite não abre pelo terminal
« Resposta #7 Online: 10 de Agosto de 2007, 11:43 »
A duvida é a seguinte. Quanto tento editar algum arquivo via terminal com kwrite, como em "sudo kwrite /etc/fstab" retorna uma mensagem dizendo que o servidor x não pode abrir. Porem quando executo de outra maneira ele abre normal. A mesma coisa se dá co kate. Alguem tem alguma dica pra relsolver esse problema?

Se você abre um terminal como usuário comum e o kwrite (e os outros) funciona(m), mas ao usar o terminal como root o kwrite (e os outros) não funciona(m), então tente o seguinte:

abra um terminal e digite:

xhost local:root

agora faça:

sudo nano /root/.bashrc

ou

sudo vi /root/.bashrc

use o que você souber usar (nano ou vi)

e coloque isto no final:

export XAUTHORITY=/home/name/.Xauthority

Onde name, obviamente é o seu nome de usuário da pasta home ok.

salve saia do arquivo, feche o terminal, abra-o novamente e veja se agora o kwrite (e outros) abre(m) via terminal como root.

Como usar o Vi:

pressione a tecla Esc e depois a letra i para inserir textos no arquivo em questão. Para salvar as alterações pressione Esc novamente e agora Shift+zz.
« Última modificação: 06 de Setembro de 2007, 14:25 por alarcon »

Offline amaro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 61
    • Ver perfil
Re: kwrite não abre pelo terminal
« Resposta #8 Online: 05 de Setembro de 2007, 21:48 »
Desculpe a demora. Funcionou su dica alarcon :D. Muito obrigado pela ajuda.