Eu só aposto num KDE 4 "bem funcional" lá pela metade do ano que vem, apesar de o lançamento estar previso para o final de outubro. A razão é que vai precisar de um tempo ainda para que as aplicações se adequem para se integrarem e tirar todo o proveito dos novos recursos que virão com o KDE: serão muitos, com muitíssimas novas possibilidades. O impacto não vai ser pequeno. Isto não significa que o KDE 4 será algo inacabado quando for lançado, não foi isso que eu quis dizer!
Só espero que o novo KDE anime a Canonical a dar mais atenção ao Kubuntu. Tudo bem, muito provavelmente o KDE 4 ainda não estará incluso por padrão no Gutsy +1 (que será LTS), mas que o Kubuntu está muito atrás que o Ubuntu, isso sim! A Canonical não me parece dar o devido suporte ao KDE... Há muitas distros baseadas em KDE com a funcionalidade que tem o Ubuntu mas que não tem o Kubuntu. É por isso, aliás, que prefiro usar o Ubuntu com GNOME (não, eu ser ultra fã de KDE não significa odiar GNOME
também gosto dele) + aplicativos como AmaroK e kTorrent do que trocar pelo KDE ou pôr o Kubuntu aqui.
Há esperanças que isto mude um tanto no Gutsy: ter o Dolphin como gerenciador de arquivos padrão (será o gerenciador padrão do KDE 4, no lugar do Konqueror - que continuará sendo o navegador padrão) no Kubuntu Gutsy Gibbon é um alento e tanto!