Autor Tópico: Iniciando e aprimorando no editor vetorial Inkscape  (Lida 193618 vezes)

kErNeL_sCrIpT

  • Visitante
Re: Iniciando no editor vetorial Inkscape
« Resposta #30 Online: 04 de Agosto de 2007, 23:49 »
        "Quanto ao "Cortar", nem sempre é rápido editar as alças. Imagine por exemplo o formato de uma pessoa cortando um grupo de objetos. Pode haver uma infinidade de alças para editar."

        Mythus, o Esfinge disse bem, você usa a edição mais para fazer panfletos, o Esfinge mais para Design Web e eu para ilustração. Quanto a "Cortar", você pode selecional várias alças e manipula-las normalmente. No exemplo que você citou, é possível manipular primeiro todas ou algumas alças da "pessoa" e depois manipular todas ou algumas alças do/dos objeto/objetos. E com um pouquinho de prática, se isso for uma atividade rotineira, vira uma atividade bem dinâmica e fluida. E você pode sempre contar com o auxílio de vetores em formas básicas (quadrado, círculo etc) para fins de medida.
« Última modificação: 04 de Agosto de 2007, 23:52 por kErNeL_sCrIpT »

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: Iniciando no editor vetorial Inkscape
« Resposta #31 Online: 05 de Agosto de 2007, 00:22 »
kErNeL_sCrIpT parabéns pelo tópico, simplesmente excelente!

Vou estudá-lo com muito carinho, afinal onde trabalho um dos problemas que ainda não permitiram a migração para Ubuntu atingir 100% é a necessidade de uso do Corel Draw.
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline Eunir Augusto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 853
  • Embaixador do Projeto Fedora Brasil
    • Ver perfil
    • Comunidade PCLinuxOS Brasil
Re: Iniciando no editor vetorial Inkscape
« Resposta #32 Online: 05 de Agosto de 2007, 00:30 »
hehe, eu já comecei a "rascunhar" esse conteúdo aqui  ;)

parabens  ;) [ ]s
Comunidade PCLinuxOS Brasil - Assinatura modificada a pedido do grande amigo Ricardo (rjbgbo)

kErNeL_sCrIpT

  • Visitante
Re: Iniciando no editor vetorial Inkscape
« Resposta #33 Online: 05 de Agosto de 2007, 00:37 »
        Muito obrigado clcampos e Eunir!! Espero que o tópico seja de  ajuda pra galera que quer iniciar/saber/pesquisar/estudar/usar o Inkscape. Eu uso essa ferramenta mais pra ilustração, mas tá aí  as dicas do Esfinge e o conhecimento proficional em vetores do Mythus!

Offline Eunir Augusto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 853
  • Embaixador do Projeto Fedora Brasil
    • Ver perfil
    • Comunidade PCLinuxOS Brasil
Re: Iniciando no editor vetorial Inkscape
« Resposta #34 Online: 05 de Agosto de 2007, 00:40 »
nós ubuntistas q temos q agradecer, uai  ;) [ ]s
Comunidade PCLinuxOS Brasil - Assinatura modificada a pedido do grande amigo Ricardo (rjbgbo)

kErNeL_sCrIpT

  • Visitante
Re: Iniciando no editor vetorial Inkscape
« Resposta #35 Online: 06 de Agosto de 2007, 18:40 »
        Problema com as legendas resolvido galera. Meu tópico: http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,23323.msg129705.html#msg129705

Offline Eunir Augusto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 853
  • Embaixador do Projeto Fedora Brasil
    • Ver perfil
    • Comunidade PCLinuxOS Brasil
Re: Iniciando no editor vetorial Inkscape
« Resposta #36 Online: 16 de Agosto de 2007, 00:43 »
Deixa eu aproveitar esse topico de altíssimo nível e esclarecer uma duvida minha  :D

É o seguinte, amigos... Eu tava passeando pelo site do Dreamlinux e fiquei admirado com a qualidade dos icones e imagens utilizados.

Fui correndo atrás do Versuri e ele me disse que são todos feitos em Inkscape e Gimp, e até sugeriu que eu entrasse em contato com um dos rapazes lá do Dreamlinux

Antes que eu procure ele, vcs tem alguma dica de como criar esses efeitos no Inkscape ou Gimp? Se tiverem, otimo, resolve pra todo mundo. Se não tiverem, vou procurar o rapaz e posto aqui pra gente, ok?

Obrigado, gente. [ ]s
Comunidade PCLinuxOS Brasil - Assinatura modificada a pedido do grande amigo Ricardo (rjbgbo)

Offline Esfinge

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 283
  • Debian 4.0 Lenny
    • Ver perfil
Re: Iniciando no editor vetorial Inkscape
« Resposta #37 Online: 16 de Agosto de 2007, 12:07 »
Deixa eu aproveitar esse topico de altíssimo nível e esclarecer uma duvida minha  :D

É o seguinte, amigos... Eu tava passeando pelo site do Dreamlinux e fiquei admirado com a qualidade dos icones e imagens utilizados.

Fui correndo atrás do Versuri e ele me disse que são todos feitos em Inkscape e Gimp, e até sugeriu que eu entrasse em contato com um dos rapazes lá do Dreamlinux

Antes que eu procure ele, vcs tem alguma dica de como criar esses efeitos no Inkscape ou Gimp? Se tiverem, otimo, resolve pra todo mundo. Se não tiverem, vou procurar o rapaz e posto aqui pra gente, ok?

Obrigado, gente. [ ]s

Hehe, não é uma grande surpresa saber que foram feitos no ink... mas no Gimp .. precisa ser artista pra fazer icones no gimp..

então vamos la, no ink aperta F4 segura CTRL e puxa para fazer um quadrado perfeito.. depois F1 e seleciona o quadrado ( se já não estiver ) e no menu horizontal muda os atributos Width e Height para 128 ambos ( um tamanho adequado para se trabalhar com icones ) ... depois F3 e aperta o numero 3

use HOTKEYS!!!  ;D

agora é com você e sua criatividade... bota um gradiente e vai editando os pontos com o bezier ( SHIFT + F6 ) e com nós ( F2 )

essas dicas foi pro mesmo método que uso para criar ícones de pastas ... mas nunca fica bom, sou uma negação em criatividade artística.

Espero ter ajudado =]

Offline Eunir Augusto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 853
  • Embaixador do Projeto Fedora Brasil
    • Ver perfil
    • Comunidade PCLinuxOS Brasil
Re: Iniciando no editor vetorial Inkscape
« Resposta #38 Online: 16 de Agosto de 2007, 14:47 »
Vlw, Esfinge! To mastigando tutoriais do Inkscape no fds  ;) Já deu uma mão esse toque. Brigadão  :D
Comunidade PCLinuxOS Brasil - Assinatura modificada a pedido do grande amigo Ricardo (rjbgbo)

kErNeL_sCrIpT

  • Visitante
Re: Iniciando no editor vetorial Inkscape
« Resposta #39 Online: 16 de Agosto de 2007, 16:08 »
        Boa Esfinge! Atalho é sempre bom hehehe. Eunir, criar ícones no Inkscape é isso que o Esfinge falou mesmo, tudo depende do seu conhecimento das ferramentas do Inkscape e principalmente da sua criatividade. Dica: Pegue algum ícone que você curtiu muito (em SVG), abra no Inkscape e desmonte-o, veja como foi feito, tente fazer similar só pra praticar, daí, quando você estiver satisfeito com os resultados, é só começar a abusar da sua criatividade. Ha, poste aqui se você aprender alguns truques legais ou links pra outos sites que você tiver visitado pra estudar pode ser?

        Espero ter ajudado. Té mais.

Offline Eunir Augusto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 853
  • Embaixador do Projeto Fedora Brasil
    • Ver perfil
    • Comunidade PCLinuxOS Brasil
Re: Iniciando no editor vetorial Inkscape
« Resposta #40 Online: 16 de Agosto de 2007, 17:38 »
Eunir, criar ícones no Inkscape é isso que o Esfinge falou mesmo, tudo depende do seu conhecimento das ferramentas do Inkscape e principalmente da sua criatividade.

entendi, amigos, entendi. Mas o que eu queria era, a princípio, ser capaz de reproduzir os links e imagens do site do Dreamlinux  ;)

Qual tutorial devo utilizar para aprender exatamente esses recursos utilizados no site?  ???

poste aqui se você aprender alguns truques legais ou links pra outos sites que você tiver visitado pra estudar pode ser?

Claro que posto, amigos. Com certeza postarei, mas sei menos que vcs sobre Inkscape  ;)

[ ]s
Comunidade PCLinuxOS Brasil - Assinatura modificada a pedido do grande amigo Ricardo (rjbgbo)

kErNeL_sCrIpT

  • Visitante
Re: Iniciando no editor vetorial Inkscape
« Resposta #41 Online: 16 de Agosto de 2007, 18:37 »
        Eunir, você pode postar o link exato de onde você viu os ícones? Pra gente ter uma idéia do que você quer. São os ícones da página Home, ou estão em outro lugar?

Offline Esfinge

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 283
  • Debian 4.0 Lenny
    • Ver perfil
Re: Iniciando no editor vetorial Inkscape
« Resposta #42 Online: 16 de Agosto de 2007, 19:24 »
Olha so Eunir, eu visitei o site do dream linux e realmente é notável que aqueles ícones são feitos no ink, navegando por la achei uma coisa que pode lhe ser util confira:

http://streaming.serv.iv.fapesp.br:8000/vod/dreamlinux/videos/inkscape_ooo.avi

Achei aqui, tem mais lá:

http://www.dreamlinux.com.br/portugues/saiba-noticias.html

interessante essa Dream Linux, é XFCE não é? vou ver se arrumo tempo para testar  ;D

Offline Eunir Augusto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 853
  • Embaixador do Projeto Fedora Brasil
    • Ver perfil
    • Comunidade PCLinuxOS Brasil
Re: Iniciando no editor vetorial Inkscape
« Resposta #43 Online: 16 de Agosto de 2007, 19:43 »
interessante essa Dream Linux, é XFCE não é? vou ver se arrumo tempo para testar 

Já to baixando, Esfinge  ;)

É Xfce sim. Eu uso Xubuntu, portanto to com o msmo Xfce ;) Ele é uma espécie de um Gnome + leve, entendeu? Eu não gosto do Kde... rsrsrs E abaixo tem uma barra com Kiba-Dock, se nao me engano. O Xubuntu não vem com o Kiba pré-instalado não.

Se quiser saber + procure meu amigo Versuri, que ele te passa todas as coordenadas  ;)

ps: 16% concluido do download  :D

[ ]s
Comunidade PCLinuxOS Brasil - Assinatura modificada a pedido do grande amigo Ricardo (rjbgbo)

Offline Esfinge

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 283
  • Debian 4.0 Lenny
    • Ver perfil
Re: Iniciando no editor vetorial Inkscape
« Resposta #44 Online: 16 de Agosto de 2007, 19:49 »
Ótimo! com certeza vou instalar aqui para testar, meu pc não é muito robusto por isso uma alternativa mais leve seria uma grande ajuda!

Quanto ao download.. assista com atenção e verá o poder do Ink, em poucos minutos temos uma bela obra de arte hahahaha

Como pode ver é extremamente simples e se precisar de ajuda pra fazer os ícones so falar que nos poderemos ajudar
 8)

Edit: É o lema dos irmãos coala hsauheashu
e tbm não gosto do kde  :D
« Última modificação: 16 de Agosto de 2007, 19:51 por Esfinge »