Autor Tópico: Iniciando e aprimorando no editor vetorial Inkscape  (Lida 193638 vezes)

Offline Eunir Augusto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 853
  • Embaixador do Projeto Fedora Brasil
    • Ver perfil
    • Comunidade PCLinuxOS Brasil
Re: Iniciando no editor vetorial Inkscape
« Resposta #15 Online: 03 de Agosto de 2007, 12:42 »
Grande Esfinge, mandou bem d++  ;)

Pra completar, se vc nao quiser quebrar a cabeça com os PHPs da vida  ;)

Taí: http://www.joomla.com.br/o-que-e-joomla.html

que eu acompanho desde o Mamboo  ;)

Obs: Nada me tira da cabeça que o Joomla está sendo usado por todos nós aqui, a cada acesso no forum  ;) pois no rodapé desta pagina está " Tema desenvolvido por FaBMak e n3t0" e eu já vi o nick do FaBMak no forum deles  ;)

[ ]s, garoto.  ;) vlw
« Última modificação: 03 de Agosto de 2007, 12:45 por Eunir Augusto »
Comunidade PCLinuxOS Brasil - Assinatura modificada a pedido do grande amigo Ricardo (rjbgbo)

Offline Esfinge

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 283
  • Debian 4.0 Lenny
    • Ver perfil
Re: Iniciando no editor vetorial Inkscape
« Resposta #16 Online: 03 de Agosto de 2007, 13:39 »
aeee, vlw a dica Eunir, tava mesmo querendo brincar com algum sistema php de portais.

Vlw d+ mesmo  ;)

Offline Eunir Augusto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 853
  • Embaixador do Projeto Fedora Brasil
    • Ver perfil
    • Comunidade PCLinuxOS Brasil
Re: Iniciando no editor vetorial Inkscape
« Resposta #17 Online: 03 de Agosto de 2007, 13:54 »
flw, mestre! precisando, tamos aeee  ;) [ ]s
Comunidade PCLinuxOS Brasil - Assinatura modificada a pedido do grande amigo Ricardo (rjbgbo)

kErNeL_sCrIpT

  • Visitante
Re: Iniciando no editor vetorial Inkscape
« Resposta #18 Online: 03 de Agosto de 2007, 16:07 »
        Muito obrigado galera!!!! Sou completamente noob em HTML, PHP e outras linguagens pra desenhar Webs, mas to muito curioso, já fiz um site de "mentirinha" só pra ver se eu conseguia, mas na época eu usava o Windows... daí desanimei... mas agora com o Ubuntu e BlueFish quero aprender mais, mas é só por Hobbie mesmo, meu negócio é Artes Gráficas mesmo, por isso curto essa de desenhar sites, pois já ví maravilhas virtuais que me instigaram a fazer igual, ou pelo menos aprender como se faz só para adiquirir mais conhecimento, dizem que conhecimento nunca é demais né? heheh Valeu mesmo galera!! (Aproveitando o espaço, queria pedir socorro! Meu Kaffeine não lê legendas .srt  já coloquei na mesma pasta, mesmo nome, plugins para Kaffeine e nada... Criei um tópico pra ver se conseguia ajuda mas só apareceu uma alma lá... :( que depois sumiu :(... Meu tópico: http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,23323.msg129705.html#msg129705 Alguem por favor pode me dar qualquer dica, qualquer uma... desde já, muito obrigado) [PROBLEMA COM AS LEGENDAS RESOLVIDO]
« Última modificação: 06 de Agosto de 2007, 18:39 por kErNeL_sCrIpT »

Offline Eunir Augusto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 853
  • Embaixador do Projeto Fedora Brasil
    • Ver perfil
    • Comunidade PCLinuxOS Brasil
Re: Iniciando no editor vetorial Inkscape
« Resposta #19 Online: 03 de Agosto de 2007, 16:58 »
ixii, eu usei o Kaffeine muito pouco em minha vida  :-\ se souber posto la

[ ]s
Comunidade PCLinuxOS Brasil - Assinatura modificada a pedido do grande amigo Ricardo (rjbgbo)

Offline Mythus

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 264
  • Liga dos Dinos
    • Ver perfil
    • http://www.protopage.com/skopein
Re: Iniciando no editor vetorial Inkscape
« Resposta #20 Online: 03 de Agosto de 2007, 22:15 »
Voltando um pouquinho pro tópico.

Gostei do tutorial, já conhecia o Inkscape, mas eu realmente sinto dificuldade de mexer com ele, principalmente quando tenho que cortar objetos. Queria saber se tem em algum lugar um gerenciador de objetos como no Corel.

Também queria saber se tem como criar várias páginas. No corel eu já fiz vários panfletos e livretos e ligava caixas de texto de modo que o texto fluia a medida que ia sendo digitado.

Mexer com texto nele é outra coisa que eu ainda não descobri como funciona. Colocar um texto acima e abaixo do caminho. mais (ou menos) espaçado. Ele insiste em ficar dentro e abaixo.

O Corel Draw é o programa que eu sinto mais falta no linux, ainda bem que não preciso mais usá-lo como antes. Eu já usei tanto que inclusive comprei o Guia Oficial do Draw 7 (já usava desde o 5). Um calhamaço que devorei com prazer.
Abraços,
_________________
Não é programador, não é hacker. Formado em Direito pela UFPb. Usuário de Linux em tempo integral: Linux User Number: 174012.

Offline Esfinge

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 283
  • Debian 4.0 Lenny
    • Ver perfil
Re: Iniciando no editor vetorial Inkscape
« Resposta #21 Online: 03 de Agosto de 2007, 22:43 »
Mythus, também sinto falta do Corel, é o unico software pago que respeito 100%, isso porque ele rende muito mais do que se paga por ele.

E realmente não tem a opção de cortar objetos no inkscape, nem inserir recipiente, coisas que são muito uteis, o jeito é esperar ser implementado. O problema é que me parece não ser um projeto muito contribuído, por isso vai demorar ainda pra chegar perto do corel.

Offline Mythus

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 264
  • Liga dos Dinos
    • Ver perfil
    • http://www.protopage.com/skopein
Re: Iniciando no editor vetorial Inkscape
« Resposta #22 Online: 04 de Agosto de 2007, 00:25 »
Cortar, até tem, mas eu nunca consigo saber quem vai cortar quem.
Abraços,
_________________
Não é programador, não é hacker. Formado em Direito pela UFPb. Usuário de Linux em tempo integral: Linux User Number: 174012.

kErNeL_sCrIpT

  • Visitante
Re: Iniciando no editor vetorial Inkscape
« Resposta #23 Online: 04 de Agosto de 2007, 19:40 »
        Mythus, peço desculpas, pois não sou usuário do Corel, por que o Inkscape faz tudo que eu necessito, mas não conheço essa "liguagem" que você usou como "cortar objetos", Gerenciador de objetos" "No corel eu já fiz vários panfletos e livretos e ligava caixas de texto de modo que o texto fluia a medida que ia sendo digitado." Myhus, talvez eu saiba até fazer tudo que você falou, mas não por essas nomenclaturas, você pode explicar? Se você quiser claro.

Offline Esfinge

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 283
  • Debian 4.0 Lenny
    • Ver perfil
Re: Iniciando no editor vetorial Inkscape
« Resposta #24 Online: 04 de Agosto de 2007, 20:00 »
Cortar seria o mesmo que intersecção, adição, subtração... ainda não me acostumei muito bem a fazer isso no ink.

Agora inserir em recipiente realmente não tem, e é um efeito que eu gostava muito de fazer.. mas isso a 3 anos atrás quando ainda era usuário windows

O Inserir em recipiente é por ex:
Um quadrado e um circulo ... inserir o circulo dentro do quadrado... assim as bordas do circulo mesmo maior que o quadrado ficam escondidas...

Não sei explicar muito bem. Sabe como fazer algo semelhante no ink?

Offline Mythus

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 264
  • Liga dos Dinos
    • Ver perfil
    • http://www.protopage.com/skopein
Re: Iniciando no editor vetorial Inkscape
« Resposta #25 Online: 04 de Agosto de 2007, 22:12 »
        Mythus, peço desculpas, pois não sou usuário do Corel, por que o Inkscape faz tudo que eu necessito, mas não conheço essa "liguagem" que você usou como "cortar objetos", Gerenciador de objetos" "No corel eu já fiz vários panfletos e livretos e ligava caixas de texto de modo que o texto fluia a medida que ia sendo digitado." Myhus, talvez eu saiba até fazer tudo que você falou, mas não por essas nomenclaturas, você pode explicar? Se você quiser claro.

Como já foi explicado um dos efeitos pelo Esfinge, vamos às demais dúvidas: ;)

Cortar objeto: é parecido com "Diferença", só que no Corel o objeto cortante não desaparece com o corte. E ele sempre será ou o mais alto da pilha de objetos (quando vários são selecionados ao mesmo tempo) ou o último a ser selecionado. No caso do Inkscape eu nunca sei qual o objeto que vai ser cortado e qual o objeto que vai desaparecer. Parece ser sempre o objeto que está mais alto. E se é sempre assim, nem sempre é muito produtivo, porque eu tenho que ficar lançando o objeto que eu acabei de criar para baixo da lista para que ele seja cortado por um objeto já existente.

Trabalho com várias páginas: Numa folha de papel A4, você pode imprimir duas páginas, mas se você dobrar a folha ao meio, você pode ter quatro páginas. Dá para enxergar?  se antes você tinha duas páginas de 210x297 agora você teria quatro de 148,5x210. Num folheto de 8 páginas, numa serão impressas as páginas 8 e 1 num verso, 2 e 7 no outro verso, 6 e 3 num lado da segunda folha e 4 e 5 no seu verso. Deu pra ver? Talvez ajude você dobrar os papéis e enumerá-los.

No Corel, basta definir como será feito o trabalho, e ele já configura o tamanho da página (148,5x210), daí você vai acrescentando caixas de texto e ligando umas às outras de maneira que se continuar digitando e acrescentando parágrafos o texto vai passando para as próximas caixas, na mesma ou nas páginas seguintes. Isso é interessante quando você tem um folheto que precisa conter muito texto e fotos ou imagens em conjunto. Às vezes tem-se que aumentar ou diminuir uma caixa de texto e provavelmente algumas linhas ou palavras acabam saindo do lugar, mas como está tudo ligado você não tem que modificar a arte toda. Pouco importa o número de páginas, você faz na ordem (1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8 ) e ele vai imprimir nas folhas de forma que se encaixem após as dobras (8, 1, 6, 3, 2, 7, 4, 5). Num único arquivo você tem todas as páginas do seu trabalho, pronto para levar para a gráfica.

Caixas de texto: Quando existe várias imagens e texto, nem sempre uma margem tradicional é útil para dispor o tempo e não serve uma caixa de texto em forma de quadrilátero regular. Pode ser uma forma ovulada ou poligonal e o texto deve preencher aquele espaço (uma casa, um pinheiro de natal, etc).

Gerenciador de objetos: A lista de todos os objetos dentro do trabalho (curvas, polígonos, elipses, textos, caixas de texto, linhas de grade, etc) são vistas numa janela e podem ser selecionados a partir dela, sendo possível ordená-los (trazendo o grupo da árvore para trás do da casa, um retânculo para frente do círculo, etc) ou também fazer com que uma camada dentro daquela página se torne invisível ou não imprimível.

Sobre páginas e gerenciador de objetos tem algumas imagens aqui: http://www.comunidadeweb.com.br/lermat.php?idm=101
Abraços,
_________________
Não é programador, não é hacker. Formado em Direito pela UFPb. Usuário de Linux em tempo integral: Linux User Number: 174012.

kErNeL_sCrIpT

  • Visitante
Re: Iniciando no editor vetorial Inkscape
« Resposta #26 Online: 04 de Agosto de 2007, 22:19 »
        Mythus, Esfinge, eu não uso o "corte", eu edito as alças. Não tem um modo de "hiperlink" se é isso que vocês querem dizer. Não cria "Novas páginas" como o Mythus queria. Eu uso o Inkscape única e exclusivamente para tratamento de imagens vetorias, gosto de editar vetores propriamente ditos, camadas sobrepostas, transparência, etc. Sobre "Incerir Recipiente", faço apenas modificações manuais nas alças para obter um efeito como o Esfinge citou. Quero ressaltar que não uso o Inkscape para trabalhar, mas ele pode ser usado pra esse fim com certesa. Mas existe uma dificuldade do pessoal do Corel, eu acredito que é uma questão de adaptação. Mas realmente ele não faz "hiperlinks", pelo menos não que eu saiba. A galera do Corel usa muito profissionalmente acredito, criando várias páginas interligadas, num "esquema" web. Eu uso o Inkscape só para tratamento vetorial mesmo. Então galera, desculpa aí não poder ajudar muito na parte proficional do Inkscape.

        Mythus, desculpa cara, não posso ajuda-lo, mas pergunte ao Esfinge sobre o Xara Xtreme, ele parece entender mais sobre o Xara Xtreme do que eu  :( Desculpa galera... :(
« Última modificação: 04 de Agosto de 2007, 22:28 por kErNeL_sCrIpT »

Offline Esfinge

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 283
  • Debian 4.0 Lenny
    • Ver perfil
Re: Iniciando no editor vetorial Inkscape
« Resposta #27 Online: 04 de Agosto de 2007, 22:40 »
Esse é um bom exemplo da diversidade do uso de ferramentas vetoriais, o Mythus parece usar para criar panfletos e semelhantes, eu uso para design web e o Kernel usa como ilustração...

agora pouco estava usando o Xara e me surpreendi.. ele tem um "cortar" mais simples, por isso Mythus você pode testar..

selecionar dois objetos > Arrange > Combine Shapes > Slice Shapes

quanto as caixas de texto ainda não verifiquei, mas ele tem uma coisa bem semelhante com o corel, que no corel é o gerenciador de objetos no xara tem o layer galery que tem uma funcionalidade parecida..

um ponto fraco ao xara é na ilustração, o editor de pontas ( shapes ) não é tão bom quanto o do ink, e não achei o Bezier...

Outro ponto fraco no ink e no Xara contra o corel é a exportação de objetos.. no corel se tem uma infinidade de formatos e opções de qualidade, paletas de cor, no ink e no xara eu nem sei se as cores são CMYK ou RGB

Não levem a mau, não estou querendo comparar um software pago com um livre, e mesmo se fosse isso todos os 3 estão mandando bem.
 ;D

Offline Mythus

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 264
  • Liga dos Dinos
    • Ver perfil
    • http://www.protopage.com/skopein
Re: Iniciando no editor vetorial Inkscape
« Resposta #28 Online: 04 de Agosto de 2007, 23:04 »
Longe de mim também querer depreciar um SL. Estava olhando a página do Xara e vi isso: http://www.xara.com/products/xtreme/features/17.asp é o tal fluxo de texto que eu estava referindo (no quadro do canto inferior direito).

No Xara pode criar muitas páginas? Raríssimas vezes meus arquivos possuem apenas uma página.

Quanto ao "Cortar", nem sempre é rápido editar as alças. Imagine por exemplo o formato de uma pessoa cortando um grupo de objetos. Pode haver uma infinidade de alças para editar.
Abraços,
_________________
Não é programador, não é hacker. Formado em Direito pela UFPb. Usuário de Linux em tempo integral: Linux User Number: 174012.

Offline Esfinge

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 283
  • Debian 4.0 Lenny
    • Ver perfil
Re: Iniciando no editor vetorial Inkscape
« Resposta #29 Online: 04 de Agosto de 2007, 23:25 »
É o xara não tem mesmo varias páginas em um unico documento..
Mas lembrando que tanto o ink quanto o xara são relativamente recentes em desenvolvimento, o xara está na versão 0.7 .. e ta indo para a 1.0 ( http://www.xaraxtreme.org/developers/general/tasks_remaining_prior_to_1.0.html )

e o ink ainda está na 0.45

Enquanto o corel existe a mais de 10 anos, estou certo?