Autor Tópico: Iniciando e aprimorando no editor vetorial Inkscape  (Lida 194550 vezes)

Offline Fernando Rodrigues

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 260
    • Ver perfil
Re: Iniciando no editor vetorial Inkscape
« Resposta #315 Online: 02 de Outubro de 2007, 22:34 »
Sim amigo o svg é o formato de imagens vetoriais padrão, e o corel tem total suporte a ele  8)

Quanto a exportar em pdf eu num sei muito, nunca testei.. vou testar aqui e retorno pra falar qual foi minha experiencia.

 ;)

Valeu esfinge, já gravei em svg e mandei pro meu irmão. Vamos ver como o cartão será impresso.
Já o pdf, tentei de tudo e não consegui muita coisa aqui.
Eu fiz uns cortes no cartão e, dentro deles, utilizei alguns gradientes de cores. Quando salvo em pdf, fica tudo bagunçado! :(
Se você conseguir fazer normalmente, me avisa, por gentileza!
abração

Offline Esfinge

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 283
  • Debian 4.0 Lenny
    • Ver perfil
Re: Iniciando no editor vetorial Inkscape
« Resposta #316 Online: 02 de Outubro de 2007, 23:25 »
Hmm, sim.. o kernel me deu uma luz sobre o que poderia ser esse erro, pode ser por estar desagrupado.. ai os objetos mudam de lugar, então teste fazer isso, selecione tudo e agrupe os objetos.

Outra coisa que pode estar influenciando é a versão do ink.. qual você está usando agora? a dos repositórios ou a mais recente?

Eu to usando aqui o do repositorio ubuntu e não deu problema:



Clica no thumb pra ver maior :D

Offline Eunir Augusto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 853
  • Embaixador do Projeto Fedora Brasil
    • Ver perfil
    • Comunidade PCLinuxOS Brasil
Re: Iniciando no editor vetorial Inkscape
« Resposta #317 Online: 03 de Outubro de 2007, 13:38 »
Valeu esfinge, já gravei em svg e mandei pro meu irmão. Vamos ver como o cartão será impresso.
Já o pdf, tentei de tudo e não consegui muita coisa aqui.
Eu fiz uns cortes no cartão e, dentro deles, utilizei alguns gradientes de cores. Quando salvo em pdf, fica tudo bagunçado! :(
Se você conseguir fazer normalmente, me avisa, por gentileza!
abração

Ei, Fernando Rodrigues! Tudo bem? Aos poucos estou aparecendo aqui novamente...

seguinte: o suporte à impressão do Inkscape ainda é muito imaturo. Isso ocorre por trabalhar no padrão RGB de cores, ao invés do CMYK utilizado nas gráficas e nas plotagens

Eu utilizo profissionalmente o Inkscape para trabalho "in video", ou seja, para visualização na tela. Nesse quesito ele para vetorizar e o Gimp para tratar as imagens dão conta do recado. No entanto, para trabalhos impressos, com qualidade, tu vai ter que usar o Scribus, vc conhece? Lança o que vc fizer no Inkscape em *.svg e importa no Scribus, ok? Daí seus problemas irão acabar  :D

Dá uma olhada no link explicativo: http://pt.wikipedia.org/wiki/Scribus

Daí vc diz: ah não sei nada de Scribus....  :-\ Então seus problemas acabaram de novo  :D segue link abaixo, com tudo o que vc precisa pra operá-lo e manusear seus pdfs com precisão:

http://wiki.scribus.net/index.php/Entendendo_o_Scribus

Cara no momento é só isso que posso te ajudar. Vou deixar um exemplo simples de material que fiz utilizando ele, mas apenas pra boneco de livro (texto formatado em pdf, sem distorção para impressão em gráficas), com o pdf totalmente ajustado: http://www.inei-renascenca.com.br/musicas.pdf

Galera, aos poucos estou voltando ao forum  :D  :D

[ ]s pra todos vcs, e espero ter ajudado
Comunidade PCLinuxOS Brasil - Assinatura modificada a pedido do grande amigo Ricardo (rjbgbo)

kErNeL_sCrIpT

  • Visitante
Re: Iniciando no editor vetorial Inkscape
« Resposta #318 Online: 03 de Outubro de 2007, 15:45 »
Caraca Eunir! :o

Você vai ajudar a todos nós! ;)

Já dei bookmark na suas dicas, quando eu precisar de usar o Scribus profissionalmente já sei onde ver um bom tuto. Valeu por compartilhar Eunir!

E bem-vindo de volta! ;D

Offline Fernando Rodrigues

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 260
    • Ver perfil
Re: Iniciando no editor vetorial Inkscape
« Resposta #319 Online: 03 de Outubro de 2007, 21:42 »
Fala Eunir, belezinha?
Poxa cupadi, valeu mesmo pela dica... Acabei de sentar no computador e já me deparo com uma boa dica como essa! Que beleza!!
Assim que tiver um tempo aqui vou dar uma lida nesses seus links... Valeu mesmo pelas dicas. Daqui a pouco eu volto com mais dúvidas!
sds

Offline Esfinge

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 283
  • Debian 4.0 Lenny
    • Ver perfil
Re: Iniciando no editor vetorial Inkscape
« Resposta #320 Online: 03 de Outubro de 2007, 21:53 »
Procurando bem todo mundo tem pereba
Marca de bixiga ou vacina
E tem piriri tem lombriga tem ameba
Só a bailarina que não tem

...

Haha apostila legal, gostei das artes, você fez no Inkscape Eunir, nossa ta show cara!!!

E uma coisa a salientar, é esse ponto forte em software livre, pois o que falta em um, tem de sobra em outro!

Offline Eunir Augusto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 853
  • Embaixador do Projeto Fedora Brasil
    • Ver perfil
    • Comunidade PCLinuxOS Brasil
Re: Iniciando no editor vetorial Inkscape
« Resposta #321 Online: 06 de Outubro de 2007, 14:36 »
Já dei bookmark na suas dicas, quando eu precisar de usar o Scribus profissionalmente já sei onde ver um bom tuto. Valeu por compartilhar Eunir!

Pra mandar as coisas pra impressão na gráfica, só utilizo ele  :D Tem tempo já, kErNeL  ;D

Daqui a pouco eu volto com mais dúvidas!
sds

hehehe De nada, Fernando! precisando de algo, manda que a gente tenta resolver  :D

Haha apostila legal, gostei das artes, você fez no Inkscape Eunir, nossa ta show cara!!!

E uma coisa a salientar, é esse ponto forte em software livre, pois o que falta em um, tem de sobra em outro!

heheheheh Vlw, Esfinge! Fui eu sim, eu libero 12 apostilas por bimestre, mas todas com muito mais figura, imagem, etc  :D

Essa daí foi a mais simples, e a primeira feita com o Scribus. Se vcs repararem, o titulo tá microsoft blablabla.... pq as letras das musicas chegaram todas em *.doc do Word, eu abri tudo pelo o, converti pra *.odt e depois mandei o Scribus importar e fiz os ajustes por ele

Eu salvo os trabalhos nas extensões nativas do Gimp e do Inkscape, e depois escolho se vou mandar como *.png pra tela ou *.svg para o Scribus ajustar e gerar o pdf direito

Resumindo: o + Gimp + Inkscape + Scribus  ;)

Abraços, galera! Precisando, podem contar comigo, pq com certeza eu venho aqui pedir socorro na hora que der zebra no Inkscape!  :D  :D  :D

t++
Comunidade PCLinuxOS Brasil - Assinatura modificada a pedido do grande amigo Ricardo (rjbgbo)

Offline ArKanjo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 168
  • "Be free! Be Linux!"
    • Ver perfil
Re: Iniciando no editor vetorial Inkscape
« Resposta #322 Online: 09 de Outubro de 2007, 02:20 »
Sei que o to sendo meio Off-Topic.

Mas como tem gente que desenha bem aki neste topico vou postar aki um help


não sou bom em desenho e pouco criativo, estou ajudando o site Brazil Series http://www.brazilseries.xpgplus.com.br/
convertendo a Segunda temporada de Heroes pra h264 e upando, e sugeri pro dono do site pra criar um logo, ja que o site é só pra ter online um lista de onde baixar as series que o criador do site upa pra galera baixar....

Então sugeri de pedir pra quem souber desenhar bolar um logo pro site.

Ele comentou de talvez dar algum premiozinho .. não sei ainda se ele vai dar algo ou sei la...

Mas quem quiser ajudar a ideia era fazer 2 simbolos, um pra usar no site e outro mais compacto pra servir de marca d'agua pra ser colocado no canto dos videos, tipo que os canais colocam ...

Então quem tiver afim de ajudar aparece la na comunidade do site
http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=27993296
que acho que logo o criador do site posta la um topico pra postarem e a galera votar no simbolo ...

Assim que tiver o topico posto aki também o link...
blz !!!

Quem tiver afim ja vai bolando o site pra qd ter o topico ja postarem la :D
Só não sei ainda se ele vai poder dar algum brinde ou algo assim pra quem ajudar, mas acho que ele deve dar alguma coisa :) nem que for creditos no site e um obrigado.. hehehe <brincadeira> :P

valeu :D

PS: um dia ainda fico bom no inkscape pra desenhar algo legal :P heheheh

ah... e apareçam no site pra baixar series :D na comunidade do orkut também :D
não tem tantas series como outros sites, mas o diferencial é que todas series tão bem detalhadas no site, com download de extras, curiosidades e coisas assim.. não tenho nenhuma ligação com o site, sou usuario e gostei tanto do site que to comessando a ajudar no que posso, e também upando o que posso em h264 codificado pelo x264 que é opensource, pra divuldar esse codec opensource que é nota 10 :D
Liberdade é tudo !
"Be free, be linux" Ed Carlos

kErNeL_sCrIpT

  • Visitante
Re: Iniciando no editor vetorial Inkscape
« Resposta #323 Online: 09 de Outubro de 2007, 11:36 »
OFF-TOPIC:

Opa ArKanjo, eu também encodo vídeos em x264, mas eu faço por hobbie, só por pura diverssão mesmo, nunca upei pra niguém, pois não sei se isso é contra lei ??? Você sabe me dizer se isso é legal? ???

ArKanjo, será que você pode me dar umas dicas de como encodar com x264 > MKV no Ubuntu? Por favor cara... eu voltei pro Ruindow$... e esse foi um dos dois motivos... o outro é por causa de jogos... :'(  Cara, qualquer dica é bem-vinda, Link pra HOWTOs, sites, fórums, qualquer coisa que me ajude a encodar MKV no Ubuntu... :'(  Já usei o MKVMerge mas não cosegui alterar a taxa de compressão... ta tenço... :'( Se você puder me manda uma MP com qualquer ajuda cara, gosto muito de encodar vídeos, mas no Ubuntu ta difícil e quero encodar em MKV agora, pois esse container me surpreendeu pela qualidade e capacidade de compressão-qualidade... :'( Links, HOWTOs... qualquer coisa... :'(
 
ON-TOPIC:

Cara, eu posso mandar um logo pro cara de outra forma? Eu não gosto de Orkut não...
« Última modificação: 11 de Outubro de 2007, 19:10 por kErNeL_sCrIpT »

Offline ArKanjo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 168
  • "Be free! Be Linux!"
    • Ver perfil
Re: Iniciando no editor vetorial Inkscape
« Resposta #324 Online: 09 de Outubro de 2007, 17:04 »
<só mais este off-topic>

Vou postar aki sobe isso, pra outro lerem também, se o assunto valer a pena abro depois um topico pra discutirmos sobre isso na sessão certa pra assuntos aleatorios .. :P

A legalizade de programas e series da TV é meio nebulosa, pois não tem lei especifica contra isso, uma vez que como o programa é exibido na TV aberta não é bem considerado pirataria, pois a propria TV jogou "no ar" o programa, por isso tem sites que distribuem series e até hoje ninguem foi processado nem nada, alem do que acho até bom pro canal, pois sempre tem o logo do canal no programa, então acho que de certa forma é uma propaganda pra eles ...

Alias, a Rede Record entrou nessa disponibilizando todos seus programas na integra gratuitamente na internet pelo site
www.mundorecord.com.br
olha, conheci ontem e achei demais a iniciativa, ao contrario da globo que cobra pra ver sua programação na internet...

Acho que algo semelhante acontesse com animes japones ... como a maioria não é exibido no brasil, então ninguem no brasil é legalmente detentor dos direitos autorais, então não é considerado ilegal "compartilhar" esses animes, isso até ele ser comprado por algum canal de TV ...

Resumindo, não tem nada definido se é ou não legal isso ... :P pois não tem nada que proiba. Só sei que nunca ouvi falar de ninguem sendo processado por isso...
Ao contrario de musica e filmes que são comercializados ou locados, estes sim é ilegal compartilhar, pois eles são vendidos e não exibidos abertamente ....   
Por isso que nesse site da record só tem os programas que ela mesmo faz, (jornais, novelas e programas de auditorio...)

Mas o assunto é polemico, coloquei aki o que eu li por ai, não sou advogado, então não tenho certeza absoluta disso aí, foi so reproduzido usando minhas palavras ...


Sobre conversão pra h264... acho que vou abrir um topico pra conversar isso, pois apesar dos melhores programas de conversão do windows usarem SL como mencoder, x264 entre outros, não achei programas tão bons e faceis pra linux infelizmente, acho que isso foi uma mancada da comunidade, fazer bons programas pra windows e esquecerem do linux :(
Liberdade é tudo !
"Be free, be linux" Ed Carlos

kErNeL_sCrIpT

  • Visitante
Re: Iniciando no editor vetorial Inkscape
« Resposta #325 Online: 09 de Outubro de 2007, 18:54 »
OFF-TOPIC: Só mais esse...

Cara, cria esses dois tópicos ae, o pra falar sobre legalidade do reencode de captura de TV de Séires de TV e Animes e outro pra falar dos Codecs e GUIs pra Encode de vídeo no Linux, se você criar, posta os links aqui por favor, quero participar.

Cara, seria maravilhoso termos uma GUI como o Vidomi e o MediaCoder no Linux.

ON-TOPIC:

Tem outra forma de eu enviar um logo pro cara lá? Eu não gosto de Orkut e não to afim de participar de um só pra enviar uma imagem...

Obs.:
- Ótima atitude da TV Record.
- Nós poderíamos mover esses OFF-TOPiCs para o seus novos tópicos o que acha? (se você os criar claro)
« Última modificação: 11 de Outubro de 2007, 19:11 por kErNeL_sCrIpT »

Offline Esfinge

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 283
  • Debian 4.0 Lenny
    • Ver perfil
Re: Iniciando no editor vetorial Inkscape
« Resposta #326 Online: 10 de Outubro de 2007, 00:51 »
/*

Opaa.. gostei do site.. tava louco atrás de taken  ::) ::)

quanto a ser legal ou não, num se preocupe Kernel, o usuário domestico de certa forma está "imune" a este tipo de coisa, baixar e assistir não tem problema algum, o problema é quem disponibiliza, e é como o ArKanjo falou, caso uma emissora ou outra empresa detenha os direitos autorais da mídia no seu pais, tal mídia é ilegal distribuir, vender, modificar, alugar... pois é considerado patrimônio. Caso não haja tal direito atribuído legalmente a uma empresa, a mídia torna-se apenas um mero "conteúdo" onde você está livre para fazer o que quiser e bem entender..

sei disso pois eu estava acompanhando a serie de anime e manga Hunter x Hunter uns anos atrás.. e do nada as minhas fontes o retiraram de suas paginas.. pois a rede TV havia licenciado o anime.

Existe ainda uma discussão sobre quando se exibe um programa na TV aberta, e essa mídia transmitida passa a ser um mero "conteúdo" ou se continua licenciado.. isso so para você ter uma idéia de como o buraco é fundo!

mas resumindo.. baixe a vontade, agora quanto a disponibilizar é complicado.. você deve verificar se a mídia é licenciada por alguma empresa no seu pais, caso seja e você mesmo assim disponibilize não terá problemas.. até que a empresa detentora dos direitos rogue por detê-lo, assim você terá 30 dias para remover totalmente o conteúdo, caso contrario irá parar na justiça com risco de cadeia de 1 a 3 anos

Ou seja, praticamente imune, porem de certa forma ilegal, novamente pra deixar bem claro.. baixar e executar não tem problema, agora quanto a disponibilizar com base no anunciado a cima é ilegal.

*/

Assim que me sobrar um tempo vou tentar desenhar algum logo legal :)

Quero ganhar um dvd do Taken  ;D

kErNeL_sCrIpT

  • Visitante
Re: Iniciando no editor vetorial Inkscape
« Resposta #327 Online: 10 de Outubro de 2007, 15:52 »
#

Pois é Esfinge e ArKanjo, eu já achei uns sites com esclarecimentos e discussões sobre isso, se o ArKanjo criar os tópicpos eu posto lá, por que já estrapolei o intuito deste tópico X^D (é que é uma ótima discussão... ::) )

#

« Última modificação: 10 de Outubro de 2007, 15:53 por kErNeL_sCrIpT »

Offline ArKanjo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 168
  • "Be free! Be Linux!"
    • Ver perfil
Re: Iniciando no editor vetorial Inkscape
« Resposta #328 Online: 11 de Outubro de 2007, 00:35 »
atendendo a pedidos abri os topicos


Este é pra conversarmos sobre as series, legalizadade e tudo mais
http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,26272.0.html

E aki sobre conversão de video
http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,26211.0.html

Agora vamos la agitar o topico, que o assunto é interessante :D


PS: também não gosto do Orkut, mas frequento algumas comunidades, dou uma utilidade pra esse site inutil :P hehehe


Ahh, e sobre quem nao quer entrar no orkut, mas quer só ajudar fazendo logos
acho que da pra posta aki mesmo, que daí ja mantem o assunto do topico que é desenho no InkScape :D

Eu fiz um quebra-Galho e coloquei no 3° episodio da segunda temporada de Heroes que postei pra galera do orkut baixar, assim que eu por o logo nos outros 2 episodios o criador do site deve por os links no site..

PS: Reparem o quanto é melhor o codec x264 que é opensource, o video tem 130MB mas a qualidade é melhor que em RMVB que tem uns 150MB
O Arquivo também tem 3 legendas, PT-br, PT-pt e espanhol ..
http://www.filefactory.com/file/e71e91/
Muito show também o container matroska de poder por varias legendas :D
« Última modificação: 11 de Outubro de 2007, 00:43 por ArKanjo »
Liberdade é tudo !
"Be free, be linux" Ed Carlos

Offline Eunir Augusto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 853
  • Embaixador do Projeto Fedora Brasil
    • Ver perfil
    • Comunidade PCLinuxOS Brasil
Re: Iniciando no editor vetorial Inkscape
« Resposta #329 Online: 14 de Outubro de 2007, 14:55 »
Ei, amigos! Voltemos ao assunto Inkscape  :D  :D  :D Vcs viram as novidades que vêm para a proxima versão do nosso Inks querido?  ;) E graças aos esforços do Summer of Code Project do Google, teremos para as próximas versões, ou já na próxima, os seguintes recursos:

  • Importação em PDF para que você possa criar e editar arquivos em PDF, assim como no Corel e Illustrator…
  • Aprimoramento das funções para trabalhos com textos elaborados, o que tornará o Inkscape atraente para diagramação e design gráfico também.
  • Recursos de perspectica isométrica e tridimensionais para quem necessita de gráficos com profundidade.
  • Efeitos em bitmaps, o que aproximará ainda mais o software de gigantes como o Corel Draw que já dispõe de tais funções.
  • Paint Bucket Tools, que consiste no refinamento do clássico balde de tinta, com opções onde você escolhe exatamente a área a ser preenchida.
  • Funções avançadas para desenhos com o pincel caligráfico. Será possível a criação de desenhos a bico de pena com hachuras hiper-realistas.
  • Mais recursos para quem trabalha com Nodes e Paths. Será possível utilizar uma linha como um guide para deformar uma forma sobre ela e assim obter efeitos que lembram articulações flexíveis.

Fonte: http://www.softwarelivreparana.org.br/modules/news/article.php?storyid=2138

Hehe, parece que nosso menino agora caminha para o "Futebol Europeu", hein?  :D  :D

Ah, só dizendo, está "uma maravilha" criar o layout do site novo, que estou fazendo, com os recursos do Inkscape. Só não estou sabendo utilizar a ferramenta caligráfica a meu favor, acreditam?  :-\ É como se eu tivesse um Rogério Ceni no gol e não deixasse ele bater falta hehehe  ;) Para botões e contornos fica difícil entender onde aplicá-la, para criar um resultado diferencial (pelo menos eu não estou conseguindo)

Abraçao pra vcs, e até semana que vem!  ;)
« Última modificação: 14 de Outubro de 2007, 14:59 por Eunir Augusto »
Comunidade PCLinuxOS Brasil - Assinatura modificada a pedido do grande amigo Ricardo (rjbgbo)