Pessoal,
Quando usava outras distribuições (SuSE, Fedora, Mandriva, Lindows, Xandros, Kurumin, etc, etc), relutava em usar o Gnome. Isto é, as várias distros citadas não se adequavam tão bem ao Gnome como o UBUNTU se adaptou.
Como o Linus costuma ser visceral em suas escolhas, ele coloca o que ele considera ruim no Gnome e compara com o KDE, sem levar em conta os outros gerenciadores. E mais, ele não leva em conta até o fato de que cada distribuição trabalha o núcleo do GNU/LINUX em função do gerenciador. Além do fato de que o usuário, idiota ou não, avançado ou iniciante, também tem as suas preferências.
Então, enquanto o Linus, mesmo que equivocado, estiver defendendo suas preferências dentro de casa, tudo bem. O problema será quando ele começar a expor essas divergências na mídia. Aí sim, eu é que vou considerá-lo um idiota.
Quanto a mim, que me adaptei tão bem ao Gnome, por causa do UBUNTU, só tenho elogios ao Gnome e também devo dizer que tenho tantos outros elogios ao KDE, por causa das outras distribuições, que não uso mais. Só não posso falar de outros gerenciadores porque simplesmente não experimentei-os.