Autor Tópico: Tá entrando como root em modo texto. [Resolvido)  (Lida 2088 vezes)

Offline Madrigal

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 838
    • Ver perfil
Tá entrando como root em modo texto. [Resolvido)
« Online: 04 de Agosto de 2007, 20:34 »
Depois que instalei o OpenSuse em uma partição (hda8), o meu Ubuntu no hda3 não está mais entrando normalmente em modo gráfico.

Ao ligá-lo, fica em modo texto, como usuário root.

Para entrar no modo gráfico normal, digito "exit", e então entra normalmente.

O que será isso? Como faço para que volte a entrar no modo gráfico diretamente?  ???
« Última modificação: 08 de Agosto de 2007, 20:51 por Madrigal »

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: Tá entrando como root em modo texto.
« Resposta #1 Online: 04 de Agosto de 2007, 20:43 »
Madrigal faça uma pesquisa ai, tenho certeza que já vi um tópico de alguém exatamente com o mesmo problema seu.
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

alarcon

  • Visitante
Re: Tá entrando como root em modo texto.
« Resposta #2 Online: 04 de Agosto de 2007, 21:23 »

Depois que instalei o OpenSuse em uma partição (hda8), o meu Ubuntu no hda3 não está mais entrando normalmente em modo gráfico.

Ao ligá-lo, fica em modo texto, como usuário root.

Para entrar no modo gráfico normal, digito "exit", e então entra normalmente.

O que será isso? Como faço para que volte a entrar no modo gráfico diretamente?  ???

Sei o que é isso.

Abra um terminal e digite:

blkid

anote a UUID da partição em questão e  abra o seu fstab e mude lá para este novo valor de UUID para a partição em questão ok.

Este novo sistema de identificação das partições, tanto no menu.lst do grub quanto no fstab eu não gostei, pois basta você colocar outra distro no seu sistema que bangunça tudo, aí você tem de alterar na mão mesmo.

Alguém sabe qual o motivo de usar UUID e o que diabos é isso . ;D
« Última modificação: 04 de Agosto de 2007, 21:28 por alarcon »

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: Tá entrando como root em modo texto.
« Resposta #3 Online: 04 de Agosto de 2007, 21:43 »
Mas podemos mudar o UUID pela partição, correto?

Falo isto porque aqui em casa eu alterei o menu.lst retirando as informações do UUID e colocando os equivalentes em /dev.

Concordo com o alarcon não vejo motivo para esta mudança.
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

alarcon

  • Visitante
Re: Tá entrando como root em modo texto.
« Resposta #4 Online: 04 de Agosto de 2007, 21:50 »
Mas podemos mudar o UUID pela partição, correto?

Falo isto porque aqui em casa eu alterei o menu.lst retirando as informações do UUID e colocando os equivalentes em /dev.

Concordo com o alarcon não vejo motivo para esta mudança.

Correto clcampos, no Grub não tem importância mesmo, mas já no fstab ocorre o erro relatado, ou seja, você tem uma distro instalada em uma partição e aí na outra instala o Ubuntu. O Ubuntu detecta esta outra distro e estabelece uma UUID para ela no seu fstab. Se você for como eu que gosta de testar outras distros e apaga a primeira para pôr outra no seu lugar, esta UUID desta partição se altera, mas o Ubuntu não é capaz de verificar isso, mantendo assim a UUID antiga daquela partição, aí começam os problemas. Era bem mais fácil da forma /dev/sda? ou /dev/hda?, por exemplo.

Você sabe o que é isso (UUID) e qual a praticidade disto, pois para mim piorou com isso.
« Última modificação: 04 de Agosto de 2007, 21:54 por alarcon »

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: Tá entrando como root em modo texto.
« Resposta #5 Online: 04 de Agosto de 2007, 22:44 »
Entendo alarcon, o Ubuntu não reconhece o UUID porque você alterou as informações de partição do seu disco. Dependendo das alterações que fez na instalação de um novo sistema o Ubuntu deixaria de reconhecer suas partições mesmo que estivesse ainda no formato antigo.

Eu quis dizer que tanto no arquivo /boot/grub/menu.lst, quanto no arquivo /etc/fstab você pode retirar o UUID e voltar para o modelo antigo (/dev/hda1, /dev/hdb3, /dev/sda1 e etc).

Esta alteração não muda em nada, apenas facilitando o acerto caso tenha problemas pois é mais fácil saber informações de uma partição (por exemplo com um sudo fdisk -l) do que ter que descobrir qual é o novo UUID de sua partição.
« Última modificação: 04 de Agosto de 2007, 22:46 por clcampos »
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

alarcon

  • Visitante
Re: Tá entrando como root em modo texto.
« Resposta #6 Online: 04 de Agosto de 2007, 22:49 »
Entendo alarcon, o Ubuntu não reconhece o UUID porque você alterou as informações de partição do seu disco. Dependendo das alterações que fez na instalação de um novo sistema o Ubuntu deixaria de reconhecer suas partições mesmo que estivesse ainda no formato antigo.

Eu quis dizer que tanto no arquivo /boot/grub/menu.lst, quanto no arquivo /etc/fstab você pode retirar o UUID e voltar para o modelo antigo (/dev/hda1, /dev/hdb3, /dev/sda1 e etc).

Esta alteração não muda em nada, apenas facilitando o acerto caso tenha problemas pois é mais fácil saber informações de uma partição (por exemplo com um sudo fdisk -l) do que ter que descobrir qual é o novo UUID de sua partição.

Agora ficou claro.

Pensei que no fstab teria problemas se alterasse isso, mas como você informa não há.

Obrigado.

Offline Madrigal

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 838
    • Ver perfil
Re: Tá entrando como root em modo texto.
« Resposta #7 Online: 08 de Agosto de 2007, 20:49 »
Abra um terminal e digite:
blkid

anote a UUID da partição em questão e  abra o seu fstab e mude lá para este novo valor de UUID para a partição em questão ok.

Deu certo, obrigado.  :D

Era justamente a partição hda7 onde instalei o OpenSuse que estava com o UUID diferente.