Sou mais um na idade dos ENTA, tenho 43 anos, comecei com micro no tempo do TK2000 ( um semi clone do Apple II, a BIOS era a do II com modificações, que eu logo descobri quais eram ), lá pelo inicio da década de 80 ( antes de entrar na universidade ), no qual aprendi assembler 6502 ( da Motorola ) na tora ( sem praticamente nenhuma literatura e sem Internet para ajudar ). No tempo do TK2000 criava as minhas rotinas em assembler para fazer tudo, além de ter aprendido a programar em Basic ( todo mundo passa por isto ).
Depois tive um Hotbit ( MSX da Sharp ) com processador Z80 ( que saudades ), no qual mergulhei fundo no assembler Z80 ( também na tora, mas com bem mais literatura disponível ), aprendi com muito esforço a quebrar a proteção de copia dos programas ( e comecei a copiar programas a rodo ), aprendi e tive contato com o velho TK85 ( de um amigo ), em que fazia miséria ( ele também gostava da coisa ), tendo criado as minhas rotinas de gravação em fita cassete.
Já programei em Pascal, Fortran ( na universidade programando em uma máquina Digital Dec10, fazendo programas em cartão perfurado ), um pouco de Cobol e depois Delphi ( já na era dos PCs ), e continuei com assembler ( agora o 8088 e derivados ), e também quebrava a proteção e modificava programas comerciais ( modificações simples ). Me formei em engenharia, e depois de alguns reveses passei muitos anos trabalhando com informática. Depois de uma década nessa, enchi o saco, e resolvi voltar a ser engenheiro. Durante este tempo torrei o saco de quebrar programas, e passei a ser um usuário de programas craquedos pelo outros ( é muito desgastante a atividade de cracker, e acabei largando antes até da Internet surgir por aqui, mas trabalhei ainda bastante tempo na informática ).
Atualmente não programo mais nada ( nem calculadora, e olha que antigamente eu fazia miséria com uma HP41CV ), peguei ojeriza à programação ( não tem mais jeito ). Mas o vício de informática não passou totalmente, só mudou de forma. Já fazem muito anos que eu mesmo monto os meus "LEGOS" ( computador montado em casa ). Mexo com Linux desde 1998 ( com um SUSE, que não lembro a versão, que ganhei de um conhecido alemão ), mas por não meter a caras bem fundo estou evoluindo devagar no Linux, e posso me chamar de usuário intermediário ( um pouco acima do básico ). No momento estou um pouco menos ativo na informática, me dedicando mais a outras atividades ( que estão me consumindo muito ). Durante este período já fiz de quase tudo na Informática, e já tive muitas máquinas ( tanto para o trabalho como particulares ), atualmente estou com duas máquinas em casa, um AMD Operon 165 ( com um over não tão básico ), e um AMD Athlon Barton 2500 ( com um over leve ), em que brinco com Linux e Windows ao mesmo tempo.
Por enquanto é só pois eu preciso trabalhar, e se fosse escrever tudo que já passei daria quase para escrever um livro.