Autor Tópico: Como posso otimizar o Ubuntu?  (Lida 101428 vezes)

Offline twelvetribes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 135
  • Jah Rasta I-tes
    • Ver perfil
    • Pagina pessoal
Re: Como posso otimizar o Ubuntu?
« Resposta #60 Online: 11 de Agosto de 2007, 14:36 »
Eu pensei que travava por causa da memória. O cooler está realmente bem fraquinho, mas eu não tenho dinheiro agora pra comprar outro.

Offline VB5

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.564
  • Liga dos Dinos
    • Ver perfil
Re: Como posso otimizar o Ubuntu?
« Resposta #61 Online: 11 de Agosto de 2007, 16:50 »
twelvetribes,
como "reparo de emergência" você pode tentar tirar o pó que se acumula naturalmente entre as aletas do dissipador; isso baixa muito a eficiência do resfriamento. Eu uso o aspirador de pó comum, mesmo...  :D com cuidado, não dá problema. Apenas não esqueça que se você remover o dissipador para limpar, precisa repor a pasta térmica entre ele e o processador!
Dos valores que você passou, o ventilador da CPU está com boa rotação, até. mas me chamou a atenção a última tempertura, 65 C... não será essa a da CPU, de fato? É a que costuma  ser mais alta, sempre.
Como comparação, no momento minha CPU está em 29 graus, a MoBo em 27 e o ventilador da CPU em 3500 rpm.

VB5

Ubuntu 10.04 - Semprom 2600+/Asus K8N/1.5 GB RAM DDR 400/GeForce 6200/HDs: 80MB + 320 GB

Offline Marcopolo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 705
  • Ubuntu forever, ever!!
    • Ver perfil
Re: Como posso otimizar o Ubuntu?
« Resposta #62 Online: 11 de Agosto de 2007, 17:22 »
twelvetribes
 Além do que falou o nosso amigo VB5, vc deve lubrificar o eixinho do cooler(manutenção é minha área!), retirando o selinho em papel que vem com as especificações do hardware, em baixo vc encontra um tampão em borracha, retire ele e coloque uma gotícula de óleo de máquina e recomponha tudo! Certamente ficará muito melhor. Não esquecendo de repor a pasta témica, cm bem falou o VB5!

Abs,

Marcopolo
Desktop, Intel Core i7, 64 bits, Win10 e Ubuntu 20.04 LTS, SSD 240 GB, 8 GB. s. Vaio 15S 8GB -SSD 240 GB,Ubuntu 20.04, LTS, Mint Cinnamon. Mini PC Blitz Woif com Ubuntu 22.04 LTS e Mint 20.1

Offline Marcopolo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 705
  • Ubuntu forever, ever!!
    • Ver perfil
Re: Como posso otimizar o Ubuntu?
« Resposta #63 Online: 11 de Agosto de 2007, 17:33 »
Abri a tampa do gabinete e deixei aberto. O programa sensors relatou o seguinte:

Esse programa está no Synaptic?




Marcopolo.
Desktop, Intel Core i7, 64 bits, Win10 e Ubuntu 20.04 LTS, SSD 240 GB, 8 GB. s. Vaio 15S 8GB -SSD 240 GB,Ubuntu 20.04, LTS, Mint Cinnamon. Mini PC Blitz Woif com Ubuntu 22.04 LTS e Mint 20.1

Offline VB5

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.564
  • Liga dos Dinos
    • Ver perfil
Re: Como posso otimizar o Ubuntu?
« Resposta #64 Online: 11 de Agosto de 2007, 17:46 »
Em geral é possível remover só o ventilador, soltando os parafusos que o prenden ao dissipador, e deixar este no lugar. Por sinal, remover o dissipador pode ser bem arriscado!... muitos são fixados por uma mola bem forte e difícil de soltar: é preciso forçá-la com uma chave de fenda, e se esta escapa... já viu o estrago, né?... ;D

==EDITANDO:==
Para monitorar temperaturas e ventiladores:

- Instalar ( via Synaptic) o LM_SENSORS
- No terminal: sudo sensors-detect ( YES até o fim)
                 sudo sensors -s  ( p/ calibrar)
                Para ver as temperaturas:
                 sensors
Modo gráfico: instalar Ksensors ou Gkrellm.


VB5
« Última modificação: 11 de Agosto de 2007, 17:53 por VB5 »
Ubuntu 10.04 - Semprom 2600+/Asus K8N/1.5 GB RAM DDR 400/GeForce 6200/HDs: 80MB + 320 GB

Offline Marcopolo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 705
  • Ubuntu forever, ever!!
    • Ver perfil
Re: Como posso otimizar o Ubuntu?
« Resposta #65 Online: 11 de Agosto de 2007, 18:03 »
Valeu muito, amigo! Thanks!

Abração,

Marcopolo.


===Editando====

Instalei elo modo gráfico, fui lá em ferramentas do sistema, vi ele lá, cliquei mas não saquei nada ainda! Vc pode me dar mais uma luzinha?

Thanks,

Marcopolo.
« Última modificação: 11 de Agosto de 2007, 18:11 por Marcopolo »
Desktop, Intel Core i7, 64 bits, Win10 e Ubuntu 20.04 LTS, SSD 240 GB, 8 GB. s. Vaio 15S 8GB -SSD 240 GB,Ubuntu 20.04, LTS, Mint Cinnamon. Mini PC Blitz Woif com Ubuntu 22.04 LTS e Mint 20.1

Offline VB5

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.564
  • Liga dos Dinos
    • Ver perfil
Re: Como posso otimizar o Ubuntu?
« Resposta #66 Online: 11 de Agosto de 2007, 18:27 »
Oi, Marco!
Eu instalei o LM-Sensors e depois o KSensors, que precisa do primeiro já instalado. O KSensors coloca apenas três valores na barra superior (temp. da CPU, MB e rotação do cooler); depois de instalado,  lancei-o pelo terminal e fui para a configuração; por fim acrescentei-o para iniciar no boot, e vem funcionando bastante bem.

Sobre o problema do nosso amigo Twelvetribes, eu também lido muito com manutenção física de micros e até já montei um pequeno texto sobre isso; o que acha se eu lançá-lo aqui e você o corrigir e completar? Pode ser que ajude alguns iniciantes...

( ),

VB5
« Última modificação: 11 de Agosto de 2007, 18:51 por VB5 »
Ubuntu 10.04 - Semprom 2600+/Asus K8N/1.5 GB RAM DDR 400/GeForce 6200/HDs: 80MB + 320 GB

Offline twelvetribes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 135
  • Jah Rasta I-tes
    • Ver perfil
    • Pagina pessoal
Re: Como posso otimizar o Ubuntu?
« Resposta #67 Online: 11 de Agosto de 2007, 19:29 »
Preciso de umas chaves. Os parafusos do computador não saem com a faca. Vou procurar isso quando tiver tempo. Da primeira vez que desmontei o computador precisei de ajuda pra montar de novo. Obrigado pelos esclarecimentos. Realmente eles são muito úteis.

Offline fabiovalinhos

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 439
  • Vire a direita..para Valinhos-SP! Arch user
    • Ver perfil
Re: Como posso otimizar o Ubuntu?
« Resposta #68 Online: 11 de Agosto de 2007, 19:46 »
Preciso de umas chaves. Os parafusos do computador não saem com a faca.....

Ohh louco.  :o :o :o :o

Twelve, é  bom ter ferramentas em casa.

De preferência o básico para desmontar um micro (algumas chaves de fendas).
Cara, e de preferência a marcas boas (Gedore, Tramontina, Belzer, Starret). Nada de ching-ling.

Falo isso pois além da minha graduação superior, sou técnico mecânico. Trabalhei 7 anos em oficina mecânica com máquinas operatrizes.

Você não perde em investir em boas ferramentas, pelo contrário, é para o resto de sua vida.
Não estou falando em comprar uma caixa de ferramentas..mas uma chavinha de fenda legal já quebra uma árvore.  ;)


Valeu.
7355
sudo dpkg no seu quadrado ...sudo dpkg no seu quadrado ...
http://www.youtube.com/watch?v=tHmrq0FtczM

Offline Marcopolo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 705
  • Ubuntu forever, ever!!
    • Ver perfil
Re: Como posso otimizar o Ubuntu?
« Resposta #69 Online: 11 de Agosto de 2007, 20:13 »
Oi, Marco!
Eu instalei o LM-Sensors e depois o KSensors, que precisa do primeiro já instalado. O KSensors coloca apenas três valores na barra superior (temp. da CPU, MB e rotação do cooler); depois de instalado,  lancei-o pelo terminal e fui para a configuração; por fim acrescentei-o para iniciar no boot, e vem funcionando bastante bem.

Sobre o problema do nosso amigo Twelvetribes, eu também lido muito com manutenção física de micros e até já montei um pequeno texto sobre isso; o que acha se eu lançá-lo aqui e você o corrigir e completar? Pode ser que ajude alguns iniciantes...

( ),

VB5


Amigo, desculpe-me a demora em responder!
Sobre os aplicativos sensores, eu nem me lembrava disso, pois usava uns dois lá no Windows e qdo vi o amigo Twelvetribes tocar no assunto, me alertei, peguei sua dica mas ainda não consegui resolver, pelo seguinte caso:
dos meio que vc me indicou, eu fui no "Adicionar e Remover Programas" e procurei os dois indicados por vc, mas só encontrei um, que é o X Sensors e está localizado agora nas "Ferramentas do Sistema". Cliquei nele, e surgiu na tela, parte esquerda superior, um ícone, ou coisa assim, parecido com um termômetro, mas não vi nada que pudesse saber sobre temperaturas do Hardwares. Lá no Synaptic, eu marquei para instalar alguns com o nome de sensors ou coisa parecida, mas não houve maiores  emoções sobre isso.

Em tempo:

Coloquei o comando "sensors" no terminal e deu isso abaixo:

evandro@evandro-desktop:~$ sensors
it8712-isa-0d00
Adapter: ISA adapter
VCore 1:   +1.36 V  (min =  +0.00 V, max =  +4.08 V)   
VCore 2:   +3.28 V  (min =  +0.00 V, max =  +4.08 V)   
+3.3V:     +3.01 V  (min =  +0.00 V, max =  +4.08 V)   
+5V:       +6.85 V  (min =  +0.00 V, max =  +6.85 V)   ALARM
+12V:      +7.49 V  (min =  +0.00 V, max = +16.32 V)   
-12V:      +3.93 V  (min = -27.36 V, max =  +3.93 V)   ALARM
-5V:       +4.03 V  (min = -13.64 V, max =  +4.03 V)   ALARM
Stdby:     +6.85 V  (min =  +0.00 V, max =  +6.85 V)   ALARM
VBat:      +3.12 V
fan1:     2537 RPM  (min =    0 RPM, div = 4)         
fan2:        0 RPM  (min =    0 RPM, div = 128)         
M/B Temp:    +25°C  (low  =    -1°C, high =  +127°C)   sensor = diode   
CPU Temp:    +32°C  (low  =    -1°C, high =  +127°C)   sensor = thermistor   
Temp3:      +128°C  (low  =    -1°C, high =  +127°C)   sensor = disabled

Um abração,

Marcopolo.

Desktop, Intel Core i7, 64 bits, Win10 e Ubuntu 20.04 LTS, SSD 240 GB, 8 GB. s. Vaio 15S 8GB -SSD 240 GB,Ubuntu 20.04, LTS, Mint Cinnamon. Mini PC Blitz Woif com Ubuntu 22.04 LTS e Mint 20.1

Offline Marcopolo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 705
  • Ubuntu forever, ever!!
    • Ver perfil
Re: Como posso otimizar o Ubuntu?
« Resposta #70 Online: 11 de Agosto de 2007, 20:27 »
Preciso de umas chaves. Os parafusos do computador não saem com a faca.....

Ohh louco.  :o :o :o :o

Twelve, é  bom ter ferramentas em casa.

De preferência o básico para desmontar um micro (algumas chaves de fendas).
Cara, e de preferência a marcas boas (Gedore, Tramontina, Belzer, Starret). Nada de ching-ling.

Falo isso pois além da minha graduação superior, sou técnico mecânico. Trabalhei 7 anos em oficina mecânica com máquinas operatrizes.

Você não perde em investir em boas ferramentas, pelo contrário, é para o resto de sua vida.
Não estou falando em comprar uma caixa de ferramentas..mas uma chavinha de fenda legal já quebra uma árvore.  ;)


Valeu.
7355

Realmente, operar em um pc com uma faca caseira, mostra a falta de mínimos conhecimentos para tal! Mas o amigo Twelvetribes, aos poucos vai chegando lá, com nossas ajudas na medida do possível! Eu trabalhei sempre com manutenção elétrica em diversos setores e com info, faço desde o ano 2001, mas em caráter familiar e para alguns amigos. Não entrei  na parte comercial e/ou profissional e procuro ajudar na medida do possível aqueles que me solicitam. Estou tentando aprender cada vez mais. Se ter um grupo de ferramentas é muito importante desde o conserto de panelas ao computador, ou seja, nunca improvise, pois o barato pode sair muito caro. Parabéns Fábio, pelo texto!

Abs,

Marcopolo.
Desktop, Intel Core i7, 64 bits, Win10 e Ubuntu 20.04 LTS, SSD 240 GB, 8 GB. s. Vaio 15S 8GB -SSD 240 GB,Ubuntu 20.04, LTS, Mint Cinnamon. Mini PC Blitz Woif com Ubuntu 22.04 LTS e Mint 20.1

Offline VB5

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.564
  • Liga dos Dinos
    • Ver perfil
Re: Como posso otimizar o Ubuntu?
« Resposta #71 Online: 11 de Agosto de 2007, 20:47 »
Marco,

a resposta ao comando "sensors" mostra que o LM-Sensors já deve estar instalado. O que falta é ir no Synaptic e instalar o Ksensors. Depois de instalado, chame-o pelo terminal ( ou Alt+F2), entre na configuração e ajuste a seu gosto - escolha o conjunto de sensores e marque os que deseja ver na barra, selecionando para estes a opção "visible" na aba "Dock".

VB5
Ubuntu 10.04 - Semprom 2600+/Asus K8N/1.5 GB RAM DDR 400/GeForce 6200/HDs: 80MB + 320 GB

Offline Marcopolo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 705
  • Ubuntu forever, ever!!
    • Ver perfil
Re: Como posso otimizar o Ubuntu?
« Resposta #72 Online: 11 de Agosto de 2007, 21:10 »
Marco,

a resposta ao comando "sensors" mostra que o LM-Sensors já deve estar instalado. O que falta é ir no Synaptic e instalar o Ksensors. Depois de instalado, chame-o pelo terminal ( ou Alt+F2), entre na configuração e ajuste a seu gosto - escolha o conjunto de sensores e marque os que deseja ver na barra, selecionando para estes a opção "visible" na aba "Dock".

VB5


VB5,

Fui lá instalei ele, chamei pelo terminal mas não deu bingo! Voltei lá no Synaptic e ele está verde(instalado) e descobri que é para o KDE e eu estou com o Gnome. Será que há algum problema por causa disso?
Olha o que diz lá, abaixo:

lm-sensors frontend for KDE
This is a lm-sensors frontend for KDE for monitoring a motherboard.
It allows you to access information from temperature and fan speed
sensors.

You will need lm-sensors kernel modules to use this package.

 Author:   Miguel Novas <michaell@teleline.es>
 Homepage: http://ksensors.sourceforge.net

Abs,

Marcopolo.


===Editando===

Eu também observei que não há o icone do Ubuntu, própio dos arquivos a ele!
« Última modificação: 11 de Agosto de 2007, 21:26 por Marcopolo »
Desktop, Intel Core i7, 64 bits, Win10 e Ubuntu 20.04 LTS, SSD 240 GB, 8 GB. s. Vaio 15S 8GB -SSD 240 GB,Ubuntu 20.04, LTS, Mint Cinnamon. Mini PC Blitz Woif com Ubuntu 22.04 LTS e Mint 20.1

Offline VB5

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.564
  • Liga dos Dinos
    • Ver perfil
Re: Como posso otimizar o Ubuntu?
« Resposta #73 Online: 11 de Agosto de 2007, 21:25 »

lm-sensors frontend for KDE
This is a lm-sensors frontend for KDE for monitoring a motherboard.
It allows you to access information from temperature and fan speed
sensors.

You will need lm-sensors kernel modules to use this package.


Exato... e se o lm-sensors já está instalado, deve funcionar!...  não abre uma janela quando você chama o "ksensors"? Se sim, clique nela com o botão direito e entre em "Configure". Verifique antes no Synaptic se o lm-sensors está de fato instalado, mas tudo indica que sim.

VB5
Ubuntu 10.04 - Semprom 2600+/Asus K8N/1.5 GB RAM DDR 400/GeForce 6200/HDs: 80MB + 320 GB

Offline Marcopolo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 705
  • Ubuntu forever, ever!!
    • Ver perfil
Re: Como posso otimizar o Ubuntu?
« Resposta #74 Online: 11 de Agosto de 2007, 21:33 »

lm-sensors frontend for KDE
This is a lm-sensors frontend for KDE for monitoring a motherboard.
It allows you to access information from temperature and fan speed
sensors.

You will need lm-sensors kernel modules to use this package.


Exato... e se o lm-sensors já está instalado, deve funcionar!...  não abre uma janela quando você chama o "ksensors"? Se sim, clique nela com o botão direito e entre em "Configure". Verifique antes no Synaptic se o lm-sensors está de fato instalado, mas tudo indica que sim.

VB5


De fato o Im-sensors está instalado, mas onde eu chamo ele, com que comando?

Marcopolo.

Em tempo:

Chamei com o comando "ksensors" no terminal e apareceu uma tela e ficou um icone na barra!
Vou ver e depois te repasso.

=====Reeditando====

Agora sim, configurei cm vc indicou mas os sensores estão lá como difault(padrão), só fiz marcar para ser visível e está indicando 34 lá em cima. Como aqui em Floripa está frio, isso vai me servir qdo chegar o calor!

Gde abraço,

Marcopolo.
« Última modificação: 11 de Agosto de 2007, 21:46 por Marcopolo »
Desktop, Intel Core i7, 64 bits, Win10 e Ubuntu 20.04 LTS, SSD 240 GB, 8 GB. s. Vaio 15S 8GB -SSD 240 GB,Ubuntu 20.04, LTS, Mint Cinnamon. Mini PC Blitz Woif com Ubuntu 22.04 LTS e Mint 20.1