Autor Tópico: Como posso otimizar o Ubuntu?  (Lida 101456 vezes)

Offline vinicius_aleao

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.275
    • Ver perfil
Re: Como posso otimizar o Ubuntu?
« Resposta #30 Online: 09 de Agosto de 2007, 17:44 »
Citar
3 - Swappiness

    Pelo que eu entendi, isso define a prioridade da swap, ou seja, quanto menor esse valor, maior vai ser a prioridade da memória em relação à swap, logo, menos swap vai ser utilizada.
    Abra um terminal e digite:
   
Código:

sysctl -q vm.swappiness

    Você vai ver que esse valor é de 60. Vamos mudar para um menor:
    Abra o arquivo com seu editor preferido:
   
Código:

sudo gedit /etc/sysctl.conf

    No final do arquivo, adicione o seguinte texto:
    vm.swappiness=10
    Você pode modificar esse 10 para um valor maior caso tenha menos que 512 de ram, ou diminuir para 0 caso tenha 1gb de ram ou mais.

Um dos motivos que me fez sair do Ruindows para o Ubuntu foi a memória: tenho apenas 256mb, mais 256 de swap. Claro que estou satisfeitíssimo com o desempenho do sistema, nem se compara àquele inferno da Microsoft. Mas de vez em quando eu tenho uns problemas de muita lentidão, justamente quando o swap enche (eu tenho aquele desklet na área de trabalho que mostra o uso da memória). Estou pensando em fazer a alteração sugerida na citação acima, mas não sei quanto deixo para a swap (entrei com o primeiro comando indicado, e deu 60 para meu swap). Gostaria de que vocês me dessem sugestões de como eu poderia deixar, e se pode existir algum efeito colateral se eu, por exemplo, diminuir ou aumentar demais a prioridade do swap.

Agradeço já de antemão.
« Última modificação: 09 de Agosto de 2007, 17:47 por vinicius_aleao »

Offline Lex Luthor

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 628
    • Ver perfil
Re: Como posso otimizar o Ubuntu?
« Resposta #31 Online: 09 de Agosto de 2007, 21:17 »
Vinicius, se você tem só 256Mb, seu tamanho mínimo de swap deveria ser 512Mb...
Acho que 60 é o mínimo... pra você acho que tem que aumentar...
Analista de Redes- Segurança da Informação
Bacharel em Ciências da Computação - UnB
Ubuntu Forever - Compiz Fusion -

Offline Marcopolo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 705
  • Ubuntu forever, ever!!
    • Ver perfil
Re: Como posso otimizar o Ubuntu?
« Resposta #32 Online: 09 de Agosto de 2007, 21:27 »
A propósito, cm faço par aumentar a swap? Na instalação do Ubuntu, acho que saiu somente 8MB e eu tenho 1024 de Memória física em DDR-400Mhz!
Há um comando para isso em terminal?

Marcopolo.

====Editando=====

Outra coisa: Uma de minhas dúvidas que iniciaram o post, foi sobre a desfragmentação do HD com o Ubuntu! Alguém saberia me dizer alguma coisa?
« Última modificação: 09 de Agosto de 2007, 21:50 por Marcopolo »
Desktop, Intel Core i7, 64 bits, Win10 e Ubuntu 20.04 LTS, SSD 240 GB, 8 GB. s. Vaio 15S 8GB -SSD 240 GB,Ubuntu 20.04, LTS, Mint Cinnamon. Mini PC Blitz Woif com Ubuntu 22.04 LTS e Mint 20.1

Offline Versuri

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 912
  • Linux#436528 ● Ubuntu#9933 MacBook Pro SL 10.6.7
    • Ver perfil
Re: Como posso otimizar o Ubuntu?
« Resposta #33 Online: 09 de Agosto de 2007, 21:45 »
A propósito, cm faço par aumentar a swap? Na instalação do Ubuntu, acho que saiu somente 8MB e eu tenho 1024 de Memória física em DDR-400Mhz!
Há um comando para isso em terminal?

Marcopolo.

Marcopolo,
Teoricamente para a sua configuração (1Gb de Ram) não necessitaria de swap porém é sempre bom ter um espaço reserva dependendo das aplicações que utiliza.
Para aumentar a swap vc tem que diminuir alguma partição adjacente e aumentar, utilize o GParted do próprio Ubuntu para fazer isso, se não tiver instale via synaptic.

Offline Marcopolo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 705
  • Ubuntu forever, ever!!
    • Ver perfil
Re: Como posso otimizar o Ubuntu?
« Resposta #34 Online: 09 de Agosto de 2007, 21:53 »
Muito obrigado Versuri, mesmo eu já tendo lido isso, mas perguntei, pq tenho espaço de sobra para a swap no HD, mas o problema é como fazer isso, mesmo usando o Gparted!
Vou ver se acho alguma coisa em "pesquisa".

Thanks,

Marcopolo.
Desktop, Intel Core i7, 64 bits, Win10 e Ubuntu 20.04 LTS, SSD 240 GB, 8 GB. s. Vaio 15S 8GB -SSD 240 GB,Ubuntu 20.04, LTS, Mint Cinnamon. Mini PC Blitz Woif com Ubuntu 22.04 LTS e Mint 20.1

Offline Versuri

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 912
  • Linux#436528 ● Ubuntu#9933 MacBook Pro SL 10.6.7
    • Ver perfil
Re: Como posso otimizar o Ubuntu?
« Resposta #35 Online: 09 de Agosto de 2007, 21:57 »
Com o Gparted é muito simples, o ideal é fazer usando um Live CD pois vc não consegue redimensionar uma partição estando nela.
Abra o Gparted, clique sobre a partição adjacente (esq. ou dir.) da swap, redimensione diminuindo a partição e depois clique sobre a swap e redimensione aumentando, aplique as modificações.

Se quer conhecer mais sobre particionamentos, veja: http://www.guiadohardware.net/tutoriais/instalacao-kurumin/dicas-particionamento.html
« Última modificação: 09 de Agosto de 2007, 22:00 por Versuri »

Offline Marcopolo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 705
  • Ubuntu forever, ever!!
    • Ver perfil
Re: Como posso otimizar o Ubuntu?
« Resposta #36 Online: 09 de Agosto de 2007, 22:08 »
Versuri,  pela quantidade de mémória que tenho na máquina, se torna subjetivo, mas só vejo falar em swap de 256 e etc, me acho na necessidade de aumentá-la. Vou dar uma zoiada nesse link e depois tentar executar sua dica!

Abração!

Marcopolo.

==Editando=====

Fui instalar o Gparted e deu esse erro abaixo:


Shot at 2007-08-10
« Última modificação: 09 de Agosto de 2007, 22:18 por Marcopolo »
Desktop, Intel Core i7, 64 bits, Win10 e Ubuntu 20.04 LTS, SSD 240 GB, 8 GB. s. Vaio 15S 8GB -SSD 240 GB,Ubuntu 20.04, LTS, Mint Cinnamon. Mini PC Blitz Woif com Ubuntu 22.04 LTS e Mint 20.1

Offline Versuri

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 912
  • Linux#436528 ● Ubuntu#9933 MacBook Pro SL 10.6.7
    • Ver perfil
Re: Como posso otimizar o Ubuntu?
« Resposta #37 Online: 09 de Agosto de 2007, 22:11 »
Por curiosidade, eu tenho 768Mb de Ram e criei uma swap de 512Mb, não tenho problemas mas não uso muitos programas pesados.

Offline vinicius_aleao

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.275
    • Ver perfil
Re: Como posso otimizar o Ubuntu?
« Resposta #38 Online: 09 de Agosto de 2007, 22:31 »
Ok, Luthor, vou tentar aumentar o swap pra 512mb...

Mas eu fico achando que, se eu não aumentar o swap, a lógica seria eu diminuir a sua prioridade, exatamente porque é quando ela enche que o sistema fica simplesmente inoperável. Aliás, eu vi num tópico por aqui alguém informando que o grave não é quando a memória enche, mas o swap.

De qualquer forma, eu vou aumentar pra 512mb e deixar a prioridade em 60 mesmo. Acho que vai resolver. Mas usar o gparted é seguro mesmo? Não tem perigo de eu perder qualquer dado? Porque eu acho que eu vou retirar esse espaço extra da minha partição root (que é a mesma do home), e eu não quero ter problemas...

E brigadão pela dica!

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Como posso otimizar o Ubuntu?
« Resposta #39 Online: 10 de Agosto de 2007, 02:04 »
Quanto a desfragmentar o HD esqueçam. Nem precisa.
Os sistemas ext e reiser trabalham de forma muito diferente dos FAT e NTFS.

Minha máquina está a um ano rodando o Linux e quando ele faz a checagem automática do disco no boot eu verifiquei no ultimo, 0,8 % de fragmentação.

Precisa dizer mais ?

Offline pinduvoz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.494
    • Ver perfil
Re: Como posso otimizar o Ubuntu?
« Resposta #40 Online: 10 de Agosto de 2007, 03:34 »
Versuri,  pela quantidade de mémória que tenho na máquina, se torna subjetivo, mas só vejo falar em swap de 256 e etc, me acho na necessidade de aumentá-la. Vou dar uma zoiada nesse link e depois tentar executar sua dica!

Abração!

Marcopolo.

==Editando=====

Fui instalar o Gparted e deu esse erro abaixo:

... [figura] ...


Já tive o mesmo erro apagando na mão cache do Apt. Isso foi antes de descobrir que dava para fazer isso com o comando

sudo apt-get clean

Para corrigir o erro, basta criar o diretório /var/cache/apt/archives/partial assim:

sudo mkdir /var/cache/apt/archives/partial

O erro some e o Apt volta a funcionar.
:: Linux Registered User nº 439378 ::

Offline Thorn Striff

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 142
  • Live together or die alone
    • Ver perfil
Re: Como posso otimizar o Ubuntu?
« Resposta #41 Online: 10 de Agosto de 2007, 05:00 »
Vinicius, se você tem só 256Mb, seu tamanho mínimo de swap deveria ser 512Mb...
Acho que 60 é o mínimo... pra você acho que tem que aumentar...


Não necessáriamente.
Tudo vai depender do uso dele para seu computador. Se for rodar programas que utilizem muita memória realmente é interessante ter 512mb (não mais que isso, é desnecessário). Caso contrário 300 - 400mb já bastam.

Offline vinicius_aleao

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.275
    • Ver perfil
Re: Como posso otimizar o Ubuntu?
« Resposta #42 Online: 10 de Agosto de 2007, 07:41 »
Acho que vou colocar 512mb mesmo, porque rodo alguns programinhas pesados via wine, como Descent 3 e o M$ Office 2003 (neste caso, não por mim exatamente, mas porque de vez em quando eu preciso passar algum documento para outra pessoa na Universidade, e tem que ser em doc; então eu faço no BrOffice, salvo em doc e depois dou uma verificada no M$ Office pra ver se não desconfigurou alguma coisa). Além disso, eu não economizo muito e sistema não, uso temas um pouco pesados (como o Magnífico), tenho quatro desklets na área de trabalho e estou sempre com o amsn, o thunderbird, o BrOffice e o aMule na bandeja do sistema. Mas só faço isso porque o Ubuntu aguenta, com um desempenho muito bom. O problema só é quando o swap enche, e por isso eu sei que esse aumento do mesmo vai resolver tudo...

Mas ninguém respondeu minha pergunta: posso usar o gparted sem medo de ser feliz, ou preciso tomar algum cuidado especial?

Abraços...

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Como posso otimizar o Ubuntu?
« Resposta #43 Online: 10 de Agosto de 2007, 08:52 »
Acho que vou colocar 512mb mesmo, porque rodo alguns programinhas pesados via wine, como Descent 3 e o M$ Office 2003 (neste caso, não por mim exatamente, mas porque de vez em quando eu preciso passar algum documento para outra pessoa na Universidade, e tem que ser em doc; então eu faço no BrOffice, salvo em doc e depois dou uma verificada no M$ Office pra ver se não desconfigurou alguma coisa). Além disso, eu não economizo muito e sistema não, uso temas um pouco pesados (como o Magnífico), tenho quatro desklets na área de trabalho e estou sempre com o amsn, o thunderbird, o BrOffice e o aMule na bandeja do sistema. Mas só faço isso porque o Ubuntu aguenta, com um desempenho muito bom. O problema só é quando o swap enche, e por isso eu sei que esse aumento do mesmo vai resolver tudo...

Mas ninguém respondeu minha pergunta: posso usar o gparted sem medo de ser feliz, ou preciso tomar algum cuidado especial?

Abraços...


Nunca teremos uma unanimidade para particionamento de disco. Nem no Windows, nem no Linux.

Mas o que se encontra com grande frequencia é que para swap o recomendável é sempre se pegar a memória instalada e acrescentar mais 1/3. ex: 512 Mb +1/3 (170Mb ) = 680 Mb para swap.

Mesmo que voce nunca use isto, por segurança é sempre melhor ter para se evitar travamentos bobos em arquivos que possam entrar em loop.

Mesmo se voce tiver 2Gb de RAM, 1 Gb de swap não vai matar seu HD.

Quanto ao uso do gparted, nunca confie em particionadores de disco. Todo reparticionamento é arriscado por uma série de razões. ( geometria de discos, arquivos corrompidos no HD, etc. )

Nunca faça reparticionamento sem backup. ( alias, nunca faça nada sem backup )

[],s

Offline Lex Luthor

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 628
    • Ver perfil
Re: Como posso otimizar o Ubuntu?
« Resposta #44 Online: 10 de Agosto de 2007, 09:02 »
  Muito cuidado ao mexer com o Gparted. No redimensionamento ele pode dar uns pepinos e pode perder tudo mesmo. MUITO CUIDADO mesmo. Eu não uso mais ele para fazer redimensionamento, pois já tive belas surpresas. Ainda bem que consegui recuperar quando deu problema, mas é complicado.
  Não esqueça de tirar backup, pois se alguma coisa acontecer, então não vai ter mais jeito além de reparticionar e reformatar...

   Cara, vc joga Descent !? Putz... já joguei muito ele.... pena que na época muitas pessoas jogavam e jogar pela rede era difícil, mas zerei o jogo e pra mim era o melhor já lançado... muito loco....

Abraços...
Analista de Redes- Segurança da Informação
Bacharel em Ciências da Computação - UnB
Ubuntu Forever - Compiz Fusion -