Autor Tópico: Pixel View PlayTV mobile ( Como Instalar e configurar )  (Lida 93794 vezes)

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Pixel View PlayTV mobile ( Como Instalar e configurar )
« Resposta #45 Online: 24 de Agosto de 2007, 15:05 »
Nada Instalado em modules, Init.d, rc5.d ou mobprobe.d

Maquina Limpa.

Sem placa de tv.

computador ligado

Placa inserida, modulos carregados automaticamente.

rmmod saa7134-alsa saa7134 tuner

dmesg |grep saa
dmesg |gerp tuner

( Nada carregado )

Placa desligada sem modulos carregados.

modprobe etc, etc... placa ligada modulos carregados com minhas configurações desejadas.

Este  tem sido o procedimento para todos os testes.

[],s

Offline mstr

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 379
    • Ver perfil
    • instalar qualquer placas de captura PCI
Re: Pixel View PlayTV mobile ( Como Instalar e configurar )
« Resposta #46 Online: 24 de Agosto de 2007, 22:41 »
vc ta pondo essa placa num notebook

num entendi uma coisa no principio ela não reconhecia
agora basta plugar que reconhece

sera que os modulos não estão registrados em /etc/modules.conf

mas ate agora to em duvida com uma coisa

liga a placa ela carrega os modulos, nesse ponto tenta deletar os modulos

rmmod saa7134-alsa saa7134

e ve se não da erro para deletar saa7134-alsa

Offline jomafras

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.009
  • 17.04 Zesty Zapus
    • Ver perfil
Re: Pixel View PlayTV mobile ( Como Instalar e configurar )
« Resposta #47 Online: 24 de Agosto de 2007, 22:54 »
Pessoal não complica...carrega  no etc/modprobe.d/options para inicializar : card, tuner e, deixa de fora o radio e, se possível também o controle remoto que não faz falta nenhuma.
O Ubuntu sem dúvida é a melhor Distro.
Pesquise primeiro... só depois abra um tópico.
Canal do YouTube - Blog

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Pixel View PlayTV mobile ( Como Instalar e configurar )
« Resposta #48 Online: 24 de Agosto de 2007, 23:43 »
vc ta pondo essa placa num notebook

num entendi uma coisa no principio ela não reconhecia
agora basta plugar que reconhece

sera que os modulos não estão registrados em /etc/modules.conf

mas ate agora to em duvida com uma coisa

liga a placa ela carrega os modulos, nesse ponto tenta deletar os modulos

rmmod saa7134-alsa saa7134

e ve se não da erro para deletar saa7134-alsa

Mstr,

Quando eu coloco a placa de tv, o Linux reconhece como phillips semiconductor saa7133/7134, unknown device, porém, como ele reconheceu a placa os modulos saa são carregados. Desde o principio. ( tá registrado no post) independente dela ser unknown ou não, é o chip que é reconhecido pelo kernel.

Ok. Chegamos a um acordo de que a placa é card=79 e tuner=54 para dizer ao kernel e aos módulos que eu quero mudar para sedna/much tv.

beleza. Dá para remover os modulos saa, nesta ordem => saa7134-alsa e saa7134.

O inverso eu fiz dando o --ignore do thread acima.

Nada funciona para habilitar o som.

Não tem como setar para o tuner dar 61, só 60.

Ele existe 60, é configurado na parte de som, mas não toca nas caixas, dando erro no gnome. ( Ja citado acima )

O que deve existir é falta de uma rotina no módulo saa7134-alsa para direcionar este modulo ( saida de captura para minha placa de som ( Intel / ac97 ) ( ja citado acima no cat/etc.etc. )

Utilizando o sox ( ja citado ) ele faz pipe de uma placa para outra, mas o gnome não encontra um jeito de fazer o pipe.

Ok, chegamos a um acordo de que ela não tem som de jeito nenhum pelo gnome-alsa ( sox é por terminal)

Uma coisa é terminal => tvtime | sox .... etc. etc.

Outra é gnome-alsa via sistema=> preferencias=>som ( Erro! )

É um problema complexo, pois envolve linha de comando e interface gráfica. ( O gnome tem um alsa embutido ) e é aqui que a coisa está pegando.

Linha de comando = placa funcionando com tudo, som, imagem, controle remoto, captura de video. ( radio não e não vai funcionar por não ter a rotina no alsa.saa.c ) só compilando o módulo e eu não tenho conhecimentos para tal. [fonte= alsa project + video4Linux project ]

Gnome = só video. Sem som.

P.S. Quanto ao radio, o modulo saa7134 reconhece e seta o mesmo como radio0, porém ele não tem capacidade ( sub rotina 8290+75a ) para receber a tabela de frequencias. eu ligo o gnomeradio, ou kradio, ou qualquer outro, tenho indicação da estação tipo 94,7 Mhz, mas o modulo não fixa a frequencia 94,7 Mhz.
com o comando gnomeradio | sox xxxxx,etc eu tenho som, mas é som branco, pois a estação não teve a frequencia fixada. E isto não é o card=x ou tuner=y que vai me fornecer, e sim a rotina interna do chip 8290_75a que precisaria ser compilada.

A Phillips não fornece o codigo-fonte do modulo TDA 829XXX para os desenvolvedores, logo temos que esperar alguem fazer por engenharia reversa, o que é,  e sempre foi um problema no Linux.

infelizmente a tecnologia é mais rapida que os desenvolvedores neste campo. Amanhã sai um chip novo, o TDA8290 cai em desuso e a placa de captura mesmo sendo recente cai no esquecimento.

Uma vez eu comprei uma scanner de mão para windows 3.1. Legal, preto e branco mas escaneava. Saiu o windows 95, e eu perdi o scanner. O fabricante lançou um modelo novo e "esqueceu" de atualizar o driver do 3.1 para o 95. Fiquei na mão literalmente ( Scanner Marson ) com um produto novo e totalmente inútil no win95.

A unica coisa que mais tempo durou na era da tecnologia foi o disquete de 3 1/2. este foi duro de cair.

Nossa placas de TV são diversão, poucos vão gastar tempo para configurar nos módulos uma por uma, principalmente pela diversidade e falsificações que existem por aí.

O correto mesmo, seria o fabricante disponibilizar um driver para linus, mas isto é papo para café com Ubuntu.

Um abraço e minhas devidas desculpas pelo tamanho do thread.

Offline jomafras

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.009
  • 17.04 Zesty Zapus
    • Ver perfil
Re: Pixel View PlayTV mobile ( Como Instalar e configurar )
« Resposta #49 Online: 25 de Agosto de 2007, 00:28 »
Eu quero aqui fazer uma defesa da minha placa de captura : PixelView PlayTv Pro Ultra.
Pesquisei muito antes de adquirir.
O driver suportado no Linux é o cx88xx (Chip Conexant CX23880)
Funciona 100% no Ubuntu, até no alfa do Gutsy (menos no Dapper que a imagem só dava preto e branco).
Quem estiver querendo adquirir eu posso dizer que funciona (naturalmente não posso garantir nada).
É fácil de configurar, muito fácil (é lógico que ralei muito)...a imagem e o som no Tvtime são perfeitos...no KDETV tmbém, no mythtv  som e imagem não combinam muito bem, no XawTv não há possibilidade de funcionar porque ele só funciona com o bttv).
Falta um programa bom no Linux  para capturar imagem de Tv, de Video Cassete e de Filmadora.
Quanto a isso não sei se a minha placa tem algum problema porque nem Kino, nem Cinelerra e outros mais não capturam. A dúvida é essa.
O Ubuntu sem dúvida é a melhor Distro.
Pesquise primeiro... só depois abra um tópico.
Canal do YouTube - Blog

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Pixel View PlayTV mobile ( Como Instalar e configurar )
« Resposta #50 Online: 25 de Agosto de 2007, 00:39 »
-------------------------------------------------------------------------------
Modo piada ON

Me ensina a colocar uma placa pci no meu laptop!!!!

Modo piada OFF
--------------------------------------------------------------------------------

Este é o caso. Eu não tenho opções.

Mesmo morando em São Paulo, meca do contrabando, placas PCMCIA são raras.

fazer o quê ?...

E eu preciso da placa para uso profissional.

Hoje eu fiz o impensável. ( Nem acreditei que conseguiria )

Video cassete + laptop+ projetor+ Placa de TV + linux + linha de comando = aula de nasoscopia para 8 alunos de mestrado.

E se demorasse mais do que dois minutos para fazer eu teria que abrir o windows pois estava em cima da hora....


[],s

Offline mstr

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 379
    • Ver perfil
    • instalar qualquer placas de captura PCI
Re: Pixel View PlayTV mobile ( Como Instalar e configurar )
« Resposta #51 Online: 25 de Agosto de 2007, 01:22 »
vou dizer uma só coisa eu abandonei o ubuntu e tudo que se faz com o gnome pq acho o gnome problematico com diversas coisas que não vale a pena enumerar

ainda mantenho o ubuntu no computador para ajudar outras pessoas quando dizem que não é possivel pois existe uma febre

quanto a captura acho a minha LTT-200 uma exelente placa em todos os sentidos

8290+75a -> desde que conheci isso, bem no inicio o 8290 ja existia o 75 não, e enquanto ele não foi incluido não conseguia configurar minha placa,, agora o problema que vejo ai e esse 'a' que não sei o que é

« Última modificação: 26 de Agosto de 2007, 01:23 por mstr »

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Pixel View PlayTV mobile ( Como Instalar e configurar )
« Resposta #52 Online: 25 de Agosto de 2007, 01:43 »
Se é para dar depoimento, eu ratifico os dois amigos.

Minha Imagem é excelente, o som cristalino, não tenho queixas. Só queria rodar no gnome sem traumas.

O fato de eu ser cabeça dura e tentar até a última gota fazer a coisa rodar do jeito que eu quero e não do jeito que o sistema quer é que me levaram ao Linux desde os tempos do baixar, compilar e juntar tudo, mas isto é outra história.

Qualquer hora eu coloco o KDE ( gosto ) e experimento minha placa nele. Tou pensando em arriscar o E17 no laptop, mas tou sem tempo de configurar.

[],s

Offline mstr

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 379
    • Ver perfil
    • instalar qualquer placas de captura PCI
Re: Pixel View PlayTV mobile ( Como Instalar e configurar )
« Resposta #53 Online: 26 de Agosto de 2007, 01:22 »
tava pensando e se vc incluisse um arquivo em /etc/modprobe.d/captura
options saa7134 card=79 tuner=54 radio_nr=0 oss=1

quando carregar o modulo acho que usaria essas opcões, ainda acredito que falta o vinculo com o oss por isso o problema com o som
« Última modificação: 26 de Agosto de 2007, 01:24 por mstr »

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Pixel View PlayTV mobile ( Como Instalar e configurar )
« Resposta #54 Online: 26 de Agosto de 2007, 10:25 »
Não mstr,

Eu estou na frente. Fiz o oss=1, fiz uma compilação do modulo snd_saa7134_alsa.c, baixei o v4l mais atual, compilei o bruto, compilei a rotina saa_alsa_PCM.c . Recebo a mensagem de que não existem dispositivos oss via um fresh dmesg.

Tudo feito passo a passo e mexendo onde eu tinha real conhecimento.

Depois de compilar o sna_saa... eu até fiz minha placa ser reconhecida sem modprobe.!!!
(Troquei o sedna/muchTV pela minha placa.)

Isto tudo antes de postar o erro do gnome.

Tudo bem, eu estou provavelmente errando em algum ponto, e acredito que seja no gnome-alsa. E isto vai ficar para daqui uns dez anos. Eu absolutamente não sei fazer o maldito pipe da placa de som ( PCM, logo alsa puro ) para minha placa de som Intel. Isto ainda não é para mim.

Não me preocupei em encher a caixa postal dos desenvolvedores dos modulos ( o do saa7134 é brasileiro @ brturbo.com) pois acredito que como esta placa vende pouco para Linux, não vale a pena. Só se eu tivesse a solução pronta para mostrar para eles.

Já estou feliz assim. Só o desafio já valeu. Aprendi um montão.

Depois que voce me levou para o mau caminho  :D insistindo em configurar minha placa, eu fui a fundo.
É por isto que Linux vicia. Voce faz o que quer com ele.

abraços

Offline jomafras

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.009
  • 17.04 Zesty Zapus
    • Ver perfil
Re: Pixel View PlayTV mobile ( Como Instalar e configurar )
« Resposta #55 Online: 26 de Agosto de 2007, 11:29 »
Depois dessa história toda fiquei interessado em fazer uns scripts.
Sou novo no Linux e não tenho nem idéia de como começar.
Vcs podem me ajudar nos primeiros passos?
O Ubuntu sem dúvida é a melhor Distro.
Pesquise primeiro... só depois abra um tópico.
Canal do YouTube - Blog

Offline mstr

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 379
    • Ver perfil
    • instalar qualquer placas de captura PCI
Re: Pixel View PlayTV mobile ( Como Instalar e configurar )
« Resposta #56 Online: 26 de Agosto de 2007, 12:01 »
quando testei o ubuntu achei interessante

depois comecei a notar que ele não executava scripts, achei que era pq ele pede a senha do root sempre e não tem o sudo

mas pelos depoimentos de quem tinha problemas reparei que existem programas que parece que não existem e não funcionam

por isso mantenho o ubuntu no cp para instalar o que eu conheço na mão ou seja criando os arquivos na unha

talvez isso não seja coisa do ubuntu e sim do gnome, mas isso não tenho certeza qualquer hora vou testar

ainda acho que o kde é melhor nesse ponto, no debian para instalar o kde são dois pacotes:
apt-get install kdebase kde-i18n-ptbr

o primeiro é o kde base e o segundo é a tradução para o portugues se vc quiser testar depois é so alterar na tela inicial do gdm o desktop

estava vendo aqui como instalar o debian partindo do modo texto verifica se vc tem o pacote 'alsa-oss' instalado pode ser por isso que não reconhece o oss, para instalar o alsa
apt-get install alsa alsa-oss kmix

o kmix é o mixer do kde

pintinho um bom começo para fazer scripts e o link http://aurelio.net/ tem uma pá de coisas



« Última modificação: 26 de Agosto de 2007, 12:18 por mstr »

Offline Intruder_A6

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 232
  • Kubuntu 14.04
    • Ver perfil
Re: Pixel View PlayTV mobile ( Como Instalar e configurar )
« Resposta #57 Online: 26 de Agosto de 2007, 12:22 »
Alguém sabe se o sintonizador externo Pinnacle Pctv Pro Usb ( este link no ML http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-60539502-placa-captura-pinnacle-pctv-pro-usb-em-so-paulo-_JM ) funciona no Kubuntu 7.04 ( de preferência sintonizando em Pal-M ) ? Estou seriamente pensando em comprá-lo .
« Última modificação: 26 de Agosto de 2007, 12:25 por Intruder_A6 »

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Pixel View PlayTV mobile ( Como Instalar e configurar )
« Resposta #58 Online: 26 de Agosto de 2007, 17:42 »
Intruder_A6,

Tem um topico fresquinho em que estamos configurando uma destas.

Dá uma procurada por pinnacle aqui no forum.

[],s

Offline Intruder_A6

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 232
  • Kubuntu 14.04
    • Ver perfil
Re: Pixel View PlayTV mobile ( Como Instalar e configurar )
« Resposta #59 Online: 26 de Agosto de 2007, 22:15 »
Intruder_A6,

Tem um topico fresquinho em que estamos configurando uma destas.

Dá uma procurada por pinnacle aqui no forum.


[],s


Ou a ferramenta de pesquisa do fórum é muito ruim ou não tem nada, porque eu não consegui encontrar nada a não ser a minha mensagem.