Autor Tópico: Palm Foleo usará Linux da Wind River  (Lida 4134 vezes)

arlei

  • Visitante
Palm Foleo usará Linux da Wind River
« Online: 07 de Agosto de 2007, 10:53 »
Esperado para esse verão, de acordo com a Palm, vem aí o Foleo: um PDA quase notebook que se define como um "mobile companion", ou seja, uma nova classe de dispositivo que você pode usar para acessar web e ler seus e-mails, com mais recursos e de forma mais confortável do que em um palmtop mas sem precisar carregar um notebook completo:



Na imagem acima o Palm Foleo, ao lado de um Nokia N800 e um Treo 680

O Foleo rodará Linux, sistema que se destaca nessa área. A distro escolhida foi da Wind River, personalizada para dispositivos embarcados. A Wind River irá oferecer também serviços profissionais e suporte para a comunidade de desenvolvimento do Palm.

O Foleo poderia ser uma vitória significativa para Wind River, considerando a ambição da Palm em estabelecer sistemas de terceiros, grandes e abertos, para uso no Foleo. A Wind River anunciou que fornecerá o ambiente padrão de desenvolvimento e da distribuição para o Foleo, e a Palm espera com isso superar as vendas dos smartphones Treo e dos PDAs da linha Palm.

Detalhes em: http://linuxdevices.com/news/NS6844359014.html

Fonte: GDH

T+
Arlei

Offline AquaMan

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 138
  • <Ubunteiro desde jul/07> Hardy Haron
    • Ver perfil
Re: Palm Foleo usará Linux da Wind River
« Resposta #1 Online: 07 de Agosto de 2007, 10:59 »
Ótima notícia.

Mas, será que agora sai de vez o Palm Desktop for Linux? Com direito a HotSync e tudo o mais? Já era hora...

O gnome-pilot funciona, mas toda vez depois do sync tenho que fazê-lo dormir, senão ele devora esganadamente a CPU. O Evolution até mostra os dados que estão na Palm, mas num layout de registros atrasado, e não o sync de volta não funciona (Evolution -> Palm). Quanto ao jPilot, esse nem consegui fazer funcionar.
 :(

Fica aqui a torcida pelo Palm Desktop gerado e mantido pela Palm. E, claro, OpenSource.
 ;)

Abs!

(AMD Athlon 64 3.5Ghz/1Gb RAM/80Gb+250Gb/Geforce FX 6200 128Mb/Palm T5)

boi

  • Visitante
Re: Palm Foleo usará Linux da Wind River
« Resposta #2 Online: 07 de Agosto de 2007, 11:48 »
Eu acho que infelizmente esse Foleo tem tudo para ser um grande fracasso. Ele é apenas um mini notebook, sem grandes inovações, com recursos limitados, e pelo que eu andei lendo, deve custar mais caro que um notebook de verdade.
Eu acho até que existe espaço para disposivos que fiquem entre um pda e um notebook, mas desde que seja por um preço razoável. O que tem sido apresentado até aqui, como o projeto Origami, pode até ser atraente, mas é muito caro. Se não tiver um preço mais razoável, menor que o de um notebook, não adianta que não vai vender. A não ser, é claro, se for da Apple, acho que é a única empresa que pode vender esses dispositivos por um preço indecente.

Offline AquaMan

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 138
  • <Ubunteiro desde jul/07> Hardy Haron
    • Ver perfil
Re: Palm Foleo usará Linux da Wind River
« Resposta #3 Online: 07 de Agosto de 2007, 11:54 »
boi,
eu tenho a mesma sensação quanto ao Foleo. Um tiro n'água.

O que é relevante, independentemente do sucesso ou não de vendas, é a escolha e a utilização da plataforma Linux. Nem torço muito pelo sucesso do Foleo, pq é mais um gadget pra carregar, e isso eu acho que não vende. Ainda mais desse tamanho e sem as funcionalidades de um notebook, como vc bem lembrou.

Agora, se o SO nele fosse um Ubuntu...!
 ;D  ;D  ;D

(AMD Athlon 64 3.5Ghz/1Gb RAM/80Gb+250Gb/Geforce FX 6200 128Mb/Palm T5)

arlei

  • Visitante
Re: Palm Foleo usará Linux da Wind River
« Resposta #4 Online: 07 de Agosto de 2007, 11:56 »
Olá AquaMan,

até um tempo atrás eu era um fervoroso usuário Palm (uso Palm deste o tempo que ainda era da 3Com com o modelo Pilot, acho que em 98 isso, nossa  :o), usava esse bixinho para tudo, mais hoje confesso que a "febre" passou e praticamente só ligo o meu para consultar um telefone, pois a agenda ainda esta na integra no mesmo.

Bem, de qualquer forma um hot-sync é fundamental, e também tenho problemas para sincronizar meu Zire 72 por vezes, com o gnome-pilot as vezes vai outras não, o jpilot também não consegui fazer funcionar e com Evolution nunca tente pois não gosto dele.

Por isso com certeza também torço para que a Palm Inc. desenvolva um Palm Desktop para o Linux.

T+
Arlei


Offline AquaMan

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 138
  • <Ubunteiro desde jul/07> Hardy Haron
    • Ver perfil
Re: Palm Foleo usará Linux da Wind River
« Resposta #5 Online: 07 de Agosto de 2007, 13:48 »
arlei,
mais uma coincidência jurássica !!!  ;D

Sou usuário Palm desde 97, com o Palm Pilot 1000, que tinha 128Kb de memória e ainda sobraaaava. Mas, diferente de você, até hoje, depois de vários upgrades, ainda sou fervoroso, e porque não diria, quase-dependente do Palm. Carrego tudo lá. Consulto diariamente e documento várias coisas, leio PDFs, sites completos baixados, tenho até alguns livros (que nem sei quando vou ler) arquivados lá. Fora fotos e filmes familiares, claro.

Tive algumas dificuldades com o ambiente Palm do Linux, que me parece que parou um pouco no tempo, pois os programas atuais (Evolution e jPilot) não possuem o layout atualizado dos registros dos arquivos das novas Palms.

Mas se já consigo fazer o hotsync, ótimo. Já me passa segurança. Pena que hoje não posso atualizar no micro para passar pra Palm, pois já testei e isso não funciona.

Ah, sim. Tem vezes que a minha Palm não sincroniza também, e pesquisando pelaí descobri que um reset (na Palm) e logo em seguida uma nova tentantiva de hotsync, funciona. Experimente. Atualmente, antes de syncar sempre faço um soft reset na Palm por via das dúvidas.
 :)

Aquele abraço!

(AMD Athlon 64 3.5Ghz/1Gb RAM/80Gb+250Gb/Geforce FX 6200 128Mb/Palm T5)

arlei

  • Visitante
Re: Palm Foleo usará Linux da Wind River
« Resposta #6 Online: 07 de Agosto de 2007, 14:11 »
Valeu AquaMan.

vou tentar esta sua dica do soft-reset antes de fazer o hotsync.
Pois é amigo, mais uma coincidência jurássica mesmo.  ;D
Como disse, acho que por meados de 98 adquiri meu primeiro Palm, um Pilot não me lembro bem qual e nem maiores detalhes. Depois fui evoluindo na cadeia "Palmimentar"  ;D e passei pelo Palm IIIe que me recordo de ter enviado até para Curitiba em uns caras que faziam (ou fazem ainda) upgrade de memória, depois meu primeiro colorido (IIIc), ae voltei para o mono quando lançaram o V (nossa era muito lindo), depois de volta para o colorido com o m515 (ainda tenho socado em alguma gaveta de armário) e agora meu Z72 já a muito tempo e acho que não passo deste.

T+
Arlei

Offline AquaMan

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 138
  • <Ubunteiro desde jul/07> Hardy Haron
    • Ver perfil
Re: Palm Foleo usará Linux da Wind River
« Resposta #7 Online: 07 de Agosto de 2007, 14:24 »
Meu histórico "palmístico" (que obviamente tenho registrado na minha Palm hehehehe...) é o seguinte:
1997 = PalmPilot 1000 (monocromático, 128Kb RAM, upgradeado para 512Kb por um cara de Sampa)
1999 = Palm V (ótimo formfactor!, fino e leve, monocromático)
2000 = IBM Workpad c3 (igual ao Palm V, se me lembro bem)
2001 = Palm m505 (colorido! que diferença)
2003 = Tungsten T (excelente formfactor, aquele que deslizava e ficava menor, e gravava voz!)
2005 = Palm T5 e desse não saio mais.
 :)

A evolução no mundo Palm foi impressionante (mais de hardware do que de software) e hoje chegou num ponto bem bacana de se usar. Mas acho que a Palm parou no Tx, Zire e no Lifedrive.

Aliás, te digo que até estranhei não achar no mundo Linux (sou recente aqui) uma plataforma mais atual para suporte ao Palm. Algumas dicas de instalação no Hotsync fui encontrar em fóruns estrangeiros, e depois até pensei em postar aqui uma compilação das dicas, mas não me senti seguro ainda, pois saco muito pouco de Linux.

Uma coisa que ainda incomoda é realmente o gnome-pilot, depois do sync, ficar comendo CPU a ponto de ter que colocá-lo pra dormir. Depois você pode verificar se acontece isso no seu micro?

Abs!

(AMD Athlon 64 3.5Ghz/1Gb RAM/80Gb+250Gb/Geforce FX 6200 128Mb/Palm T5)

Offline AquaMan

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 138
  • <Ubunteiro desde jul/07> Hardy Haron
    • Ver perfil
Re: Palm Foleo usará Linux da Wind River
« Resposta #8 Online: 07 de Agosto de 2007, 15:45 »
Atualização: este bug já está na lista.
https://bugs.launchpad.net/ubuntu/+source/gnome-pilot/+bug/29043
(em inglês)

Abs!

(AMD Athlon 64 3.5Ghz/1Gb RAM/80Gb+250Gb/Geforce FX 6200 128Mb/Palm T5)

arlei

  • Visitante
Re: Palm Foleo usará Linux da Wind River
« Resposta #9 Online: 07 de Agosto de 2007, 15:56 »
Uma coisa que ainda incomoda é realmente o gnome-pilot, depois do sync, ficar comendo CPU a ponto de ter que colocá-lo pra dormir. Depois você pode verificar se acontece isso no seu micro?

AquaMan,

a pedido acabei de sincronizar meu Palm aqui pelo gnome-pilot e não tive este seu problema de consumo da CPU, até ampliando a informação, isso foi uma coisa que nunca observei aqui, seja no meu desktop ou com o note.

E este hotsync fiz sem precisar dar reset no Palm.  :D

[]'s
Arlei

Offline AquaMan

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 138
  • <Ubunteiro desde jul/07> Hardy Haron
    • Ver perfil
Re: Palm Foleo usará Linux da Wind River
« Resposta #10 Online: 07 de Agosto de 2007, 16:00 »
Ok, arlei!

Agradeço o teste que você fez. Mas vi por aí que é um bug que existe (ou existia?) - veja o link na minha msg anterior. Bem, lá em casa ainda acontece. Demora uns 10/15 segundos, logo depois que acaba do Hotsync para começar a lambança no uso da CPU.

Bem, isso realmente não incomoda muito, mas como vi em alguns foruns aí por fora que outras instalações estão com o mesmo problema, pode ser que tenhamos novidades.

Abraços!

(AMD Athlon 64 3.5Ghz/1Gb RAM/80Gb+250Gb/Geforce FX 6200 128Mb/Palm T5)

Offline AquaMan

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 138
  • <Ubunteiro desde jul/07> Hardy Haron
    • Ver perfil
Re: Palm Foleo usará Linux da Wind River
« Resposta #11 Online: 07 de Agosto de 2007, 16:05 »
Citação de: arlei
E este hotsync fiz sem precisar dar reset no Palm.  :D

Que bom!

Eu já reparei que quando uso o HandBase ou o AcidImage eles deixam alguma bagunça na memória do Palm, e daí tenho que dar reset pra algumas coisas voltarem a funcionar (seja no Palm, seja no sync).

Abs!

(AMD Athlon 64 3.5Ghz/1Gb RAM/80Gb+250Gb/Geforce FX 6200 128Mb/Palm T5)

Offline Intruder_A6

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 232
  • Kubuntu 14.04
    • Ver perfil
Re: Palm Foleo usará Linux da Wind River
« Resposta #12 Online: 10 de Agosto de 2007, 10:23 »
Eu também sou usuário da Palm desde o Palm m505 ( o primeiro colorido ), mas já vinha namorando um desde os tempos do Palm V ( resisti muito ). Agora tenho um T|X, que não largo para quase nada, a não ser para tomar banho ou uma outra atividade ( que não convém mencionar aqui, porque este é um Fórum para menores de idade ), no resto não desgrudo para nada.

Mesmo se a Palm falir, certamente não entregarei os pontos com o meu T|X tão cedo. Deve demorar muito para eu passar para outra coisa, mesmo eu sentindo falta de alguns recursos, como por exemplo: um Skype para Palm OS, Multitarefa ( real ) no Palm OS, um soft no nível de um GPSProxy ( para poder usar GPS genérico com o Garmin QUE ), entre outros.

Offline AquaMan

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 138
  • <Ubunteiro desde jul/07> Hardy Haron
    • Ver perfil
Re: Palm Foleo usará Linux da Wind River
« Resposta #13 Online: 10 de Agosto de 2007, 11:01 »
Citação de: Intruder_A6
Deve demorar muito para eu passar para outra coisa, mesmo eu sentindo falta de alguns recursos, como por exemplo: um Skype para Palm OS, Multitarefa ( real ) no Palm OS, um soft no nível de um GPSProxy ( para poder usar GPS genérico com o Garmin QUE ), entre outros.

É isso mesmo, a gente se afeiçoa (pra não dizer "fica dependente"  ;D) e não larga de mão, literalmente. E acaba criando escola. Meu filho outro dia veio com essa: "comprei uma agenda pra mim (de papel)! Vou anotar tudo nela!" E o garoto nem espinha na cara ainda tem.

Fico imaginando as Palms que vão existir no tempo que ele tiver minha idade...
Abs!

(AMD Athlon 64 3.5Ghz/1Gb RAM/80Gb+250Gb/Geforce FX 6200 128Mb/Palm T5)

Offline Intruder_A6

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 232
  • Kubuntu 14.04
    • Ver perfil
Re: Palm Foleo usará Linux da Wind River
« Resposta #14 Online: 10 de Agosto de 2007, 11:23 »
Realmente é um caminho sem volta.

Mas voltando ao assunto.

Este Foleo até que é uma boa idéia, mas por este preço certamente vai morrer na praia, pois realmente é possível se encontrar notebooks por este preço ( preço lá fora ), e ele certamente terá bem mais recursos ( além de que se pode instalar também Linux nele ). Se pelo menos ele custasse no máximo uns 300 dólares lá fora, ai poderia ter alguma chance, mas por 500 eu prefiro mesmo um notebook ( eu e muita gente ).