Autor Tópico: HOWTO: Instalando Ralink Wireless no Gusty  (Lida 3835 vezes)

Offline Dimas

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 81
    • Ver perfil
HOWTO: Instalando Ralink Wireless no Gusty
« Online: 08 de Agosto de 2007, 09:16 »
Nas novas versões do kernel (as usadas no Gusty, por exemplo) os drivers da Ralink Wireless não vieram habilitados por padrão. Entretanto nós temos os fontes e podemos facilmente colocar a Wireless para rodar.

A versão da minha placa é a rt2500 por isso esse HOWTO vai ser baseado nesta placa. Porém, você pode instalar com as outras versçoes apenas trocando seus nomes pelos apropriados na hora em que eles são utilizados.

Primeiramente, você precisar instalar alguns pacotes. Faça isso em um terminal digitando o seguintes:
Código: [Selecionar]
sudo apt-get install rt2500-source module-assistant build-essential
Feito isso, rode o module-assistant com o seguinte comando:
Código: [Selecionar]
sudo module-assistant
Com o programa já aberto, selecione a opção SELECT.
Role a barra para baixo até encontrar o rt2500 (ou a sua versão) e pressione a barra de espaço para seleciona-la. Depois precione Enter.
Seleciona agora a opção BUILD e quando a compilação do driver terminal selecione YES na pergunta que irá surgir.
Finalmente sai do module-assistant e rode o seguinte comando para carregar o modulo ao kernel:
Código: [Selecionar]
sudo modprobe rt2500
Pronto. Agora você já pode configurar sua conexão e navegar através da Wireless.

Valeu!

Fonte: http://ubuntuforums.org/showthread.php?t=497452&highlight=rt2500+gusty
Dimas Gabriel
digabriel[at]gmail.com

"Liberdade é a questão, a única e exclusiva questão."

Offline walterdenoronha

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 101
  • Paz sem voz não é paz, é medo !
    • Ver perfil
Re: HOWTO: Instalando Ralink Wireless no Gusty
« Resposta #1 Online: 11 de Novembro de 2007, 21:57 »
Amigo. estou com esse problema. Depois que eu atualizei minha  versão 7.04  p/ 7.10 , não consigo mais navegar. Seu topico é muito interessante , mas....     como é que eu vou abri-lo pela ubuntu 7.10 se não tenho conecção? 
obs. Eu só consigo navegar pelo ruwindows  .   E  agora ã ???





Nas novas versões do kernel (as usadas no Gusty, por exemplo) os drivers da Ralink Wireless não vieram habilitados por padrão. Entretanto nós temos os fontes e podemos facilmente colocar a Wireless para rodar.

A versão da minha placa é a rt2500 por isso esse HOWTO vai ser baseado nesta placa. Porém, você pode instalar com as outras versçoes apenas trocando seus nomes pelos apropriados na hora em que eles são utilizados.

Primeiramente, você precisar instalar alguns pacotes. Faça isso em um terminal digitando o seguintes:
Código: [Selecionar]
sudo apt-get install rt2500-source module-assistant build-essential
Feito isso, rode o module-assistant com o seguinte comando:
Código: [Selecionar]
sudo module-assistant
Com o programa já aberto, selecione a opção SELECT.
Role a barra para baixo até encontrar o rt2500 (ou a sua versão) e pressione a barra de espaço para seleciona-la. Depois precione Enter.
Seleciona agora a opção BUILD e quando a compilação do driver terminal selecione YES na pergunta que irá surgir.
Finalmente sai do module-assistant e rode o seguinte comando para carregar o modulo ao kernel:
Código: [Selecionar]
sudo modprobe rt2500
Pronto. Agora você já pode configurar sua conexão e navegar através da Wireless.

Valeu!

Fonte: http://ubuntuforums.org/showthread.php?t=497452&highlight=rt2500+gusty

Offline evconst

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 9
    • Ver perfil
Re: HOWTO: Instalando Ralink Wireless no Gusty
« Resposta #2 Online: 12 de Novembro de 2007, 22:11 »
walter, acho que estou exatamente na msma situação que vc.
tenho acesso a internet somente pelo windows. será entao que posso baixar esses pacotes pelo proprio windows e dps instalá-los manualmente no ubuntu?

tentarei isto agora e mais tarde posto os resultados.

Offline evconst

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 9
    • Ver perfil
Re: HOWTO: Instalando Ralink Wireless no Gusty
« Resposta #3 Online: 13 de Novembro de 2007, 10:52 »
depois de ler muitos howto's e instalar varios pacotes, nao consegui resolver meu problema com a ralink. na verdade a minha placa eh a RT2561, nao a rt2500.
o que fiz foi reinstalar o Ubuntu 7.10 e começar do zero. acho que o driver da placa que o sistema instalou automaticamente nao funciona direito, pois quando clico no icone das conexoes de rede sem fio no canto esquerdo superior (vide imagem, na qual se está tentando estabelecer conexão) são mostrados varios ESSID's do meu provedor, mas nao consigo conectar-me a nenhum. Na verdade uma conexao eh estabelecida com um deles, mas nao eh o meu padrão, pois msmo conectado nao consigo navegar pelo Firefox. O que realmente posso fazer? Eu sou um simples usuário doméstico que quer usar o Linux e desfrutar de tudo que o software livre pode oferecer, mas as coisas vao complicando e complicando... alguma ajuda?


Offline evconst

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 9
    • Ver perfil
Re: HOWTO: Instalando Ralink Wireless no Gusty
« Resposta #4 Online: 13 de Novembro de 2007, 11:33 »
Acabei achando neste proprio forum um tutorial mastigado perfeito pra ralink 2561. tudo deu certo. recomendo a todos.

http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,26709.0.html

Quanto aos que utilizam essa rt2500, o procedimento deve ser parecido.