Autor Tópico: Kernel 2.6.22.1, instalando no Scratch  (Lida 3710 vezes)

Offline Esfinge

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 283
  • Debian 4.0 Lenny
    • Ver perfil
Kernel 2.6.22.1, instalando no Scratch
« Online: 04 de Agosto de 2007, 03:06 »
Estava eu me preparando para dormir quando vejo esse artigo no Guia do Hardware, e já que não andava muito contente com a performance do meu sistema resolvi instalar. E pra minha surpresa o resultado foi ótimo.

Segui o guia ao pé da letra e não deu nenhum problema, usei a configuração otimizada para arquitetura k7 do processador que uso, e o boot foi bem mais rápido, como vem dizendo no artigo até os programas normais abrem mais rapidamente e são executados mais suavemente. Obrigado Linus Torvalds  ;D

Então ta ai a dica, pra que não quer esperar até ser disponibilizado pelo repositório oficial, e lembrando que não saem mais os pacotes otimizados para a arquitetura do seu processador, agora sai somente o generic.

 :D

Offline Raziel2k

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 41
    • Ver perfil
Re: Kernel 2.6.22.1, instalando no Scratch
« Resposta #1 Online: 04 de Agosto de 2007, 05:04 »
Maravilha, era o que eu estava esperando, vou baixar esse kernel, dar uma enxugada e utilizar a arquitetura otimizada, eita que vai ficar rápido !

Offline Esfinge

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 283
  • Debian 4.0 Lenny
    • Ver perfil
Re: Kernel 2.6.22.1, instalando no Scratch
« Resposta #2 Online: 04 de Agosto de 2007, 10:07 »
Fico rápido mesmo, eu nunca tinha visto isso antes, sempre que se anunciava um ganho de performance e eu ia testar... era imperceptível, mas com esse kernel, foi notável o ganho de velocidade, -o boot tá rapidão- e os programas são executados mais rapidamente O_O

Valeu muito a pena ter ficado compilando por quase 2 horas.

 ;D

Offline RodrigoFSS

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 183
  • Ubuntu 11.10 (Gnome Shell) + ArchLinux (KDE)
    • Ver perfil
Re: Kernel 2.6.22.1, instalando no Scratch
« Resposta #3 Online: 04 de Agosto de 2007, 10:23 »
Beleza pessoal !!!
Muito bom esse artigo Esfinge, muito simples e prático.
Eu compilava meu Kernel na unha porém, nem sempre dava certo, e quando funcionava, eu não obtinha resultados satisfatórios...  ;D
Seguí esse tutorial com a devida otimização para a arquitetura do meu processador e a compilação ocorreu perfeitamente...
Não obtive ganhos consideráveis de desempenho ou na velocidade do boot, porem, nenhum problema de compilação foi detectado.
Valeu garoto pela dica...
Até mais pessoal !!!

Offline Esfinge

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 283
  • Debian 4.0 Lenny
    • Ver perfil
Re: Kernel 2.6.22.1, instalando no Scratch
« Resposta #4 Online: 04 de Agosto de 2007, 10:46 »
Sim, realmente esse é um modo bem fácil de compilar o kernel, mas é uma pena que não teve ganhos de desempenho por ai  :-[

Talvez seja a arquitetura do meu processador que foi privilegiada  ???

Offline RodrigoFSS

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 183
  • Ubuntu 11.10 (Gnome Shell) + ArchLinux (KDE)
    • Ver perfil
Re: Kernel 2.6.22.1, instalando no Scratch
« Resposta #5 Online: 04 de Agosto de 2007, 14:03 »
Beleza garoto !!!
Uma dúvida... você está utilizando a interface KDE correto???
Assim, quando eu compilo o kernel eu compilo primeiro no meu sistema com KDE (meu local de experiencias... hehehe) e depois eu vou para o Gnome, que é o ambiente que eu utilizo na maior parte do tempo. Então... se você está usando o Gnome como você conseguiu resolver o problema com a biblioteca QT necessária a compilação???
Obrigado pela atenção!!!
« Última modificação: 04 de Agosto de 2007, 14:15 por RodrigoFSS »

Offline Raziel2k

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 41
    • Ver perfil
Re: Kernel 2.6.22.1, instalando no Scratch
« Resposta #6 Online: 04 de Agosto de 2007, 14:10 »
Estou utilizando o gnome e instalei esse kernel, compilando para a minha arquitetura e enxugando do kernel serviços desnecessários como suporte a pcmcia e outros, o ganho de desempenho foi realmente notável!!! E olha que o meu pc é velho, o processador é um Via C3 1 giga pro(opção disponível na escolha de arquitetura na hora da compilação), realmente, quem já usou a versão 2.6.18 do kernel vai ficar espantado com o desempenho.Até agora nenhum problema com o novo kernel.

Offline Raziel2k

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 41
    • Ver perfil
Re: Kernel 2.6.22.1, instalando no Scratch
« Resposta #7 Online: 04 de Agosto de 2007, 14:15 »
Beleza garoto !!!
Uma dúvida... você está utilizando a interface KDE correto ???
Assim, quando eu compilo o kernel eu compilo primeiro no meu sistema com KDE (meu local de experiencias... hehehe) e depois eu vou para o Gnome, que é o ambiente que eu utilizo na maior parte do tempo. Então... se você está usando o Gnome como você conseguiu resolver o problema com a biblioteca QT necessária a compilação ???
Obrigado pela atenção !!!

Para resolver o problema com a biblioteca de desenvolvimento qt3 é so baixar esse pacote no apt-get ou aptitude "qt3-apps-dev"

Offline RodrigoFSS

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 183
  • Ubuntu 11.10 (Gnome Shell) + ArchLinux (KDE)
    • Ver perfil
Re: Kernel 2.6.22.1, instalando no Scratch
« Resposta #8 Online: 04 de Agosto de 2007, 14:21 »
Muito obrigado Raziel2k... vou testar agora.
Assim.. eu tenho um pc MUITO VELHO aquí em casa que eu uso para "testes", já que eu não faço nenhum curso na area de computação e ERROS cometidos por mim são MUITO frequentes!!!
Então vou instalar nesse meu pc/GNOME para ver se dá certo!!!
Até mais garoto!!!

Offline Esfinge

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 283
  • Debian 4.0 Lenny
    • Ver perfil
Re: Kernel 2.6.22.1, instalando no Scratch
« Resposta #9 Online: 04 de Agosto de 2007, 15:21 »
Não tenho muita certeza a que se refere as bibliotecas qt3 mas tenho uma leve impressão que tem a ver com o gconf ... é so fazer o que o Raziel2k falou para intalar.

E muito bom saber que até no processador Via C3 o novo kernel deu uma boa melhorada  ;D

Agora to curioso com os resultados em processadores da Intel e os novos high-end da AMD.

 ::)

Offline RodrigoFSS

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 183
  • Ubuntu 11.10 (Gnome Shell) + ArchLinux (KDE)
    • Ver perfil
Re: Kernel 2.6.22.1, instalando no Scratch
« Resposta #10 Online: 04 de Agosto de 2007, 16:18 »
Beleza pessoal!!!
Amigo Raziel2k agora funcionou perfeito!!!
Depois de 2 kernelPanics... hauhauahua... eu consegui "enxugar" o meu kernel.O que eu notei foi a rapidez da compilação e da criação dos pacotes .deb aquí no meu pc, NUNCA foi tão rápido e tambem NUNCA tinha funcionado tão bem!!!
Aquí no meu sistema posso constatar que MELHOROU o desempenho, não muito, mas melhorou. Meu pc roda um AMD64 3700+ e 2Gb RAM.
Pessoalmente eu prefiro "re-compilar" o kernel já presente no sistema (o que eu já fiz).O desempenho do meu kernel "re-compilado" é superior ao do novo kernel 2.6.22.1 que eu acabei de compilar, pelo menos aquí no meu sistema.
Enfim... é uma OTIMA dica para quem está iniciando essa maravilhosa "aventura" no mundo da compilação (como eu) e sem dúvida é uma extraordinária forma de aprendizado!!!
Muito origado pela ajuda amigos Raziel2k e Esfinge!!!
Até mais pessoal!!!
« Última modificação: 04 de Agosto de 2007, 16:22 por RodrigoFSS »

Offline Raziel2k

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 41
    • Ver perfil
Re: Kernel 2.6.22.1, instalando no Scratch
« Resposta #11 Online: 04 de Agosto de 2007, 16:57 »
Beleza pessoal!!!
Amigo Raziel2k agora funcionou perfeito!!!
Depois de 2 kernelPanics... hauhauahua... eu consegui "enxugar" o meu kernel.O que eu notei foi a rapidez da compilação e da criação dos pacotes .deb aquí no meu pc, NUNCA foi tão rápido e tambem NUNCA tinha funcionado tão bem!!!
Aquí no meu sistema posso constatar que MELHOROU o desempenho, não muito, mas melhorou. Meu pc roda um AMD64 3700+ e 2Gb RAM.
Pessoalmente eu prefiro "re-compilar" o kernel já presente no sistema (o que eu já fiz).O desempenho do meu kernel "re-compilado" é superior ao do novo kernel 2.6.22.1 que eu acabei de compilar, pelo menos aquí no meu sistema.
Enfim... é uma OTIMA dica para quem está iniciando essa maravilhosa "aventura" no mundo da compilação (como eu) e sem dúvida é uma extraordinária forma de aprendizado!!!
Muito origado pela ajuda amigos Raziel2k e Esfinge!!!
Até mais pessoal!!!

Fico feliz em saber que pude ajudar, e quanto ao kernel do sistema re-compilado, eu também prefiro, mas não pude resistir em instalar o kernel novo  ;D ;D ;D hehehe

Offline alessandro_ufms

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 290
    • Ver perfil
Re: Kernel 2.6.22.1, instalando no Scratch
« Resposta #12 Online: 09 de Agosto de 2007, 01:36 »
Alguém sabe qual é a política dos repositórios do Ubuntu em trazer novas versões de kernel? Porque será que ainda não tem nos repositórios esse novo kernel?