Autor Tópico: editar menu não funciona  (Lida 8240 vezes)

Offline ximbar

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 56
    • Ver perfil
editar menu não funciona
« Online: 09 de Agosto de 2007, 10:05 »
Bom dia irmãos,



quando vou no editar menus e marco exibir item, ele desmarca sozinho.
 como resolver esse inigma?
                         
                                                                                      obrigado

 

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: editar menu não funciona
« Resposta #1 Online: 09 de Agosto de 2007, 10:10 »
Engraçado que esta não é a primeira mensagem sobre este tema aqui no fórum, mas aqui funciona perfeitamente. Abra o terminal e digite:

Código: [Selecionar]
$ alacarte
Faça as alterações que deseja fazer e copie e cole aqui as mensagens que aparecerem no terminal devido ao uso do alacarte.
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

alarcon

  • Visitante
Re: editar menu não funciona
« Resposta #2 Online: 09 de Agosto de 2007, 10:28 »
Bom dia irmãos,



quando vou no editar menus e marco exibir item, ele desmarca sozinho.
 como resolver esse inigma?
                         
                                                                                      obrigado

 

Uma pergunta, será que o alacarte não está com as permissões alteradas e somente o root está com esta permissão de fazer alterações ativa?

abra um terminal e digite: sudo alacarte e tente fazer as mudanças, se aceitar, então há algo de errados com as permissões. Agora lembrei de uma coisa, você não poderá ver o resultado das alterações como root, por que ele iria alterar para o ambiente de trabalho do root e não do usuário.

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: editar menu não funciona
« Resposta #3 Online: 09 de Agosto de 2007, 10:49 »
Uma pergunta, será que o alacarte não está com as permissões alteradas e somente o root está com esta permissão de fazer alterações ativa?

abra um terminal e digite: sudo alacarte e tente fazer as mudanças, se aceitar, então há algo de errados com as permissões. Agora lembrei de uma coisa, você não poderá ver o resultado das alterações como root, por que ele iria alterar para o ambiente de trabalho do root e não do usuário.

alarcon pedi para que usasse o alacarte pelo terminal para ver se era isto mesmo ou não, ai podemos até ver que posição tomar, talvez refazer dono/grupo/permissões de todos os arquivos da home do ximbar.

Mas o que motivou esta mensagem nem é isto. É sobre o que escreveu quanto a alterar dados do usuário root quando esta usando o sudo.

Até concordo com você que deva mesmo ser isto que vá acontecer, mas não deveria pois suas variáveis de ambiente continuam inalteradas, e deveriam ser elas que controlassem as informações de onde esta a pasta $HOME e etc. Para tirar a dúvida sobre isto execute:

Código: [Selecionar]
$ sudo -s
senha:

# cd $HOME
# pwd
/home/clcampos
#

Passei o terminal para o controle do root (digamos assim), fui ao meu diretório (pode-se usar cd ~ também aqui), e visualizei o diretório que eu estava. Na dúvida execute um env e verá que as variáveis de ambiente estão iguais, mudando claro o resultado do comando id que passa a apresentar o root como resposta.

Levanto este problema porque muitos usuários tem dificuldades até para abrir um gedit ou outro aplicativo que faz uso do ambiente gráfico usando o sudo, e eu não tenho este problema.
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: editar menu não funciona
« Resposta #4 Online: 09 de Agosto de 2007, 10:57 »
Quer dar um nó no cérebro?

Chamei o alacarte usando o sudo:

Código: [Selecionar]
$ sudo -s
# alacarte

Pois bem toda vez que chamo o aplicativo ele abre a tela com as opções default. Qualquer alteração que eu faça (exemplo: marquei o Compactador de Arquivos no menu Acessórios) reflete-se no meu usuário.

Quando volto a abrir a aplicação (da mesma forma, com o sudo) novamente ele abre as opções default (sem que o item Compactador de Arquivos esteja marcado) e se eu não realizo nenhuma alteração nada muda no meu menu, mas caso eu marque outra opção, ou demarque, as alterações voltam a ser refletidas no meu usuáiro... essa não entendi...

Aparentemente ele lê as informações em um local e grava em outro. Só pode.


-- EDIT --

Ainda com o sudo, caso queira reitrar do meu menu a opção Compactador de Arquivos (que vem por default desmarcada usando o sudo) eu devo marcá-la e desmarcá-la, ai quando abro Aplicações > Acessórios ela não esta mais lá.
« Última modificação: 09 de Agosto de 2007, 11:00 por clcampos »
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline ximbar

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 56
    • Ver perfil
Re: editar menu não funciona
« Resposta #5 Online: 09 de Agosto de 2007, 11:24 »
caros amigos clcampos e alarcon,

eu digitei alacarte no terminal ele abriu o menu marquei as opções e desmarcou como antes sem nenhuma mensagem
digitei como sudo e não aconteceu nada .
acho que  a opção de  refazer dono/grupo/permissões de todos os arquivos da home seja melhor.
como posso fazer ?
                                                                                                               

                                                                                                                               obrigado
                                             

alarcon

  • Visitante
Re: editar menu não funciona
« Resposta #6 Online: 09 de Agosto de 2007, 11:46 »
caros amigos clcampos e alarcon,

eu digitei alacarte no terminal ele abriu o menu marquei as opções e desmarcou como antes sem nenhuma mensagem
digitei como sudo e não aconteceu nada .
acho que  a opção de  refazer dono/grupo/permissões de todos os arquivos da home seja melhor.
como posso fazer ?
                                                                                                               

                                                                                                                               obrigado
                                             

abra m terminal e digite:

sudo chown -R usuario.usuario /home/usuario/

onde usuario mude para o seu nome de usuario, por exemplo, ximbar

Ou seja você está dizendo que a pasta usuario que se encontra na /home/  tem como dono: usuario e como grupo:usuario e isso recursivamente para todas as subpastas que se encontram dentro da pasta usuario.
« Última modificação: 09 de Agosto de 2007, 11:49 por alarcon »

alarcon

  • Visitante
Re: editar menu não funciona
« Resposta #7 Online: 09 de Agosto de 2007, 11:50 »
Quer dar um nó no cérebro?

Chamei o alacarte usando o sudo:

Código: [Selecionar]
$ sudo -s
# alacarte

Pois bem toda vez que chamo o aplicativo ele abre a tela com as opções default. Qualquer alteração que eu faça (exemplo: marquei o Compactador de Arquivos no menu Acessórios) reflete-se no meu usuário.

Quando volto a abrir a aplicação (da mesma forma, com o sudo) novamente ele abre as opções default (sem que o item Compactador de Arquivos esteja marcado) e se eu não realizo nenhuma alteração nada muda no meu menu, mas caso eu marque outra opção, ou demarque, as alterações voltam a ser refletidas no meu usuáiro... essa não entendi...

Aparentemente ele lê as informações em um local e grava em outro. Só pode.


-- EDIT --

Ainda com o sudo, caso queira reitrar do meu menu a opção Compactador de Arquivos (que vem por default desmarcada usando o sudo) eu devo marcá-la e desmarcá-la, ai quando abro Aplicações > Acessórios ela não esta mais lá.

Só tenho isso a dizer:

 ??? ??? ???

realmente é muito louco  :P

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: editar menu não funciona
« Resposta #8 Online: 09 de Agosto de 2007, 11:57 »
abra m terminal e digite:

sudo chown -R usuario.usuario /home/usuario/

onde usuario mude para o seu nome de usuario, por exemplo, ximbar

Ou seja você está dizendo que a pasta usuario que se encontra na /home/  tem como dono: usuario e como grupo:usuario e isso recursivamente para todas as subpastas que se encontram dentro da pasta usuario.

O comando correto não é:

sudo chown -R usuario:usuario /home/usuario/

ximbar não apareceu mensagem nenhuma no terminal? Observe que não espero que apareça mensgens no ambiente gráfico, e sim no terminal.
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline vinicius_aleao

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.275
    • Ver perfil
Re: editar menu não funciona
« Resposta #9 Online: 09 de Agosto de 2007, 12:08 »
Bom, eu descobri um jeito de "enganar" o sistema para esconder ou deletar os menus. Vamos supor que você está no quadro "Menu prinicipal" (Sistema > Preferências> Menu Principal), e quer esconder o menu "Jogos". Teoricamente, bastaria clicar em "Aplicações" no painel esquerdo e desmarcar "Jogos" no painel direito, mas já se viu que o sistema remarca automaticamente. Nesse caso, em vez de clicar em "Aplicações" e desmarcar "Jogos", você deve clicar em "Jogos" e desmarcar todos os seus sub-itens. Quando você retornar para "Aplicações", você perceberá que "Jogos" já está desmarcado (pelo menos aqui é assim que funciona). Se não estiver, experimente desmarcar, que eu acredito que vai dar certo. Funciona inclusive se você quiser deletar.

Espero que sirva...

Offline ximbar

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 56
    • Ver perfil
Re: editar menu não funciona
« Resposta #10 Online: 09 de Agosto de 2007, 12:16 »
caro amigo clcampos,

eu digitei o comando passado pelo alarcon e nada.
obrigado pelo alerta do comando errado e pelo alerta da mensagem no terminal .
na verdade eu quis dizer que não apreceu mensagem no terminal.
o que fazer agora?

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: editar menu não funciona
« Resposta #11 Online: 09 de Agosto de 2007, 12:22 »
caro amigo clcampos,

eu digitei o comando passado pelo alarcon e nada.
obrigado pelo alerta do comando errado e pelo alerta da mensagem no terminal .
na verdade eu quis dizer que não apreceu mensagem no terminal.
o que fazer agora?

Desculpe a pergunta, mas exatamente o que quer fazer com o alacarte ximbar?

Viu o post do vinicius_aleao?
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline ximbar

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 56
    • Ver perfil
Re: editar menu não funciona
« Resposta #12 Online: 09 de Agosto de 2007, 12:43 »
eu li o post do vinicius_aleao,mas eu quero justamente o contrario,  que as opções marcadas no menu apareção, coisa que não esta acontecendo.

Offline vinicius_aleao

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.275
    • Ver perfil
Re: editar menu não funciona
« Resposta #13 Online: 09 de Agosto de 2007, 13:36 »
Ah, tá, é o contrário! Desculpe!  ;D

Mas veja se o que eu disse não causa o mesmo efeito: se o item que você quiser marcar tiver sub-itens, marque primeiro os subitens e veja se ele aparece. Se não tiver, aí realmente eu não sei o que pode ser feito...

Offline ximbar

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 56
    • Ver perfil
Re: editar menu não funciona
« Resposta #14 Online: 09 de Agosto de 2007, 14:04 »
vinicius_aleao

valeu irmão ,obrigado pela dica ,mas não funcionou