Autor Tópico: Projeto Ubuntu Office  (Lida 8595 vezes)

Offline Professor Renato

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 137
    • Ver perfil
Projeto Ubuntu Office
« Online: 10 de Agosto de 2007, 14:31 »
Oi Gente.

Tenho percebido que há na comunidade um grande número de mensagens exautando o Mac OS X. Creio   que isto se deve ao enorme capricho que os desenvolvedores da Apple dedicam ao sistema, que por sua vez é seguido por uma legião de fãns incondicionais.
Por exemplo, não dá pra comparar a facilidade de uso e o visual do Dashboard com Desklets. Outro exemplo é o iWork. Conjunto de aplicativos para escritório muito intuitivo e com uma interface sensacional.
Em vez de ficarmos buscando aplicativos a altura ou emuladores desse maravilhoso sistema, por que não utilizamos a força da comunidade para desenvolvê-los. Poderíamos começar com o que eu chamei de Ubuntu Office, inspirado no iWork porém ainda melhor, em termos vizuais e em recursos.
Pessoalmente, apesar de não ser programador, me coloco a disposição para contribuir com este projeto, que seria totalmente nacional. Lembrando que os principais objetivos do projeto Ubuntu Office seriam:

Criar aplicativos de escritório para texto e apresentações de slides com:

       *Facilidade de uso. Uma interface bonita, limpa, simples e a mais intuitiva possível;
       *Suporte a formatos do MS office, PDF, SWF, AVI, MOV, OGG...;
       *O máximo capricho na qualidade gráfica;
       *Oferecimento de tamplates de alta qualidade gráfica;

Bom. Acho que é basicamente isto. Quem quiser contribuir com idéias e sugestões, será muito bem vindo. Vamos tornar a nossa comunidade ainda melhor do que ele já é.

O desafio está lançado!!!!

Intel Dualcore, HD 160Gb, 1Gb Ram, DVD-RW, Monitor LCD AOC 17''.

Offline zoroastro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 614
  • Membro de Honra
    • Ver perfil
Re: Projeto Ubuntu Office
« Resposta #1 Online: 10 de Agosto de 2007, 20:34 »
Professor Renato, concordo que podemos usar a força da nossa Comunidade para fazer algo de bom para o mundo Linux, mas criar um Office é exagero, pois o OpenOffice é O office, e na minha opinião não é necessário criar outro Office de código aberto... entende?

Offline Professor Renato

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 137
    • Ver perfil
Re: Projeto Ubuntu Office
« Resposta #2 Online: 11 de Agosto de 2007, 00:18 »
Realmente, o Openoffice é excelente. Foi só uma idéia. O mundo do software livre tem crescido com uma velocidade incrível e ótimos projetos nascem a cada dia. Outras idéias podem surgir. Na verdade, o iWork não chega a ser uma suite de escritório. Mas sim uma dupla (agora tríade, com o Numbers) que serve para usuários de outros sistemas babarem (quem já viu ou preparou uma apresentação no Keynote sabe do que estou falando). Outro exemplo é o Mail, que já vem repleto de templates lindos para gerar e-mails em HTML, inclusive com ação arrastar e soltar para imagens, totalmente integrada com o iPhoto. Mais fácil impossível. Mas não vamos esquecer que o Linux também descende do Unix, sendo um dos S.O.'s mais poderosos que existe, com a vantagem de se livre. De qualquer forma, a discusão está aberta e espero que os colegas opinem a esse respeito e dêem mais sugestões.

Abraços... ;D
Intel Dualcore, HD 160Gb, 1Gb Ram, DVD-RW, Monitor LCD AOC 17''.

Offline gaules

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 177
    • Ver perfil
Re: Projeto Ubuntu Office
« Resposta #3 Online: 11 de Agosto de 2007, 10:35 »
como eu não sei muito de programação eu não queria intrometer, mas não seria melhor ajudar no desenvolvimento do open office em vez de fazer outro do zero? reinventar a roda pra que?

Offline RickMura

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 226
  • ping -f localhost
    • Ver perfil
Re: Projeto Ubuntu Office
« Resposta #4 Online: 11 de Agosto de 2007, 10:54 »
como eu não sei muito de programação eu não queria intrometer, mas não seria melhor ajudar no desenvolvimento do open office em vez de fazer outro do zero? reinventar a roda pra que?

Concordo plenamente. Widgets como screenlets você consegue facil, o difícil é achar um que seja instuitivamente instalável e configuravel.
E ja que entramos neste assunto...
Acho que o OpenOffice cresceu e é inegavelmente excelente, mas isso não adianta, nós da comunidade devemos ajudar e isto pode ser feito de diversas formas:
Não criar arquivos de padrão MS, faça seus amigos instalarem (mesmo que no janelas) o openoffice, digo, evitem o uso de padrões proprietários. Para isto você nao precisa saber programar :)

Façam propaganda das coisas, tipo linux=segurança,baixo custo :)

Offline Professor Renato

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 137
    • Ver perfil
Re: Projeto Ubuntu Office
« Resposta #5 Online: 11 de Agosto de 2007, 12:16 »
Exatamente RickMura!

Vamos esquecer um pouco o Openoffice, pois a comunidade já está fazendo um grande trabalho. A questão é que um sistema operacional e seus aplicativos devem ser práticos e úteis ao usuário. Mas não apenas isto. É aí que a Apple sai na frente. Os aplicativos são muito intuitivos, fáceis de usar, altamente integrados entre si, e seguem a filosofia: simplesmente funciona! Claro que também tem bugs e outros problemas, afinal nada é perfeito, muito menos em informática. O Linux tem ficado cada vez mais fácil e intuitivo para o uso. Isso, aliado  a segurança e estabilidade do sistema é um passo muito importante. O que eu questiono é: Por que a comunidade não pode criar aplicativos tão "bonitos", estáveis, intuitivos e integrados quanto aos da apple? Por exemplo (vamos nos concentrar no Ubuntu), por que não podemos ter o nosso dock, o nosso dashboard, o nosso, iwork, idvd, mail, etc, com a mesma qualidade, ou até melhores que os da apple? Se eles fazem, nós também podemos fazer. É melhor do que tentar copiar a "cara" do Mac. É uma questão de identidade. Eis a questão...
Intel Dualcore, HD 160Gb, 1Gb Ram, DVD-RW, Monitor LCD AOC 17''.

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: Projeto Ubuntu Office
« Resposta #6 Online: 11 de Agosto de 2007, 15:19 »
Professor Renato estas procurando qualidades de um sistema no outro. O que deseja é meio incompatível com o Linux, pois enquanto a Apple é soberana em relação ao seu sistema, tendo controle até mesmo sobre o hardware, o que convenhamos facilita em muito o poder de adaptação e integração entre softwares, o Linux é composto de componentes de vários desenvolvedores, e que devem funcionar para diversas plataformas diferentes (kernels em versões diferentes, com interfaces gráficas diferentes, unidas a gerenciadores de arquivos muitas vezes diferentes também, só para listar o básico) o que dificulta em muito o que deseja. Com isto acho covardia até tentar fazer comparar a Apple (e seu MacOS X) com o Linux quanto a integração, achando inclusive que o Linux faz um papel muito mais competente e complexo do que ela.

Acho que se querem colocar a mão na massa para ajudar, poderiamos lutar para suprir os anseios da comunidade e ai entra algo que vem sendo pedido demais aqui no fórum (olha ai nq6 eu tentando trazer alguém para a causa... hehehe), que seriam componentes que ajudariam a configurar todo o software a partir do ambiente gráfico.
« Última modificação: 11 de Agosto de 2007, 15:23 por clcampos »
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline Professor Renato

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 137
    • Ver perfil
Re: Projeto Ubuntu Office
« Resposta #7 Online: 11 de Agosto de 2007, 20:16 »
clcampos, não resta a menor dúvida dos méritos da comunidade Linux. Esta idéia que você citou (componentes que ajudariam a configurar todo o software a partir do ambiente gráfico) realmente é fundamental. Mas quando me refiro à integração, estou falando do ambiente específico Ubuntu, ou seja, o Gnome. O Gnome é um dos melhores ambientes que existe na minha opinião, inclusive comparável ao Mac OSX e, em alguns pontos, melhor; como por exemplo a flexibilidade de configuração do sistema. A minha idéia é focar em aplicativos integrados ao ambiente Gnome, e isso inclui, sem dúvida, o que vc mencionou. Recolhendo-me a minha ignorância sobre programação pergunto: Não seria possível criar uma aplicativo especial para apresentação de slides integrado com o F-spot ou o Nautilus? É só uma pergunta. Porém, deixo aqui a minha profunda admiração pelo nosso querido Ubuntu com Gnome, e o meu total apoio a sua opinião... ;D
Intel Dualcore, HD 160Gb, 1Gb Ram, DVD-RW, Monitor LCD AOC 17''.

boi

  • Visitante
Re: Projeto Ubuntu Office
« Resposta #8 Online: 11 de Agosto de 2007, 21:42 »
Já existe um Gnome Office, só que o projeto não foi muito para frente. Agora, para quem usa o ambiente KDE, existe o Koffice, que é bem mais avançado, tem até um editor de imagem.

http://www.gnome.org/gnome-office
http://www.koffice.org

Para quem quer integração é melhor usar o KDE, já que ele tem aplicativos melhores e mais integrados ao ambiente que o Gnome. Tem até seu próprio browser, o Konqueror.