Autor Tópico: O que falta no Linux?  (Lida 6745 vezes)

Offline nq6

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 35
    • Ver perfil
    • Linux ubuntu & Afins
O que falta no Linux?
« Online: 10 de Agosto de 2007, 23:08 »
O que falta para o Linux dá mais certo do que já está dando é uma atenção melhor ao desktop. O Linux no mercado corporativo está relativamente bem, e ano após ano vem crescendo e nesse quesito ele vem fazendo sua lição de casa.

Mais ainda o que nos falta é aumentar a base de usuários mundo a fora, e infelizmente algumas decisões que deveriam ser tomadas não foram até o momento. O principal problema no momento é a falta de padronização, como também os esforços repetitivos, pois o mesmo trabalho vem sendo feito várias vezes por pessoas diferentes com os mesmos objetivos.

Ainda temos a guerra dos pacotes, dos padrões e das distribuições, que são muitas. E isso não agrega muito gerando uma grande confusão.

Outra coisa intrigante é que um só camarada escreveu mais de 240 drivers de webcam sozinho em sua casa sem a ajuda de nenhuma empresa. Se uma só pessoa é capaz de fazer tanto por que uma grande empresa do mundo linux não se propõe a fazer algo parecido?

Já imaginou se a Canonical mantivesse uma equipe de 20 ou 30 pessoas? Com o intuito de construir drivers de equipamentos problemáticos como webcam, placa de captura, celulares, scanners, joysticks, tablets, impressoras menos populares entre outros criando uma base de respeitável de drivers que não são priorizados pelo grupo de desenvolvedores do kernel.

E esses mesmos drivers serem todos integrados no Ubuntu através de um instalador simples e intuitivo possibilitando que qualquer um possa instalar com poucos cliques um desses dispositivos em seu sistema.

Isso sem contar em agregar o que está espalhado por mundo afora, pois sempre temos como configurar algo problemático dando uma boa googlada. Essas soluções devem estar automatizadas e inseridas em instaladores.

Além desse fator a Canonical em especial poderia investir mais no design do Ubuntu, pois não podemos negar que a Apple puxou o nível pra cima, não é à toa que a Microsoft priorizou isso no Windows Vista, melhorando o design do mesmo consideravelmente.

Seria bom o Ubuntu ter um grub gráfico, um tema mais elaborado, ícones mais bonitos, um papel de parede melhor, etc... Podendo ficar inclusive o que já existe, bastaria pelo menos uma opção de tema extra na hora da instalação. Mais uma coisa nova, desenvolvida para impressionar, e não uma daquelas opções existentes no gerenciador de temas.

Temos que lembrar que o Linux tem um trunfo que nem a Apple e a Microsoft tem que é o Compiz Fusion que já está bem adiantado.

O usuário em geral quer beleza, comodidade, facilidade, compatibilidade, estabilidade e isso já podemos dar. A Apple já dá isso a seus usuários, a Microsoft parte disso, rsrsrs... Mais por que o Linux não pode dar?

Pode sim! Basta um pouco mais de visão daqueles que tomam as decisões no mundo Linux.

No Ubuntu, por exemplo, ainda falta.
1. Um centro de controle completo superior ao do suse “yast” e o do mandriva. Excluindo definitivamente a necessidade do uso da linha de comando. Para agregarmos aqueles que estão chegando é claro.
2. Um design mais aprimorado, desde o grub aos temas e ícones. Isso já é uma tendência e temos que seguir o exemplo da Apple.
3. Suporte a periféricos que não são prioridade no desenvolvimento do kernel como webcam com a possibilidade de ser configurados com um clique.
4. Uma entrada no menu do grub, que acesse de forma substitutiva dos arquivos mais importantes de configuração do Linux como um backup. Essa entrada levaria o usuário ao modo gráfico e não modo texto. Isso é fundamental para os leigos que ao mexer na configuração do sistema só tem a opção de reinstalar, pois não tem intimidade com linha de comando ao se deparar com a famosa tela preta.

Tem mais coisa, mais pra começar, essa pequena lista tá bom.

Basicamente é isso, as soluções já existem e podem ser implementadas. O que falta é um pouco mais de visão da parte daqueles que tem esse poder. Mais eu acho que isso mais cedo ou mais tarde vai ser feito, pois muitas das coisas que eu sonhava a 8 anos atrás já foi e está sendo feita, e olha que eu nem sonhei com o desktop 3d no Linux “atual compiz fusion”

O que fazer?
Esperar, pois esse é o caminho natural, mais repito isso tudo poderia ser feito do dia para a noite, bastava a Canonical querer.

Então, o que vocês acham que falta, e como ele vai estar daqui a 8 anos?
« Última modificação: 10 de Agosto de 2007, 23:21 por nq6 »
http://nq6.blogspot.com/
Linux ubuntu & Afins - Um blog com muitas dicas, perfeito para quem está começando.

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: O que falta no Linux?
« Resposta #1 Online: 10 de Agosto de 2007, 23:23 »
A info pode não ter feito uma capa do Ubuntu, mais já fez uma do Linux, ou melhor algumas. Ela também vem fazendo algumas matérias com o Ubuntu e eu não me espantaria se em alguma momento eles colocassem o Ubuntu na capa.Eu acho que não vai resolver apenas mandar e-mails, eles devem obedecer a uma linha editorial com critérios as ser seguido.

O que podemos fazer? Aguardar, pois a Canonical já faz muita coisa para a nossa base de usuários aumentar a cada dia. Para a info no dia que o Brasil tiver 5% ou 10% de usuários do Linux ou do Ubuntu vai ser viável proporcionar uma cobertura muito maior.

Quem quiser conferir a matéria sobre o Ubuntu na Info desse mês, faça o download no link abaixo, são 812 k em apenas duas páginas.
http://rapidshare.com/files/47960253/Info_Exame_mat_ria_Ubuntu.pdf
ok,


Uma pergunta, sem me levar a mal por favor, mas porque devemos esperar que a Info Exame faça a materia quando for possível (e eu concordo com você) porque ela tem a linha editorial dela, e não podemos esperar que a Canonical e outras empresas também sigam seus cronogramas?
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline nq6

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 35
    • Ver perfil
    • Linux ubuntu & Afins
Re: O que falta no Linux?
« Resposta #2 Online: 10 de Agosto de 2007, 23:34 »
Uma pergunta, sem me levar a mal por favor, mas porque devemos esperar que a Info Exame faça a materia quando for possível (e eu concordo com você) porque ela tem a linha editorial dela, e não podemos esperar que a Canonical e outras empresas também sigam seus cronogramas?

Mais ninguém tá dizendo que ela não deve, e sim que seria ideal que algumas ações fossem realizadas o mais rápido possível. Quanto a info, temos que lembrar que ela está bem longe do mundo do software livre e que sua prioridade editorial é a Microsoft.

O meu texto deixa claro que é uma visão muito pessoal, e que eu não condeno a Canonical por ela não adotar minhas opiniões. No final do meu texto digo que esperar a Canonical, pois esse é o caminho natural das coisas.

Ok.
http://nq6.blogspot.com/
Linux ubuntu & Afins - Um blog com muitas dicas, perfeito para quem está começando.

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: O que falta no Linux?
« Resposta #3 Online: 10 de Agosto de 2007, 23:52 »
nq6 vamos lá, leia tudo antes, se parar no meio vai querer me matar.

Eu sou técnico, extremamente técnico, digo isto porque toda minha formação, desde o segundo grau, foi técnica, trabalhei muito tempo com desenvolvimento e hoje gerencio o setor onde trabalho, mas dou muita enfase à redes, infraestrutura e coisas assim, ou seja continuo técnico. Se bem sabe quem se concentra demais nisto perde um pouco a noção do resto, sempre pensando que estar correto, ser ágil, funcionar com o mínimo de bugs possíveis é o ideal, é a perfeição, e ai nos esquecemos do resto.

Com isto quando eu vejo friamente sua atuação no fórum (você tem 421 mensagens se não me engano), com a grande maioria delas dedicadas à interface (seja de etiquetas para CD's, seja capas e etc), dedicados ao que falta no linux vejo um grande falta de objetividade, uma grande perda de tempo. 421 mensagens e mais de 7 dias inteiramente dedicados ao fórum sendo jogados fora.

Ai viu, é exatamente neste ponto onde acho que vai estar querendo me matar... hehehe...

Mas vamos tentar fazer você querer só me bater agora... Ai lembro depois de uma matéria que fiz em uma especialização e lembro que cada um tem sua função e todas são importantes, isto ainda puxando saco para o meu lado, porque do que adianta um sistema bem azeitado se a interface dele impossibilita que outros o usem? Então eu tenho um papel e você tem outro, e digo que o faz brilhantemente. Parabéns!!

Melhorei um pouco ao menos?

Mas me deixa voltar a ser técnico de novo. Do que adianta você escrever isso aqui??? Você acha que uma empresa que investe tanto quanto a Canonical não tem um cronograma bem planejado? Será que mais hora menos hora ela não vai fazer isto? Mas será que o que você deseja é exatamente o que ela deseja?

Acho que se eu tivesse tantos anseios quanto você, e os tivesse encontrado em outra distro eu iria migrar para ela, e não ficar reclamando da outra distro no fórum desta. Acho que seria muito mais produtivo, ou então eu faria as coisas, e bem ou mal (feitas) eu preencheria as lacunas daquilo que me falta. Viu o técnico ai? Sempre pensando no código, em como fazer, sempre querendo atacar os problemas sem pensar em mais nada, tudo se resumindo a digitar, digitar e ai ter algo.... É duro....

Eu já propuz que tentassemos desenvolver algo em outro tópico com tema idêntico a este (o que você acha que deve ser feito no Ubuntu) e você não concordou comigo, acha que já que existe não devemos criar, e sim migrar... mas porque deve ser a Canonical? Não é um anseio seu? Porque não tenta fazer?

Como você mesmo disse se a Info tem a linha de trabalho e devemos aguardar, acho que a Canonical também tem sua linha e o que podemos fazer é aguardar ou migrar de disto, e ficar reclamando por reclamar para mim não leva a nada.

Bem, fechei minha parte técnica. Agora sou um usuário, igual a você e a muitos, um usuário que tenta ajudar o pessoal aqui pelo fórum e até pelo msn/jabber sem distinguir ninguém, e vou te dizer que concordo com você, se existissem tudo que você deseja o Ubuntu seria imbatível, seria mais fácil para mim, para você e para todos, mas qual é a solução que você propõe?  O que acha que podemos fazer neste sentido? (Voltei a ser técnico)... Apenas reclamar não faz nada, é ação que muda as coisas, é ação que faz os outros mudarem...

Vou tentar dar um outro sentido então....

O que você(s) acha que falta para que nós possamos ter um Linux completo?

obs.: escrevi feito um louco, não conferi português, não conferi nada, vou fazê-lo agora, e espero nq6 que neste ponto você já nem queira mais me bater,  e entenda minha posição, entendi seus anceios, concordei com eles mas quero saber que caminho eu, você, todos nós podemos tomar para que o Ubuntu seja o melhor....

[]'s

Cristiano
« Última modificação: 11 de Agosto de 2007, 00:01 por clcampos »
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline nq6

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 35
    • Ver perfil
    • Linux ubuntu & Afins
Re: O que falta no Linux?
« Resposta #4 Online: 11 de Agosto de 2007, 00:41 »
nq6 vamos lá, leia tudo antes, se parar no meio vai querer me matar.
Eu sou técnico, extremamente técnico, digo..........................
[]'s
Cristiano

Cristiano eu não estou reclamando, e sim opinando. Meu tom não é de desabafo ou insatisfação, apenas escrevi o que eu acho que poderia estar implementado. Note que eu em nenhum momento critiquei a Canonical ou os desenvolvedores do Kernel do Linux.

Minhas citações estão no campo da suposição e em boa parte com a particularidade da minha visão pessoal. No final do texto peço outra opiniões e também digo que o que nos resta é esperar que tais reivindicações mais cedo ou mais tarde vão ser implementadas.

Eu até citei que tinha minhas expectativas de oito anos atrás foram todas supridas e com novidades que eu nem sonhava.

Eu também não estou reivindicando nada da Canonical ou dos desenvolvedores do Linux. Apenas uso esse espaço para trocar ideais. Não sou ingênuo ao ponto de achar que a Canonical vai mudar sua programação por causa de um post perdido num fórum do Brasil.

Mais de todo modo sua opinião é valida.
Um abraço,
Fred / Nq6
http://nq6.blogspot.com/
Linux ubuntu & Afins - Um blog com muitas dicas, perfeito para quem está começando.

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: O que falta no Linux?
« Resposta #5 Online: 11 de Agosto de 2007, 01:26 »
Legal, eu entendi, tentei no último parágrafo escrever isto mas sou péssimo com palavras, mas ai deixei uma pergunta para você e os demais, mas vou tentar reescrever a pergunta:

O que nós podemos fazer para que o Ubuntu tenha as funções de configuração implementadas, permitindo que ele seja acessível até ao mais novato dos usuários?





Citar
Eu também não estou reivindicando nada da Canonical ou dos desenvolvedores do Linux. Apenas uso esse espaço para trocar ideais. Não sou ingênuo ao ponto de achar que a Canonical vai mudar sua programação por causa de um post perdido num fórum do Brasil.


http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,22993.0.html
Citar
....
Comunidade....
Agora eu acho que a comunidade deve pressionar para termos esse tipo de coisas disponíveis no Ubuntu o quanto antes. Eu não posso falar muito do PClinuxOS, mais já estou baixando a iso para testar no meu 2º PC, não quero ver o comportamento do mesmo pelo VMWARE. AH! Eu não vou largar o Ubuntu por nada, é só por teste mesmo.
....



http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,22993.15.html

Citar
A Canonical já investiu milhões de dolares com o Ubuntu, e desses milhões investidos nenhum centavo foi direcionado para esse propósito, de um centro de controle. Se você observar nos forums do Ubuntu pelo mundo a fora temos as mesmas perguntas classicas, sobre o grub, xorg, rede, webcam, etc... É recorrente.... Será que seria pedir muito, isso ser resolvido no 1º boot do Ubuntu?



Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline nq6

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 35
    • Ver perfil
    • Linux ubuntu & Afins
Re: O que falta no Linux?
« Resposta #6 Online: 11 de Agosto de 2007, 01:55 »
O que nós podemos fazer para que o Ubuntu tenha as funções de configuração implementadas, permitindo que ele seja acessível até ao mais novato dos usuários?

hehe! Você está bem documentado né! rsrsrs... Volto a reiterar, nesse post não reivindico nada da Canonical, apenas expresso minhas idéias. Quanto aos outros tópicos também não reivindico nada explicitamente, apenas faço um comparativo com outras distros como o PCLinuxOS que por sinal está em primeiro lugar no distrowatch superando o Ubuntu graças as suas facilidades.

Nesse outro tópico citado por você deixo claro que devemos ter a mesma postura, buscar facilitar a vida do usuário leigo vindo do Windows ao extremo. Pois os outros 95% dos usuários de desktop estão usando Windows nesse momento.

Quanto a sua pergunta! O que nós podemos fazer para que o Ubuntu tenha as funções de configuração implementadas, permitindo que ele seja acessível até ao mais novato dos usuários?

Fazer o mesmo o que os usuários da Dell fizeram para convencer a mesma a comercializar o seus PCS com o Ubuntu.

Logo quando o Centro de Controle do Gnome foi implementado no Ubuntu, substituindo os menus sistema / preferência e sistema / administração, não durou 2 meses, pois a comunidade não se adaptou e pressionou os desenvolvedores do Ubuntu para voltar como era antes.

Resumindo, quando a comunidade se manifesta as coisas acontece. Como o Ubuntu é forte nos Estados Unidos, é lá que está a comunidade mais atuante. Desse modo seus pedidos são atendidos mais rapidamente. O que podemos fazer é nos agregar em debates para saber quais as reivindicações dos usuários brasileiros, fazer uma lista de nossa prioridades e encaminhar essa solicitação para os desenvolvedores.

Outra solução seria a criação de uma pagina onde as pessoas pudessem eleger suas prioridades, votar possíveis soluções e assinar listas de reivindicações.

Já imaginou uma lista assinada com 10.000 ou 20.000 pessoas reivindicando o painel de controle. Assim conseguimos sensibilizar os desenvolvedores pois não seria mais um pedido isolado e sim da comunidade.

Veja esse exemplo, http://www.portaldoalvaro.com/abaixoassinado/ nesse site mais de 25.000 pessoas assinaram seus nomes reivindicando uma só coisa num só propósito.

Poderíamos fazer algo semelhante, e cada um ajudar a divulgar. Em seus blogs, nos fóruns, etc...  A confecção de um site parecido não é difícil. E poderíamos fazer uma lista de 10 reivindicações que gostaríamos de ver implementadas no Ubuntu.

Espero dessa vez eu tenha conseguido me explicar. De todo modo é valida suas explanações.

Um abraço.
Fred / Nq6
Ok.
http://nq6.blogspot.com/
Linux ubuntu & Afins - Um blog com muitas dicas, perfeito para quem está começando.

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: O que falta no Linux?
« Resposta #7 Online: 11 de Agosto de 2007, 02:15 »
hehehehe... nq6 estamos começando a chegar onde eu queria... demorou... eu também complico muito...

Em outo tópico eu lembro (o memória para o que deveria funcionar não funciona) que falei que o local correto para colocarmos nossas necessidades (lá eu falava direcionado a você, até porque era você que estava escrevendo) era no site do Ubuntu. Eles como uma empresa organizada tem um local para que coloquemos os bug's encontrados e/ou nossas necessidades.

Desde os outros tópicos venho falando que simplesmente escrever aqui não adianta, eles não sentiram nenhuma pressão vinda da comunidade (eu acho que não né). Mas o que você acha (digo você porque é muito melhor que eu, e muita gente aqui, para se expressar) da idéia de além de escrever um tópico brilhante como este também não sugerir também a ação? E que ação seria esta?

Acho que seria propor que nós, usuários do Ubuntu,  usássemos o canal correto no site do Ubuntu (nos informando o endereço correto para isto), ou até em algum lugar onde possamos criar estes abaixo assinados virtuais, para juntos fazermos uma solicitação com nossas reivindicações?

Sacou onde eu queria chegar? Acho que Expressar sua Opinião + Propor ação é muito mais eficaz que só Expressar sua Opinião, ainda mais vindo de você que é super bem respeitado pela comunidade que usa o fórum.

[]'s

Cristiano.
« Última modificação: 11 de Agosto de 2007, 02:18 por clcampos »
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline nq6

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 35
    • Ver perfil
    • Linux ubuntu & Afins
Re: O que falta no Linux?
« Resposta #8 Online: 11 de Agosto de 2007, 02:28 »
..... ........ ......... ........ ......... .......... ......... ............ etc...
[]'s
Cristiano.

É, verdade! Mais também devemos nos lembrar que o canal oficial junto a Canonical é em Inglês e isso dificulta um pouco as coisas para a maioria dos usuários. Os mesmos não teriam um modo prático de fazer essas reivindicações. A solução do www.portaldoalvaro.com/abaixoassinado é uma boa alternativa para nós, pois com uma lista pré definida das principais reivindicações dos usuários brasileiros nesse site com o abaixo assinado estaríamos atestando a popularidade dessas solicitações. 

E uma idéia como essa tem a vantagem de ser acumulativa e não depender de cadastramento prévio ou da barreira da língua. Ai seria mais fácil pois num contato com os desenvolvedores teríamos o trunfo de representar 20 ou 30 mil pessoas.

Agora, uma ação como essa tem que ter seu ponta pé inicial. Não é verdade?

Um abraço.
Fred / Nq6
« Última modificação: 11 de Agosto de 2007, 02:31 por nq6 »
http://nq6.blogspot.com/
Linux ubuntu & Afins - Um blog com muitas dicas, perfeito para quem está começando.

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: O que falta no Linux?
« Resposta #9 Online: 11 de Agosto de 2007, 02:35 »
Exatamente. Como você criou este tópico, e mais muitos outros com a mesma essência o que acha de dar este pontapé inicial? Eu serei o primeiro a assinar.

[]'s

Cristiano
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline nq6

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 35
    • Ver perfil
    • Linux ubuntu & Afins
Re: O que falta no Linux?
« Resposta #10 Online: 11 de Agosto de 2007, 02:43 »
Exatamente. Como você criou este tópico, e mais muitos outros com a mesma essência o que acha de dar este pontapé inicial? Eu serei o primeiro a assinar.

[]'s

Cristiano

heheh... Esse tópico parece que é só nosso!!! Quanto a iniciativa, posso realmente em parceria com outras pessoas iniciar essa empreitada. Mais como eu disse, não pode ser uma ação solitária.

Estou e sempre estarei a disposição.

Um abraço.
Fred / Nq6
http://nq6.blogspot.com/
Linux ubuntu & Afins - Um blog com muitas dicas, perfeito para quem está começando.

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: O que falta no Linux?
« Resposta #11 Online: 11 de Agosto de 2007, 03:04 »
Exatamente. Como você criou este tópico, e mais muitos outros com a mesma essência o que acha de dar este pontapé inicial? Eu serei o primeiro a assinar.

[]'s

Cristiano

heheh... Esse tópico parece que é só nosso!!! Quanto a iniciativa, posso realmente em parceria com outras pessoas iniciar essa empreitada. Mais como eu disse, não pode ser uma ação solitária.

Estou e sempre estarei a disposição.

Um abraço.
Fred / Nq6

nq6 são 3 horas da manha de uma sexta-feira, só dois doidos para estarem aqui discutindo isto... amanha (ops... hoje) a participação aumentará.

Agora vou dormir, boa noite.
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline nq6

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 35
    • Ver perfil
    • Linux ubuntu & Afins
Re: O que falta no Linux?
« Resposta #12 Online: 11 de Agosto de 2007, 03:08 »
nq6 são 3 horas da manha de uma sexta-feira, só dois doidos para estarem aqui discutindo isto... amanha (ops... hoje) a participação aumentará.
Agora vou dormir, boa noite.

Somos dois! Até amanhã!
Um abraço.
http://nq6.blogspot.com/
Linux ubuntu & Afins - Um blog com muitas dicas, perfeito para quem está começando.

Offline Syph0s

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 65
  • [syph0s@internet /]# chmod -R 777 /me
    • Ver perfil
    • //syph0s on Linux
Re: O que falta no Linux?
« Resposta #13 Online: 11 de Agosto de 2007, 08:47 »
o que falta? um padrão para que pelo menos drives e programas sejam compativeis em todas as distros... o minimo...

Offline rjbgbo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.889
  • Xubuntu 18.04LTS
    • Ver perfil
    • Twitter
Re: O que falta no Linux?
« Resposta #14 Online: 11 de Agosto de 2007, 11:50 »
hehehe tópico cheio de ponto de vista. É isso cada um defendendo e bem os seus. Mas deixa, eu aqui na minha grande e total ignorância falar um pouco.

Sou apenas um usuário avançado do PC, um entusiasta, melhor dizendo, já que minha graduação e profissão ñ é a Informática.
Sou daqueles usuários sempre preocupados c/ a segurança, estabilidade, etc do SO que uso, coisa que no Windows sempre foi complicado; por exemplo, lá desde o começo uso o Firefox, e melhorou demais o risco do vírus. No Linux encontrei tais coisas, mas é bem verdade que seus programas do SL estão ainda em muito boa evolução, mas em muitos casos s/ ainda condições de substituir prog. que rodem no Windows.

Veja meu caso, faço também desktop publishing, e o trio Scribus, Gimp e Inksape, ainda precisa melhorar p/ alcançar nível de competição no mercado corporativo.

Agora respeito a opinião de ambos e vejo todos tem razão. Ñ é fácil se agradar a todos de uma vez, mas, na minha ignorância, acho que o Ubuntu, como um conjunto de coisas ainda é a melhor pedida hj no mundo do Linux, e que suas faltas vão sendo supridas pela Canonical, junto c/ seu enorme conjunto de usuários. Então como leigo total, eu ñ vejo motivo nenhum p/ migrar p/ outra distro, mesmo lendo sobre as mesmas.

Saber que tenho um SO que pode ser instalado em 15min, que se atualiza de versão p/ outra, saber que ñ preciso reinstalar de novo o SO, se fizer M - é entrar no modo de comando (tela preta) e consertar o bicho. (Olha pessoal, eu nem imagino como se faz isso, li aqui já no fórum, mas ñ sei como entrar e sequer como sai  :'( mas sei que tenho um fórum aqui p/ me ajudar nisso, uma hora ainda vou aprender isso  ;) mas só são 7 meses de uso do Linux ;) ). Enfim, são tantas coisas que Ubuntu Linux está me impressionando. E digo ñ instalo no meu HD outra distro Linux, por hora ainda preciso manter o Janelas, mas já ando aprendendo a usar Wine, depois vou partir pro VirtualBox, mas também vou aprender a usar a tela preta ::) - pelo menos ñ preciso de cometer a ignorância de reinstalar tudo de novo, como no Janelas ;)

P/ finalizar eu acredito sim na evolução do Linux p/ o desktop - c/ distro de acordo c/ o uso de cada usuário final. Pois sei de muita gente de saco cheio c/ as palhaçadas de vírus, malwares, etc. O povo quer é ligar o PC, entrar na Internet (a mãe quer ver e falar c/ seu filho(a) no exterior, via internet e s/ pagar nada ou bem pouco), usar email, usar se for caso processador de texto, planilha, ver e gravar DVD, CD, música, ter um joguinho p/ quem curte (o Linux já tem belos jogos 3d, já vi as telas, pois ñ curto jogo). Enfim o Linux está começando a ficar assim, e em breve o povo vai perceber isso. Podem escrever.
Linux User #440843 | Ubuntu User #11469