Autor Tópico: como colocar progs instalados no menu de aplicaçoes? [resolv  (Lida 3047 vezes)

dedo

  • Visitante
como colocar progs instalados no menu de aplicaçoes? [resolv
« Online: 14 de Dezembro de 2005, 01:06 »
ola

instalei o amsn 0.95a... ateh ai beleza, soh que nao sei como roda-lo, coisa de novato inciante fraldinha...

como faço pra colocar programas que instalo manualmente no menu de aplicações que acho se chamar lançadores?

grato

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
como colocar progs instalados no menu de aplicaçoes? [resolv
« Resposta #1 Online: 14 de Dezembro de 2005, 01:29 »
Vá até o Aplicações> Ferramentas do sistema > Aplications Menu Editor.

Aí você escolhe em que grupo vai colocar a sua nova aplicação. No caso do aMSN é no Internet. Daí você clica em New Entry; coloque o nome do programa, a linha de comando que chama ele e escolha um ícone.

Mas se não me engano o Ubuntu já cria a entrada do aMSN para você.

Qualquer dúvida, tamos aí.
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

dedo

  • Visitante
como colocar progs instalados no menu de aplicaçoes? [resolv
« Resposta #2 Online: 14 de Dezembro de 2005, 01:51 »
po... valeu mesmo pela resposta... mas qual arquivo eu devo indicar pra abrir? qual terminaçao?

dedo

  • Visitante
como colocar progs instalados no menu de aplicaçoes? [resolv
« Resposta #3 Online: 14 de Dezembro de 2005, 02:03 »
eu coloquei o nome do programa (amsn) como caminho, assim como estavam os outros programas do menu, mas quando clico para abrir aparece a seguinte janela de erro:

Unable to get a socket from locahost.
Check your /etc/hosts file, please.

eu vi o arquivo hosts e esta assim:

127.0.0.1   localhost.localdomain   localhost   ubuntu

# The following lines are desirable for IPv6 capable hosts
::1     ip6-localhost ip6-loopback
fe00::0 ip6-localnet
ff00::0 ip6-mcastprefix
ff02::1 ip6-allnodes
ff02::2 ip6-allrouters
ff02::3 ip6-allhosts



o que eu fiz de errado?

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
como colocar progs instalados no menu de aplicaçoes? [resolv
« Resposta #4 Online: 14 de Dezembro de 2005, 12:52 »
Vamos por partes que fica mais fácil. :)

O lance é o seguinte. Você tem que colocar na linha de comando o arquivo "executável" do programa que você quer usar. No Linux não existe o arquivo ".exe" ; ele se chama ".bin" .

Então você vai até o Locais > Procurar por arquivos . Aí você coloca aMSN e selecione para ele fazer a busca no sistema de arquivos, logo abaixo, onde tem o procurar na pasta.

Bom ele vai te listar tudo o que você tiver no Sistema de arquivos com amsn. Procure pela palavra amsn na pasta /usr/bin . É esse o arquivo "executável". É ele que você tem que colocar na linha de comando. Você vai clicar no Browse do Editor de Menu e navegar até a pasta /usr/bin e seleciona este arquivo.

Pronto, acabamos a primeira etapa. Agora falta o ícone. Volte a busca que você fez, procure pelo arquivo amsn.png. note que  vão existir vários arquivos, mas cada um em uma resolução diferente. Eles ficam na pasta /usr/share/amsn/icons/32x32 . Esse número no final muda conforme a resolução do ícone for maior. 48x48 ou 64x64.

Clique no botão Icon e navegue até a pasta em que fica o ícone do amsn, escolha a resolução. O 48x48 já está bom, a não ser que você goste de ícones garrafais. Pronto você acaba de colocar um ícone do amsn no Menu.


Lembre-se que a maioria dos arquivos "executáveis" do Linux ficam na pasta /usr/bin e os ícones na usr/share/nome do programa/icons . Isso pode mudar. Por isso é bom fazer a busca antes.

Espero ter ajudado. Depois me conta se deu certo.

Abraços.
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

dedo

  • Visitante
como colocar progs instalados no menu de aplicaçoes? [resolv
« Resposta #5 Online: 15 de Dezembro de 2005, 00:44 »
valeu galactus, eu jah tinha percebido isso sozinho. mas valeu a atençao...

e o problema dele nao abrir se resolveu sozinho assim que eu liguei o pc novamente