Autor Tópico: gnome-panel com problemas  (Lida 24549 vezes)

Offline Carlos Marques

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 29
    • Ver perfil
gnome-panel com problemas
« Online: 15 de Dezembro de 2005, 12:16 »
Senhores:

Vez ou outra acontece de o gnome-panel dar um erro que não consigo identificar, mais sei o que ele faz:

Ao gerar o erro ele dá as opções de: reiniciar o aplicativo, fexar e reportar o bug;
Ao reiniciar e tentar fechar o aplicativo ele sempre volta a tela de erro como se estivesse em um looping;
Já reportei o bug para o repositório onde é endereçado pelo próprio sistema.

O que tenho feito para solucionar o problema, é simples.... reinstalo o sistema apenas... pois tenho o /home em outra partição.

Mais não quero ficar reinstalado o sistema toda vez que isso acontece, será que tem alguma outra solução para este problema?

Agradeço deste já a quem puder me dar uma luz!

Carlos Marques.

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
gnome-panel com problemas
« Resposta #1 Online: 22 de Dezembro de 2005, 00:55 »
Carlos, isso está acontecendo exatamente da mesma maneira comigo. Começou agora pouco. Há apenas 30 minutos. Como tenho outros dois gerenciadores de janela instalados (o KDE e o XFCE), não tenho maiores problemas. Agora estou postando do KDE. Já tentei uma dica do Fórum Gringo, mas não adiantou.

Vamos esperar que o fera em Gnome (o Xterminator) apareça para dar uma mão para gente.

Infelizmente to viajando amanhã, então vai ficar impossível tentar resolver o problema agora. Mas se eu conseguir até eu viajar eu posto aqui a solução.

Té+
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Offline Xterminator

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.279
    • Ver perfil
gnome-panel com problemas
« Resposta #2 Online: 22 de Dezembro de 2005, 05:19 »
pode ser algum applet problemático, faz tempo que isto não ocorre comigo, talvez o problema persista sempre, pois como vc disse ter a /home separada os arquivos de configuração ficam nela ocultos ou seja o problema vai te perseguir até você descobrir a causa...

uma maneira de parcialmente resolver o problema, é se no caso você tiver como abrir um terminal
Código: [Selecionar]
gnome-session-properties
vá na aba Sessão atual
localize o gnome-panel e caso o Estilo esteja Reiniciar mude para Descartar
derruba o painel.
killall gnome-panel
e roda
gnome-panel &
depois é necessário voltar a configuração para reiniciar.

Em último caso vc, creio eu que seja a única solução pois a outra é mais complicada
remova do seu /home os diretórios .gconf* e .gnome*
isto vai te deixar o gnome dafault sem nenhuma configração que você tenha alterado...

A solução mais complicada é descobrir o que está levando o painel a travar no relatório de erros deve ter o motivo, se vocÊ puder colocá-lo aqui seria bom pra dar uma verificada.
sabendo o que está travando o painel vc pode alterar pela gconf editor removendo a configuração referente ao que está travando ele no gconf-editor em apps>panel lá está tudo que está no painel que pode ser desconfigurado ou confgurado applets,objetos etc.

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
gnome-panel com problemas
« Resposta #3 Online: 22 de Dezembro de 2005, 08:29 »
Caro Xterminator, não é possível entrar na minha sessão do Gnome. Ele trava assim que carrega o painel. Fica em travamentos constantes até que ele não responde mais. sou obrigado a fazer o CTRL+ALT+BACKSPACE .

Só consigo entrar numa sessão do terminal do Gnome. Qual o arquivo de Log do painel do Gnome para que eu possa listá-lo aqui?  Dei uma olhada na pasta /var/log/messages mas tenho 7 arquivos messages aqui. Qual deles? Se é que seria um desses arquivos. No meu caso acho que posso dizer o que foi que começou o problema. Ao receber um cartão de uma amiga .ppt . O Impress deu autos paus antes de abrir o arquivo. Foi aí que começou a apresentar esse erro do Gnome-panel. Só que na hora ele reiniciou e voltou a funcionar normalmente. Depois que eu reinicie a máquina o problema aconteceu quando cliquei no Menu Principal. Na terceira vez que reiniciei a máquina o problema aconteceu  logo depois que ele carregou o gnome-panel.  Agora não to podendo mais utilizá-lo. Se não fosse os outros gerenciadores de janela instalados nao poderia estar aqui postando. Ontem dando uma pesquisada no Fórum gringo, um camarada fala para fazer isso que você disse. De apagar a pasta .gconf. Mas tem um outro cara com uma dica mais sensata, acho eu. Vou colocar o link para você dar uma lida:

http://www.ubuntuforums.org/showthread.php?t=86589&highlight=gnome-panel+crashes

Será que poderia ser o arquivo corrompido .ppt ? Eu já apaguei o arquivo e mesmo assim nada. Mas não rodei tal comando.
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Offline Xterminator

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.279
    • Ver perfil
gnome-panel com problemas
« Resposta #4 Online: 22 de Dezembro de 2005, 13:01 »
você pode rodar o gnome-panel de dentro de outro wm para tentar resolver, e a dica do fórum gringo para rodar o fsck é boa, se vc por acaso após o travamento do painel desligou o micro direto no botão é válida.
se existir algum logo de erro exceto o do relatório de bugs, seria no .xsession-errors no seu /home e outra forma de descobrir é fechar o X/GDM e Sessão gnome completamente e rodar pelo startx e pegar os erros no console de onde foi chamado...o gnome-panel costuma reclamar muito com mensagens bem legíveis.

Código: [Selecionar]
root@Zumbi:/home/edson # gnome-panel &
[1] 29005
root@Zumbi:/home/edson #
(gnome-panel:29005): GnomeUI-WARNING **: While connecting to session manager:
Authentication Rejected, reason : None of the authentication protocols specified are supported and host-based authentication failed.
Não foi possível abrir o arquivo desktop /usr/share/applications/yelp.desktop para o lançador do painel: Erro ao ler arquivo '/usr/share/applications/yelp.desktop': Arquivo não encontrado

Offline agente100gelo

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.369
  • @Ceará
    • Ver perfil
gnome-panel com problemas
« Resposta #5 Online: 22 de Dezembro de 2005, 13:19 »
Já aconteceu comigo. E usei a mesma dica do Xterminator.

Tive que apagar as pastas abaixo:

.gconf
.gconfd
.gnome
.gnome2

E reiniciar o Gnome. Acredito que seja algum bug com applet, mas mesmo assim é muito chato a forma que o Gnome não consegue tratar isso. Talvez eu esteja esquecendo alguma pasta (talvez fosse bom apagar a .nautilus) mas por ai funcionou comigo.
Advogado e analista de sistema cearense.
Twitter: @glaydson

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
gnome-panel com problemas
« Resposta #6 Online: 22 de Dezembro de 2005, 15:25 »
Obrigado pessoal. No momento eu não vou poder apagar a pasta ou pastas do gconf. Mas assim que voltar eu faço isso e posto aqui o que foi que virou.

Há, esse galho afeta alguns programas do gnome que procuro chamar no KDE, como o Totem. Ele dá o mesmo erro do painel do Gnome dentro do KDE. Mas só o Totem. O Gnomebaker e o xine, por exemplo, estão funcionando normalmente.

Por falar nisso, o que vai acontecer? Todo o meu painel do Gnome que já tava do jeitinho que eu queria, vai para o espaço? Vai voltar a ser tudo padrão?

Té+
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Offline Carlos Marques

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 29
    • Ver perfil
gnome-panel com problemas
« Resposta #7 Online: 02 de Janeiro de 2006, 13:13 »
Pessoal....

Seguinte....

Lendo o tópico que vcs postaram... identifiquei uma possível causa para esse problema.... pois aconteceu da mesma fomar como o que aconteceu com o Galactus...

Ao receber um arquivo do impress ten abrí-lo... daí o problema começou a aparecer... este aquivo continha texto e imagens...

Talvés já tenhamos uma causa para o problema... acabei de reinstalar o ubuntu novamente mais estarei forçando o sistema para me apresentar o o problema novamente e tentar printar a tela para poder postar aqui, conforme o Xterminator solicitou.... de toda e qualquer forma... continuarei desta forma... o que não quero é voltar para o Ruindows.....até lá espero uma luz.... despois do erro gerado tentarei executar os procedimentos do Xterminator...

Até mais...

Carlos Marques

Offline xnardelli

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 18
    • Ver perfil
gnome-panel com problemas
« Resposta #8 Online: 02 de Janeiro de 2006, 14:01 »
comigo aconteceu a mesma coisa, e fui forçado a usar o KDE... não que eu não goste, mas perder pra um erro do sistema é traumático...

eu tbém postei o erro aqui http://ubuntuforum-pt.org/index.php?topic=1212

se alguém tiver mais algo a adicionar ao aqui mencionado agradeço...
« Última modificação: 01 de Julho de 2006, 16:05 por KubLin »

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
gnome-panel com problemas
« Resposta #9 Online: 02 de Janeiro de 2006, 18:04 »
Bom pessoal, parece que o meu caso é bem mais sério do que eu imaginava. Fiz a dica do Xterminator e do agente100gelo. Resultado: Agora o Gnome-panel dá pau na forma padrão.  :cry:

Desculpe por não ter prestado atenção na sua explicação Xterminator, quanto a volta para o default.

Bom, to de KDE mesmo. Desse jeito acho que vou partir para o Kubuntu no Dapper. Já é a segunda vez que o Gnome-panel vai pro saco aqui no meu PC. O KDE mesmo com um monte de botões  nunca deu Pau no Painel dele, em nenhuma versão de Linux com KDE que já tenha usado na minha Máquina.

Abraços.
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Offline davis aguiar

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 28
    • Ver perfil
meu nautilus tambem pirou!!!
« Resposta #10 Online: 04 de Janeiro de 2006, 00:34 »
Ae galera

parece que sou mais um!!! Comigo o problema também se instalou depois que tentei abrir um documento com textos e imagens que baixei pelo apollon. Depois disso o GNOME-PANEL pirou. Ele fechou de repente dando as mesmas opçoes que apareceram pra vcs: fechar, reiniciar, relatar erros. Mas não é so isso: o NAUTILUS também de pau! Depois de alguns segundos aberto (tipo, quando vou abrir meus documentos) aparece a tela "o NAUTILUS encerrou repentinamente" ou coisa parecida. O TOTEM idem!

E aí galera? To usando o 5.10 com o kernel  2.6.12.10-i386

 :(
Cante Hare Krishna Hare Krishna Krishna Krishna Hare Hare - Hare Rama Hare Rama Rama Rama Hare Hare e seja feliz!!

Offline Xterminator

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.279
    • Ver perfil
gnome-panel com problemas
« Resposta #11 Online: 04 de Janeiro de 2006, 11:33 »
Pelo que pude perceber, inclusive uma outra pessoa me mandou uma MP e sempre que o problema ocorre
é devido a algum problema com o o, daí a minha suspeita, sei lá
eu como já disse não uso o o e não vou baixar uma porrada de MB só pra tentar reproduzir o erro
é só uma suspeita que para reforçar está no bugzilla o referido bug.
http://bugzilla.gnome.org/show_bug.cgi?id=172587
inclusive com a possível solução.
não é um problema do gnome-panel e sim do Openoffice.org
quando renomeia os arquivos recentes colocando caractéres inválidos em XML.

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
gnome-panel com problemas
« Resposta #12 Online: 04 de Janeiro de 2006, 11:50 »
Xterminator, a solução é instalar o gnome-panel -dbg? Não entendi direito. Não fica claro qual a solução, apesar deles dizerem que o BUG foi corrigido.
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Offline Xterminator

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.279
    • Ver perfil
gnome-panel com problemas
« Resposta #13 Online: 04 de Janeiro de 2006, 12:04 »
a solução seria verificar e editar .recently-used ou remover e verificar se o o deixou sujeira lá
removendo-a é uma possível solução se for exatamente o mesmo problema, se possível coloca aí
o conteúdo do .recently-used após um travamento do o.

Citar
Comment #24 from Emmanuele Bassi  (developer, points: 12)
2005-10-20 15:23 UTC [reply]

it seems that this is all openoffice's fault:

  <seb128>  openoffice2 doesn't get the "&amp," variant and rewrite the
.recently-used with an "&" which breaks the panel
  <shaunm>  certainly any ampersand in the query string, other than the ones
used for field seperators, have to be escaped as %26
  <seb128>  shaunm: so for .recently-used that's correct?
  <shaunm>  seb128: yes
  <seb128>  that's for a filename
  <seb128>  k, thanks
  * seb128 bugs on openoffice
  <shaunm>  o puts an & into xml without escaping it?
  <seb128>  right
  * shaunm spanks o.o
  <shaunm>  bad xml-processing application!  bad!

Offline davis aguiar

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 28
    • Ver perfil
***RESOLVIDO***
« Resposta #14 Online: 05 de Janeiro de 2006, 00:50 »
é isso mesmo!!!

o problema é no arquivo .recently_used, como o Xterminator disse. Deem uma olhada neste link https://bugzilla.ubuntu.com/show_bug.cgi?id=20556 .

Para aqueles que não estão nem conseguindo acessar o GNOME, acho que é so dar o comando sudo rm /home/nome_de _usuario/.recently_used.

Comigo funcionou e o meu GNOME já está funcionando normal.

:)

abraços
Cante Hare Krishna Hare Krishna Krishna Krishna Hare Hare - Hare Rama Hare Rama Rama Rama Hare Hare e seja feliz!!