Autor Tópico: Troca de placa mãe!  (Lida 2623 vezes)

Offline Arthur Cruz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 112
    • Ver perfil
Troca de placa mãe!
« Online: 13 de Agosto de 2007, 20:04 »
Olá!

troquei minha placa mãe que queimou por uma de características parecidas.. agora preciso de ajuda do povo aqui do forum!
o linux inicia normalmente e td mais, mas tem alguns probleminhas que apareceram:

- o ubuntu detecta um processador athlon XP 1500+, mas deveria estar indicando 2200+! poxa
- os botões de volume do teclado multimedia não funcionam. Bom, eles funcionam, mas não baixa volume algum mexendo no "master", já no PCM baixa o volume das musicas pelo menos! =p
- e uma duvida, para que o windows funcione, agora tenho q restaurá-lo não é? ... vou perder o GRUB? =x


agradecido desde já!

Offline Esfinge

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 283
  • Debian 4.0 Lenny
    • Ver perfil
Re: Troca de placa mãe!
« Resposta #1 Online: 13 de Agosto de 2007, 20:14 »
Sobre os problemas da placa mãe não há muito o que fazer, já que ele detecta sendo 1500+ embora tenha um 2200+ acredito que um update no bios de um jeito, o problema do som unica idéia que tenho é de você tentar trocar de server... alsa ou oss..

Pra instalar o windows particiona o hd no meio e instala o windows na partição nova ( cuidado para não apagar a do ubuntu ) depois use um live cd para restaurar o grub... não me lembro o comando mas é algo como update-grub .. mas é melhor você pesquisar antes!

Boa sorte, espero ter ajudado.

Offline Arthur Cruz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 112
    • Ver perfil
Re: Troca de placa mãe!
« Resposta #2 Online: 13 de Agosto de 2007, 20:22 »
obrigado pela rapidez! haha

e obrigado pelas informações!
mas sobre os processador... a assistencia tecnica substituiu meu 2200+ por um 1500+! como to com o pc faz poco tempo eu nem tinha notado uhahuauha vo brigar com eles... =p

mas então, eu tenho windows instalado numa partição aqui faz tempo! .. ele não funciona depois da substituição da placa mãe, mas aproveitando as informações ai de cima, vo ter que restaurar o windows (não lembro como) e depois usar um live cd para restaurar o grub certo?

;D

Offline Esfinge

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 283
  • Debian 4.0 Lenny
    • Ver perfil
Re: Troca de placa mãe!
« Resposta #3 Online: 13 de Agosto de 2007, 20:33 »
Isso, basta restaurar o grub se ja tem o windows... o grub procura por todos os sistemas operacionais e adiciona eles na lista... mas so num lembro qual era o comando  ???

E sobre o processador que zicaram, já fizeram isso com um amigo meu também.. só que foi um mais absurdo... trocaram um P4 por um Celeron!!!

Sorte que ele tinha meu conhecimento no assunto como amigo pra avisar  8)

Offline Arthur Cruz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 112
    • Ver perfil
Re: Troca de placa mãe!
« Resposta #4 Online: 13 de Agosto de 2007, 22:05 »
hahaha
essas assistencias tecnicas tao mto pilantras ultimamente neh! haha
ainda bem que minhas anteninhas de vinil detectaram uma presença estranha (e lerda) aki na placa mãe uhahua

e certo intao, qdo eu tiver tempo restauro o windows e o grub... ele nem faz falta msm hauhau
qquer coisa, peço socorro mais uma vez ahaha


e poxa vida, nao acho no google problemas parecidos com o meu na mudança de volume...
eu soh percebi q esse recurso é mto util depois q eu perdi ele hahaha


valeu cara! o/

Offline Chucknoris

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 131
  • Linux for human beings!
    • Ver perfil
Re: Troca de placa mãe!
« Resposta #5 Online: 14 de Agosto de 2007, 13:27 »
Amigo, se perder o grub tenta restaurar ele eu fiz no pc de um amigo e deu certo:

6-  Restaurar o Grub
[edit]
Restaurar o Grub dentro do Ubuntu

Sigam estes passos se conseguirem aceder à vossa instalação do Ubuntu e quiserem restaurar o seu Grub:

sudo grub
find /boot/grub/stage1 // irá dar uma resposta género (hd0,1) , usem o valor que vos der
root (hd0,1)
setup (hd0)
quit

Fonte
[edit]
Restaurar o Grub a partir de um live-cd

Coloquem o Live CD e acedam à consola. Façam os seguintes comandos:

sudo grub install /dev/hda   // hd(x) pode mudar consoante o disco que têm. Façam sudo fdisk -l para ver.
find /boot/grub/stage1 // irá dar uma resposta do género (hd0,1) , usem o valor que vos der
root (hd0,1)
setup (hd0)
quit




Recomendo esse modelo pelo live cd!!!

Até mais!
Ubuntu user Number 15679
Linux User Number 448603

Offline Arthur Cruz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 112
    • Ver perfil
Re: Troca de placa mãe!
« Resposta #6 Online: 14 de Agosto de 2007, 18:59 »
meu xp ta funcionando agora!
nao restaurei ele, nem toquei na grub... ele simplesmente foi legal comigo hauha
agora soh conseguir os driver e pronto!

mas o problema com o som ta incomodando mto!
fiz os botoes de volume do teclado controlar o PCM e não o Mestre mais,
isso fez eu controlar o volume das musicas... mas tem volumes q sao incontrolaveis!
não entendo porque, mas os sons q o amsn emite são mto altos e eu nao consigo abaixar! hauhua
nem o Mudo abaixa eles! ai ai...

minha placa de som eh da SiS... será q tem incompatibilidade?