Autor Tópico: Memória Virtual - Gnome System Monitor  (Lida 1789 vezes)

Offline DouglasCaixeta

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 316
    • Ver perfil
Memória Virtual - Gnome System Monitor
« Online: 13 de Agosto de 2007, 21:56 »
Olá,

No Gnome System Monitor eu vi uma coluna chamada Memória Virtual. O que é a memória virtual?

Tem um aplett do gnome que ocupa 1,3 Mb mas de memória virtual ele ocupa 74 Mb. Porque essa diferença tão grande?
The Ubuntu Counter Project - user number #14600

Offline Cofor

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 50
    • Ver perfil
Re: Memória Virtual - Gnome System Monitor
« Resposta #1 Online: 14 de Agosto de 2007, 00:20 »
É o famoso Swap.
Se você tem uma aplicação rodando no sistema que não está em uso (ou não está totalmente em uso) o linux pode aproveitar a área que esse cara está ocupando na memória transferindo ele pro disco rígido.
Se precisar do programa novamente ele recupera do disco e joga pra RAM novamente.

Offline DouglasCaixeta

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 316
    • Ver perfil
Re: Memória Virtual - Gnome System Monitor
« Resposta #2 Online: 14 de Agosto de 2007, 17:02 »
Então, no caso que eu citei, esse programa tá ocupando 1,3 Mb da RAM e 74 da Swap?
The Ubuntu Counter Project - user number #14600

Offline Esfinge

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 283
  • Debian 4.0 Lenny
    • Ver perfil
Re: Memória Virtual - Gnome System Monitor
« Resposta #3 Online: 14 de Agosto de 2007, 19:08 »
Então, no caso que eu citei, esse programa tá ocupando 1,3 Mb da RAM e 74 da Swap?

É isso mesmo, geralmente os programas não usam a swap pois é muito mais lento que a memória normal, mas existem exceções como no open office, quando importa arquivos .doc ou .ppt .. ele manda tudo que foi usado pelo filtro de conversão para a swap evitando um gasto desnecessário de ram... deve ser algo semelhante nesse aplett, ele necessita de vários dados que são acessados eventualmente e para não desperdiçar memória ele os envia para a swap, é um simples método de performance usabilidade... outro motivo seria você ter pouca memoria ram assim faltando memória física o kernel é obrigado e mandar os dados para a swap.. deixando o pc lentãoooo

Offline DouglasCaixeta

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 316
    • Ver perfil
Re: Memória Virtual - Gnome System Monitor
« Resposta #4 Online: 14 de Agosto de 2007, 19:23 »
É eu comecei a olhar isso pois meu PC está muito lento. Principalmente quando baixa torrent.
Mas achei muito estranho esse applet gasta 74 Mb da SWAP.

É aquele applet Relatório Meteorológico que já vem no Gnome. Ele simplesmente mostra a temperatura atual, com uns dados a mais quando clica, e atualiza de 30 em 30 minutos. 74 Mb é muuuita coisa.
The Ubuntu Counter Project - user number #14600

Offline Esfinge

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 283
  • Debian 4.0 Lenny
    • Ver perfil
Re: Memória Virtual - Gnome System Monitor
« Resposta #5 Online: 14 de Agosto de 2007, 19:28 »
Sim eu também achei bastante memoria para um simples aplett usar, mas como falei pode ser varios fatores

1 - O programa foi escrito para usar memória swap no parâmetro que já expliquei acima
2- Foi mau feito.. ( contem erros, ou programador ruim ou até malvado  ::) )
3- Pouca memória ram ou insuficiente...